Gestão de pessoas é o conjunto de medidas que são aplicadas a fim de administrar o capital humano. Essas ações envolvem diversas técnicas de recursos humanos. As técnicas de gestão de pessoas envolve motivação, retenção e capacitação do colaborador com o objetivo de melhorar seu desempenho (e o da empresa).
Ao longo dos anos a relação entre líder e liderados evoluiu muito e passou por diversas modificações. A concepção de um líder puramente autoritário, que não oferece espaço para sugestões da equipe, vem sumindo gradativamente. Essa realidade pode ser explicada pelo desenvolvimento e esclarecimento das funções de líder e seus colaboradores.
Através de uma série de teorias, principalmente baseadas na Psicologia Organizacional, foram definidas uma série de práticas que possibilitam melhor administração de recursos humanos. Assim nasceu a gestão de pessoas, que tem base no envolvimento, capacitação e desenvolvimento dos colaboradores de uma empresa.
Qualquer negócio é formado por pessoas, as quais têm suas qualidades, seus defeitos e suas necessidades. A gestão deve ponderar a capacidade técnica de cada colaborador com fatores subjetivos, a fim de investir nos talentos certos e de uma forma eficaz.
Gestão de pessoas nas empresas: Conheça os 5 Pilares
As empresas gastam dinheiro para buscar os melhores profissionais, oferecem bons salários e benefícios e acreditam que isso é suficiente. A questão é que, cada vez mais, especialmente para jovens profissionais, o valor da remuneração está evoluindo.
Antigamente, a visão era puramente financeira: salário + benefícios + bônus. Hoje, a visão está cada vez mais vinculada a fatores mais abstratos:
Salário + benefícios + bônus;
Desenvolvimento pessoal e profissional;
Integração de equipe;
Liberdade de escolha;
Senso de propósito.
Nesse contexto, entra a gestão de pessoas nas organizações. Cabe aos gestores diagnosticar o grau de motivação de sua equipe e atuar sobre ele para obter os melhores resultados. O grau de motivação pode variar por diversos motivos. Desde o ambiente da empresa, até o sentimento de estagnação profissional.
Assim como na medicina, cada diagnóstico terá um tratamento diferente. E, acredite, equipes bem geridas e motivadas podem levar o resultado da empresa a outro patamar. Para atuar bem sobre a equipe, não deixe de entender os 5 pilares da gestão de pessoas.
1° Pilar: Motivação
Qualquer organização depende do comprometimento dos indivíduos que para ela trabalham. Se um colaborador estiver desmotivado, ele renderá menos do que é capaz e estará pronto para sair quando surgir a primeira oportunidade. Não é isso o que as empresas buscam.
Contratar e demitir pessoas é algo caro para as companhias, pois vivemos em um país com altos encargos tributários. Por isso, elas buscam em seus processos seletivos os profissionais que são automotivados, capazes de encontrar em si a motivação necessária para continuarem seguindo em frente.
Nesse aspecto, pensando na organização como um todo, é fundamental entender o que motiva cada profissional a fazer parte dela: incentivos financeiros, propósito da empresa, desafio do trabalho, status, plano de carreira etc. Como existem diversos motivadores, cada pessoa reage de uma maneira diferente diante deles.
As empresas que praticam uma gestão de pessoas eficiente têm suas metas bem estabelecidas, tanto as grupais quanto as individuais. Seus processos seletivos são transparentes e exigem determinação dos candidatos. Quem atinge os resultados planejados é reconhecido. Mesmo assim, todos recebem feedbacks periodicamente.
Dicas práticas de como ter a motivação como base da gestão de pessoas da sua empresa
* Entenda as necessidades reais dos seus colaboradores – de acordo com a pirâmide de maslow, existe uma hierarquia de necessidades dos seres humanos. Não tem como um colaborador focar em uma meta, quando umas necessidade mais básica pessoal ou profissional não está sendo suprida.
* Tenha metas da empresa, das áreas do negócio e individuais – quando uma pessoa sabe o que tem que buscar, ela fica mais motivada para correr atrás disso. E se vai fazer metas, que sejam ousadas para tirar seus colaboradores da zona de conforto.
* Faça um processo seletivo transparente e exigente – Se você coloca pessoas alinhadas com seus valores e que entendem todo o funcionamento e dificuldades que existem, a chance de mantê-las motivadas é muito maior.
* Adote a meritocracia (de verdade) – quem atinge os resultados planejados precisa ser reconhecido por isso, independentemente de sua posição hierárquica ou cargo. Isso pode ser feito com promoções, bônus financeiro, prêmios (como viagens ou ingressos para um teatro) ou treinamentos exclusivos.
* Abordagem individual com feedbacks periódicos – cada pessoa é diferente e deve ser tratada dessa forma. Dar feedbacks periódicos (semanalmente, mensalmente ou trimestralmente) pode ajudar muito a corrigir comportamentos erráticos, motivar alguém que poderia estar ficando desmotivado e garantir uma excelente gestão de pessoas em qualquer nível hierárquico. Colocar essa dica na prática é tão fácil quanto anotar comportamentos e sentar para ter uma conversa sincera.
2° Pilar: Processo de comunicação
A comunicação é fundamental para uma boa gestão de pessoas e os gestores devem aprimorar o diálogo com os colaboradores. As barreiras devem ser quebradas e independente de hierarquias, todos podem transmitir conhecimento no ambiente de trabalho.
Por sinal, essa é uma das características essenciais para as empresas da era digital. Não há barreiras para comunicação. A gestão horizontalizada estimula que colaboradores atuem com liberdade gerando ideias que podem ser adotadas para melhores resultados da empresa.
Neste sentido, políticas e ferramentas de comunicação interna são fundamentais para manter colaboradores informados sobre a empresa e integrar todos os setores corporativos.
Os líderes devem incentivar o diálogo, rompendo barreiras hierárquicas e trabalhando em conjunto com toda a equipe para alcançar um objetivo comum.
A comunicação direta também é extremamente importante, mantenha todas as equipes em contato imediato para evitar quebras na comunicação e ocasionar falhas por mera falta de diálogo.
Dicas práticas de como ter um processo de comunicação prático na gestão de pessoas da sua empresa
* Adote um software de comunicação interna – no passado esse bate papo era feito por emails, o que pode ser lento e pouco prático. Hoje em dia eu recomendo fortemente o Slack (usamos aqui na LUZ), que vai ser uma ferramenta que ajudará as próximas 3 dicas. Veja abaixo no meu dashboard que temos grupos (podem ser áreas da sua empresa) e pessoas (colaboradores):
* Método da Comunicação Imediata – Muitas vezes em equipes que trabalham no mesmo ambiente, ocorre o envio de emails para comunicar coisas que podem ser tratadas por conversas pessoais rápidas ou por telefone. Saiba quando priorizar e incentivar cada um.
* Promova a agilidade em respostas – nenhum email ou chat pode ficar mais de 1 hora sem resposta. Essa prática vai agilizar o processo de comunicação entre os colaboradores da sua empresa. Para melhorar, esse tipo de prática quando adotada como exemplo, se transmite também para os clientes.
*Evite gargalos – Quando existe trabalho entre equipes, muitas vezes o colaborador A fala com o gerente do projeto que comunica esse item para o colaborador B. Se for possível, deixe o colaborador A em contato com o colaborador B diretamente.
3° Pilar: Trabalho em equipe
Para que um trabalho em equipe efetivamente aconteça com qualidade, é preciso que cada integrante do grupo entenda claramente seu papel dentro do processo global. Além disso, a liderança precisa manter os objetivos do trabalho de cada um dos profissionais bem alinhados e em sinergia com as metas da empresa.
É importante, também, que os indivíduos de uma equipe entendam como seus trabalhos estão intercalados e como a qualidade das atividades de um pode influenciar positiva ou negativamente nos resultados dos demais profissionais — assim como nos resultados da empresa.
Uma ótima maneira de estimular essa percepção é abandonar o modelo taylorista, em que cada profissional é especialista apenas em seus processos de produção. Ou seja, para reforçar o trabalho em equipe, é fundamental que o profissional entenda a importância do seu trabalho no fim do processo.
Da mesma forma, é interessante que ele conheça as atividades dos demais setores, suas limitações e como a melhoria do seu trabalho facilita a fluidez dos processos da sua equipe e da organização. Isso é facilmente conquistado por meio da implementação de grupos de trabalho para discussão de inovações e solucionamento de problemas da empresa.
Uma outra estratégia para formar equipes de sucesso é constituí-las a partir da junção de profissionais multidisciplinares. Assim, os colaboradores da mesma equipe terão capacidades que se complementam e, com o devido incentivo, passam a assimilar novos conhecimentos e a desenvolver suas próprias capacidades individuais, eliminando as limitações profissionais.
Dicas práticas de como melhorar o trabalho em equipe na gestão de pessoas da sua empresa
* Crie grupos de trabalho – Esses grupos de trabalho funcionam como projetos específicos. Possuem início, meio e fim, bem como um objetivo bem claro que deve ser alcançado. Já vi empresas com projeto de implementar melhorias em seus sites. Nesse caso, pessoas de diferentes áreas bolavam testes A/B, mensuravam os números e implementavam as melhorias onde haviam resultados positivos.
* Utilize um software para compartilhamento de tarefas – Como eu havia falado ali em cima, quanto mais natural for a interação entre colaboradores, mais prático vai ser gerar um trabalho em equipe de primeira. Uma forma de fazer isso é utilizando um software de gerenciamento de tarefas e to-dos. No nosso caso, usamos o Trello (mas existem diversos outros também). Veja um painel exemplificando diversas pessoas trabalhando em atividades comuns.
* Faça reuniões de acompanhamento – O trabalho de equipe fica muito melhor quando todo mundo está na mesma página. Ao fazer reuniões de no máximo 30 minutos no início de cada semana conseguimos criar uma sinergia muito grande entre atividades em comum de equipes diferentes.
* Tenha momentos de diversão – Nada melhor para um bom ambiente de trabalho ter momentos em que você não fala de trabalho. Por isso estimule momentos de interação fora do ambiente de trabalho. Isso pode variar desde uma almoço até um happy hour. Aqui na LUZ periodicamente fazemos uma trilha com a empresa inteira.
4° Pilar: Conhecimento e competência
Retomando a introdução deste artigo, o sucesso de uma organização depende fundamentalmente do capital intelectual das pessoas que atuam nela. Se os funcionários não possuem conhecimento e competência para desenvolverem o negócio, não será possível alcançar os resultados esperados.
Toda organização precisa fazer um planejamento para criar um ambiente em que todos possam crescer juntos. Isso deve ser feito desde o processo seletivo, em que os profissionais mais capacitados são selecionados. São eles que ajudarão a empresa a construir uma cultura de valores fortes e motivadores.
Com uma avaliação de desempenho, o responsável por uma equipe é capaz de direcionar melhor as demandas, estimular resultados com maior produtividade, desenvolver suas equipes e monitorar melhor o desempenho de seus liderados. Ou seja, por meio da gestão de competências, as empresas maximizam seus resultados.
No que tange à gestão de pessoas, existe a prática de gerenciamento de competências. Nela, identificam-se os pontos fortes e as oportunidades de melhoria de cada profissional. Por meio de feedback e de incentivos a treinamentos e capacitações, os membros da equipe encontram um norte para continuarem se desenvolvendo.
Dicas práticas de como aprimorar competências na gestão de pessoas da sua empresa
* Pratique a Avaliação de Desempenho baseada em competências – Para isso, defina quais são as principais competências da sua organização e de áreas específicas, estipule pesos para competências mais importantes e realize a avaliação periodicamente.
* Realize um processo seletivo rigoroso (e transparente) – Uma das piores coisas que pode acontecer é você colocar uma pessoa para dentro da sua empresa que não esteja alinhada com os seus valores ou com o que sua empresa faz no dia a dia. Por isso, seja o mais sincero possível em relação a salário, horário de trabalho, possíveis horas extras e nível de pressão. Não se contente em contratar pessoas mais ou menos. Só contrate pessoas que realmente sejam muito boas!
5° Pilar: Treinamento e desenvolvimento
O treinamento e a busca pelo desenvolvimento devem ser constantes. O mais importante é encontrar um equilíbrio em que a empresa e o profissional estejam satisfeitos com os resultados.
O incentivo ao desenvolvimento pessoal e profissional tem ganhado cada vez destaque nas organizações. Isso porque essa é uma área importante para motivar os funcionários ao mesmo tempo em que capacita os trabalhadores para entregar melhores resultados para a empresa.
A principal forma de investir em desenvolvimento é por meio de treinamentos. Elaborar um calendário de capacitações que atenda as necessidades de cada setor da empresa é o primeiro passo para colocar essa ação em prática. Avaliações de desempenho e feedbacks de gestores e colegas também são importantes para identificar quais aspectos merecem atenção.
Outra forma de estimular o constante aprimoramento dos profissionais é por meio das gratificações especiais, destinadas àqueles que investem em sua capacitação. Por exemplo, o colaborador que concluiu uma graduação ou pós-graduação em área de interesse da empresa tem sua faixa salarial automaticamente reajustada.
Isso é bem lógico, visto que — em tese — a empresa passará a contar com uma mão de obra ainda mais qualificada do que quando contratou o profissional. Com os cinco pilares apresentados, é facilmente possível perceber que eles interagem entre si e até são dependentes uns dos outros. Por isso, é muito importante que a organização direcione esforços para a consolidação simultânea de todos estes aspectos.
Dicas práticas de como fazer treinamento e desenvolvimento na gestão de pessoas da sua empresa
* Identifique treinamentos mais desejados – Com uma simples pesquisa entre os seus colaboradores você consegue identificar o que eles mais gostariam de aprender ou se aprimorar. Podem ser cursos técnicos (sobre um software ou como mexer em um equipamento ou máquina) ou comportamentais (negociação para vendedores ou de conhecimentos específicos). Além disso, se você está vendo quando tem gente da sua equipe necessitando de um treinamento ou de outro.
* Realize um processo contínuo de treinamento e desenvolvimento – Sabendo o que é mais importante, vale a pena organizar treinamentos de tempos em tempos. Para isso, utilize uma planilha de controle de treinamento e desenvolvimento. Lembre-se que os treinamentos podem ser feitos por alguém da sua equipe (“de graça”), por algum parceiro ou até mesmo contratando uma empresa para dar um treinamento in-company.
Lembre-se de que os treinamentos podem ser realizados por alguém da própria equipe, por um parceiro ou contratando uma empresa especializada.
Qual a diferença entre recursos humanos e gestão de pessoas?
Mesmo que o setor de recursos humanos esteja se tornando cada vez menos burocrático e mais estratégico — devido a era do RH 4.0 —, o papel desse departamento se limita a apresentar as melhores estratégias para a gestão. Essa, por sua vez, é realizada pelo gestor, responsável por trabalhar com e para sua equipe.
Assim, entendemos que tanto os líderes como o RH trabalham de forma colaborativa, porém têm responsabilidades diferentes. Os primeiros devem aplicar as técnicas e agir em contato direto com os colaboradores, enquanto o RH deve articular ações para preparar a liderança para o gerenciamento eficaz.
Quais as melhores práticas de Gestão de Pessoas?
Pessoas que se sentem valorizadas e que percebem fazer parte de algo maior (não apenas no faturamento da empresa), trabalham com mais afinco.
Por isso, para que a gestão de pessoas seja um sucesso, é preciso adotar práticas pontuais que vão ajudar a organização a continuar crescendo.
Abaixo, reunimos 11 práticas modernas na gestão de pessoas, para serem planejadas e executadas na rotina produtiva da sua empresa. São elas:
1. Ouça o que os colaboradores têm a dizer
Se você deseja que a sua empresa tenha credibilidade com o os seus colaboradores, é imprescindível estar sempre disponível para ouvir o que os profissionais têm a dizer.
Essa atitude mantém a credibilidade da sua empresa e reconhece o funcionário como uma peça importante do sistema. Porém, não basta apenas ouvi-lo.
Você deve buscar soluções na medida do possível, dando o devido valor à iniciativa do colaborador.
Procure desenvolver um relacionamento que permita aos seus colaboradores opinarem e serem ouvidos em suas reivindicações e sugestões.
Além disso, crie condições para que essas comunicações não se percam no meio do caminho. Neste caso, o feedback pode ser uma ótima alternativa.
Uma estratégia de gestão de pessoas começa ouvindo os colaboradores. Por meio de uma comunicação eficiente é mais fácil encontrar soluções e entender a forma de pensar de toda uma equipe.
Como consequência disso é possível obter sucesso na resolução de possíveis conflitos ou dificuldades.
2. Estabeleça uma comunicação livre com toda a empresa
Além de ouvir o que o seu colaborador tem a dizer, é essencial pensar na necessidade de otimização do diálogo como um todo, até mesmo para evitar a temida “rádio-peão”.
Estabelecer uma comunicação ativa e eficiente permite que você mantenha os funcionários informados e alinhados aos objetivos e ações decisivas para o negócio.
Como já citamos, o primeiro passo para a satisfação de um colaborador é que ele se sinta parte importante da empresa. Ao estimular a comunicação e o diálogo, você está trabalhando para desenvolver esse sentimento no seu colaborador.
Por isso, uma boa gestão de pessoas deve ser construída com uma comunicação clara e transparente, garantindo a divulgação dos resultados da empresa, prejuízos, lucros e empréstimos, por exemplo.
O compartilhamento dessas informações através da comunicação aberta faz com que os colaboradores se sintam seguros, confortáveis e incluídos nas estratégias de empresa.
3. Alinhe a sua equipe à cultura organizacional da empresa
De nada adianta profissionais competentes e com boas qualidades se o perfil dele não tem nada a ver com a cultura organizacional da empresa.
Acredite: isso faz toda a diferença para que todos consigam mirar os seus olhares na mesma direção. E isso vale tanto na manutenção de sua equipe quanto no processo de recrutamento e seleção de candidatos.
Afinal de contas, profissionais com o mesmo perfil das empresas onde trabalham carregam valores em comum. E isso, na busca por resultados, é um diferencial e tanto!
4. Ajude a promover um bom clima organizacional
A promoção de um ambiente de trabalho leve e amigável é importante para acabar com o negativismo dentro da empresa.
Por exemplo: gestores autoritários deixam o semblante dos outros mais pesado, preocupado. Agora, líderes que engajam com os colaboradores enfrentam, juntos, os desafios.
Como resultado, o clima é mais ameno e focado no coletivo, e não só em objetivos individuais.
5. Invista no processo de atração de talentos
Ao mesmo tempo em que as estratégias de retenção de colaboradores deve qualificar seus colaboradores, o processo de atração de talentos é essencial para que a sua empresa se destaque no mercado.
Para aperfeiçoá-lo, sua empresa deve avaliar todo o processo de recrutamento e seleção.
Sem falar na importância em identificar como a sua marca pode se tornar atraente aos olhos dos novos talentos que estão buscando colocação no mercado de trabalho.
Para isso, analise os seus benefícios e mostre ao mercado que sua empresa é um excelente lugar para trabalhar.
Afinal, vocês oferecem um ambiente desafiador e investe e no desenvolvimento dos profissionais que integram o seu time, por exemplo.
É claro que essas informações devem ser reais, ou seja, a empresa deve efetivamente se preocupar com o seu capital humano para que o discurso vá além da teoria.
Para ajudar a construir essa imagem, sua empresa pode estar presente nas redes sociais, criar uma página específica para apresentar as oportunidades disponíveis e informações gerais sobre a empresa, inclusive com depoimento de atuais colaboradores.
Por exemplo, oferecer feedbacks aos candidatos, mesmo que negativos, pode ser uma maneira de se destacar no mercado. Além disso, também mostra preocupação as pessoas que elas podem vir a tentar uma nova oportunidade no futuro.
6. Invista no bem-estar financeiro dos funcionários
Vivemos em uma época em que o RH deve assumir, de vez, o seu lado multifuncional e estratégico para a qualificação da força de trabalho de suas empresas.
Muitas vezes, assumindo as rédeas de condições externas ao ambiente de trabalho, mas que impactam na rotina profissional. É o caso do bem-estar financeiro aos funcionários.
E como exemplo desta prática, uma nova modalidade chegou ao mercado brasileiro – o salário sob demanda.
A pesquisa CareerBuilder, conduzida em 2017, atestou que 78% dos entrevistados mal conseguem liquidar as contas com o seu ordenado.
Além disso, dos mais de 3 mil entrevistados, cerca de ¾ deles também atestaram que estão com uma ou mais dívidas acumuladas. Sinal claro de que algo precisa ser mudado, concorda?
O salário sob demanda é uma modalidade que vem ganhando força no mercado e visa agregar a flexibilidade para que os colaboradores recebam pelas horas trabalhadas, mas ainda não pagas. Algo que alivia muitos dos problemas financeiros — e aqueles gerados pelos desafios em fechar as contas.
Vamos analisar um exemplo simples: se a empresa tem o costume de fazer os pagamentos dos seus recursos humanos apenas no dia 30, ou no quinto dia útil de cada mês, os profissionais estão limitados a isso.
Se uma conta pendente vai vencer os juros nesse período em que já não há mais dinheiro em conta, as dívidas se acumulam.
Porém, com a oferta do salário sob demanda o profissional pode receber o pagamento dos dias já trabalhados quando quiser.
E o melhor, ele tem flexibilidade para planejar o seu mês.
Recomendamos que você leia esse artigo para entender melhor sobre o salário sob demanda. Nele você entenderá as funcionalidades do Xerpay, um benefício corporativo de pagamentos sob demanda.
7. Aposte nos feedbacks como forma de avaliação
Aliás, quando se fala em feedback, é importante destacar que eles são extremamente importantes dentro das práticas internas de qualquer organização.
Isso porque esse processo, quando feito regularmente, demonstra a sua preocupação e interesse com o desenvolvimento do colaborador e de sua carreira.
Para tanto, você deve falar dos pontos positivos e negativos — lembrando que os pontos positivos podem ser apontados pública e privadamente.
Enquanto isso, os pontos negativos devem ser abordados exclusivamente de maneira particular. Saiba também equilibrar as críticas e os elogios.
Quando você investe no desenvolvimento de uma cultura de feedback, é possível colher diversos benefícios para a empresa e para os próprios colaboradores.
Essa ação mantém o clima organizacional saudável e melhora os resultados como um todo.
8. Implante um plano de cargos e salários flexível
A partir das avaliações você pode mapear, eficientemente, quais são as necessidades, os desafios e os objetivos de todos em sua equipe.
Dessa maneira, fica mais fácil alinhá-los aos objetivos, necessidades e desafios da empresa em si. O que se traduz em um afinamento de expectativas para promover a gestão de pessoas.
Quer um exemplo? Você pode identificar que, no geral, os colaboradores sentem que não identificam possibilidades de crescimento na empresa.
Assim, o RH pode considerar o uso de uma nova estratégia para que todos conheçam suas metas, objetivos e quais caminhos eles podem seguir para ascender na carreira.
Vale, inclusive, pensar em outras estratégias para facilitar o trabalho de todos — como o investimento em novas tecnologias. Isso, por si só, já agrega em produtividade e motivação.
9. Dê autonomia aos seus colaboradores
As pessoas buscam mais autonomia e flexibilidade em suas rotinas, atualmente. A geração millennial, por exemplo, é pautada por esse diferencial que muitas empresas ainda não promovem com facilidade.
Por isso, descubra como os gestores podem dar mais empoderamento aos seus colaboradores, atuando mais como um consultor do que um chefe rígido e autoritário.
10. Realize treinamentos e capacite suas equipes
Os treinamentos e capacitações são ações utilizadas com o objetivo de reconhecer e desenvolver os funcionários.
Essas ações não melhoram apenas o desempenho dos colaboradores nas tarefas diárias como também os conhecimentos que podem ser aplicados em toda a sua carreira profissional.
A realização dessas atividades de desenvolvimento é traz duas vantagens que estão intimamente ligadas: você demonstra ao colaborador que está preocupado com sua evolução e o oferece ferramentas para melhorar o seu trabalho.
Lembre-se: antes de investir em treinamentos, é necessário analisar de que tipo de curso o seu funcionário precisa. Avalie o desempenho, as habilidades e as necessidades do seu negócio para oferecer opções adequadas tanto para você quanto para seu funcionário.
11. Invista em tecnologias de gestão de pessoas
A tecnologia é uma grande aliada da gestão de pessoas. Atualmente, o mercado disponibiliza diversas soluções que podem ser utilizadas na automação dos seus processos de recursos humanos.
Atividades burocráticas, como admissões, desligamentos, controle de férias e folhas de pagamento, podem ser realizadas por softwares online, reduzindo o tempo gasto pelos profissionais com tarefas administrativas e garantindo a segurança das informações.
Ao optar por soluções desse tipo, você ganha tempo para se dedicar a tarefas estratégicas e que exigem foco, como a atração e a retenção de talentos.
Em resumo, a gestão de pessoas tem um papel fundamental e estratégico na organização. Criar um ambiente em que todos se sintam acolhidos e valorizados é primordial.
Profissionais e principais cargos da Gestão de Pessoas
A área da gestão de pessoas é bastante ampla e conta com diferentes tipos de profissionais, que, por sua vez, podem atuar nos mais variados cargos.
Para não ficar na dúvida, confira quais são eles:
Analista de Recursos Humanos
É o responsável por administrar os processos relacionados ao setor.
Entre as atividades, estão recrutamento e seleção de profissionais, realocação de funcionários, regime de remuneração e gratificações, além da análise de desenvolvimento de habilidades.
Gerente de RH
É profissional responsável por fazer a gestão de pessoas, propriamente dita.
É ele quem vai articular todas as atividades desenvolvidas no setor de recursos humanos.
As ações de integração até o encaminhamento das demissões passam pelo crivo do gerente de RH.
Coordenador de RH
Sua função é prestar atenção ao cumprimento de toda a legislação trabalhista.
Verifica, por exemplo, se os regimes e processo de aposentadoria estão corretos, se os processos seletivos foram realizados conforme os editais e se os contratos de renovação e desligamentos estão bem encaminhados.
Técnico de Segurança do Trabalho
É quem deve implementar os programas que evitam acidentes no trabalho, através de estratégias de prevenção.
Esse profissional também responde por sinalizar eventuais riscos aos colaboradores e visitantes da organização.
Clima organizacional
Esse índice mede a satisfação dos colaboradores e está diretamente relacionado à produtividade. Mesmo sendo um índice subjetivo, é possível medir o grau de satisfação dos funcionários por meio de questionários.
Como vimos, as empresas precisam de pessoas e são formadas por elas. Então, nada mais justo do que desenvolver um modelo de gestão de capital humano para ter um negócio cada vez mais humanitário e ao mesmo tempo estratégico. Uma boa gestão de pessoas pode ser a chave para tornar sua empresa uma referência de sucesso!
Para lembrar
A lealdade dos colaboradores é um dos ativos mais valiosos que uma empresa possui. Os trabalhadores leais são seus embaixadores de marca e costumam ir além. Mas lembre-se, a lealdade é uma via de mão dupla.
Um relacionamento ruim entre lideranças e colaboradores prejudica todos. Reserve um tempo para reavaliar o relacionamento que você tem com seus colaboradores e centralizar suas habilidades de gestão de pessoal em torno da construção de relacionamentos.
É fato comprovado que um forte relacionamento com os membros da sua equipe não apenas aumenta a produtividade, mas também é um poderoso motivador.
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