domingo, 7 de abril de 2019

Conheça o Piauí PI - Turismo




O Piauí é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Localiza-se no noroeste da Região Nordeste. Limita-se com cinco estados: Ceará e Pernambuco a leste, Bahia a sul e sudeste, Tocantins a sudoeste e Maranhão a oeste. Delimitado pelo Oceano Atlântico ao norte, o Piauí tem o menor litoral do Brasil, com 66 km. Sua área é de 251 577,738 km², sendo pouco maior que o Reino Unido, e tem uma população de 3 264 531 habitantes.

A capital e cidade mais populosa do estado é Teresina. Está dividido em 4 mesorregiões e 15 microrregiões, divididos em 224 municípios. Os municípios com população superior a oitenta mil habitantes são Teresina, Parnaíba e Picos. 

Turismo

Praia Pedra do Sal, 15 km de Parnaíba
A capital, dita "A Rainha do Nordeste", é a única capital nordestina fora do litoral, porém com muitas belezas a serem descobertas para quem chega ao estado do Piauí. Fundada no ano de 1852, foi a primeira capital planejada no Brasil, conhecida como Mesopotâmia do Nordeste por se encontrar entre dois grandes rios. A cidade é muito bem projetada e arborizada, conhecida como 'Cidade Verde'. O turista encontra no centro de Teresina antigos casarões históricos. Na cidade, também há o Encontros dos Rios, o Parque Zoobotânico de Teresina, Polo Cerâmico do Poty Velho, Central de Artesanato, Ponte Estaiada, Floresta Fóssil, Balneário Curva São Paulo e uma vasta culinária típica que vai da Maria Isabel, passando pelo capote até o caranguejo e a famosa Cajuína. Teresina é também o principal portão de entrada para quem deseja conhecer as belezas naturais do Piauí.

Pedra Furada no Parque Nacional da Serra da Capivara.
No norte do estado o turismo apresenta-se mais forte por conta do litoral com as suas belas praias e o Delta do Rio Parnaíba, onde se localiza a Área de Proteção Ambiental Delta do Parnaíba. As praias do Piauí atraem turistas do mundo inteiro e principalmente esportistas que aproveitam os fortes ventos da região para a prática de kitesurf e esportes similares. Os principais municípios do litoral do estado são Parnaíba e Luís Correia. O litoral do Piauí tem 66 km de extensão,sendo o estado brasileiro com o menos litoral, e é marcado por externas e ensolaradas praias, cercadas de dunas de areia branca e de lagoas de água doce. O delta do Parnaíba despeja suas águas no atlântico, abrindo um grandioso delta com cerca de 90 ilhas.

Na região centro-norte encontra-se o Parque Ecológico da Cachoeira do Urubu, onde nos primeiros semestres de cada ano a abundância das quedas d'água proporcionam uma paisagem de imensa beleza conhecida como as "Cataratas do Iguaçu piauienses". Também na região centro-norte do estado encontra-se Cânion do Rio Poti. Destaca-se ainda, a realização do Festival de Inverno de Pedro II desde 2005. Por ter o clima de montanha, a Suíça Piauiense como é conhecida a cidade de Pedro II são realizadas shows com artistas do blues e do Jazz conhecidos nacionalmente e até internacional. Com jazidas de Opalas (pedra preciosa) o mirante do Gritador (localizada na Serra dos Matões com altitude de 700m), casarões coloniais, trilhas com cachoeiras e artesanatos são atrativos que fazem do Festival de Inverno de Pedro II, um dos maiores eventos do Estado do Piauí.

No sul do estado o forte são os parques nacionais, onde há os mais importantes sítios arqueológicos do Brasil, o Parque Nacional Serra da Capivara, onde numa belíssima paisagem de fauna e flora selvagens há inúmeros vestígios do homem da pré-história e onde fica o Museu do Homem Americano. O parque atrai turistas do mundo inteiro que ficam fascinados com a beleza, magia e mistérios da região. Também há o Parque Nacional de Sete Cidades e o Parque Nacional da Serra das Confusões, este último ainda não liberado a visitações.

Etimologia

Pré-História
Um exemplo das pinturas que podem ser encontradas no parque.

No Piauí, há vestígios da presença do homem que datam de há até 50000 anos. Estes estão presentes no Parque Nacional da Serra da Capivara, na Serra das Confusões e em Sete Cidades. O Parque Nacional da Serra da Capivara é, sem dúvida, o mais importante. Lá, foram encontradas a cerâmica mais velha da América, um bloco de tinta de 10 000 anos, fósseis humanos e animais, pinturas rupestres e outros artefatos antigos. Os achados estão no Museu do Homem Americano..

A Serra da Capivara foi descoberta por caçadores nas proximidades da cidade-sede: São Raimundo Nonato, os quais, sem saber de que se tratavam as pinturas rupestres, chamaram o prefeito que, surpreso, tirou fotos. Seis anos depois, em uma conferência em São Paulo, o mesmo prefeito, por coincidência, encontrou Niède Guidon e mostrou as fotos à pesquisadora. Esta tanto se interessou, que a levou a se mudar para a Serra, onde ainda reside, fazendo pesquisas.

O "homem de Pedra Furada" viveu há cerca de 40 mil atrás (paleoíndio) na região onde hoje é o Piauí, e lá caçava e acendia fogueiras.


Economia do Piauí antes da Independência
Antes da independência do Piauí de Portugal, a sua economia se baseava na criação de gado, no cultivo do algodão, que era considerado o melhor do Brasil, na cana-de-açúcar, no fumo, entre outros. A Capitania do Piauí foi criada em 1718, desmembrando-se da Capitania do Maranhão, sendo uma capitania do Estado do Maranhão. Em 28 de fevereiro de 1821 torna-se uma província, que viria a ser o atual estado de Piauí com a Proclamação da República em 1889.

Cultura
O estado do Piauí é muito rico em manifestações culturais. Como o estado é relativamente grande, havendo vários tipos de clima, vegetação e relevo, é comum a variedade de culturas conforme o local. As manifestações mais comuns no Piauí são: Bumba-Meu-Boi, Cavalo Piancó, Congada, Samba de Cumbucaoda de São Gonçalo, Reisado, entre outros.



Geografia

Relevo
Panorama do Parque Nacional da Serra da Capivara

O relevo piauiense abrange planícies litorâneas e aluvionares, nas faixas das margens do rio Parnaíba e de seus afluentes, que permeiam a parte central e norte do estado. Ao longo das fronteiras com o Ceará, Pernambuco e Bahia, nas chapadas de Ibiapaba e do Araripe, a leste e da Tabatinga e das Mangabeiras, ao sul, encontram-se as maiores altitudes da região, situadas em torno de novecentos metros de altitude. Entre essas zonas elevadas e o curso dos rios que permeiam o estado, como, por exemplo, o Gurgueia, o Fidalgo, o Uruçuí Preto e o Parnaíba, encontram-se formações tabulares, contornadas por escarpas íngremes, resultantes da áreas erosivas das águas.

Hidrografia
Enquanto quase todos os estados do Nordeste oriental contam com apenas um rio perene, o rio São Francisco, com aproximadamente 1 800 quilômetros dentro de seus territórios, o Piauí conta com o rio Parnaíba e com alguns de seus afluentes, entre eles o Uruçuí Preto e o Gurgueia, que, somando-se seus cursos permanentes, ultrapassam 2 600 km de extensão. O estado conta ainda com lagoas de notável expressão, tais como a de Parnaguá, Buriti e Cajueiro, que vêm sendo aproveitadas em projetos de irrigação e abastecimento de água na região.

Vegetação
Predominam quatro classes de vegetação: caatinga, cerrado, floresta estacional semidecidual e a mata de cocais.


Natureza
Saiba por que a natureza foi generosa com o Piauí e conheça o forte potencial de atrativos naturais que só poucas regiões possuem.
Seu extremo norte é banhado pelo Oceano Atlântico e sua vegetação predominante é a caatinga, sendo que em algumas áreas tem vegetação bastante típica: como os abundantes carnaubais em Campo Maior, mangues e vegetação de praia na orla e caatinga mais ao Sudeste do Estado. Foi nesta caatinga, aliás, que surgiu o Primeiro Homem Americano, há mais tempo do que se supunha. Os últimos estudos apontam para um passado ainda mais distante, não deixando dúvidas a respeito de o Piauí realmente ter abrigado o primeiro habitante das Américas.
A fauna piauiense é rica e diversificada, e abriga, para citar alguns exemplos, dezenas de espécimes de aves, grandes roedores (como o caso da Capivara), felinos de médio porte, como a jaguatirica, tatus na caatinga e caranguejos no litoral e no Delta – o maior a céu aberto das Américas, com cerca de 90 ilhas.

Delta do Parnaíba
Ilhas do Litoral
Litoral do Piauí
Morro do Gritador
Pedra do Castelo
Praias do litoral piauiense: Atalaia
Praias do litoral piauiense: Barra Grande
Praias do litoral piauiense: Coqueiro
Praias do litoral piauiense: Macapá / Maramar
Praias do litoral piauiense: Pedra do Sal
Principais Lagoas do Piauí
Principais Rios do Piauí
Rios, Lagoas, Açudes e Lagos



Clima
Duas tipologias climáticas ocorrem no estado. A primeira, classificada por Köppen como tropical quente e úmido (Aw); domina a maior parte do território variando entre 25 e 27 °C. As chuvas na área de ocorrência deste clima também são variáveis.

Economia
A economia do estado é baseada no setor de serviços (comércio), na indústria (química, têxtil, de bebidas), na agricultura (soja, algodão, arroz, cana-de-açúcar, mandioca) e na pecuária extensiva. Ainda merecem destaque a produção de mel, o caju e o setor terciário em Picos e produção de biodiesel através da mamona em Floriano.[carece de fontes] Sua pauta de exportação se baseou, em 2012, em Soja (64,55%), Ceras (20,82%), Algodão Cru (4,73%), Mel (2,00%) e Alcaloides Vegetais (1,82%).
A pecuária foi a primeira atividade econômica desenvolvida no estado, fazendo parte de sua tradição histórica. O folclore e os costumes regionais derivam em grande parte da atividade pastoril. Entre os rebanhos, destacam-se os caprinos, bovinos, suínos,ovinos e asininos.
A agricultura no Piauí desenvolveu-se paralelamente à pecuária, como atividade quase que exclusivamente de subsistência. Posteriormente, adquiriu maior caráter comercial, embora de forma lenta e insuficiente para abastecer o crescente mercado interno do Estado. Entre as culturas tradicionais temporárias sobressaem-se o milho, o feijão, o arroz, a mandioca, o algodão herbáceo, a cana-de-açúcar e a soja

Infraestrutura

O Metrô de Teresina foi criado no dia 15 de agosto de 1989, com o objetivo de implantar um transporte de alta capacidade para o aglomerado urbano da Grande Teresina. Os trens são novos e cada um tem capacidade para transportar 800 pessoas.

A ferrovia São Luís-Teresina é responsável pela ligação entre o Piauí e o Porto do Itaqui, sendo utilizada principalmente para o transporte de combustíveis para a capital piauiense, além de movimentar cimento, contêiners e ferro-gusa.
O Aeroporto Internacional de Parnaíba - Prefeito Dr. João Silva Filho está localizado no litoral piauiense no município de Parnaíba, a 350 km de Teresina, capital do Piauí. O aeroporto já operou voos regionais e nacionais além de receber voos da Europa(Internacionais). Atualmente (2015) o aeroporto de Parnaíba possui voos regulares operados pela empresa Azul. É localizado em uma área privilegiada, próximo aos municípios de Camocim e Jericoacoara, ambos no Ceará, ao Delta do Rio Parnaíba, no Piauí, e dos Lençóis Maranhenses no Maranhão, o aeroporto pode ser usado como a porta de entrada para uma região em que o turismo tende a crescer.

Atração turística, Parques e Museus 

Parque Nacional Serra da Capivara - Grande parque com sítios arqueológicos
Grande parque nacional famoso pelas trilhas e pelos locais de visitação com pinturas rupestres e fósseis.

Parque Nacional de Sete Cidades
Parque e história
O parque nacional de Sete Cidades é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral da natureza localizada na região norte do estado do Piauí.

Museu do Homem Americano
Museu, pré-história e história
O Museu do Homem Americano é um museu localizado no município de São Raimundo Nonato, no estado do Piauí, onde está o Parque Nacional Serra da Capivara, um dos principais sítios arqueológicos

Fundação Museu do Homem Americano
Museu
A Fundação Museu do Homem Americano é uma instituição brasileira localizada em São Raimundo Nonato - Piauí.

Parque Zoobotânico de Teresina
Parque
O Parque Zoobotânico de Teresina está situado no setor nordeste do perímetro urbano da cidade, entre o rio Poti, principal afluente do rio Parnaíba e a PI-112

Encontro dos Rios Poti e Parnaíba
Parque ecológico na junção de 2 rios
Espaço ambiental municipal com restaurante e bar de onde se avista o Rio Solimões encontrando o Rio Negro.

Palácio Karnak
O Palácio Karnak, mais conhecido como Palácio de Karnak, é o edifício-sede oficial do Governo do Piauí. O palácio tem sua fachada principal branca inspirada em uma arquitetura.

Ponte Estaiada João Isidoro França
A Ponte Estaiada do Sesquicentenário Mestre João Isidoro França foi projetada para as comemorações dos 150 anos de Teresina, no estado brasileiro do Piauí. 

A Praia do Coqueiros, ou Praia dos Coqueiros, é uma praia semi-urbana localizada após o Farol de Alcobaça, em direção a Prado. Essa área, apesar de estar repleta de loteamentos e empreendimentos

Ilha Grande de Santa Isabel
Praia
A Ilha Grande de Santa Isabel, é um dos bairros que se localiza na cidade de Parnaíba-PI. Lá se tem o acesso da Praia Pedra do Sal e da cidade de Ilha Grande do Piauí. 

Porto de Luís Correia
O porto de Luís Correia é um porto marítimo em construção no litoral do estado do Piauí, Brasil. 

Arquivo Público do Estado do Piauí
O Arquivo Público do Estado do Piauí é um órgão responsável pela guarda da documentação de valor histórico, artístico e cultural produzida no estado fundado em 1909 e é denominado de Casa Anísio Brito

Catedral de Santo Antonio
A Catedral de Santo Antônio é um templo católico situado na Praça Bona Primo, em Campo Maior, no estado do Piauí. Desde 12 de junho de 1976, é Sé episcopal da Diocese de Campo Maior.

Igreja São Benedito
A igreja São Benedito é uma igreja católica localizada na área mais central da cidade de Teresina, a capital do estado brasileiro do Piauí. É o terceiro mais importante templo católico construído

Convento de Nossa Senhora dos Anjos
Convento e arte
O Convento de Nossa Senhora dos Anjos é um antigo convento franciscano da época colonial localizado em Cabo Frio, no Brasil. 

Museu do Piauí
Museu
O Museu do Piauí é um museu brasileiro criado e mantido pelo governo do estado do Piauí.


Dica turística
O aplicativo “Piauí Destino” facilita a locomoção dos turistas e traz opções de cidades piauienses com suas potencialidades a fim de fornecer informações importantes para quem for visitá-las.

Informações de “como chegar até a cidade”, eventos tradicionais, praias, parques, açudes e culinária típica fazem parte do guia turístico.  Contatos úteis como polícia militar, hospitais, delegacia e associações também são encontradas no aplicativo.
O guia foi dividido em quatro grandes destinos:

1. Litoral, que contempla as cidades de Parnaíba, Luís Correia, Ilha Grande e Cajueiro da Praia;

2. Serras e Parques, com Piracuruca, Pedro II, Castelo do Piauí, Caracol, São Raimundo Nonato e Piripiri;

3. Cultura e Religiosidade, que inclui Campo Maior, Oeiras, Santa Cruz dos Milagres, Amarante, Floriano e Picos, e

4. Capital, que aborda Teresina.

Aplicativos » Turismo e local » Piauí Destinos
Link para download:

Link para download:
<https://itunes.apple.com/br/app/piau%C3%AD-destinos/id1217483719?l=en&mt=8>


A publicação tem ainda um mapa com as cidades listadas e as principais rodovias que cortam o estado. O guia será distribuído gratuitamente pela Secretaria de Estado do Turismo em campanhas voltadas para os turistas e também em estabelecimentos que fazem parte do trade turístico.
Pelo app também é possível traçar rotas e ter acesso às principais rodovias que cortam o estado.
O aplicativo Piauí Destino está disponível para download em smartphones e androids.


0 comentários:

Postar um comentário

Viajar é trocar a roupa da alma. (Mário Quintana)

Ciência do Turismo

. Resultado de imagem para viagens

. Resultado de imagem para turismo rio grande do sul

.

. Resultado de imagem para turismo fotos

Visitantes por País

História do Turismo: Conscientização Turismo

Páginas + Visitadas - Última semana

Compartilhe essa ideia!

O Ciência do Turismo Blog é um espaço para promover discussões, disseminar conhecimento e compartilhar um pouco mais da experiência dos nossos colaboradores, também é uma forma de atualizar os nossos visitantes sobre as novidades do Turismo.

Compartilhe essa ideia!
Para entrar em contato comigo, mande e-mail para cienciadoturismo@gmail.com ou deixe recado aqui no blog. Estamos sempre abertos a novas parcerias e dispostos a ajudar nossos leitores.