De fato, cada vez mais as pessoas estão procurando deixar a agitação do turismo nas grandes cidades e buscando o refúgio do turismo rural. Há inúmeras cidades no Brasil, especificamente nas zonas consideradas como ‘interior’ que possibilitam vivenciar um pouco desta cultura
Se você busca caminhar por vales verdejantes, apreciar a vista de serras encantadoras ou conhecer os costumes de aldeias pitorescas, o turismo rural é a resposta que você procura!
Esta modalidade turística permite que os viajantes tenham a possibilidade de percorrer locais e quintas de famílias tradicionais e aprender mais sobre cultivos locais e tradições do povo, beneficiando estas comunidades social e economicamente.
Bento Gonçalves (Rio Grande do Sul)
Na Serra Gaúcha, o Vale dos Vinhedos ilustra a história deixada pelos imigrantes italianos no Brasil, sendo o principaldestino para os apreciadores de vinho no país. E Bento Gonçalves é seu expoente máximo, com diversas propriedades abertas para visitação e degustação.
No Parque Temático Epopeia Italiana, é possível sentir-se como um típico italiano da época. São 2 mil metros que contam da chegada dos imigrantes em 1875 à adaptação ao sul do Brasil.
Além de se esbaldar com a ofertas de vinhos e a deliciosa gastronomia tradicional, o visitante encanta-se com a paisagem natural da região, repleta de vales, rios, cânions, cavernas e cachoeiras.
Cabaceiras (Paraíba)
visitantes – graças aos mais de 25 filmes e produções de TV rodados na região, incluindo “O Auto da Compadecida”. Lá também está o Lajedo de Pai Mateus, uma curiosa formação rochosa com mais de 100 blocos de granito, inscrições rupestres e sítios arqueológicos que encanta seus visitantes com uma vista que parece saída de outro planeta.
Caminhos Rurais (Porto Alegre, RS)
A agroecologia e sua diversidade, bem como a criação de ovelhas e cavalos, despertam interesse neste destino que conta hoje com diversos empreendimentos, com potenciais diversos e atrativos como espaços para Ecoturismo, Turismo Cultural, Turismo
Rural e de Estudos, com tematizações diversas. Além destes diferentes segmentos do turismo, os Caminhos Rurais busca um novo modelo de desenvolvimento turístico, pautado no associativismo e no protagonismo da comunidade local.
Campo Verde (Mato Grosso)
A região da Agrovila é rica em cachoeiras. São Pelo menos 10 localizadas em propriedades particulares, algumas delas com mais de 15 metros de altura, e várias outras de porte menor, além de corredeiras de águas cristalinas.
Circuito das Frutas (São Paulo)
É possível ver de perto o dia a dia no campo, colher frutas frescas direto do pé e até visitar alambiques e adegas de produção de vinho artesanal.
Cada fruta tem uma festa dedicada a ela, então não faltarão eventos típicos locais durante o ano para visitar. E todas elas têm destaque nos cardápios da gastronomia local, incluindo restaurantes de fazenda e cantinas de cozinhas internacionais.
Colombo (Santa Catarina)
Circuito Italiano: No circuito, há igrejas, casarões históricos, restaurantes de culinária colonial, vinhos finos e locais reservados para a pesca esportiva.
Quem nos visita, vivencia o legado deixado pelos italianos e pode perceber de que forma ainda influencia no dia a dia dos colombenses. Por esta razão, foi estruturado, em 1999, o Circuito Italiano de Turismo Rural, tendo como objetivo a preservação do meio ambiente, valorização da cultura e geração de emprego e renda no meio rural para evitar o êxodo rural.
Jundiaí (São Paulo)
Jardim Botânico; Parque da Cidade; Adegas diversas; Fazendas e sítios abertos à visitação; Rota Turística da Uva; Serra do Japi.
Lages (Santa Catarina)
De abril a julho, o pinhão é a estrela maior dessa cidade serrana catarinense, brilhando ainda mais nos menus dos restaurantes, com pratos típicos como o entrevero e a paçoca. E em maio, acontece a Festa Nacional do Pinhão, atraindo visitantes de todo o país.
Venda Nova do Imigrante (Espírito Santo)
Em localidades como a Fazenda Carnielli e a Fazenda Lourenção, é possível levar café da melhor qualidade para casa, além de queijos, geleias, linguiças, artesanatos e o típico socol, um embutido de lombo suíno tão popular que é exportado para cidades do Brasil e do exterior. A paisagem da região inclui ainda um conjunto de belas casas coloniais do século 19, e a linda cachoeira do Alto Bananeira, com suas sete quedas d’água.
Vassouras (Rio de Janeiro)
Dessa forma, a principal praça é envolta por construções coloniais. No Museu Casa da Hera, por exemplo, os turistas podem ver como era a habitação e o estilo de vida das famílias cafeeiras, deparando-se com o mobiliário e a organização que a residência apresentava no passado.
Todos esses são destinos verdadeiramente maravilhosos para quem se interessa pelo turismo rural. O Brasil tem lindos lugares e conhecer seu interior pode ser uma aventura inesquecível.
0 comentários:
Postar um comentário