A obra, parada há 12 anos, está prestes a ser concluída. Com 97% de execução e R$ 2 milhões investidos pelo Ministério do Turismo, o primeiro centro municipal de eventos de Ouro Preto, em Minas Gerais, está prestes a ser concluído. Com isso, várias atrações - culturais, de lazer e de negócios - antes realizadas no Centro Histórico da cidade, passarão a contar com um local de fácil acesso e próprio para esses tipos de eventos.
Primeiro centro municipal de eventos de Ouro Preto está prestes a ser concluído. Crédito: Ane Souz/PMOP
Segundo a Secretaria Municipal de Turismo de Ouro Preto, a expectativa é de realizar parte das atrações turísticas do aniversário da cidade, celebrado em 8 de julho, e o Festival de Inverno já no novo espaço. A obra estava parada há 12 anos e chegou a ser depredada por falta de fiscalização. No local, funcionava a antiga fábrica de tecidos do município, originada em 8 de fevereiro de 1887. O local realizava a fiação e tecelagem de algodão e é, até hoje, uma importante marca histórica da comunidade.
Para o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, a obra, além de possibilitar o aumento da oferta turística na cidade, valorizou a memória dos moradores da cidade com a preservação do patrimônio cultural, onde trabalharam milhares de descendentes das famílias que hoje vivem em Ouro Preto.
“A realização de grandes eventos no local vai permitir o crescimento do fluxo de turistas na região e a geração de emprego à comunidade. É mais um empreendimento que será entregue pelo Ministério em prol do desenvolvimento local de todas as regiões do país”, destaca o ministro.
POTENCIAL TURÍSTICO - Conhecida por ser uma das cinco principais cidades históricas de Minas Gerais, Ouro Preto foi o primeiro sítio brasileiro considerado Patrimônio Mundial pela Unesco, título que recebeu em 1980.
A cidade é um dos 158 municípios que integram as 30 rotas contempladas pelo Programa Investe Turismo, que tem por objetivo acelerar o desenvolvimento local, além de incrementar a oferta turística das regiões.
Apesar de ter a maior parte do intenso fluxo turístico focado na arquitetura e importância histórica, o município possui um rico e variado ecossistema em seu entorno, com cachoeiras, trilhas seculares e uma enorme área de mata nativa, protegida com a criação dos parques estaduais.
Por Cecília Melo
Fonte: turismo.gov.br
0 comentários:
Postar um comentário