domingo, 17 de janeiro de 2021

Políticas Públicas em Turismo - O papel do setor público no desenvolvimento turístico.



O turismo é um setor bastante amplo e multidisciplinar, por isso necessita de ações que visem a seu desenvolvimento coerente e adequado, por vez, almejado intrinsecamente de um planejamento perspicaz e eficiente, implementado pelo Poder Público do setor, que visa a elaborar ações relevantes ao respaldo da prática da atividade turística, lançando estratégias de políticas que propiciem o crescimento, desenvolvimento e consolidação do turismo brasileiro. 

A Política Pública, está inserida no campo de estudo da Ciência Política, e diz respeito às decisões do governo com vistas ao atendimento das necessidades coletivas. Além de buscar atender às necessidades das populações, as políticas públicas surgem, também, com o objetivo de solucionar, ou amenizar os conflitos gerados em virtude das inúmeras diferenças existentes na sociedade.

O turismo é uma atividade socioeconômica que gera a produção de bens e serviços para o homem, visando à satisfação de diversas necessidades básicas e secundárias. Os papeis do setor público no desenvolvimento turístico são, via de regra, a política, o planejamento e a pesquisa, proporcionando uma infraestrutura básica, desenvolvendo-se alguns atrativos turísticos, fixando e administrando padrões para instalações e serviços turísticos, estabelecendo e administrando regulamentos para o uso da terra e a proteção ambiental, determinando padrões para a educação e o treinamento para o turismo, além de estimula-los, mantendo a segurança e a saúde públicas e algumas funções de marketing.

Especificamente no caso do Brasil, o ministério do turismo tem em sua web page www.gov.br/turismo todas as políticas publicas dispostas em legislações e decretos para consulta de todos os interessados.

Dentre as estratégias que orientam a gestão da atividade turística no Brasil encontra-se o Programa de Regionalização do Turismo, que organiza a administração dessa atividade por meio de regiões e tem o objetivo de descentralizar, através de uma visão compartilhada e integrada, a coordenação do turismo no país. O Programa utiliza, também, a estratégia do Planejamento Participativo buscando inserir novos atores no processo de formulação e implantação das políticas públicas de turismo.

Essas políticas e estratégias trouxeram a perspectiva de desenvolvimento, não somente para aqueles municípios que eram tidos como destinos turísticos consolidados, mas também para aqueles que se encontram em fase de estruturação da atividade, buscando inserir novos destinos no mercado turístico nacional e internacional.

POLÍTICAS PÚBLICAS

O conceito de política pública aparece relacionado ao desenvolvimento do Estado capitalista. As políticas públicas estão relacionadas ao Estado, o qual determina as diretrizes e ações prioritárias dos diversos setores econômicos, sociais, políticos e ambientais, direcionando também como os recursos públicos serão utilizados para o benefício dos cidadãos (Meksenas, 2002). Elas são caracterizadas por duas dimensões que se complementam: a técnica-administrativa e a política (Fernandes, 2007).

Cruz (2002) enfatiza a política pública como instrumento norteador do processo de planejamento, de modo que aponta para três formas de intervenção do Estado: participação; indução e controle. A participação ocorre quando o Estado exerce alguma atividade econômica no setor, como a administração de um meio de hospedagem. A indução, quando o Estado orienta o comportamento dos agentes de mercado, como por meio de incentivos financeiros e fiscais. Já o controle, diz respeito à regulação pelo poder público, sobre a forma pela qual a iniciativa privada poderá explorar determinada atividade econômica.

Políticas públicas de turismo

A política pública do turismo é uma das áreas da política responsável por desenvolver diretrizes, planejamento, promoção e controle da atividade turística de um país, estado, região ou município (Hall, 2001). Na maioria das vezes, as políticas públicas de turismo são criadas pelos órgãos administrativos ligados ao setor de turismo que são o Ministério do Turismo, Secretarias Estaduais e Municipais de Turismo.

As políticas públicas de turismo são de extrema importância como instrumento norteador do processo de planejamento, pois há uma intrínseca relação entre o planejamento governamental e a política pública. O planejamento público do turismo é, por sua vez, uma espécie de resposta do poder público aos efeitos indesejados do desenvolvimento do setor (Hall, 2001: 25).

A formulação de políticas de turismo e de planejamento turístico adequado é a forma encontrada para minimizar os impactos negativos do turismo. Para compreender melhor, Beni (2001, p. 177) afirma que: a política de turismo é a espinha dorsal do “formular” (planejamento), do “pensar” (plano), do “fazer” (projetos, programas), do “executar” (preservação, conservação, utilização e ressignificação dos patrimônios natural e cultural e sua  sustentabilidade), do “reprogramar” (estratégia) e do “fomentar” (investimentos e vendas) o desenvolvimento turístico de um país ou de uma região e seus produtos finais.

Em outros artigos, Beni (2002, p.80) sintetiza ao dizer que “política é o curso de ação calculado para alcançar objetivos específicos. [...] e políticas são orientações específicas para a gestão permanente do turismo, abrangendo os inúmeros aspectos operacionais da atividade”. Então, reconhecemos que o turismo é um ambiente moldado por muitas forças distintas e que faz parte de uma rede de políticas, leis, regulamentações e outras ações do governo. Ou seja, a política do turismo está inter-relacionada com outras políticas (econômica, educacional, saúde, etc.) a fim de articularem metas e diretrizes para buscar o desenvolvimento desejado da sociedade moderna.

Como nos afirma Beni (2001), para que haja o fortalecimento da atividade turística devemos entender por política de turismo o conjunto e fatores condicionantes e de diretrizes básicas que expressam os caminhos para atingir os objetivos globais para o turismo do país, determinando as prioridades da ação executiva, supletiva ou assistencial do Estado. 

ESTRUTURA INSTITUCIONAL DO MINISTÉRIO DO TURISMO

Para definir e executar as políticas públicas de turismo, sobretudo o Plano Nacional de Turismo e seus Programas, é preciso uma estrutura institucional que procure atuar de forma integrada e dialogada com a sociedade. Assim, cabe apresentar o organograma das instituições que atuam com o desenvolvimento do turismo no Brasil.


EMBRATUR

Atualmente, a função da EMBRATUR consiste em executar a Política Nacional de Turismo do governo federal, no que se refere à promoção, marketing e apoio a comercialização e divulgação dos destinos, serviços oferecidos e dos produtos brasileiros no mercado externo (BRASIL, 2007).

As ações da EMBRATUR são orientadas tendo como base o Plano Aquarela, que consiste no marketing turístico internacional. Este, foi elaborado em 2005, sendo responsável por orientar as estratégias, definindo os principais mercados de atuação, conforme o atual volume de turistas que enviam e as receitas que geram no país; a acessibilidade aérea, marítima ou terrestre; oportunidades de crescimento; e as afinidades culturais (BRASIL, 2007).

Conselho Nacional Do Turismo

O Conselho Nacional de Turismo (CNT) é um órgão colegiado com a atribuição de assessorar o Ministro de Estado do Turismo na formulação e aplicação da Política Nacional de Turismo e dos planos, programas, projetos e atividades derivado. Ele foi criado pela Medida Provisória nº 2216-37 de 31 de agosto de 2001 e pelo Decreto n° 4.686, de 29 de abril de 2003, tendo sido alterado pelo Decreto n° 4.804, de 11 de agosto de 2003. Seu regimento interno é regulamentado pela Portaria n. 55/2009, do Ministério do Turismo (BRASIL, 2009).

Sua formação é composta por representantes do governo federal e dos diversos segmentos do turismo. O Conselho é integrado por 70 conselheiros de instituições públicas e entidades privadas do setor em âmbito nacional.

Os principais objetivos do Conselho Nacional do Turismo são: sugerir, discutir e formular propostas para o planejamento e execução da Política Nacional de Turismo; acompanhar as ações e fornecer subsídios assegurando a transparência do processo de execução da Política Nacional de Turismo; fornecer apoio ao Ministério do Turismo no fortalecimento e continuidade da Política Nacional de Turismo; analisar e propor soluções aos problemas relacionados ao turismo; para assuntos de interesse do turismo brasileiro; e sugerir o aprimoramento de procedimentos relacionados a execução da Política Nacional de Turismo, visando a ética e a sustentabilidade do turismo (BRASIL, 2009).

O CNT possui nove câmaras temáticas, que tem o objetivo de identificar e discutir assuntos específicos referentes à consecução da Política Nacional do Turismo. As câmaras são as seguintes: 1) financiamento e investimento; 2) infraestrutura; 3) legislação; 4) negociações internacionais de serviços turísticos; 5) promoção e apoio à comercialização; 6) qualificação profissional; 7) regionalização; 8) segmentação; 9) turismo sustentável e infância.

Secretaria Nacional de Políticas de Turismo

A Secretaria Nacional de Políticas de Turismo auxilia na formulação, na elaboração e no monitoramento da Política Nacional de Turismo, de acordo com as diretrizes propostas e os subsídios fornecidos pelo Conselho Nacional de Turismo. Além de monitorar e avaliar a execução dessa política, deve implementar o modelo de gestão descentralizada do turismo nas suas dimensões gerencial e territorial, alinhando as ações do Ministério do Turismo (MTur) com o Conselho Nacional de Turismo (CNT), o Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (FORNATUR) e os Fóruns/Conselhos Estaduais de Turismo nas 27 Unidades da Federação.

Desde a criação do Ministério do Turismo (MTur), em 2003 e da adoção do Plano Nacional de Turismo - documento que referencia as políticas para o desenvolvimento do setor no país - o governo brasileiro vem concentrando esforços no aprimoramento das políticas públicas destinadas a ampliar a capacidade inclusiva da atividade turística.

Nesse sentido, alguns avanços ocorreram nos últimos anos, porém, ainda há muito a ser feito em termos de políticas públicas, sobretudo as que promovam uma inclusão maior da sociedade na sua efetivação, e que ampliem os beneficiários do desenvolvimento do turismo.

Secretaria Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo

A Secretaria Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo subsidia a formulação dos planos, programas e ações destinados ao desenvolvimento e ao fortalecimento do turismo nacional. Também estabelece e acompanha os programas de desenvolvimento regional de turismo e a promoção do apoio técnico, institucional e financeiro necessário ao fortalecimento da execução e da participação dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios nesses programas (BRASIL, 2010).

Essa secretaria é composta pelos seguintes departamentos: Departamento de Infraestrutura, Departamento de Financiamento e Promoção de Investimentos no Turismo, Departamento de Programas Regionais de Desenvolvimento do Turismo, e Departamento de Qualificação e Certificação de Produção Associada ao Turismo (BRASIL, 2010).

Segundo Hall (2004), para que haja o desenvolvimento satisfatório das políticas públicas de turismo é preciso avaliar e monitorar as ações, no setor de turismo. 

Avaliação e monitoramento são fundamentais na medida em que:

° Avaliam o grau de necessidades políticas e intervenções do governo;

° Possibilitam o teste de hipóteses referentes ao funcionamento do processo, a natureza dos resultados e a eficiência dos programas;

° Especificam sobre resultados e impactos da política;

° Medem a eficiência e relação custo-benefício das políticas e planos de turismo em termos dos recursos financeiros, humanos e de capital.

Para Beni (2002), a política de turismo deve ser conduzida por três condicionamentos: o cultural, o econômico e o social, sendo a base das instituições públicas, em seus planos e programas, que irão determinar prioridades; promover incentivos e administrar recursos, formatando diretrizes de regulamentação e apoio ao setor. 

No âmbito federal, cabe a criação de diretrizes e a coordenação dos planos de âmbito nacional e dos que se projetem para o exterior. Para o âmbito estadual os  projetos regionais e locais.

As políticas públicas de turismo ainda vêm ocupando espaço paulatinamente no âmbito do planejamento e da gestão pública nas mais diferenciadas escalas.

O Plano Nacional de Municipalização do Turismo, implantado em 1994, que buscou o planejamento participativo e a gestão local do turismo, delegou aos municípios a responsabilidade do desenvolvimento de suas localidades turísticas, enquanto que o governo federal passou a representar um organizador e orientador de tomada de decisões. 

Este plano foi instituído seguindo também o cenário político nacional daquele momento, sobre o processo de descentralização das políticas sociais brasileiras. Beni (2006, p. 26) explica que o PNMT foi criado, com o objetivo principal de melhorar o produto turístico brasileiro por meio da conscientização dos municípios e de seus habitantes acerca dos benefícios econômicos que o turismo poderia aportar, bem como da descentralização das atividades de planejamento.

A história do turismo local não é e nunca será construída por uma única administração. É um esforço conjunto de várias gestões. E óbvio que muitos municípios no principio foram fazendo concursos públicos e admitindo turismólogos na execução das politicas públicas de turismo locais, que devem começar com um inventário turístico e um plano municipal de turismo com metas pré-estabelecidas, que podem ser avaliadas no final da gestão. Cabe ao município elaborar material promocional em pelo menos três idiomas, sinalizar turisticamente a cidade, desenvolver programas de capacitação para o trade e população anfitriã, cuidar da informação turística com postos bem localizados com estrutura simples, mas funcional e finalmente promover. 

O fortalecimento institucional, adquirido no Brasil com a criação do Ministério do Turismo, em 2003. Percebe-se, desde então, uma preocupação maior com a atividade turística, principalmente relacionada aos novos paradigmas de descentralização. 

Esta nova perspectiva de uma política descentralizada para Brasil surgiu com o PNMT na década de 90 e atualmente é representada pelo Programa de Regionalização, que defende as ações e obrigações diferenciadas para os âmbitos municipal, estadual e federal. Cada qual pode adquirir uma função como política pública, seja para formular metas, avaliar o desenvolvimento ou simplesmente para regulamentar e acompanhar o crescimento da atividade em um determinado local.

O Ministério do Turismo, buscou uma nova forma de fortalecer a política direcionada para o setor turístico, criou assim novas diretrizes políticas para a atividade no país. Dentro desta nova política de turismo foi criado o Programa de Regionalização que serviu como mecanismo de fortalecimento da descentralização das políticas, visando o desenvolvimento dos municípios agrupados em regiões turísticas de forma sustentável.

O PRT (o Programa de Regionalização do Turismo) procurava estruturar e diversificar a oferta turística tendo como objetivos principais: aumentar o número de produtos turísticos de qualidade colocados para comercialização; diversificar os produtos turísticos contemplando nossa pluralidade cultural e diferença regional; diminuir as desigualdades regionais, estruturando produtos em todos os estados brasileiros e Distrito Federal, entre outros. (BRASIL,  Mtur, 2003)

Ao descentralizar o controle sobre as políticas públicas o governo federal estimulou a inserção e participação de outros atores tais como: ONGs, sindicatos e a sociedade civil organizada, esse processo estimulou a participação da comunidade. Portanto, fica claro que, no turismo, a política exerce função primordial, pois, para o seu desenvolvimento são necessários ações dos governos para direcionar a atividade turística a obter os resultados finais desejados e manter as metas. 

As políticas públicas de turismo ainda é um fato recente a perceber pela criação do Ministério próprio para a atividade turística que foi criado apenas em 2003 e por isso muitos empecilhos ainda são encontrados. Dentre esses desafios encontrados para o desenvolvimento do turismo no Brasil, deve-se priorizar a melhoria dos produtos e serviços turísticos baseado na qualificação de equipe para elaboração e execução de bons projetos, além de investimentos financeiros em obras de recuperação de equipamentos turísticos e no fortalecimento de parcerias público-privadas.

O Programa de Regionalização sustentado na gestão compartilhada, participativa e descentralizada busca a valorização dos recursos e produtos turísticos e a ampliação dos destinos aos turistas, além da possibilidade de crescimento de cada município das regiões. 

Talvez seja por isso que o Programa de Regionalização se tornou expressivamente superior ao próprio Plano, pois direcionava ações considerando os aspectos regionais, evidenciando claramente os potenciais de cada região e a capacidade turística futura, buscando estruturar adequadamente cada local de acordo com suas limitações, e, posteriormente, divulgando-o e promovendo-o, como produto turístico de qualidade.

Contudo vale ressaltar que as ações elaboradas somente se viabilizarão com sucesso total se o Poder Público, responsável pela implementação delas, realmente cumprir seu papel adequadamente — o que, infelizmente, não vem acontecendo no Brasil nos últimos anos.

Ainda que o lançamento dos planos e programas apresentados tenham sido de extrema importância para o setor turístico, uma vez que delinearam aspectos relevantes a um bom desenvolvimento no País, torna-se importante salientar que muitos de seus objetivos e de suas metas não foram alcançados completamente em razão da falta de eficiência durante a aplicação de todas as ações, o que caracteriza a ausência de um comprometimento maior do Poder Público de turismo com a própria política. Tal fato se verifica nos ministérios que compõem o Poder Executivo da União. Todos parecem trabalhar de maneira isolada. Não se comprova  um trabalho em conjunto, buscando os mesmos objetivos de forma sinérgica.

Cada ministério, isto é, cada pasta destina-se a um representante de um partido político, o que vai resultar em uma gestão direcionada aos interesses políticos e pessoais de ministros e de seus partidos. No Ministério do Turismo, não é diferente, sem contar que essa realidade se aplica também aos estados e municípios do Brasil, ou seja, às secretarias estaduais e municipais de turismo. Não se tem capacidade técnica, mas sim “conchavos” políticos.

Outro fator se refere à qualificação técnica dos órgãos públicos de turismo no País, incluindo-se o próprio Ministério do Turismo, que, por sua vez, não tem qualificação específica em turismo. Fato que se torna ponto contraditório nas explanações apresentadas, ou seja, no MTur, expõe-se que, em suas ações, capacita-se mão de obra; entretanto, abre-se mão de utilizá-la no próprio setor, embora seja ele o que deveria ser mais bem qualificado.

Verifica-se que é muito baixo o número de turismólogos no MTur e até mesmo nas secretarias estaduais e municipais de turismo. Essa situação interfere consideravelmente na elaboração e implementação de ações, porque um profissional capacitado propicia melhores condições técnicas para a consolidação real dos planos e programas lançados, proporcionando, assim, a eficiência das ações. 




Referências

BENI, Mario Carlos. Política e Planejamento de Turismo no Brasil. São Paulo: ALEPH, 2006. 

BENI, Mario Carlos. Política e estratégia de desenvolvimento regional: planejamento integrado do turismo. In: RODRIGUES, Adyr Balastreri (Org.) Turismo e desenvolvimento local. 3. ed. São Paulo: Hucitec, 2002. cap. 6.

BENI, Mário Carlos. Análise estrutural do turismo. 4. ed. rev. São Paulo: SENAC, 2001.

Brasil. (2010): “Secretaria Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo”. 

Brasília: Ministério do Turismo, 2010. Disponible en: http://www.turismo.gov.br/turismo/o_ministerio/secretaria_programas/. Consultado em 05 de Decienbre de 2010 a las 16 h.

Brasil. (2009): “Portaria n. 55/09”. Dispõe sobre o Regimento Interno do Conselho Nacional de Turismo. Brasília: Ministério do Turismo.

Brasil. (2007): “Plano Nacional de Turismo 2007/2010: uma viagem de inclusão”. Brasília: Ministério do Turismo.

Cruz. Rita A. (2002): “Políticas públicas de turismo no Brasil: significado, importância, interfaces com outras políticas setoriais”. En: Souza, Maria J. (Org.). 

Políticas públicas e o lugar do turismo. Brasília: UNB; MMA, p. 25-38.

Fernandes. Antonio S. A. (2007): “Políticas Públicas: Definição evolução e o caso brasileiro na política social”. En: Dantas, Humberto; Junior, José Paulo M. (orgs). Introdução à política brasileira. São Paulo: Paulus.

HALL, C. M. Planejamento do Turismo: política, processos e relacionamentos. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2004.

CANDIOTTO & BONETTI, Luciano Zanetti Pessôa - Lucas Araújo: Trajetória das políticas públicas de turismo no Brasil. Disponível em: https://www.eumed.net/rev/turydes/19/politicas.html. Acesso: Janeiro de 2021.

Meksenas, Paulo (2002): “Cidadania, poder e comunicação”. São Paulo: Cortez.


Postagens Relacionadas:

0 comentários:

Postar um comentário

Viajar é trocar a roupa da alma. (Mário Quintana)

Ciência do Turismo

. Resultado de imagem para viagens

. Resultado de imagem para turismo rio grande do sul

.

. Resultado de imagem para turismo fotos

Visitantes por País

História do Turismo: Conscientização Turismo

Páginas + Visitadas - Última semana

Compartilhe essa ideia!

O Ciência do Turismo Blog é um espaço para promover discussões, disseminar conhecimento e compartilhar um pouco mais da experiência dos nossos colaboradores, também é uma forma de atualizar os nossos visitantes sobre as novidades do Turismo.

Compartilhe essa ideia!
Para entrar em contato comigo, mande e-mail para cienciadoturismo@gmail.com ou deixe recado aqui no blog. Estamos sempre abertos a novas parcerias e dispostos a ajudar nossos leitores.
  • Grupos para whatsapp de viagens e turismo - Turismólogo, Guia de Turismo e Mochileiros. link 2020 / 2021

    Bem-vindo ao Blog Ciência do Turismo!O Ciência do Turismo Blog é um espaço para promover discussões, disseminar conhecimento e compartilhar um pouco mais da experiência dos nossos colaboradores,...
  • FRASES DE TURISMO E AFINS - LIVRO 2.280 Frases de Turismo.

    LIVRO: FRASES DE TURISMO E AFINS - Frases de Turismo."Uma viagem entre as frases" LINKBem-vindo a "Frases de Turismo e Afins", uma jornada literária única que revela a essência poética de cada...
  • Ficha catalográfica para livros e afins do Turismo

    Ficha Catalográfica - Livros e afins do Turismo| Uma ficha catalográfica é um registro bibliográfico padronizado que contém informações descritivas sobre uma obra, incluindo autor, título,...
  • Estação Ecológica da Serra das Araras | Parques do Brasil

    Na borda norte do Pantanal matogrossense existe um corredor de montanhas de topos planos formado há milhões de anos: a Província Serrana. Num pequeno trecho desta serra, entre os municípios de Porto...
  • Parques nacionais do Brasil - (Parques, Florestas e Reservas naturais do Brasil.)

    O Brasil possui, atualmente, 73 parques nacionais, uma das categorias de unidades de conservação de proteção integral da natureza definidas na Lei do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da...
  • Livros de Turismo - Biblioteca Digital

    Biblioteca digital Livros de Turismo - Blog de TurismoBiblioteca digital (também conhecida como biblioteca online, biblioteca eletrônica, ou mediateca, é a biblioteca constituída por documentos...
  • Glossário de Termos TURISMÓLOGO

    Você tem dúvidas sobre o significado de algum termo da área do turismo? Então consulte o nosso glossário!Glossário de Termos AcadêmicoGlossário de Termos AcessibilidadeGlossário de Termos Alfabeto...
  • Conceitos e Definiçoes do Turismo - Blog Ciência do Turismo

    Para padronizar o uso de alguns dos termos e melhorar o entendimento sobre todos os processos, disponibilizamos este post com os Conceitos e Definições mais relevantes no turismo. Continue a leitura...
  • Turismo - Filmes para inspirar sua próxima viagem. dica da Equipe Ciências turismo

     Os filmes sempre nos inspiram e nos influenciam, até porque a vida imita a arte. Quando se trata de viagem, a vontade de fazer as malas e sair correndo é ainda maior, porque além de um bom...
  • Saudação de boas-vindas em diferentes idiomas ao Blog Ciência do Turismo

     Seja muito bem-vindo ao nosso local de trabalho! Que suas experiências profissionais sejam tão produtivas quanto a aventura e qualidade de vida que terá aqui conosco. No Blog disponibilizaremos...
  • Contado Ciência do Turismo

     Se você deseja entrar em contato com o Blog Ciência do Turismo para sugestões de pauta, propostas comerciais e quaisquer outros assuntos relacionados ao site. Fique à vontade, a casa é...
  • Grupo no WhatsApp - CIÊNCIA DO TURISMO BLOG ( código QR)

     Bem-vindo ao Blog Ciência do Turismo!O Ciência do TurismoBlog é um espaço para promover discussões, disseminar conhecimento e compartilhar um pouco mais da experiência dos nossos colaboradores,...
  • Bem-vindo ao Blog Ciência do Turismo! Quem somos...

     Bem-vindo ao Blog Ciência do Turismo!Guiados pelo objetivo em comum de disseminar o conhecimento, especialmente no contexto universitário, a fim de transcender os limites epistêmicos e...
  • Florianópolis - Beleza singular Brasileira. Turismo Santa Catarina Br

    Florianópolis é a capital do estado brasileiro de Santa Catarina, na região Sul do país. O município é composto pela ilha principal, a ilha de Santa Catarina, a parte continental e algumas pequenas...
  • Parque Nacional do Superagui - Turismo em Guaraqueçaba PR

    Localizado no litoral paranaense, o Parque Nacional do Superagui protege belíssimas paisagens de restinga, manguezal e floresta, emolduradas ao longe pelas montanhas da Serra do Mar, de um lado, e...
  • O que é Circuito turístico? - Estudo do Turismo (Circuitos Turísticos)

    Os Circuitos Turísticos são entidades sem fins lucrativos que caracterizam a política pública de Regionalização do Turismo. Cabe aos Circuitos Turísticos o papel de articular as entidades públicas,...
  • Comitê Global de Crise da OMT discute reativação do turismo mundial

    Governo Federal participa, de forma online e presencial, da 113ª Reunião do Conselho Executivo da OMT. O Ministério do Turismo e a Embratur participaram, nesta segunda e terça-feira (18 e 19.01), da...
  • Parque Nacional do Iguaçu - Turismo em Foz do Iguaçu PR

    Criado em 1939 e dirigido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o Parque Nacional do Iguaçu recebe anualmente mais de 1 milhão de visitantes de vários lugares do...
  • MTur estuda criação da primeira Escola Nacional de Turismo em Alagoas

    A convite da prefeitura de Maceió, comitiva da Pasta esteve na capital alagoana para discutir o formato e a operacionalização do empreendimento. A primeira Escola de Turismo do Brasil deve ser...
  • Parque Nacional Viruá - Turismo em Caracaraí RR

    O Parque Nacional do Viruá foi criado em 29 de abril de 1998, em atendimento a compromissos assumidos pelo Brasil na Convenção da Diversidade Biológica. Localizado no município de Caracaraí,...
  • Políticas Públicas em Turismo - O papel do setor público no desenvolvimento turístico.

    O turismo é um setor bastante amplo e multidisciplinar, por isso necessita de ações que visem a seu desenvolvimento coerente e adequado, por vez, almejado intrinsecamente de um planejamento perspicaz...
  • Trabalho de Campo - Estudo do Turismo ensino/aprendizagem/produção do conhecimento.

    Relacionar os temas estudados em sala com o que ocorre fora dela é algo que deve estar no radar de todos os professores. Entre as formas de realizar essa tarefa, uma das mais consagradas é o trabalho...
  • Brasil - Índice de atividades turísticas cresce 7,6% em novembro, aponta IBGE

    Alta na movimentação econômica do setor é registrada pelo sétimo mês consecutivo no país. Nove das 12 unidades da Federação onde o índice é investigado apresentaram alta. O índice de...
  • Fundamentos do Lazer - A relação entre turismo e lazer

    O lazer é um dos fatores ma1s constantes que tem influenciado no desenvolvimento social da humanidade. O Lazer, que vem do latim ‘licere’ – ser lícito, ser permitido -, é normalmente definido como...
  • MTur lança cartilha com os principais programas e benefícios ofertados pela Pasta

    Documento digital tem o objetivo de ampliar o acesso às informações e a adesão dos prestadores de serviços turísticos. A fim de facilitar o acesso e o entendimento dos prestadores de serviços...
  • Parque Nacional Restinga de Jurubatiba - Turismo em Macaé RJ

    O Parque Nacional da Restinga da Jurubatiba (ou PARNA de Jurubatiba) é o primeiro Parque Nacional no Brasil a compreender exclusivamente o ecossistema de restinga, o menos representado no Sistema...
  • Turismo de Negócios - Vantagens e orientações

    O turismo de negócios pode ser considerado um conceito relativamente novo. Afinal, há alguns anos, quem viajava a negócios não era considerado um turista. Entretanto, para as indústrias de hotelaria,...
  • Governo recebe propostas para concessão de parques do Sul com investimentos de R$ 260 milhões

    O Governo Federal abriu, nesta segunda-feira (11.01), seis propostas de empresas interessadas na concessão dos Parques Nacionais de Aparados da Serra (RS) e Serra Geral (SC). Com um lance mínimo de...
  • Destinos Turísticos Esportivos Brasileiros - Turismo Esportivo

    Esportivo - Turismo de EsporteO Brasil é repleto de paisagens lindas, diversas, com cultura e culinária própria nos quatro cantos do país. Aqueles que se consideram mais radicais e destemidos podem...
  • Parque Nacional do Itatiaia - Turismo em Itatiaia RJ

    O Parque Nacional do Itatiaia faz parte da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, reconhecida pela UNESCO, e também está classificado pelo Ministério do Meio Ambiente como área de prioridade...
  • Turismo Esportivo: Renda, Educação e Lazer

    Analisar o homem e seus movimentos seja pelo lado de deslocamento como pela realização de atividades físicas, em qualquer circunstância pode ser um instigante e expressivo exercício na busca pela...
  • Turismo e Gestão Ambiental - Ações "socialmente justas, economicamente viáveis e ecologicamente corretas".

    A proteção do meio ambiente tornou-se um dos grandes desafios atualmente para todos os setores, e a atividade turística por ser uma prestadora de serviços, geradora de impactos positivos quanto...
  • A potencialidade do Brasil em turismo de natureza - “Nenhum país do mundo tem o potencial que o Brasil tem de crescimento”

     “Nenhum país do mundo tem o potencial que o Brasil tem de crescimento”, reforça ministro do Turismo. Em entrevista à jornalista Leda Nagle, Gilson Machado destacou a abundância de destinos de...
  • Ministério do Turismo e UFT vão ofertar capacitação para Guias de Turismo em atrativos culturais

    Ministério do Turismo e a Universidade Federal do Tocantins vão ofertar capacitação gratuita para Guias de Turismo que atuam nos 10 estados das regiões Norte e Centro-Oeste do país e no Distrito...
  • Parque Nacional do Alto Cariri - Turismo em Guaratinga

    O Parque Nacional do Alto Cariri é um parque nacional brasileiro, localizado na Bahia, e criado em 11 de junho de 2010. Possui cerca de 19.264 hectares, protegendo remanescentes de Mata Atlântica da...
  • Estudo do turismo - Abordagens básicas

    Uma preocupação bastante atual é a problemática que envolve as variáveis ambiente e sociedade. A idealização de qualquer projeto seja de construir hotéis, resorts, até mesmo projetos de abordagem...
  • Floresta Nacional do Aripuanã - Turismo no Mato Grosso

    A floresta está no bioma amazônico. Possui grande riqueza biológica, com pelo menos três espécies de primatas e duas de aves descobertas na década anterior à sua criação. A vegetação é principalmente...
  • Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba PARNA - Turismo no Piauí PI

    O Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaiba preserva uma rica fauna dentro de extensa região, ainda remota do nosso país. É uma das maiores e mais conservadas extensões de cerrado do Brasil, três...
  • Parque Nacional Grande Sertão Veredas "O Oásis do Sertão" - Turismo em Chapada Gaúcha

    O Parque Nacional Grande Sertão Veredas tem uma área de 230.854,42 hectares. O Parque foi criado em maio de 2004, e o nome é uma homenagem a uma das mais importantes obras literárias brasileiras, o...
  • Parque Nacional de Ilha Grande - Turismo no Paraná e Mato Grosso do Sul

    O Parque Nacional de Ilha Grande é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral à natureza. Seu território abrange as Ilhas Grande, Peruzzi, do Pavão e Bandeirantes, no rio Paraná,...
  • Formula Hubbart - Seu hotel gera lucro? Gestão Hoteleira

    A Fórmula de Hubbart possui uma abordagem que permite ser utilizada no cálculo da tarifa média de quartos em empresas hoteleiras. É considerada uma abordagem de baixo para cima para preços de quartos...
  • Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim - Turismo em Governador Celso Ramos SC

    A lha de Anhatomirim está situada na baía norte da ilha de Santa Catarina e pertence ao município de Governador Celso Ramos, no litoral do estado de Santa Catarina, no Brasil. Nela está localizada a...
  • Parque Nacional da Serra das Confusões PARNA - Turismo no Piauí

    O Parque Nacional da Serra das Confusões PARNA é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral à natureza localizada na região sudoeste do estado do Piauí. O território do parque...
  • Parque Nacional da Serra das Lontras - Turismo na Bahia

    O Parque Nacional da Serra das Lontras é um parque nacional (PARNA) brasileiro, localizado no estado da Bahia, e criado em 11 de junho de 2010. Possui cerca de 11.343,69 hectares protegendo...
  • Trem turístico centenário volta a ligar cidades históricas no litoral paranaense

    Após 3 décadas sem operar, atração retoma as atividades adotando todos os protocolos de biossegurança. Trem Caiçara é a locomotiva a vapor mais antiga em operação regular no país. Crédito: Divulgação...
  • Nova low cost entra com pedido para operar voos regionais no Brasil

    Nella Linhas Aéreas pretende atuar em regiões não alcançadas pela malha tradicional e deve começar a voar no primeiro semestre de 2021. A companhia Nella Linhas Aérea busca, junto à ANAC, iniciar...
  • Cesar Ritz é considerado pai da hotelaria moderna - O "REI" dos hoteleiros

    Na história da moderna hospitalidade e gestão hoteleira, ninguém se igualou a César Ritz. De um começo pouco promissor, Ritz alcançou o topo da indústria hoteleira e depois a transformou. Introduziu...
  • Código Numérico IATA, Código ICAO e País de Origem - Lista de companhias aéreas em atividade

    Esta é uma lista de companhias aéreas em atividade, incluindo seu código IATA.Os indicativos são códigos usados ​​pelas companhias aéreas para identificação em comunicações de rádio, horários,...
  • O que é milha de viagem - Quanto vale uma milha em reais - Turismo

     Milhas aéreas: o que são?- Milha é o nome que as companhias aéreas dão à pontuação gerada por seus programas de fidelidade, que foram criados para estreitar o relacionamento entre as empresas e...
  • Segmentação do Turismo Náutico - Subsegmentação por Tipo - Turismo Fluvial, Turismo em Represas, Turismo Lacustre, Turismo Marítimo

    O mistério das águas oceânicas (motivação de muitos turistas na escolha desse tipo de viagem), a complexidade do mercado, a qualidade no atendimento visando sempre a excelência, a ludicidade a bordo...
  • Ministério do Turismo vai ofertar capacitação para guias turísticos " Guia de Turismo"

    Qualificação é voltada para guias regionais e tem como foco atrativos culturais e naturais de todas as regiões do país. São mais de 21.600 guias regionais em todo o país que atuam no receptivo e...
  • Parque Nacional da Lagoa do Peixe - Turismo no Rio Grande do Sul

    O Parque Nacional (Parna) da Lagoa do Peixe foi criado em 1986 com o objetivo de proteger as espécies de aves migratórias e as amostras dos ecossistemas litorâneos do Rio Grande do Sul, que deles...
  • Parque Nacional da Furna Feia (Parna)- Turismo no Rio Grande do Norte

    O Parque Nacional da Furna Feia é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral da natureza localizada no Rio Grande do Norte, na Mesorregião do Oeste Potiguar e Microrregião de...
  • Parque Ecológico Capitólio - Cascata Eco Parque - Turismo em Minas Gerais

    Capitólio é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Se tornou um importante destino turístico de Minas Gerais, muito procurado nos últimos anos por conta de suas belas cachoeiras e rios de...
  • Turismo Étnico - Desenvolvido a partir do enaltecimento da cultura

    O turista que o pratica é um indivíduo que busca conhecimentos relacionados ao legado cultural do homem em diferentes épocas e manifestações. Assim sendo, o turismo étnico é uma subdivisão do turismo...
  • Sítio Arqueológico Pedra do Ingá - Turismo em Paraíba

    Itacoatiaras do Rio Ingá (PB) A Pedra de Ingá é um monumento arqueológico, identificado como "itacoatiara", constituído por um terreno rochoso que possui inscrições rupestres entalhadas na rocha,...
  • Parque Estadual do Ibitipoca - Turismo em Minas Gerais

    Um dos parques mais visitados de Minas Gerais, o Parque Estadual do Ibitipoca (PEIb) recebe milhares de turistas anualmente que buscam conhecer o encanto de suas cachoeiras, trilhas, picos, piscinas...
  • Sabores de Norte a Sul para fazer Turismo Gastronômico no Brasil - O prazer de comer bem

    Associar o deleite gastronômico com a possibilidade de conhecer outros lugares e culturas acabou resultando numa fórmula tão bem sucedida que deu origem a um novo segmento do mercado turístico...
  • São Paulo se destaca, por ser um dos maiores centros de saúde do mundo

    Ao longo das últimas décadas o mundo passou por diversas transformações, dentre as quais se destacaram as de cunho social, econômico e tecnológico. O fenômeno de globalização, que se consolidou como...
  • Com novo formato, rally Sertões 2020 foca no social e adia expedições

    Largada será em Mogi Guaçu (SP) no próximo sábado (31.10) e chegada em Barreirinhas (MA), no dia 07.11 - Por causa da pandemia de coronavírus, o Sertões 2020, o maior rally das Américas, traz...
  • Termos Técnicos do meio Turístico - Dicionário de Turismo - 3T oficial

    Dicionário de Turismo. Termos Técnicos do meio Turístico. 3T oficialConceito Definições Siglas & Tipologias.Aplicações em Gestão de Turismo.Autor: Luis Falcão.Nº de...
  • Aqui tem Quilombo: passeio virtual pela Cidade Baixa

    Originalmente previsto para ocorrer no 1° Semestre de 2020, como parte integrante das comemorações da Virada Sustentável, o roteiro "Aqui tem quilombo" agora está reformulado. Propomos um passeio...
  • Destinos de Pesca Esportiva - Principais pontos de pesca esportiva no Brasil

    O turismo de pesca vem sendo importante no cenário do turismo nacional (Brasil), pois além de movimentar a economia, tem trazido benefícios como o estímulo à pesca esportiva (pesque e solte) e a...
  • Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque - Turismo no Amapá

    O Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque (PNMT) é uma Unidade de Conservação (UC) brasileira de proteção integral da natureza localizada nos estados do Amapá e do Pará, com território distribuído...
  • Turismo antirracista na prática: conheça a iniciativa que resgata a história afro-brasileira

    Enraizado em nossa cultura e sociedade, ainda que mais da metade da população seja representada por negros e negras, o racismo está aí. Velado, muitas vezes ignorado. Mas basta você se colocar no...
  • Por economia e menos burocracia, Ministério do Turismo digitaliza mais de 40 serviços

    Em todo o setor público federal, mil serviços ficaram mais acessíveis à população de forma on-lineEm um esforço de facilitar a consulta e de popularizar o acesso on-line, o Ministério do Turismo já...
  • Parceria entre MTur e Organização das Cooperativas Brasileiras visa ampliação da rede do Fungetur

    Com o foco na atração e credenciamento de novas cooperativas de crédito junto ao Ministério do Turismo, OCB lança cartilha online com informações sobre o FundoCom o objetivo de ampliar a participação...
  • Experiência brasileira de turismo sustentável é reconhecida pelo G20

    Pousada Uacari, do Amazonas, é um dos destaques de iniciativas modelo para o desenvolvimento comunitário inclusivo por meio do turismo. Cinco bangalôs que flutuam sobre as águas do rio Solimões no...
  • VII Jornada de Estudos Turísticos UERN - Conectando saberes e realidades do turismo em tempos da Covid-19

    Entre os dias 18, 19 e 20 de novembro de 2020 será realizada a VII Jornada de Estudos Turísticos, com o tema: "Conectando saberes e realidades do turismo em tempos da Covid-19” organizada pelo...
  • MTur vai criar TV Turismo para qualificar e capacitar profissionais do setor

    Canal irá possibilitar o desenvolvimento da carreira de profissionais, além de aprimorar a oferta de serviços e o atendimento a turistas no país. Ideia é capacitar profissionais do Turismo com cursos...
  • “A regulamentação dos turismólogos está na pauta”, diz secretário

     Durante o Abav Collab, William França pontuou medidas do MTur e reforçou o papel da profissão para a retomadaDurante evento virtual, MTur ouviu o pleito de turismólogos e garantiu que está...
  • Brasil terá portal de investimentos em turismo até o final do ano, afirma Ministério do Turismo

    Em live na ABAV Collab, secretário de Atração de Investimentos, Parcerias e Concessões do MTur destacou as ações da Pasta para a retomada do setorO secretário Nacional de Atração de Investimentos,...
  • Grupos para whatsapp de viagens e turismo - Turismólogo, Guia de Turismo e Mochileiros. link 2020 / 2021

    Bem-vindo ao Blog Ciência do Turismo!O Ciência do Turismo Blog é um espaço para promover discussões, disseminar conhecimento e compartilhar um pouco mais da experiência dos nossos colaboradores,...
  • FRASES DE TURISMO E AFINS - LIVRO 2.280 Frases de Turismo.

    LIVRO: FRASES DE TURISMO E AFINS - Frases de Turismo."Uma viagem entre as frases" LINKBem-vindo a "Frases de Turismo e Afins", uma jornada literária única que revela a essência poética de cada...
Previous Next