Bases de Camaçari (BA), Parnamirim (RN) e Pirambu (SE). Faz parte do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, subordinado ao Ministério do Meio Ambiente, conduzido pelo ministro Ricardo Salles.
O Instituto Chico Mendes de Conservação de Biodiversidade (ICMBio), que faz parte do Ministério do Meio Ambiente, extinguiu três bases do Projeto Tamar, de conservação da vida marinha e preservação de tartarugas. As bases ficavam em Camaçari (BA), Pirambu (SE) e em Parnamirim (RN).
Segundo a publicação no Diário Oficial, a mudança foi feita ao considerar “a necessidade de atualizar os locais de funcionamento dos Centros Nacionais de Pesquisa e Conservação”. Foi “atualizada” a localização das Sedes e Bases Avançadas dos Centros Nacionais de Pesquisa e Conservação vinculados à Diretoria de Pesquisa, Avaliação e Monitoramento da Biodiversidade. Por isso, foram extintas, conforme artigo 6º da publicação, as Bases Avançadas do Centro Tamar nas três localidades.
De acordo com a portaria, a continuidade das Bases Avançadas dependerá da necessidade das ações de pesquisa e conservação conduzidas no local, durante o ano, o que deve ser comprovado por projetos de pesquisa ou de conservação.
A publicação também fez mudanças em outras duas bases: a Base Avançada do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Nordeste – CEPENE em Caravelas (BA) passou a ser a Base Avançada do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Tartarugas Marinhas e de Biodiversidade Marinha do Leste; e a Base Avançada do CEPENE em Itamaracá (PE) se tornou a Base Avançada do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos – CMA.
Ainda segundo a publicação, o Programa de Conservação do Peixe Boi Marinho fica vinculado ao CMA.
Projeto Tamar perde bases em três estados brasileiros
Foto: Divulgação/Projeto Tamar
Outro lado
Procurado pela CNN, o Ministério do Meio Ambiente disse que informação sobre o fechamento das bases está "equivocada".
"A Portaria do ICMBio apenas tornou pública a atualização dos endereços dos Centros de Pesquisa (e Bases Avançadas atreladas a esses Centros) do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade", disse o ministério.
Segundo a pasta, as bases avançadas em Parnamirim, Pirambu e Camçari “já tinham a proposta de encerramento de suas atividades desde o ano passado, uma vez que não contavam mais com servidores que realizassem as atividades finalísticas, cuja proposta foi do próprio Centro de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade do Leste – TAMAR”.
“As propostas de encerramento das atividades”, continua o Ministério do Meio Ambiente, “tiveram como suporte a ideia de melhor alocação de recursos com consequente potencialização das atividades finalísticas desempenhadas na Conservação da Biodiversidade, cujas atividades estão atreladas aos projetos de pesquisa dispostos nos planos de trabalho específicos a cada uma delas.”
Conheça o Projeto Tamar
Tamar é a junção das iniciais das palavras “tartaruga” e “marinha”. É um projeto que existe desde 1980 e tem auxiliado na preservação de espécies ameaçadas de extinção, preservando é claro, principalmente as tartarugas-marinhas. Site: https://www.tamar.org.br/
Por: Giovanna Bronze, com inforações da CNN, em São Paulo
0 comentários:
Postar um comentário