sexta-feira, 29 de maio de 2020

Gestão de pessoas e os 5 Pilares da gestão estratégica.



Gestão de pessoas é o conjunto de medidas que são aplicadas a fim de administrar o capital humano. Essas ações envolvem diversas técnicas de recursos humanos. As técnicas de gestão de pessoas envolve motivação, retenção e capacitação do colaborador com o objetivo de melhorar seu desempenho (e o da empresa). 

Ao longo dos anos a relação entre líder e liderados evoluiu muito e passou por diversas modificações. A concepção de um líder puramente autoritário, que não oferece espaço para sugestões da equipe, vem sumindo gradativamente. Essa realidade pode ser explicada pelo desenvolvimento e esclarecimento das funções de líder e seus colaboradores.

Através de uma série de teorias, principalmente baseadas na Psicologia Organizacional, foram definidas uma série de práticas que possibilitam melhor administração de recursos humanos. Assim nasceu a gestão de pessoas, que tem base no envolvimento, capacitação e desenvolvimento dos colaboradores de uma empresa.

Qualquer negócio é formado por pessoas, as quais têm suas qualidades, seus defeitos e suas necessidades. A gestão deve ponderar a capacidade técnica de cada colaborador com fatores subjetivos, a fim de investir nos talentos certos e de uma forma eficaz.


Gestão de pessoas nas empresas: Conheça os 5 Pilares

As empresas gastam dinheiro para buscar os melhores profissionais, oferecem bons salários e benefícios e acreditam que isso é suficiente. A questão é que, cada vez mais, especialmente para jovens profissionais, o valor da remuneração está evoluindo.

Antigamente, a visão era puramente financeira: salário + benefícios + bônus. Hoje, a visão está cada vez mais vinculada a fatores mais abstratos:


Salário + benefícios + bônus;
Desenvolvimento pessoal e profissional;
Integração de equipe;
Liberdade de escolha;
Senso de propósito.

Nesse contexto, entra a gestão de pessoas nas organizações. Cabe aos gestores diagnosticar o grau de motivação de sua equipe e atuar sobre ele para obter os melhores resultados. O grau de motivação pode variar por diversos motivos. Desde o ambiente da empresa, até o sentimento de estagnação profissional.

Assim como na medicina, cada diagnóstico terá um tratamento diferente. E, acredite, equipes bem geridas e motivadas podem levar o resultado da empresa a outro patamar. Para atuar bem sobre a equipe, não deixe de entender os 5 pilares da gestão de pessoas.


1° Pilar: Motivação

Qualquer organização depende do comprometimento dos indivíduos que para ela trabalham. Se um colaborador estiver desmotivado, ele renderá menos do que é capaz e estará pronto para sair quando surgir a primeira oportunidade. Não é isso o que as empresas buscam.

Contratar e demitir pessoas é algo caro para as companhias, pois vivemos em um país com altos encargos tributários. Por isso, elas buscam em seus processos seletivos os profissionais que são automotivados, capazes de encontrar em si a motivação necessária para continuarem seguindo em frente.

Nesse aspecto, pensando na organização como um todo, é fundamental entender o que motiva cada profissional a fazer parte dela: incentivos financeiros, propósito da empresa, desafio do trabalho, status, plano de carreira etc. Como existem diversos motivadores, cada pessoa reage de uma maneira diferente diante deles.

As empresas que praticam uma gestão de pessoas eficiente têm suas metas bem estabelecidas, tanto as grupais quanto as individuais. Seus processos seletivos são transparentes e exigem determinação dos candidatos. Quem atinge os resultados planejados é reconhecido. Mesmo assim, todos recebem feedbacks periodicamente.


Dicas práticas de como ter a motivação como base da gestão de pessoas da sua empresa

* Entenda as necessidades reais dos seus colaboradores – de acordo com a pirâmide de maslow, existe uma hierarquia de necessidades dos seres humanos. Não tem como um colaborador focar em uma meta, quando umas necessidade mais básica pessoal ou profissional não está sendo suprida.
* Tenha metas da empresa, das áreas do negócio e individuais – quando uma pessoa sabe o que tem que buscar, ela fica mais motivada para correr atrás disso. E se vai fazer metas, que sejam ousadas para tirar seus colaboradores da zona de conforto.
* Faça um processo seletivo transparente e exigente – Se você coloca pessoas alinhadas com seus valores e que entendem todo o funcionamento e dificuldades que existem, a chance de mantê-las motivadas é muito maior.
* Adote a meritocracia (de verdade) – quem atinge os resultados planejados precisa ser reconhecido por isso, independentemente de sua posição hierárquica ou cargo. Isso pode ser feito com promoções, bônus financeiro, prêmios (como viagens ou ingressos para um teatro) ou treinamentos exclusivos.
* Abordagem individual com feedbacks periódicos – cada pessoa é diferente e deve ser tratada dessa forma. Dar feedbacks periódicos (semanalmente, mensalmente ou trimestralmente) pode ajudar muito a corrigir comportamentos erráticos, motivar alguém que poderia estar ficando desmotivado e garantir uma excelente gestão de pessoas em qualquer nível hierárquico. Colocar essa dica na prática é tão fácil quanto anotar comportamentos e sentar para ter uma conversa sincera.


2° Pilar: Processo de comunicação

A comunicação é fundamental para uma boa gestão de pessoas e os gestores devem aprimorar o diálogo com os colaboradores. As barreiras devem ser quebradas e independente de hierarquias, todos podem transmitir conhecimento no ambiente de trabalho.

Por sinal, essa é  uma das características essenciais para as empresas da era digital. Não há barreiras para comunicação. A gestão horizontalizada estimula que colaboradores atuem com liberdade gerando ideias que podem ser adotadas para melhores resultados da empresa.

Neste sentido, políticas e ferramentas de comunicação interna são fundamentais para manter colaboradores informados sobre a empresa e  integrar todos os setores corporativos.

Os líderes devem incentivar o diálogo, rompendo barreiras hierárquicas e trabalhando em conjunto com toda a equipe para alcançar um objetivo comum.

A comunicação direta também é extremamente importante, mantenha todas as equipes em contato imediato para evitar quebras na comunicação e ocasionar falhas por mera falta de diálogo.


Dicas práticas de como ter um processo de comunicação prático na gestão de pessoas da sua empresa

* Adote um software de comunicação interna – no passado esse bate papo era feito por emails, o que pode ser lento e pouco prático. Hoje em dia eu recomendo fortemente o Slack (usamos aqui na LUZ), que vai ser uma ferramenta que ajudará as próximas 3 dicas. Veja abaixo no meu dashboard que temos grupos (podem ser áreas da sua empresa) e pessoas (colaboradores):
* Método da Comunicação Imediata – Muitas vezes em equipes que trabalham no mesmo ambiente, ocorre o envio de emails para comunicar coisas que podem ser tratadas por conversas pessoais rápidas ou por telefone. Saiba quando priorizar e incentivar cada um.
* Promova a agilidade em respostas – nenhum email ou chat pode ficar mais de 1 hora sem resposta. Essa prática vai agilizar o processo de comunicação entre os colaboradores da sua empresa. Para melhorar, esse tipo de prática quando adotada como exemplo, se transmite também para os clientes.
*Evite gargalos – Quando existe trabalho entre equipes, muitas vezes o colaborador A fala com o gerente do projeto que comunica esse item para o colaborador B. Se for possível, deixe o colaborador A em contato com o colaborador B diretamente.


3° Pilar: Trabalho em equipe

Para que um trabalho em equipe efetivamente aconteça com qualidade, é preciso que cada integrante do grupo entenda claramente seu papel dentro do processo global. Além disso, a liderança precisa manter os objetivos do trabalho de cada um dos profissionais bem alinhados e em sinergia com as metas da empresa.

É importante, também, que os indivíduos de uma equipe entendam como seus trabalhos estão intercalados e como a qualidade das atividades de um pode influenciar positiva ou negativamente nos resultados dos demais profissionais — assim como nos resultados da empresa.

Uma ótima maneira de estimular essa percepção é abandonar o modelo taylorista, em que cada profissional é especialista apenas em seus processos de produção. Ou seja, para reforçar o trabalho em equipe, é fundamental que o profissional entenda a importância do seu trabalho no fim do processo.

Da mesma forma, é interessante que ele conheça as atividades dos demais setores, suas limitações e como a melhoria do seu trabalho facilita a fluidez dos processos da sua equipe e da organização. Isso é facilmente conquistado por meio da implementação de grupos de trabalho para discussão de inovações e solucionamento de problemas da empresa.

Uma outra estratégia para formar equipes de sucesso é constituí-las a partir da junção de profissionais multidisciplinares. Assim, os colaboradores da mesma equipe terão capacidades que se complementam e, com o devido incentivo, passam a assimilar novos conhecimentos e a desenvolver suas próprias capacidades individuais, eliminando as limitações profissionais.


Dicas práticas de como melhorar o trabalho em equipe na gestão de pessoas da sua empresa

* Crie grupos de trabalho – Esses grupos de trabalho funcionam como projetos específicos. Possuem início, meio e fim, bem como um objetivo bem claro que deve ser alcançado. Já vi empresas com projeto de implementar melhorias em seus sites. Nesse caso, pessoas de diferentes áreas bolavam testes A/B, mensuravam os números e implementavam as melhorias onde haviam resultados positivos.
* Utilize um software para compartilhamento de tarefas – Como eu havia falado ali em cima, quanto mais natural for a interação entre colaboradores, mais prático vai ser gerar um trabalho em equipe de primeira. Uma forma de fazer isso é utilizando um software de gerenciamento de tarefas e to-dos. No nosso caso, usamos o Trello (mas existem diversos outros também). Veja um painel exemplificando diversas pessoas trabalhando em atividades comuns.
* Faça reuniões de acompanhamento – O trabalho de equipe fica muito melhor quando todo mundo está na mesma página. Ao fazer reuniões de no máximo 30 minutos no início de cada semana conseguimos criar uma sinergia muito grande entre atividades em comum de equipes diferentes.
* Tenha momentos de diversão – Nada melhor para um bom ambiente de trabalho ter momentos em que você não fala de trabalho. Por isso estimule momentos de interação fora do ambiente de trabalho. Isso pode variar desde uma almoço até um happy hour. Aqui na LUZ periodicamente fazemos uma trilha com a empresa inteira.


4° Pilar: Conhecimento e competência

Retomando a introdução deste artigo, o sucesso de uma organização depende fundamentalmente do capital intelectual das pessoas que atuam nela. Se os funcionários não possuem conhecimento e competência para desenvolverem o negócio, não será possível alcançar os resultados esperados.

Toda organização precisa fazer um planejamento para criar um ambiente em que todos possam crescer juntos. Isso deve ser feito desde o processo seletivo, em que os profissionais mais capacitados são selecionados. São eles que ajudarão a empresa a construir uma cultura de valores fortes e motivadores.

Com uma avaliação de desempenho, o responsável por uma equipe é capaz de direcionar melhor as demandas, estimular resultados com maior produtividade, desenvolver suas equipes e monitorar melhor o desempenho de seus liderados. Ou seja, por meio da gestão de competências, as empresas maximizam seus resultados.

No que tange à gestão de pessoas, existe a prática de gerenciamento de competências. Nela, identificam-se os pontos fortes e as oportunidades de melhoria de cada profissional. Por meio de feedback e de incentivos a treinamentos e capacitações, os membros da equipe encontram um norte para continuarem se desenvolvendo.


Dicas práticas de como aprimorar competências na gestão de pessoas da sua empresa

* Pratique a Avaliação de Desempenho baseada em competências – Para isso, defina quais são as principais competências da sua organização e de áreas específicas, estipule pesos para competências mais importantes e realize a avaliação periodicamente.
* Realize um processo seletivo rigoroso (e transparente) – Uma das piores coisas que pode acontecer é você colocar uma pessoa para dentro da sua empresa que não esteja alinhada com os seus valores ou com o que sua empresa faz no dia a dia. Por isso, seja o mais sincero possível em relação a salário, horário de trabalho, possíveis horas extras e nível de pressão. Não se contente em contratar pessoas mais ou menos. Só contrate pessoas que realmente sejam muito boas!


5° Pilar: Treinamento e desenvolvimento

O treinamento e a busca pelo desenvolvimento devem ser constantes. O mais importante é encontrar um equilíbrio em que a empresa e o profissional estejam satisfeitos com os resultados.

O incentivo ao desenvolvimento pessoal e profissional tem ganhado cada vez destaque nas organizações. Isso porque essa é uma área importante para motivar os funcionários ao mesmo tempo em que capacita os trabalhadores para entregar melhores resultados para a empresa.

A principal forma de investir em desenvolvimento é por meio de treinamentos. Elaborar um calendário de capacitações que atenda as necessidades de cada setor da empresa é o primeiro passo para colocar essa ação em prática. Avaliações de desempenho e feedbacks de gestores e colegas também são importantes para identificar quais aspectos merecem atenção.

Outra forma de estimular o constante aprimoramento dos profissionais é por meio das gratificações especiais, destinadas àqueles que investem em sua capacitação. Por exemplo, o colaborador que concluiu uma graduação ou pós-graduação em área de interesse da empresa tem sua faixa salarial automaticamente reajustada.

Isso é bem lógico, visto que — em tese — a empresa passará a contar com uma mão de obra ainda mais qualificada do que quando contratou o profissional. Com os cinco pilares apresentados, é facilmente possível perceber que eles interagem entre si e até são dependentes uns dos outros. Por isso, é muito importante que a organização direcione esforços para a consolidação simultânea de todos estes aspectos.


Dicas práticas de como fazer treinamento e desenvolvimento na gestão de pessoas da sua empresa

* Identifique treinamentos mais desejados – Com uma simples pesquisa entre os seus colaboradores você consegue identificar o que eles mais gostariam de aprender ou se aprimorar. Podem ser cursos técnicos (sobre um software ou como mexer em um equipamento ou máquina) ou comportamentais (negociação para vendedores ou de conhecimentos específicos). Além disso, se você está vendo quando tem gente da sua equipe necessitando de um treinamento ou de outro.
* Realize um processo contínuo de treinamento e desenvolvimento – Sabendo o que é mais importante, vale a pena organizar treinamentos de tempos em tempos. Para isso, utilize uma planilha de controle de treinamento e desenvolvimento. Lembre-se que os treinamentos podem ser feitos por alguém da sua equipe (“de graça”), por algum parceiro ou até mesmo contratando uma empresa para dar um treinamento in-company.

Lembre-se de que os treinamentos podem ser realizados por alguém da própria equipe, por um parceiro ou contratando uma empresa especializada.


Qual a diferença entre recursos humanos e gestão de pessoas?
Mesmo que o setor de recursos humanos esteja se tornando cada vez menos burocrático e mais estratégico — devido a era do RH 4.0 —, o papel desse departamento se limita a apresentar as melhores estratégias para a gestão. Essa, por sua vez, é realizada pelo gestor, responsável por trabalhar com e para sua equipe.

Assim, entendemos que tanto os líderes como o RH trabalham de forma colaborativa, porém têm responsabilidades diferentes. Os primeiros devem aplicar as técnicas e agir em contato direto com os colaboradores, enquanto o RH deve articular ações para preparar a liderança para o gerenciamento eficaz.

Quais as melhores práticas de Gestão de Pessoas?
Pessoas que se sentem valorizadas e que percebem fazer parte de algo maior (não apenas no faturamento da empresa), trabalham com mais afinco.

Por isso, para que a gestão de pessoas seja um sucesso, é preciso adotar práticas pontuais que vão ajudar a organização a continuar crescendo.

Abaixo, reunimos 11 práticas modernas na gestão de pessoas, para serem planejadas e executadas na rotina produtiva da sua empresa. São elas:

1. Ouça o que os colaboradores têm a dizer
Se você deseja que a sua empresa tenha credibilidade com o os seus colaboradores, é imprescindível estar sempre disponível para ouvir o que os profissionais têm a dizer.

Essa atitude mantém a credibilidade da sua empresa e reconhece o funcionário como uma peça importante do sistema. Porém, não basta apenas ouvi-lo.

Você deve buscar soluções na medida do possível, dando o devido valor à iniciativa do colaborador.

Procure desenvolver um relacionamento que permita aos seus colaboradores opinarem e serem ouvidos em suas reivindicações e sugestões.

Além disso, crie condições para que essas comunicações não se percam no meio do caminho. Neste caso, o feedback pode ser uma ótima alternativa.

Uma estratégia de gestão de pessoas começa ouvindo os colaboradores. Por meio de uma comunicação eficiente é mais fácil encontrar soluções e entender a forma de pensar de toda uma equipe.

Como consequência disso é possível obter sucesso na resolução de possíveis conflitos ou dificuldades.

2. Estabeleça uma comunicação livre com toda a empresa
Além de ouvir o que o seu colaborador tem a dizer, é essencial pensar na necessidade de otimização do diálogo como um todo, até mesmo para evitar a temida “rádio-peão”.

Estabelecer uma comunicação ativa e eficiente permite que você mantenha os funcionários informados e alinhados aos objetivos e ações decisivas para o negócio.

Como já citamos, o primeiro passo para a satisfação de um colaborador é que ele se sinta parte importante da empresa. Ao estimular a comunicação e o diálogo, você está trabalhando para desenvolver esse sentimento no seu colaborador.

Por isso, uma boa gestão de pessoas deve ser construída com uma comunicação clara e transparente, garantindo a divulgação dos resultados da empresa, prejuízos, lucros e empréstimos, por exemplo.

O compartilhamento dessas informações através da comunicação aberta faz com que os colaboradores se sintam seguros, confortáveis e incluídos nas estratégias de empresa.

3. Alinhe a sua equipe à cultura organizacional da empresa
De nada adianta profissionais competentes e com boas qualidades se o perfil dele não tem nada a ver com a cultura organizacional da empresa.

Acredite: isso faz toda a diferença para que todos consigam mirar os seus olhares na mesma direção. E isso vale tanto na manutenção de sua equipe quanto no processo de recrutamento e seleção de candidatos.

Afinal de contas, profissionais com o mesmo perfil das empresas onde trabalham carregam valores em comum. E isso, na busca por resultados, é um diferencial e tanto!

4. Ajude a promover um bom clima organizacional
A promoção de um ambiente de trabalho leve e amigável é importante para acabar com o negativismo dentro da empresa.

Por exemplo: gestores autoritários deixam o semblante dos outros mais pesado, preocupado. Agora, líderes que engajam com os colaboradores enfrentam, juntos, os desafios.

Como resultado, o clima é mais ameno e focado no coletivo, e não só em objetivos individuais.

5. Invista no processo de atração de talentos
Ao mesmo tempo em que as estratégias de retenção de colaboradores deve qualificar seus colaboradores, o processo de atração de talentos é essencial para que a sua empresa se destaque no mercado.

Para aperfeiçoá-lo, sua empresa deve avaliar todo o processo de recrutamento e seleção.

Sem falar na importância em identificar como a sua marca pode se tornar atraente aos olhos dos novos talentos que estão buscando colocação no mercado de trabalho.

Para isso, analise os seus benefícios e mostre ao mercado que sua empresa é um excelente lugar para trabalhar.

Afinal, vocês oferecem um ambiente desafiador e investe e no desenvolvimento dos profissionais que integram o seu time, por exemplo.

É claro que essas informações devem ser reais, ou seja, a empresa deve efetivamente se preocupar com o seu capital humano para que o discurso vá além da teoria.

Para ajudar a construir essa imagem, sua empresa pode estar presente nas redes sociais, criar uma página específica para apresentar as oportunidades disponíveis e informações gerais sobre a empresa, inclusive com depoimento de atuais colaboradores.

Por exemplo, oferecer feedbacks aos candidatos, mesmo que negativos, pode ser uma maneira de se destacar no mercado. Além disso, também mostra preocupação as pessoas que elas podem vir a tentar uma nova oportunidade no futuro.

6. Invista no bem-estar financeiro dos funcionários
Vivemos em uma época em que o RH deve assumir, de vez, o seu lado multifuncional e estratégico para a qualificação da força de trabalho de suas empresas.

Muitas vezes, assumindo as rédeas de condições externas ao ambiente de trabalho, mas que impactam na rotina profissional. É o caso do bem-estar financeiro aos funcionários.

E como exemplo desta prática, uma nova modalidade chegou ao mercado brasileiro – o salário sob demanda.

A pesquisa CareerBuilder, conduzida em 2017, atestou que 78% dos entrevistados mal conseguem liquidar as contas com o seu ordenado.

Além disso, dos mais de 3 mil entrevistados, cerca de ¾ deles também atestaram que estão com uma ou mais dívidas acumuladas. Sinal claro de que algo precisa ser mudado, concorda?

O salário sob demanda é uma modalidade que vem ganhando força no mercado e visa agregar a flexibilidade para que os colaboradores recebam pelas horas trabalhadas, mas ainda não pagas. Algo que alivia muitos dos problemas financeiros — e aqueles gerados pelos desafios em fechar as contas.

Vamos analisar um exemplo simples: se a empresa tem o costume de fazer os pagamentos dos seus recursos humanos apenas no dia 30, ou no quinto dia útil de cada mês, os profissionais estão limitados a isso.

Se uma conta pendente vai vencer os juros nesse período em que já não há mais dinheiro em conta, as dívidas se acumulam.

Porém, com a oferta do salário sob demanda o profissional pode receber o pagamento dos dias já trabalhados quando quiser.

E o melhor, ele tem flexibilidade para planejar o seu mês.

Recomendamos que você leia esse artigo para entender melhor sobre o salário sob demanda. Nele você entenderá as funcionalidades do Xerpay, um benefício corporativo de pagamentos sob demanda.

7. Aposte nos feedbacks como forma de avaliação
Aliás, quando se fala em feedback, é importante destacar que eles são extremamente importantes dentro das práticas internas de qualquer organização.

Isso porque esse processo, quando feito regularmente, demonstra a sua preocupação e interesse com o desenvolvimento do colaborador e de sua carreira.

Para tanto, você deve falar dos pontos positivos e negativos — lembrando que os pontos positivos podem ser apontados pública e privadamente.

Enquanto isso, os pontos negativos devem ser abordados exclusivamente de maneira particular. Saiba também equilibrar as críticas e os elogios.

Quando você investe no desenvolvimento de uma cultura de feedback, é possível colher diversos benefícios para a empresa e para os próprios colaboradores.

Essa ação mantém o clima organizacional saudável e melhora os resultados como um todo.

8.  Implante um plano de cargos e salários flexível
A partir das avaliações você pode mapear, eficientemente, quais são as necessidades, os desafios e os objetivos de todos em sua equipe.

Dessa maneira, fica mais fácil alinhá-los aos objetivos, necessidades e desafios da empresa em si. O que se traduz em um afinamento de expectativas para promover a gestão de pessoas.

Quer um exemplo? Você pode identificar que, no geral, os colaboradores sentem que não identificam possibilidades de crescimento na empresa.

Assim, o RH pode considerar o uso de uma nova estratégia para que todos conheçam suas metas, objetivos e quais caminhos eles podem seguir para ascender na carreira.

Vale, inclusive, pensar em outras estratégias para facilitar o trabalho de todos — como o investimento em novas tecnologias. Isso, por si só, já agrega em produtividade e motivação.

 9. Dê autonomia aos seus colaboradores
As pessoas buscam mais autonomia e flexibilidade em suas rotinas, atualmente. A geração millennial, por exemplo, é pautada por esse diferencial que muitas empresas ainda não promovem com facilidade.

Por isso, descubra como os gestores podem dar mais empoderamento aos seus colaboradores, atuando mais como um consultor do que um chefe rígido e autoritário.

10. Realize treinamentos e capacite suas equipes
Os treinamentos e capacitações são ações utilizadas com o objetivo de reconhecer e desenvolver os funcionários.

Essas ações não melhoram apenas o desempenho dos colaboradores nas tarefas diárias como também os conhecimentos que podem ser aplicados em toda a sua carreira profissional.

A realização dessas atividades de desenvolvimento é traz duas vantagens que estão intimamente ligadas: você demonstra ao colaborador que está preocupado com sua evolução e o oferece ferramentas para melhorar o seu trabalho.

Lembre-se: antes de investir em treinamentos, é necessário analisar de que tipo de curso o seu funcionário precisa. Avalie o desempenho, as habilidades e as necessidades do seu negócio para oferecer opções adequadas tanto para você quanto para seu funcionário.

11. Invista em tecnologias de gestão de pessoas
A tecnologia é uma grande aliada da gestão de pessoas. Atualmente, o mercado disponibiliza diversas soluções que podem ser utilizadas na automação dos seus processos de recursos humanos.

Atividades burocráticas, como admissões, desligamentos, controle de férias e folhas de pagamento, podem ser realizadas por softwares online, reduzindo o tempo gasto pelos profissionais com tarefas administrativas e garantindo a segurança das informações.

Ao optar por soluções desse tipo, você ganha tempo para se dedicar a tarefas estratégicas e que exigem foco, como a atração e a retenção de talentos.

Em resumo, a gestão de pessoas tem um papel fundamental e estratégico na organização. Criar um ambiente em que todos se sintam acolhidos e valorizados é primordial.

Profissionais e principais cargos da Gestão de Pessoas
A área da gestão de pessoas é bastante ampla e conta com diferentes tipos de profissionais, que, por sua vez, podem atuar nos mais variados cargos.

Para não ficar na dúvida, confira quais são eles:

Analista de Recursos Humanos
É o responsável por administrar os processos relacionados ao setor.

Entre as atividades, estão recrutamento e seleção de profissionais, realocação de funcionários, regime de remuneração e gratificações, além da análise de desenvolvimento de habilidades.

Gerente de RH
É profissional responsável por fazer a gestão de pessoas, propriamente dita.
É ele quem vai articular todas as atividades desenvolvidas no setor de recursos humanos.
As ações de integração até o encaminhamento das demissões passam pelo crivo do gerente de RH.

Coordenador de RH
Sua função é prestar atenção ao cumprimento de toda a legislação trabalhista.
Verifica, por exemplo, se os regimes e processo de aposentadoria estão corretos, se os processos seletivos foram realizados conforme os editais e se os contratos de renovação e desligamentos estão bem encaminhados.

Técnico de Segurança do Trabalho
É quem deve implementar os programas que evitam acidentes no trabalho, através de estratégias de prevenção.
Esse profissional também responde por sinalizar eventuais riscos aos colaboradores e visitantes da organização.


Clima organizacional
Esse índice mede a satisfação dos colaboradores e está diretamente relacionado à produtividade. Mesmo sendo um índice subjetivo, é possível medir o grau de satisfação dos funcionários por meio de questionários.

Como vimos, as empresas precisam de pessoas e são formadas por elas. Então, nada mais justo do que desenvolver um modelo de gestão de capital humano para ter um negócio cada vez mais humanitário e ao mesmo tempo estratégico. Uma boa gestão de pessoas pode ser a chave para tornar sua empresa uma referência de sucesso!


Para lembrar
A lealdade dos colaboradores é um dos ativos mais valiosos que uma empresa possui. Os trabalhadores leais são seus embaixadores de marca e costumam ir além. Mas lembre-se, a lealdade é uma via de mão dupla.

Um relacionamento ruim entre lideranças e colaboradores prejudica todos. Reserve um tempo para reavaliar o relacionamento que você tem com seus colaboradores e centralizar suas habilidades de gestão de pessoal em torno da construção de relacionamentos.

É fato comprovado que um forte relacionamento com os membros da sua equipe não apenas aumenta a produtividade, mas também é um poderoso motivador.






Postagens Relacionadas:

0 comentários:

Postar um comentário

Viajar é trocar a roupa da alma. (Mário Quintana)

Ciência do Turismo

. Resultado de imagem para viagens

. Resultado de imagem para turismo rio grande do sul

.

. Resultado de imagem para turismo fotos

Visitantes por País

História do Turismo: Conscientização Turismo

Páginas + Visitadas - Última semana

Compartilhe essa ideia!

O Ciência do Turismo Blog é um espaço para promover discussões, disseminar conhecimento e compartilhar um pouco mais da experiência dos nossos colaboradores, também é uma forma de atualizar os nossos visitantes sobre as novidades do Turismo.

Compartilhe essa ideia!
Para entrar em contato comigo, mande e-mail para cienciadoturismo@gmail.com ou deixe recado aqui no blog. Estamos sempre abertos a novas parcerias e dispostos a ajudar nossos leitores.
  • Grupos para whatsapp de viagens e turismo - Turismólogo, Guia de Turismo e Mochileiros. link 2020 / 2021

    Bem-vindo ao Blog Ciência do Turismo!O Ciência do Turismo Blog é um espaço para promover discussões, disseminar conhecimento e compartilhar um pouco mais da experiência dos nossos colaboradores,...
  • FRASES DE TURISMO E AFINS - LIVRO 2.280 Frases de Turismo.

    LIVRO: FRASES DE TURISMO E AFINS - Frases de Turismo."Uma viagem entre as frases" LINKBem-vindo a "Frases de Turismo e Afins", uma jornada literária única que revela a essência poética de cada...
  • Ficha catalográfica para livros e afins do Turismo

    Ficha Catalográfica - Livros e afins do Turismo| Uma ficha catalográfica é um registro bibliográfico padronizado que contém informações descritivas sobre uma obra, incluindo autor, título,...
  • Estação Ecológica da Serra das Araras | Parques do Brasil

    Na borda norte do Pantanal matogrossense existe um corredor de montanhas de topos planos formado há milhões de anos: a Província Serrana. Num pequeno trecho desta serra, entre os municípios de Porto...
  • Parques nacionais do Brasil - (Parques, Florestas e Reservas naturais do Brasil.)

    O Brasil possui, atualmente, 73 parques nacionais, uma das categorias de unidades de conservação de proteção integral da natureza definidas na Lei do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da...
  • Livros de Turismo - Biblioteca Digital

    Biblioteca digital Livros de Turismo - Blog de TurismoBiblioteca digital (também conhecida como biblioteca online, biblioteca eletrônica, ou mediateca, é a biblioteca constituída por documentos...
  • Glossário de Termos TURISMÓLOGO

    Você tem dúvidas sobre o significado de algum termo da área do turismo? Então consulte o nosso glossário!Glossário de Termos AcadêmicoGlossário de Termos AcessibilidadeGlossário de Termos Alfabeto...
  • Conceitos e Definiçoes do Turismo - Blog Ciência do Turismo

    Para padronizar o uso de alguns dos termos e melhorar o entendimento sobre todos os processos, disponibilizamos este post com os Conceitos e Definições mais relevantes no turismo. Continue a leitura...
  • Turismo - Filmes para inspirar sua próxima viagem. dica da Equipe Ciências turismo

     Os filmes sempre nos inspiram e nos influenciam, até porque a vida imita a arte. Quando se trata de viagem, a vontade de fazer as malas e sair correndo é ainda maior, porque além de um bom...
  • Saudação de boas-vindas em diferentes idiomas ao Blog Ciência do Turismo

     Seja muito bem-vindo ao nosso local de trabalho! Que suas experiências profissionais sejam tão produtivas quanto a aventura e qualidade de vida que terá aqui conosco. No Blog disponibilizaremos...
  • Contado Ciência do Turismo

     Se você deseja entrar em contato com o Blog Ciência do Turismo para sugestões de pauta, propostas comerciais e quaisquer outros assuntos relacionados ao site. Fique à vontade, a casa é...
  • Grupo no WhatsApp - CIÊNCIA DO TURISMO BLOG ( código QR)

     Bem-vindo ao Blog Ciência do Turismo!O Ciência do TurismoBlog é um espaço para promover discussões, disseminar conhecimento e compartilhar um pouco mais da experiência dos nossos colaboradores,...
  • Bem-vindo ao Blog Ciência do Turismo! Quem somos...

     Bem-vindo ao Blog Ciência do Turismo!Guiados pelo objetivo em comum de disseminar o conhecimento, especialmente no contexto universitário, a fim de transcender os limites epistêmicos e...
  • Florianópolis - Beleza singular Brasileira. Turismo Santa Catarina Br

    Florianópolis é a capital do estado brasileiro de Santa Catarina, na região Sul do país. O município é composto pela ilha principal, a ilha de Santa Catarina, a parte continental e algumas pequenas...
  • Parque Nacional do Superagui - Turismo em Guaraqueçaba PR

    Localizado no litoral paranaense, o Parque Nacional do Superagui protege belíssimas paisagens de restinga, manguezal e floresta, emolduradas ao longe pelas montanhas da Serra do Mar, de um lado, e...
  • O que é Circuito turístico? - Estudo do Turismo (Circuitos Turísticos)

    Os Circuitos Turísticos são entidades sem fins lucrativos que caracterizam a política pública de Regionalização do Turismo. Cabe aos Circuitos Turísticos o papel de articular as entidades públicas,...
  • Comitê Global de Crise da OMT discute reativação do turismo mundial

    Governo Federal participa, de forma online e presencial, da 113ª Reunião do Conselho Executivo da OMT. O Ministério do Turismo e a Embratur participaram, nesta segunda e terça-feira (18 e 19.01), da...
  • Parque Nacional do Iguaçu - Turismo em Foz do Iguaçu PR

    Criado em 1939 e dirigido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o Parque Nacional do Iguaçu recebe anualmente mais de 1 milhão de visitantes de vários lugares do...
  • MTur estuda criação da primeira Escola Nacional de Turismo em Alagoas

    A convite da prefeitura de Maceió, comitiva da Pasta esteve na capital alagoana para discutir o formato e a operacionalização do empreendimento. A primeira Escola de Turismo do Brasil deve ser...
  • Parque Nacional Viruá - Turismo em Caracaraí RR

    O Parque Nacional do Viruá foi criado em 29 de abril de 1998, em atendimento a compromissos assumidos pelo Brasil na Convenção da Diversidade Biológica. Localizado no município de Caracaraí,...
  • Políticas Públicas em Turismo - O papel do setor público no desenvolvimento turístico.

    O turismo é um setor bastante amplo e multidisciplinar, por isso necessita de ações que visem a seu desenvolvimento coerente e adequado, por vez, almejado intrinsecamente de um planejamento perspicaz...
  • Trabalho de Campo - Estudo do Turismo ensino/aprendizagem/produção do conhecimento.

    Relacionar os temas estudados em sala com o que ocorre fora dela é algo que deve estar no radar de todos os professores. Entre as formas de realizar essa tarefa, uma das mais consagradas é o trabalho...
  • Brasil - Índice de atividades turísticas cresce 7,6% em novembro, aponta IBGE

    Alta na movimentação econômica do setor é registrada pelo sétimo mês consecutivo no país. Nove das 12 unidades da Federação onde o índice é investigado apresentaram alta. O índice de...
  • Fundamentos do Lazer - A relação entre turismo e lazer

    O lazer é um dos fatores ma1s constantes que tem influenciado no desenvolvimento social da humanidade. O Lazer, que vem do latim ‘licere’ – ser lícito, ser permitido -, é normalmente definido como...
  • MTur lança cartilha com os principais programas e benefícios ofertados pela Pasta

    Documento digital tem o objetivo de ampliar o acesso às informações e a adesão dos prestadores de serviços turísticos. A fim de facilitar o acesso e o entendimento dos prestadores de serviços...
  • Parque Nacional Restinga de Jurubatiba - Turismo em Macaé RJ

    O Parque Nacional da Restinga da Jurubatiba (ou PARNA de Jurubatiba) é o primeiro Parque Nacional no Brasil a compreender exclusivamente o ecossistema de restinga, o menos representado no Sistema...
  • Turismo de Negócios - Vantagens e orientações

    O turismo de negócios pode ser considerado um conceito relativamente novo. Afinal, há alguns anos, quem viajava a negócios não era considerado um turista. Entretanto, para as indústrias de hotelaria,...
  • Governo recebe propostas para concessão de parques do Sul com investimentos de R$ 260 milhões

    O Governo Federal abriu, nesta segunda-feira (11.01), seis propostas de empresas interessadas na concessão dos Parques Nacionais de Aparados da Serra (RS) e Serra Geral (SC). Com um lance mínimo de...
  • Destinos Turísticos Esportivos Brasileiros - Turismo Esportivo

    Esportivo - Turismo de EsporteO Brasil é repleto de paisagens lindas, diversas, com cultura e culinária própria nos quatro cantos do país. Aqueles que se consideram mais radicais e destemidos podem...
  • Parque Nacional do Itatiaia - Turismo em Itatiaia RJ

    O Parque Nacional do Itatiaia faz parte da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, reconhecida pela UNESCO, e também está classificado pelo Ministério do Meio Ambiente como área de prioridade...
  • Turismo Esportivo: Renda, Educação e Lazer

    Analisar o homem e seus movimentos seja pelo lado de deslocamento como pela realização de atividades físicas, em qualquer circunstância pode ser um instigante e expressivo exercício na busca pela...
  • Turismo e Gestão Ambiental - Ações "socialmente justas, economicamente viáveis e ecologicamente corretas".

    A proteção do meio ambiente tornou-se um dos grandes desafios atualmente para todos os setores, e a atividade turística por ser uma prestadora de serviços, geradora de impactos positivos quanto...
  • A potencialidade do Brasil em turismo de natureza - “Nenhum país do mundo tem o potencial que o Brasil tem de crescimento”

     “Nenhum país do mundo tem o potencial que o Brasil tem de crescimento”, reforça ministro do Turismo. Em entrevista à jornalista Leda Nagle, Gilson Machado destacou a abundância de destinos de...
  • Ministério do Turismo e UFT vão ofertar capacitação para Guias de Turismo em atrativos culturais

    Ministério do Turismo e a Universidade Federal do Tocantins vão ofertar capacitação gratuita para Guias de Turismo que atuam nos 10 estados das regiões Norte e Centro-Oeste do país e no Distrito...
  • Parque Nacional do Alto Cariri - Turismo em Guaratinga

    O Parque Nacional do Alto Cariri é um parque nacional brasileiro, localizado na Bahia, e criado em 11 de junho de 2010. Possui cerca de 19.264 hectares, protegendo remanescentes de Mata Atlântica da...
  • Estudo do turismo - Abordagens básicas

    Uma preocupação bastante atual é a problemática que envolve as variáveis ambiente e sociedade. A idealização de qualquer projeto seja de construir hotéis, resorts, até mesmo projetos de abordagem...
  • Floresta Nacional do Aripuanã - Turismo no Mato Grosso

    A floresta está no bioma amazônico. Possui grande riqueza biológica, com pelo menos três espécies de primatas e duas de aves descobertas na década anterior à sua criação. A vegetação é principalmente...
  • Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba PARNA - Turismo no Piauí PI

    O Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaiba preserva uma rica fauna dentro de extensa região, ainda remota do nosso país. É uma das maiores e mais conservadas extensões de cerrado do Brasil, três...
  • Parque Nacional Grande Sertão Veredas "O Oásis do Sertão" - Turismo em Chapada Gaúcha

    O Parque Nacional Grande Sertão Veredas tem uma área de 230.854,42 hectares. O Parque foi criado em maio de 2004, e o nome é uma homenagem a uma das mais importantes obras literárias brasileiras, o...
  • Parque Nacional de Ilha Grande - Turismo no Paraná e Mato Grosso do Sul

    O Parque Nacional de Ilha Grande é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral à natureza. Seu território abrange as Ilhas Grande, Peruzzi, do Pavão e Bandeirantes, no rio Paraná,...
  • Formula Hubbart - Seu hotel gera lucro? Gestão Hoteleira

    A Fórmula de Hubbart possui uma abordagem que permite ser utilizada no cálculo da tarifa média de quartos em empresas hoteleiras. É considerada uma abordagem de baixo para cima para preços de quartos...
  • Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim - Turismo em Governador Celso Ramos SC

    A lha de Anhatomirim está situada na baía norte da ilha de Santa Catarina e pertence ao município de Governador Celso Ramos, no litoral do estado de Santa Catarina, no Brasil. Nela está localizada a...
  • Parque Nacional da Serra das Confusões PARNA - Turismo no Piauí

    O Parque Nacional da Serra das Confusões PARNA é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral à natureza localizada na região sudoeste do estado do Piauí. O território do parque...
  • Parque Nacional da Serra das Lontras - Turismo na Bahia

    O Parque Nacional da Serra das Lontras é um parque nacional (PARNA) brasileiro, localizado no estado da Bahia, e criado em 11 de junho de 2010. Possui cerca de 11.343,69 hectares protegendo...
  • Trem turístico centenário volta a ligar cidades históricas no litoral paranaense

    Após 3 décadas sem operar, atração retoma as atividades adotando todos os protocolos de biossegurança. Trem Caiçara é a locomotiva a vapor mais antiga em operação regular no país. Crédito: Divulgação...
  • Nova low cost entra com pedido para operar voos regionais no Brasil

    Nella Linhas Aéreas pretende atuar em regiões não alcançadas pela malha tradicional e deve começar a voar no primeiro semestre de 2021. A companhia Nella Linhas Aérea busca, junto à ANAC, iniciar...
  • Cesar Ritz é considerado pai da hotelaria moderna - O "REI" dos hoteleiros

    Na história da moderna hospitalidade e gestão hoteleira, ninguém se igualou a César Ritz. De um começo pouco promissor, Ritz alcançou o topo da indústria hoteleira e depois a transformou. Introduziu...
  • Código Numérico IATA, Código ICAO e País de Origem - Lista de companhias aéreas em atividade

    Esta é uma lista de companhias aéreas em atividade, incluindo seu código IATA.Os indicativos são códigos usados ​​pelas companhias aéreas para identificação em comunicações de rádio, horários,...
  • O que é milha de viagem - Quanto vale uma milha em reais - Turismo

     Milhas aéreas: o que são?- Milha é o nome que as companhias aéreas dão à pontuação gerada por seus programas de fidelidade, que foram criados para estreitar o relacionamento entre as empresas e...
  • Segmentação do Turismo Náutico - Subsegmentação por Tipo - Turismo Fluvial, Turismo em Represas, Turismo Lacustre, Turismo Marítimo

    O mistério das águas oceânicas (motivação de muitos turistas na escolha desse tipo de viagem), a complexidade do mercado, a qualidade no atendimento visando sempre a excelência, a ludicidade a bordo...
  • Ministério do Turismo vai ofertar capacitação para guias turísticos " Guia de Turismo"

    Qualificação é voltada para guias regionais e tem como foco atrativos culturais e naturais de todas as regiões do país. São mais de 21.600 guias regionais em todo o país que atuam no receptivo e...
  • Parque Nacional da Lagoa do Peixe - Turismo no Rio Grande do Sul

    O Parque Nacional (Parna) da Lagoa do Peixe foi criado em 1986 com o objetivo de proteger as espécies de aves migratórias e as amostras dos ecossistemas litorâneos do Rio Grande do Sul, que deles...
  • Parque Nacional da Furna Feia (Parna)- Turismo no Rio Grande do Norte

    O Parque Nacional da Furna Feia é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral da natureza localizada no Rio Grande do Norte, na Mesorregião do Oeste Potiguar e Microrregião de...
  • Parque Ecológico Capitólio - Cascata Eco Parque - Turismo em Minas Gerais

    Capitólio é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Se tornou um importante destino turístico de Minas Gerais, muito procurado nos últimos anos por conta de suas belas cachoeiras e rios de...
  • Turismo Étnico - Desenvolvido a partir do enaltecimento da cultura

    O turista que o pratica é um indivíduo que busca conhecimentos relacionados ao legado cultural do homem em diferentes épocas e manifestações. Assim sendo, o turismo étnico é uma subdivisão do turismo...
  • Sítio Arqueológico Pedra do Ingá - Turismo em Paraíba

    Itacoatiaras do Rio Ingá (PB) A Pedra de Ingá é um monumento arqueológico, identificado como "itacoatiara", constituído por um terreno rochoso que possui inscrições rupestres entalhadas na rocha,...
  • Parque Estadual do Ibitipoca - Turismo em Minas Gerais

    Um dos parques mais visitados de Minas Gerais, o Parque Estadual do Ibitipoca (PEIb) recebe milhares de turistas anualmente que buscam conhecer o encanto de suas cachoeiras, trilhas, picos, piscinas...
  • Sabores de Norte a Sul para fazer Turismo Gastronômico no Brasil - O prazer de comer bem

    Associar o deleite gastronômico com a possibilidade de conhecer outros lugares e culturas acabou resultando numa fórmula tão bem sucedida que deu origem a um novo segmento do mercado turístico...
  • São Paulo se destaca, por ser um dos maiores centros de saúde do mundo

    Ao longo das últimas décadas o mundo passou por diversas transformações, dentre as quais se destacaram as de cunho social, econômico e tecnológico. O fenômeno de globalização, que se consolidou como...
  • Com novo formato, rally Sertões 2020 foca no social e adia expedições

    Largada será em Mogi Guaçu (SP) no próximo sábado (31.10) e chegada em Barreirinhas (MA), no dia 07.11 - Por causa da pandemia de coronavírus, o Sertões 2020, o maior rally das Américas, traz...
  • Termos Técnicos do meio Turístico - Dicionário de Turismo - 3T oficial

    Dicionário de Turismo. Termos Técnicos do meio Turístico. 3T oficialConceito Definições Siglas & Tipologias.Aplicações em Gestão de Turismo.Autor: Luis Falcão.Nº de...
  • Aqui tem Quilombo: passeio virtual pela Cidade Baixa

    Originalmente previsto para ocorrer no 1° Semestre de 2020, como parte integrante das comemorações da Virada Sustentável, o roteiro "Aqui tem quilombo" agora está reformulado. Propomos um passeio...
  • Destinos de Pesca Esportiva - Principais pontos de pesca esportiva no Brasil

    O turismo de pesca vem sendo importante no cenário do turismo nacional (Brasil), pois além de movimentar a economia, tem trazido benefícios como o estímulo à pesca esportiva (pesque e solte) e a...
  • Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque - Turismo no Amapá

    O Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque (PNMT) é uma Unidade de Conservação (UC) brasileira de proteção integral da natureza localizada nos estados do Amapá e do Pará, com território distribuído...
  • Turismo antirracista na prática: conheça a iniciativa que resgata a história afro-brasileira

    Enraizado em nossa cultura e sociedade, ainda que mais da metade da população seja representada por negros e negras, o racismo está aí. Velado, muitas vezes ignorado. Mas basta você se colocar no...
  • Por economia e menos burocracia, Ministério do Turismo digitaliza mais de 40 serviços

    Em todo o setor público federal, mil serviços ficaram mais acessíveis à população de forma on-lineEm um esforço de facilitar a consulta e de popularizar o acesso on-line, o Ministério do Turismo já...
  • Parceria entre MTur e Organização das Cooperativas Brasileiras visa ampliação da rede do Fungetur

    Com o foco na atração e credenciamento de novas cooperativas de crédito junto ao Ministério do Turismo, OCB lança cartilha online com informações sobre o FundoCom o objetivo de ampliar a participação...
  • Experiência brasileira de turismo sustentável é reconhecida pelo G20

    Pousada Uacari, do Amazonas, é um dos destaques de iniciativas modelo para o desenvolvimento comunitário inclusivo por meio do turismo. Cinco bangalôs que flutuam sobre as águas do rio Solimões no...
  • VII Jornada de Estudos Turísticos UERN - Conectando saberes e realidades do turismo em tempos da Covid-19

    Entre os dias 18, 19 e 20 de novembro de 2020 será realizada a VII Jornada de Estudos Turísticos, com o tema: "Conectando saberes e realidades do turismo em tempos da Covid-19” organizada pelo...
  • MTur vai criar TV Turismo para qualificar e capacitar profissionais do setor

    Canal irá possibilitar o desenvolvimento da carreira de profissionais, além de aprimorar a oferta de serviços e o atendimento a turistas no país. Ideia é capacitar profissionais do Turismo com cursos...
  • “A regulamentação dos turismólogos está na pauta”, diz secretário

     Durante o Abav Collab, William França pontuou medidas do MTur e reforçou o papel da profissão para a retomadaDurante evento virtual, MTur ouviu o pleito de turismólogos e garantiu que está...
  • Brasil terá portal de investimentos em turismo até o final do ano, afirma Ministério do Turismo

    Em live na ABAV Collab, secretário de Atração de Investimentos, Parcerias e Concessões do MTur destacou as ações da Pasta para a retomada do setorO secretário Nacional de Atração de Investimentos,...
  • Grupos para whatsapp de viagens e turismo - Turismólogo, Guia de Turismo e Mochileiros. link 2020 / 2021

    Bem-vindo ao Blog Ciência do Turismo!O Ciência do Turismo Blog é um espaço para promover discussões, disseminar conhecimento e compartilhar um pouco mais da experiência dos nossos colaboradores,...
  • FRASES DE TURISMO E AFINS - LIVRO 2.280 Frases de Turismo.

    LIVRO: FRASES DE TURISMO E AFINS - Frases de Turismo."Uma viagem entre as frases" LINKBem-vindo a "Frases de Turismo e Afins", uma jornada literária única que revela a essência poética de cada...
Previous Next