quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

Trabalho de Campo - Estudo do Turismo ensino/aprendizagem/produção do conhecimento.



Relacionar os temas estudados em sala com o que ocorre fora dela é algo que deve estar no radar de todos os professores. Entre as formas de realizar essa tarefa, uma das mais consagradas é o trabalho de campo, presente em disciplinas como Ciências, História e Geografia. No caso dessa última, uma das intenções principais é levar a turma a compreender a paisagem cultural (a união de elementos naturais e construídos pelo homem em determinado espaço), entendendo as relações biológicas, sociais e econômicas que a estruturam.

O trabalho de campo proporciona uma aproximação com aquilo que se deseja conhecer e estudar, possibilitando a criação de conhecimento a partir da realidade presente nele. De acordo com Cruz Neto (2003, p. 54) “o campo torna-se um palco de manifestações de intersubjetividades e interações entre pesquisador e grupos estudados, propiciando a criação de novos conhecimentos”

O trabalho de campo é o momento em que podemos visualizar tudo o que foi discutido em sala de aula, em que teoria se torna realidade, se ‘materializa’ diante dos olhos estarrecidos dos estudantes, daí a importância de planejá-lo o máximo possível, de modo a que ele não se transforme numa ‘excursão recreativa’ sobre o território, e possa ser um momento a mais no processo ensino/aprendizagem/produção do conhecimento.

O QUE É VISITA TÉCNICA?

No projeto pedagógico do curso destaca-se pela sua importância como estratégia didática. Oferece oportunidade de contato dos alunos com a realidade dos diferentes setores do Turismo. Está associada a uma ou mais disciplinas ou mesmo a projetos que são desenvolvidos em parceria com outras instituições. É um experiência formativa relevante para o futuro profissional.

Introdução ao trabalho de campo em turismo

O  turismo  pedagógico  é  mais  um  nicho  a  atividade  turística,  na  intenção  de  captar  um  novo  público.  Esta  atividade  proporciona  a  saídas  dos  estudantes  da  sala  de  aula,  levando-os  para  espaços  diferenciados,  cabendo  ao  professor  escolher  o  local  de  acordo  com  os  objetivos  que  quer  alcançar,  dentro  de  seu  projeto  pedagógico.  Por  envolver uma ou várias turmas, as situações de aprendizagens que são criadas durante o processo incluem pelo menos três momentos: i) o planejamento, de preferência com a participação de pais, alunos e corpo docente; ii) a  execução, ou seja, realização da saída ou passeio; iii) as atividades de retorno.

A coleta e o registro dos dados pertinentes ao assunto tratado é a fase decisiva da pesquisa científica, a ser realizada com o máximo de rigor e o empenho do pesquisador


OBJETIVO

Apresentar o conceito de trabalho de campo como atividade prática do profissional de turismo, a partir da experiência de preparo, implementação e avaliação de resultados.

A dinâmica: O que vamos fazer?

Vamos realizar um levantamento de dados de uma região turística, para compreender “As percepções da comunidade local em relação ao desenvolvimento do turismo”.

Porque?

Para pensar e propor estratégias de planejamento turístico é fundamental identificar as expectativas e compreender as percepções da comunidade local sobre o turismo, uma vez que a gestão depende da capacidade de articulação deste grupo. 

Qual é a nossa área de trabalho?

Os resultados do trabalho de campo deverão contribuir para aprofundar o conhecimento sobre a região estudada.

AS ATIVIDADES

Para garantir eficiência e qualidade de resultados em qualquer trabalho de campo,é necessário dedicar tempo para o seu preparo. A disciplina prevê encontros preparatórios, a visita técnica e a posterior sistematização de dados e apresentação de resultados.

Durante a visita

Privilegie as perguntas da turma - como já conhecem o tema, o campo é o lugar ideal para debatê-las. Caso a visita seja monitorada, é importante que o professor esclareça aos monitores qual o conteúdo de estudo para manter o foco.

Depois da visita

Reserve aulas para reunir informações sobre cada ambiente e, depois, para confrontá-los. Para entender diferenças e semelhanças, é preciso investigar de que maneira os fenômenos globais interferem em cada ambiente (ou seja, a relação global/local).

A avaliação

A avaliação da disciplina considera a frequência e a participação individual e coletiva. Para tanto serão avaliados:

 Presença e participação nos encontros e na Visita Técnica.

 Individual – Caderno de Campo.

 Grupo – Relatório de Campo.

 Grupo/individual – Seminário.


O  turismo  pedagógico,  enquanto  ferramenta  de  ensino-aprendizagem  trabalha  a  construção  do  conhecimento  para  além  dos  aspectos  históricos,  culturais  e  sociais  observados  na  realidade  visitada.  Estimula  também  o  desenvolvimento  humano  em  relação  a  valores  como:  companheirismo,  responsabilidade,  valores  éticos  e  estéticos,  cuidado com o outro, respeito, iniciativas e solidificações de amizades.

A  dificuldade  da  transposição  didática  do  conhecimento  acadêmico  para  o cotidiano escolar é desafio constante de todo professor profissional ao concluir formação acadêmica. É necessário desenvolver habilidades e competências para a articulação entre o conhecimento adquirido na graduação, e as necessidades de ensino e aprendizagem dos alunos.  Assim,  no  processo  de  construção  de  saberes  pedagógicos  são vivenciadas e experimentadas metodologias de ensino que possam contribuir para a prática docente diferenciada.

Além  de  promover  a  observação, o trabalho de campo quando bem conduzido, promove também a reflexão dos alunos, destes com o grupo, com familiares e amigos, não apenas sobre a identificação dos problemas, mas sobre suas possíveis soluções. As disciplinas e atividades acadêmicas propostas de Trabalho de Campo e de Trabalho de Campo Integrado compreendem visitas e viagens técnicas interdisciplinares, acompanhadas de reflexão teórica acerca de produtos, equipamentos e espaços turísticos.

Este estudo em campo promove a inserção do aluno no mundo do trabalho, propicia o contato com a futura profissão e com profissionais da área de conhecimento e exige do futuro profissional a realização de tarefas complexas que requerem conhecimentos específicos das particularidades do turismo.

Como podemos perceber, o trabalho de campo é muito importante para o TURISMO, haja vista que essa área do conhecimento, por se relacionar ao espaço e suas múltiplas variáveis, é essencialmente prática e efetivamente dinâmica, sendo impossível pensar apenas a partir de conceitos teóricos e bibliográficos.





CRUZ NETO, O. O trabalho de campo como descoberta e criação. In: MINAYO, M. C. de S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 22. ed. Petrópolis: Vozes, 2003. p. 51-66.


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