O trabalho de campo proporciona uma aproximação com aquilo que se deseja conhecer e estudar, possibilitando a criação de conhecimento a partir da realidade presente nele. De acordo com Cruz Neto (2003, p. 54) “o campo torna-se um palco de manifestações de intersubjetividades e interações entre pesquisador e grupos estudados, propiciando a criação de novos conhecimentos”
O trabalho de campo é o momento em que podemos visualizar tudo o que foi discutido em sala de aula, em que teoria se torna realidade, se ‘materializa’ diante dos olhos estarrecidos dos estudantes, daí a importância de planejá-lo o máximo possível, de modo a que ele não se transforme numa ‘excursão recreativa’ sobre o território, e possa ser um momento a mais no processo ensino/aprendizagem/produção do conhecimento.
O QUE É VISITA TÉCNICA?
No projeto pedagógico do curso destaca-se pela sua importância como estratégia didática. Oferece oportunidade de contato dos alunos com a realidade dos diferentes setores do Turismo. Está associada a uma ou mais disciplinas ou mesmo a projetos que são desenvolvidos em parceria com outras instituições. É um experiência formativa relevante para o futuro profissional.
Introdução ao trabalho de campo em turismo
O turismo pedagógico é mais um nicho a atividade turística, na intenção de captar um novo público. Esta atividade proporciona a saídas dos estudantes da sala de aula, levando-os para espaços diferenciados, cabendo ao professor escolher o local de acordo com os objetivos que quer alcançar, dentro de seu projeto pedagógico. Por envolver uma ou várias turmas, as situações de aprendizagens que são criadas durante o processo incluem pelo menos três momentos: i) o planejamento, de preferência com a participação de pais, alunos e corpo docente; ii) a execução, ou seja, realização da saída ou passeio; iii) as atividades de retorno.
A coleta e o registro dos dados pertinentes ao assunto tratado é a fase decisiva da pesquisa científica, a ser realizada com o máximo de rigor e o empenho do pesquisador
OBJETIVO
Apresentar o conceito de trabalho de campo como atividade prática do profissional de turismo, a partir da experiência de preparo, implementação e avaliação de resultados.
A dinâmica: O que vamos fazer?
Vamos realizar um levantamento de dados de uma região turística, para compreender “As percepções da comunidade local em relação ao desenvolvimento do turismo”.
Porque?
Para pensar e propor estratégias de planejamento turístico é fundamental identificar as expectativas e compreender as percepções da comunidade local sobre o turismo, uma vez que a gestão depende da capacidade de articulação deste grupo.
Qual é a nossa área de trabalho?
Os resultados do trabalho de campo deverão contribuir para aprofundar o conhecimento sobre a região estudada.
AS ATIVIDADES
Para garantir eficiência e qualidade de resultados em qualquer trabalho de campo,é necessário dedicar tempo para o seu preparo. A disciplina prevê encontros preparatórios, a visita técnica e a posterior sistematização de dados e apresentação de resultados.
Durante a visita
Privilegie as perguntas da turma - como já conhecem o tema, o campo é o lugar ideal para debatê-las. Caso a visita seja monitorada, é importante que o professor esclareça aos monitores qual o conteúdo de estudo para manter o foco.
Depois da visita
Reserve aulas para reunir informações sobre cada ambiente e, depois, para confrontá-los. Para entender diferenças e semelhanças, é preciso investigar de que maneira os fenômenos globais interferem em cada ambiente (ou seja, a relação global/local).
A avaliação
A avaliação da disciplina considera a frequência e a participação individual e coletiva. Para tanto serão avaliados:
Presença e participação nos encontros e na Visita Técnica.
Individual – Caderno de Campo.
Grupo – Relatório de Campo.
Grupo/individual – Seminário.
A dificuldade da transposição didática do conhecimento acadêmico para o cotidiano escolar é desafio constante de todo professor profissional ao concluir formação acadêmica. É necessário desenvolver habilidades e competências para a articulação entre o conhecimento adquirido na graduação, e as necessidades de ensino e aprendizagem dos alunos. Assim, no processo de construção de saberes pedagógicos são vivenciadas e experimentadas metodologias de ensino que possam contribuir para a prática docente diferenciada.
Além de promover a observação, o trabalho de campo quando bem conduzido, promove também a reflexão dos alunos, destes com o grupo, com familiares e amigos, não apenas sobre a identificação dos problemas, mas sobre suas possíveis soluções. As disciplinas e atividades acadêmicas propostas de Trabalho de Campo e de Trabalho de Campo Integrado compreendem visitas e viagens técnicas interdisciplinares, acompanhadas de reflexão teórica acerca de produtos, equipamentos e espaços turísticos.
Este estudo em campo promove a inserção do aluno no mundo do trabalho, propicia o contato com a futura profissão e com profissionais da área de conhecimento e exige do futuro profissional a realização de tarefas complexas que requerem conhecimentos específicos das particularidades do turismo.
Como podemos perceber, o trabalho de campo é muito importante para o TURISMO, haja vista que essa área do conhecimento, por se relacionar ao espaço e suas múltiplas variáveis, é essencialmente prática e efetivamente dinâmica, sendo impossível pensar apenas a partir de conceitos teóricos e bibliográficos.
CRUZ NETO, O. O trabalho de campo como descoberta e criação. In: MINAYO, M. C. de S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 22. ed. Petrópolis: Vozes, 2003. p. 51-66.
0 comentários:
Postar um comentário