A equoterapia utiliza o cavalo como um instrumento facilitador e estimulador das potencialidades cognitivas, afetivas, motoras e sociais das pessoas que a realizam. Buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com necessidades especiais, a equoterapia vem sendo utilizada dentro de uma abordagem interdisciplinar. O valor terapêutico dos cavalos é conhecido desde os tempos da Grécia Antiga, destacando Hipócrates (458 – 370 aC), que foi o primeiro a descrever os benefícios terapêuticos da equitação, aconselhando para regenerar a saúde e preservar o corpo humano de muitas doenças (GRANADOS; AGÍS, 2011). O atendimento equoterápico deve ter um componente de filantropia para que possa, também, atingir classes sociais menos favorecidas, para não se constituir em atividade elitizada.
De acordo com ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE EQUOTERAPIA, cuja sigla oficial é ANDE-BRASIL, fundada1989. A segurança física do praticante dever ser uma preocupação constante de toda a equipe, tendo em vista:
• o comportamento e atitudes habituais do cavalo e às circunstâncias que podem vir a modificá-los, como por exemplo uma bola arremessada ou um tecido esvoaçando, nas proximidades do animal;
• a segurança do equipamento de montaria, particularmente correias, presilhas, estribos, selas e manta;
• à vestimenta do cavaleiro, principalmente nos itens que podem trazer desconforto ou riscos de outras naturezas;
• o local das sessões onde possam ocorrer ruídos anormais que venham assustar os animais.
• Guias de equoterapia em prontidão para ajudar e auxílio em todas as atividades realizadas.
Principais benefícios da equoterapia
Regularização do tônus muscular
Melhora do equilíbrio e da coordenação visomotora e espacial
Orientação de lateralidade e direcionalidade
Melhora da autoestima e da autoimagem
Socialização
Contato com a natureza
Equilíbrio emocional
Uma das principais atribuições é que essa terapia é realizada longe das clínicas e das salas terapeuticas, sem um ambiente extramédico, junto à natureza, tornando-se uma atividade revalorizante e prazerosa.
JOGOS E BRINCADEIRAS
Atividades lúdicas para crianças com síndrome de down. Brincadeiras e jogos pedagógicos são ótimos para facilitar o aprendizado, já que eles ajudam a criança a se expressar e interpretar situações. Deve-se ter sempre uma visão real das necessidades e dificuldades da criança. A criança apresenta certas dificuldades e o que se pode fazer é ajudá-la através de um a estimulação sensível e coerente com as suas condições.
DESPERTANDO A CURIOSIDADE
Brincadeiras como ‘batata quente’, que exercitam os reflexos e a agilidade. Brincar com massinha de modelar pode ser muito divertido para crianças pequenas. montar quebra-cabeças é uma ótima atividade para auxiliar a coordenação motora, bem como o raciocínio. Brincar com brinquedos coloridos e que produzem sons, apresentar as palavras usando exemplos, usar repetição de exercício é importante nas atividades de alfabetização para crianças com síndrome de down, pois ajuda a fixar o aprendizado.
A INTERATIVIDADES COM ACESSIBILIDADE
Outras atividade como esconde-esconde e jogar amarelinha são outros bons exemplos de atividades lúdicas para crianças com síndrome de down, pois fortalecem a musculatura, ajudando a terem mais controle do seu corpo.
EXEMPLOS BEM SUCEDIDOS
No Brasil, não faltam exemplos bem sucedidos, a Prefeitura de Itanhaém SP é uma delas. Ana Clara de Lima Santos, de 4 anos, agora já anda com mais equilíbrio, dá umas “corridinhas” pela casa e dificilmente cai. Bem diferente de 5 meses atrás, quando ainda não participava do Programa Municipal de Equoterapia – Desenvolvendo a Vida.
Fonte <http://www.itanhaem.sp.gov.br/noticias>
USO DA EQUOTERAPIA
Pode-se concluir que: A equoterapia é aplicada por intermédio de programas individualizados organizados de acordo com: as necessidades e potencialidades do praticante; a finalidade do programa; ¬os objetivos a serem alcançados, com duas ênfases: a primeira, com intenções especificamente terapêuticas, utilizando técnicas que visem, principalmente, à reabilitação física e/ou mental; a segunda, com fins educacionais e/ou sociais, com a aplicação de técnicas pedagógicas aliadas às terapêuticas, visando à integração ou reintegração sócio-familiar.
Por: Luis Falcão
REFERÊNCIAS
ANDE-BRASIL. O que é equoterapia. Disponível em: < http://equoterapia.org.br/articles/index/articles_list/138/81/0 >. Acesso em: 04 nov. 2011.
MENDES, Águeda Marques. Os benefícios da Equoterapia para crianças com necessidades educativas especiais. Disponível em: http://www.profala.com/artet3.htm. Acesso em: 15 mai. 2016
MOVIMENTO DOWN. O Educação Infantil (IMAGENS). Disponível em: < http://www.movimentodown.org.br/2013/02/educacao-infantil/>. Acesso em: 04 nov. 2011.
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