sábado, 7 de dezembro de 2019

Armação dos Búzios - Turismo península de Búzios Rj



Búzios é mais do que uma cidade, composta por um resort de praia na península com vinte praias e mais de 200 lugares para ficar, de todas as categorias. Armação dos Búzios, ou apenas Búzios, como é popularmente conhecido, é um município da Microrregião dos Lagos, no estado do Rio de Janeiro, no Brasil. Faz divisa a oeste com Cabo Frio, município do qual se tornou autônomo em 1995. Localiza-se a cerca de 173 quilômetros do centro da capital do estado.

É uma península com oito quilômetros de extensão e 23 praias, recebendo de um lado correntes marítimas do Equador e do outro correntes marítimas do polo sul, o que faz com que tenha praias tanto de águas mornas quanto de águas geladas. Entre as principais praias, destacam-se Geribá, Tucuns, João Fernandes, Ferradura, Ferradurinha, Marina, Armação, Manguinhos, Tartaruga, Ossos, Brava e Olho-de-Boi, esta última reservada para a prática do naturismo. Armação dos Búzios, com seus ventos fortes, é ideal para a prática de iatismo e voo livre. É uma cidade que abriga diversas culturas, com um grande número de estrangeiros. A temperatura média anual é de 24 °C e tem o índice pluviométrico mais baixo do estado de Rio de Janeiro: cerca de 750 milímetros anuais apenas.

Turismo

Desenvolvimento do turismo em Búzios. A origem do turismo na região remete aos anos de 1940 e 1950, quando Búzios era apenas uma pacata aldeia de pescadores. No início, os turistas alugavam casas de pescadores. Aos poucos, o pacato vilarejo foi se transformando, à medida que ia sendo "descoberto" pelas elites do Rio de Janeiro e São Paulo. Surgiram as primeiras casas de veraneio, concentradas, até a década de 1960, nas praias de Manguinhos e do atual Centro (praias do Canto e Armação). Esses veranistas recebiam em suas casas amigos ilustres, incluindo políticos e artistas, muitos deles estrangeiros. Com isso, a fama do lugar foi crescendo entre pessoas de classe alta de diversos países. A silhueta topográfica de Búzios e suas praias paradisíacas encantavam os visitantes, que voltavam a seus países contando da energia e dos encantos dessa península. A fama de Búzios foi atraindo estrangeiros, particularmente argentinos e franceses, que lá se instalaram e abriram diversos negócios. Mas, até 1973, a aldeia ainda se ligava a Cabo Frio por meio de uma estreita estrada de terra, que, nos tempos de chuva, era intransitável, impossibilitando a circulação do único ônibus diário.  A cidade possui um estilo arquitetônico próprio, as construções não podem ultrapassar dois andares. 

Em 2012, Búzios foi eleita por uma revista de turismo da Europa como o melhor destino de sol e praia do mundo. Possui praias com beleza incomparável e ainda oferece roteiros históricos, culturais e ecoturísticos.


Atrativos Turísticos

Praia da Armação (Búzios)
Imagem: Brigitte Bardot - Principal ponto turístico de Búzios, a Praia da Armação é um dos lugares mais agitados da cidade. A praia não é a melhor opção para banho (na verdade, nem se vê banhistas por lá), porém ela reúne boas atrações. A Praia da Armação é um ícone buziano, especialmente pela presença da escultura da atriz francesa Brigitte Bardot, que de tão apaixonada pela cidade, promoveu Búzios em suas viagens pelo mundo. Além dela, também estão representados em esculturas o presidente Juscelino Kubitschek e os pescadores locais, estes com uma linda escultura dentro do mar.

O que é mais gostoso dessa região é passear pela Orla Bardot, localizada na beira da Praia da Armação (continuação da Rua das Pedras). É um lugar gostoso para andar vagarosamente curtindo a brisa do mar, sentar num dos banquinhos e apreciar a vista. Em frente à praia, próximo à orla, situa-se a Ilha do Caboclo. Na praia localiza-se ainda o pier de onde saem barcos que realizam passeios turísticos.

Imagem: Monumento de bronze, escultura dos “Três Pescadores”, considerada pelo site Arts Interface como a mais bela e original do mundo.

História
A praia localiza-se no centro da localidade, e era antigamente frequentada apenas por pescadores. Entre 1728 e 1768, ali funcionou um entreposto ("armação") de caça às baleias. Enquanto que a praia da Armação era o local onde se localizava a armação baleeira propriamente dita (com reservatórios de óleo de baleia, administração, senzala, etc), a praia dos Ossos era o local onde o processamento das baleias era iniciado, separando-se a carne dos ossos dos animais. A Igreja de Sant'Anna, localizada numa colina entre as praias da Armação e dos Ossos, é a única edificação da época dos tempos da pesca da baleia ainda de pé.


Praia Azeda
Sendo considerada uma das praias mais bonitas do Brasil, a Praia da Azeda leva esse nome por conta do tom verde-limão das suas águas límpidas. Contornada de costões rochosos e vegetação extensa, a praia é uma Área de Proteção Ambiental (APA) próximo ao centro da cidade.

A Praia é pequena, charmosa e com mar calmo e colorido. A Praia da Azeda está entre as mais procuradas pelos turistas. Como a faixa de areia é muito estreita, ela acaba se tornando uma das mais cheias de Búzios.

Se quiser ver a praia um pouco mais tranquila, invista em uma visita de dia de semana. A vizinha Praia da Azedinha, é dividida apenas por uma faixa de pedra, sendo que na Azedinha não há nenhuma construção para esconder o visual da mata.

De águas tranquilas e cristalinas, abrigada, boa para o mergulho. O seu acesso é feito a pé, a partir da Praia dos Ossos. Um casarão no estilo colonial faz desta praia o cartão postal de Búzios. Na sua continuação está a Praia Azedinha. Ambas estão dentro de um APA.


Praia Azedinha
Se a Praia da Azeda já é lindíssima, o que dizer da Praia da Azedinha? A pequena praia é vizinha à Azeda e apresenta faixa de areia mais curta e ambiente mais integrado com a natureza. As duas são separadas por um caminho de Pedra que serve de passagem para os visitantes que ficam em dúvida entre as duas.

A Praia da Azedinha tem mar extremamente calmo, muita sombra sob as árvores e um público disposto a simplesmente curtir, sem preocupação. Como o espaço físico da praia é bastante limitado, ela costuma ficar cheia muito rápido, especialmente nos finais de semana e alta temporada. Para fugir do grande público, procure visitar a Azedinha em dias de semana, quando há menos turistas.

Praia da Ferradura
Com formato similar de uma ferradura, a Praia da Ferradura é cercada por casas de veraneio e está localizada próximo ao centro de Búzios. Protegida de ventos fortes e correntes marítimas, as águas tranquilas da enseada fazem dali um lugar ideal para famílias com crianças pequenas e adeptos de esportes náuticos. Opções de lazer para todas as idades, tais como: banana boat, pedalinho, wind surf, esqui aquático e jet ski, há ainda uma escola de iatismo para quem deseja aprender a velejar.

A Praia da Ferradura localiza-se na cidade de Búzios, no estado brasileiro do Rio de Janeiro. Praia de Enseada Tranquila e águas frias. Com bares no canto esquerdo da praia. Como chegar: a praia é próxima ao centro e de fácil acesso, existindo a possibilidade de entrar tanto pelo lado direito quanto esquerdo, onde o último é mais disputado pela localização dos bares.

Praia da Ferradurinha
Se a Azedinha é vizinha da Azeda e João Fernandinho está do lado de João Fernandes, a Ferradurinha fica colada à Ferradura, certo? Errado. A Ferradurinha fica perto do canto esquerdo de Geribá. Só não se chama Geribazinho porque seu formato é mesmo de uma ferradura: um U desenhado a mão. Ela é pequena, e tem um tom de água incrivelmente azul.

A Praia da Ferradurinha está entre as mais belas de Búzios. Protegida por um grande paredão de rochas, a praia tem mar extremamente tranquilo. Um convite à prática de esportes como SUP e caiaque. A faixa de areia não é longa e, em dias de muito calor, a praia pode ficar lotada.  Ao visitar a praia, não deixe de subir no paredão de pedras. A vista para o outro lado do mar é maravilhosa, assim como o bater das ondas na rocha. É um belo cenário para fotografias! A Praia da Ferradurinha localiza-se na cidade de Búzios, no estado brasileiro do Rio de Janeiro.

Praia de Geribá
A praia de Geribá é uma das mais famosas praias do balneário de Búzios, no litoral do Estado do Rio de Janeiro. Seu nome vem da palmeira Jerivá, nativa da Mata Atlântica. Com dois quilômetros de extensão, Geribá é a mais frequentada praia de Búzios. Em sua orla destacam-se belas residências de veraneio, pousadas e bares. Cercada por rochas e lindas casas encravadas entre as pedras.

O centro da praia é o local querido pelos surfistas e praticantes de windsurf devido a formação de ondas e ao vento. Com areia fina e branca e mar agitado, é excelente para a prática do surf (com esquerdas e direitas quebrando em toda a sua extensão), bodyboard, futebol de areia, windsurf, vôlei de praia, wakeboard, vela e caminhada, tornando-se o ponto de encontro preferido dos jovens. É lugar de gente bonita e famosa, e uma das maiores da região. Tendo 2km de extensão de mar aberto.

Lá você encontrará uma excelente estrutura de pousadas, quiosques, vendedores ambulantes e o que mais você precisar para não se preocupar com a hora de ir embora.

Geribá fica distante cinco minutos de carro do centro de Búzios (em dia de tráfego normal) e divide as atenções dos turistas com as outras 22 praias da península que combina a simplicidade de uma antiga vila de pescadores com a sofisticação da arquitetura de casas, pousadas e restaurantes.


Praia dos Amores
Pequena, selvagem e com mar calmo, é indicada para quem busca um cenário quase deserto.  Uma praia linda, com águas esverdeadas em decorrência da vegetação que cobre os montes que a cercam. É preferida pelos casais que visitam a cidade.

Sem infraestrutura, é acessível pelo costão esquerdo da praia do Canto. Uma trilha leva a um mirante que descortina as praias dos Amores e da Armação.


Praia João Fernandes
A Praia de João Fernandes homenageia um português que defendia a costa de ataques de corsários e índios. Ela possui um formato de semicírculo e o local é cercado de pousadas, hotéis e condomínios de luxo. Do topo do mirante dá para ter visão panorâmica das águas calmas e mornas de um azul cristalino que são uma excelente escolha para banhistas, mergulhadores e quem deseja fazer passeios de caiaque ou escuna.

Como chegar: seguindo até o final da Estrada da Usina Velha, é uma das praias de mais fácil acesso de Búzios. João Fernandes é um bairro e praia do município brasileiro de Armação dos Búzios, no litoral do estado do Rio de Janeiro.

Praia João Fernandinho
Pequenina – cem metros de extensão - e sossegada, a praia de águas calmas e cristalinas é acessível pelo canto direito da praia de João Fernandes pelas pedras ou por uma trilha com degraus pelo morro.

As atrações ficam por conta dos costões cobertos pela vegetação nativa que a envolvem, procurados para a prática de mergulho de snorkel e de caça submarina.

É ideal para mergulho e snorkeling. Há uma variada fauna e flora do entorno de suas formações rochosas. João Fernandinho atrai um publico que prefere mas tranqüilidade e é muito procurada por mergulhadores e nadadores. Também tem árvores exuberantes que oferecem boa sombra, e sendo bem protegida dos ventos, se torna o ideal para uma pausa tranquila. Quiosques rústicos oferecem bebidas geladas e cadeiras, enquanto as frondosas amendoeiras garantem a sombra.

Praia Rasa / Baía Formosa.
Estas 2 praias são a sequência uma da outra (praticamente uma praia só). Ela é a praia de boas vindas de Armação dos Búzios logo na entrada da península. Já no início desta estrada super charmosa e convidativa podemos ver uma vegetação de restinga e floresta de eucaliptos por quase toda sua extensão.Esta praia fica a alguns minutos do centro de Armação dos Búzios, e é palc o de várias competições de windsurf e kitesurf, por possuir ventos constantes típicos desta região do Rio de Janeiro. Ela se localiza-se no extremo lado esquerdo da Praia de Manguinhos.

A praia é uma das mais extensas de Armação dos Búzios, o que a torna ideal para praticar uma boa caminhada, corrida ou até mesmo hipismo além do clássico frescobol. Ela não possui em sua infraestrutura barracas como as praias “tradicionais” e mais famosas da cidade. Além disso, é banhada por águas mornas e calmas o que a torna perfeita para toda família e apesar de ter águas escuras, a praia não possui muita profundidade daí vem seu nome.


Praia Olho de Boi
A praia Olho de Boi é um paraíso bucólico protegido pelo alto das encostas, o nome lugar é oriundo de uma semente avermelhada de nome semelhante que é encontrada em abundância na região. A pequena faixa de areia da praia é reservada para naturistas, o local de difícil acesso fica escondido pelos paredões rochosos e atrai turistas que desejam experienciar o naturismo em Búzios.
No Brasil, a ideia de viver sem roupa é bastante antiga. Os indígenas, por exemplo, já andavam nus antes da chegada dos navegadores portugueses em 1500. 
O acesso é feito a pé pela Praia da Brava, após uns 20 minutos de caminhada. E, diferentemente de outras praias nudistas brasileiras, aqui não é obrigatório entrar sem roupa e também não existem restrições à entrada de homens desacompanhados.

Praia Brava
A Praia Brava é, como o próprio nome diz, um lugar de mar revolto, diferente da maioria das praias de Búzios. Seu nome se dá, como de imaginar, pelas ondas fortes que atraem surfistas até o local. É uma das praias mais belas e relaxantes de Búzios, especialmente por ficar afastada do agito. A bela paisagem do mirante na estrada que leva à Praia Brava já seria motivo suficiente para atrair os turistas até lá, mas ela vai muito além e oferece um mar maravilhoso, ambiente sempre tranquilo, areia vazia e dois dos mais elegantes bares à beira-mar da cidade.

Estrutura de alto nível para receber os visitantes, com alguns condomínios de luxo e beach clubs presentes ao longo da região – até algumas celebridades costumam dar as caras por lá. Para chegar à Praia Brava, basta seguir até a Rua da Praia, onde estacionam os carros que vão para o local. O acesso é praticamente dentro da Praia Brava e há apenas uma pequena descida de terra até a faixa de areia. Nada complicado. Os carros ficam estacionados na rua de acesso e outras adjacentes.  


Saiba Mais visitando o site buziosonline.com.br um dos melhores meios de comunicação e informação  de Turismo na península de Búzios Rj

Atrações

A visita de Brigitte Bardot
Estátua em bronze de Brigitte Bardot, em Búzios - Em 1964, a Búzios, então distrito de Cabo Frio, recebeu uma das mais famosas atrizes de cinema da época, a francesa Brigitte Bardot (BB, como era chamada), com seu namorado Bob Zaguri, um marroquino que vivia no Brasil. Os dois se hospedaram na casa do russo André Mouriaev, então representante da Organização das Nações Unidas no Rio de Janeiro. Depois disso, a atriz retornou e passou o Natal hospedada na casa da família do cônsul argentino Ramon Avellaneda, na Rua das Pedras, depois transformada na tradicional Pousada do Sol, ponto turístico da cidade. Naquele momento, a imprensa mundial dirigiu sua atenção para a isolada vila de pescadores, acompanhando todos os passos de Bardot através de um informante lá instalado. O impacto foi tamanho que até hoje são feitas referências a BB em qualquer ponto da cidade, na divulgação turística e na vida local.

Mirantes

Mirante de João Fernandes - Localizados em pontos estratégicos, os mirantes de Búzios descortinam paisagens privilegiadas da península. De fácil acesso, o Mirante de João Fernandes fica próximo à praia de mesmo nome e apresenta parte das praias. Já o Mirante do Forno (entre as praias Brava e do Forno), mais alto que o de João Fernandes, oferece vista panorâmica.

Vista surpreendente de Búzios, a partir de uma das formações montanhosas que habitam a cidade, este mirante localizado no alto de uma montanha, possui uma vista excelente de algumas praias da península, com um visual deslumbrante do pôr do sol. Local de fácil acesso, através da praia de João Fernandes, é ótimo para se tirar fotos e merece uma visita!

Mirante do Forno
Localizado entre as praias Brava e do Forno, mais alto que o de João Fernandes, oferece vista panorâmica da cidade, com magnífica paisagem, o acesso é fácil e é um local muito procurado pelos turistas. Outros Mirante da Brava e a Ponta da Lagoinha.

Igreja De Sant'Anna
Tombada pelo patrimônio histórico, a Igreja de Sant'Ana é um dos cartões-postais da cidade. Com arquitetura do século XVI, é a primeira referência cristã da cidade. A vista para a Praia dos Ossos que se tem de lá é linda.

Lenda
Diz uma lenda que a imagem de Santa Ana foi encontrada no mar por pescadores, e que a partir desse dia não faltou mais pesca para a população.[4]. Também diz-se que, durante a construção da capela, a imagem da santa mudava milagrosamente de posição, virando-se em direção ao mar durante a noite, o que fez que a capela fosse definitivamente construída voltada para o mar.

Gastronomia

A cidade de Armação dos Búzios tem mais de 280 estabelecimentos gastronômicos, incluindo restaurantes e bares. Obviamente, por ser uma cidade litorânea, os frutos do mar são destaque, mas devido ao clima cosmopolita da cidade aliado ao alto fluxo de turistas que chegam a bordo de cruzeiros, a cidade possui restaurantes italianos, franceses, orientais, além de outras nacionalidades. A oferta gastronômica da cidade vai desde pequenos estabelecimentos de pescadores até restaurantes de grandes resorts de luxo.

Grelhada, gratinada, na paella, no risoto, na salada ou combinada com massas, a lagosta é a estrela do festival que acontece durante 10 dias em Búzios. No mês de Julho, é realizado o Festival Gastronômico de Búzios, onde muitos restaurantes oferecem seus pratos clássicos (ou alguns criados especialmente para o festival) com preços mais em conta e porções menores, permitindo ao público conhecer várias opções locais.

Entretenimento e Vida Noturna
As atividades comuns ao ar livre incluem snorkeling, mergulho, bronzeamento ou deitada ao sol e passeios de praia em táxi aquático ou buggies. Quanto às atividades de vida noturna, a Rua das Pedras é o lugar certo. Traduzido literalmente como "Stone Street", o caminho de paralelepípedos é o centro da vida da cidade, apresentando uma grande variedade de lojas, restaurantes, clubes, bares e galerias de arte.

Os restaurantes incluem o Chez Michou, o lugar mais movimentado para comer crepes em estilo francês e tomar caipirinhas na cidade; Satyricon especializado em frutos do mar; Pizzeria Capricciosa, localizada ao lado do Satyricon, mas especializada em comida italiana. Sollar, localizado no início da Orla Bardot, que apresenta o chef italiano Danio Braga. A vida noturna em Búzios é servida por clubes / bares como: The House of Rock and Roll, Privilège, Pacha, Anexo e Zapata. Em termos de o que vestir, as mulheres geralmente vestem sandálias planas devido à dificuldade de caminhar pelas ruas de paralelepípedos.

Em termos de compras, a Rua das Pedras é o lugar para você. Lá você encontra as melhores lojas do Rio, como Animale, Richards, Osklen, Oh Boy !, Maria Filó, Lacoste, Farm, Eclectic e Havainas. Para a moda praia, as melhores lojas são: Salinas, Lenny Niemeyer, Banco de Areia, Bum Bum e Água de Coco.

À noite: O final da tarde e a noite são momentos para curtir a Rua das Pedras e seus arredores, que costumam ficar cheios nos finais de semana e lotados na alta estação. O comércio fica aberto até mais tarde e bares e restaurantes varam a madrugada.

Boate Privilège - Com amplas pistas de dança, bares e até pizzaria e restaurante japonês. - Endereço: Orla Bardot 550 - Telefone: (22) 2620-8585.
Boate Pachá - Com capacidade para até 1000 pessoas, tem programação dedicada à musica eletrônica e traz DJs estrangeiros para comandar as pick-ups. - Endereço: Rua das Pedras, 151 - Centro - Telefone: (22) 2633-0592

Passeios em Armação dos Búzios Rj
Passeios de Escuna: Os passeios de barco e de escuna saem quase todos do centro de Búzios, mais precisamente no píer da Orla Bardot. Existem inúmeras opções, mas o passeio mais procurado é o que dura cerca de 3 horas e passa por dezenas de praias, com pelo menos dois pontos de mergulhos.

A escuna ou o barco seguem até as praias mais famosas e, em alguns casos, chegam até as ilhas da região. Vale a pena verificar o itinerário do seu passeio!

Os valores variam entre R$ 39 a R$ 70, por pessoa, na baixa temporada.

Passeios de Catamarã
Búzios tem uma vista exclusiva: águas de tom azul convivem em harmonia com o Verde da Mata Atlântica, e são um prato cheio para os esportes náuticos.

Passeio de barco - A empresa Tour Shop oferece passeios de catamarã nas águas tranquilas da região. O roteiro inclui as praias de Manguinhos e a Ilha Rasa, com paradas para nadar.

São três saídas diárias, às 9:00h, 12:30h e 15:30h, com três horas de duração.
Endereço: Orla Bardot, 550 - Centro
Telefone: (22) 2623-4733.

Mergulho - Uma fauna marinha privilegiada, em meio a águas cristalinas, fazem de Búzios um verdadeiro ""aquário vivo"". A cidade tem vários operadores de mergulho que levam você direto ao encontro deste mundo submarino.

Trilhas e Cachoeiras
Búzios é uma cidade repleta de natureza, não apenas na área da praia. Para os mais aventureiros, é possível realizar trilhas que vão desde as mais leves até as mais intensas, que necessitam de um preparo físico melhor.

Para fazer as trilhas que desembocam em cachoeiras, é importante ir até uma empresa de guia turístico ou buscar informações nos balcões que ficam no centro da cidade. O passeio guiado costuma durar ao menos metade do dia e custar cerca de R$ 40.

Radical Parque Búzios
O espaço de 12.000m² chama a atenção de quem passa pela Estrada da Usina por conta da estrutura ao ar livre. É impossível não notar o paredão de escalada, a tirolesa, o trampolim e a grande movimentação de pessoas de noite.

No Radical Parque tem Pista de Kart, Mini Buggy, Minikart, Bungee Trampolim, Tirolesa, Cine 6D, Escalada, WaterBall, Paintball, Boliche, Arvorismo, Tiro ao Alvo, Aquaboat, Cama Elástica e diversos Games!

 Paintball,, Boliche, Jogos eletrônicos, Arvorismo, Cama elástica, Mini kart (para crianças pequenas), Tirolesa, Cine 6D, Escalada, Minibuggy, Bungee Trampolim, Waterball, Tiro ao alvo e Aquaboat . E dentro desse super diversificado leque de opções, tem atividades para todas as idades, inclusive adultos e crianças pequenas, o que garante a diversão da família toda.

O Radical Parque tem um horário perfeito para uma cidade como Búzios: funciona das 18h à meia-noite. 


Aspectos naturais
O município de Armação dos Búzios localizase na costa leste do estado do Rio de Janeiro e está totalmente incluído no Centro de Diversidade Vegetal de Cabo Frio. É caracterizado por uma grande variação de fisionomias vegetais, com campos, florestas e restingas, relacionadas à sua fisiografia e ao clima da região. Abriga ainda uma das poucas populações naturais de paubrasil (Caesalpinia echinata Lam.) da Região de Cabo Frio  e uma grande riqueza de espécies, quando comparada com restingas da costa sudeste.

Ecoturismo - Cercada por colinas e montanhas de exuberante vegetação, Búzios é um local onde seguramente você ainda pode desfrutar da natureza. Na Reserva das Emerências, você encontrará a mais pura vegetação de Mata Atlântica, com plantas exóticas, bromélias e até os últimos micos-leões-dourados da região.

Na Reserva de Tauá, confira as mais de 300 espécies de borboletas e 60 tipos de aves. Búzios agora tem em seu território duas APAS - Áreas de Proteção Ambiental. Visando a preservação da Natureza, a Praia Azeda foi recentemente contemplada com esse status e toda sua região só poderá conter no máximo 3% de área construída. A APA Pau Brasil abrange uma extensa área, que vai desde a Praia de Tucuns, em Búzios, até Cabo Frio. A área é a maior e mais importante reserva de pau-brasil em território fluminense.

Relevo e clima
Localizada numa Península no oceano atlântico que divide as correntes marítimas que por ali passam, onde a parte sul (ou direita da península) da mesma possui águas frias provenientes da corrente fria das Malvinas, e a Parte Norte (ou a parte esquerda da península) possui águas mais amenas pois recebe a influência da corrente quente do Brasil. Por estar numa região dispersora de ventos, Búzios possui uma vegetação rasteira semelhante a da caatinga (com árvores baixas, gramíneas e cactos) associadas à vegetação de restinga sempre presentes no litoral do Brasil.

O clima da cidade é tropical tipo (Aw) com verões quentes e úmidos e invernos amenos e mais secos que fora da Região dos Lagos, pois as rajadas de vento dispersam a maioria das nuvens e frentes frias para o interior do estado. Búzios conta com dias quentes, atenuados pelos ventos constantes procedentes do Oceano Atlântico, mas sua temperatura no verão raramente passa dos 34 °C. As noites são amenas e não tão abafadas como na capital do estado, pois são atenuadas pelos intensos e duradouros ventos da chamada "Região Dispersora de Ventos", local este onde jaz toda a Região dos Lagos Fluminense. O mês mais quente é o mês de fevereiro com média de 25 °C e o mês mais frio é o mês de setembro com média de 19,5 °C. O mês mais seco é o mês de agosto com apenas 37 mm de precipitação e o mais chuvoso é dezembro com aproximadamente 130 mm de chuva.

Fauna e flora
Ainda pouco conhecido pelos turistas, o Mangue de Pedras, na Praia da Gorda, no bairro da Rasa, em Armação dos Búzios, é um recanto paradisíaco a ser conhecido, mas sempre de forma consciente para preservar o ecossistema local. Abençoado pela natureza, é o destino ideal para quem foge das praias mais badaladas. Sendo um dos três mangues de pedras que existem no mundo, tem uma reserva ecológica muito importante, com vegetações típicas deste tipo de espaço, e é um berçário natural de várias espécies de plantas e animais.

Apesar de ser da família dos manguezais, um mangue de pedras tem algumas especificidades e devem receber ainda maior atenção. Marcados por dois diferenciais, o primeiro é a água de chuva que se infiltra no solo, percola o morro e aflora nas areias da praia, onde se mistura à água salgada, assim produz água salobra, que é responsável pela existência deste ecossistema. Em segundo, está a ausência da vegetação conhecida por Mangue Vermelho ou Rhizophora Mangle. “A explicação mais plausível para esta característica é pelo fato da árvore possuir sementes grandes e estas não conseguirem se manter fixas entre a faixa de terra, assim, são arrastadas novamente para o mar. Apenas as espécies Mangue Branco – Laguncularia Racemosa, e Mangue Preto – Avicennia Schaueriana, conseguem se manter enterradas, pois são sementes pequenas”

A fauna deste tipo de manguezal, de acordo com estudiosos, abriga em torno de duas mil espécies, entre animais e vegetais, constituindo-se em uma zona de grande diversidade de organismos que vão, desde diatomáceas e protozoárias, até bivalves, caranguejos, répteis, aves e mamíferos. Com isso, esse ecossistema se estabelece de grande notoriedade ecológica, uma vez que contribui para o equilíbrio da cadeia alimentar dos ecossistemas marinhos. 

Histórico
Por volta do ano 1000, a população autóctone da região expulsa para o interior do continente pelos povos tupis procedentes da Amazônia. No século XVI, quando chegaram os primeiros exploradores europeus à região, a área ainda era ocupada por um desse povos tupis: os tupinambás, também chamados tamoios, que praticavam a pesca, a caça e o cultivo de mandioca. Mantiveram estreitas relações com corsários e contrabandistas franceses, que frequentavam a localidade para comprar pau-brasil (Caesalpinia echinata), pimenta e outros produtos nativos.

A Praia de Caravelas ganhou este nome porque ali Américo Vespúcio teria aportado, em 1503. Os franceses contrabandeavam pau-brasil com ajuda dos tupinambás e, ao contrário dos portugueses, não demonstravam ambição colonial, mas apenas o desejo de comerciar. Em 1555, Villegaignon veio fundar a França Antártica, que durou 20 anos - até que os portugueses reuniram um exército que, em 1575, derrotou os franceses e massacrou 10.000 índios, dizimando os tupinambás. Em 1617, os portugueses, aliados aos goitacás, expulsaram definitivamente os franceses da península e exterminaram os tupinambás. Proibiram a pesca em todo o litoral, de Campos a Maricá, para que a região não pudesse se sustentar de forma independente. João Fernandes, que hoje dá nome a uma praia, teria sido condenado, em 1679, a morrer no tronco, apenas pelo crime de pescar nas águas de Búzios.

Em meados do século XVII, Armação dos Búzios era uma pequena vila de pescadores, com cerca de vinte casas. Invadida por franceses e ingleses, tornou-se base de piratas, ponto de tráfico de pau-brasil e de desembarque de escravos africanos. Na Praia de Manguinhos, pode-se apreciar o cais de pedra feito pelos escravos. Mais tarde, os franceses foram novamente expulsos pelos portugueses, após sangrentas disputas que igualmente dizimaram a população indígena.

O litoral entre Campos e Maricá foi destinado à lavoura e à pecuária, e começou o desembarque de negros africanos para as fazendas. Em 1740, Brás de Pina montou, na península, uma armação de baleias que durou 50 anos. Quando um navio carregado de escravos escapou de um naufrágio, em 1743, esse negociante, atribuindo o milagre a santa Ana, mandou erguer uma capela na colina entre as praias da Armação e dos Ossos.

Com a proibição do tráfico de escravos em águas brasileiras, em 1850, o desembarque clandestino floresceu. José Gonçalves, o maior traficante da região, continuou a fazer fortuna nesse deplorável comércio humano, levando a marinha inglesa a desembarcar fuzileiros navais em Búzios. Após a abolição da escravatura, em 1888, os ex-escravos fundaram uma povoação na Rasa, onde já existia um poderoso quilombo.

No fim do século, durante a guerra dos corsos, o navio Vingadores, de bandeira corsa argentina, bombardeou a costa de Búzios, como mostra o óleo sobre tela no Museu Histórico Marítimo de Armação dos Búzios, situado na Rua das Pedras. Entre o final do século XIX e o início do século XX, Búzios começou a receber imigrantes portugueses que se uniram ao grupo de pescadores locais, ensinando-lhes novas técnicas de pesca. Nesse século, foi também criada a armação dos peixes de Búzios (uma estrutura para capturar peixes), que acabou por dar origem ao nome do balneário: Armação dos Búzios.

Também se caçavam baleias para a extração de seu óleo, que era usado tanto para a iluminação da cidade do Rio de Janeiro quanto para exportação. Os ossos dos animais capturados eram enterrados numa praia situada ao lado da Praia da Armação e que, por isso, acabou por ser chamada Praia dos Ossos - uma das mais famosas praias de Búzios, atualmente. Tempos depois, a área foi destinada à lavoura e criação de gado, tendo sido proibida a pesca nesse trecho do litoral. Terminada a proibição, a economia local permaneceu por longo período baseada na pesca e na agricultura de pequena escala, até meados do século XX.

Na década de 1930, o alemão Eugene Honold comprou terras em toda a península e começou a produzir e exportar bananas. Mas um incêndio destruiu a plantação, e Honold deixou a cidade. Nos anos 1950, seus herdeiros fundaram a Companhia Odeon, e o lugar começou a desenvolver um turismo seletivo, preservando a antiga arquitetura.

Em 1964, Brigitte Bardot refugiou-se em Búzios, e a fama de Búzios como um lugar paradisíaco correu o mundo. A partir daí, o turismo começaria a se constituir como a mais importante atividade econômica da região.

Acessos
Com a inauguração da Ponte Costa e Silva, em 1973, que atravessa a Baía da Guanabara, ligando o Rio de Janeiro e Niterói, e a construção da Estrada José Bento Ribeiro Dantas, que dá acesso à área da península, foi impulsionada ainda mais a procura por Búzios para veraneio e turismo.


Localização
Link Google Maps

Como chegar
De avião - Não existem vôos para Búzios, portanto o acesso à cidade se dá por carro ou ônibus. Se você vem de um lugar distante, o melhor a fazer é tomar um vôo para a cidade do Rio de Janeiro (que fica a 137Km de distância) e de lá dirigir-se à Búzios


Fonte:
http://buzios.rj.gov.br/
https://en.wikipedia.org/wiki/Arma%C3%A7%C3%A3o_dos_B%C3%
https://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_de_Sant%27Anna_(Arma%C3%A7%C3%A3o_dos_B%C3%BAzios)

0 comentários:

Postar um comentário

Viajar é trocar a roupa da alma. (Mário Quintana)

Ciência do Turismo

. Resultado de imagem para viagens

. Resultado de imagem para turismo rio grande do sul

.

. Resultado de imagem para turismo fotos

Visitantes por País

História do Turismo: Conscientização Turismo

Páginas + Visitadas - Última semana

Compartilhe essa ideia!

O Ciência do Turismo Blog é um espaço para promover discussões, disseminar conhecimento e compartilhar um pouco mais da experiência dos nossos colaboradores, também é uma forma de atualizar os nossos visitantes sobre as novidades do Turismo.

Compartilhe essa ideia!
Para entrar em contato comigo, mande e-mail para cienciadoturismo@gmail.com ou deixe recado aqui no blog. Estamos sempre abertos a novas parcerias e dispostos a ajudar nossos leitores.