A apenas 32 km do centro de Palmas existe um lugarzinho aconchegante, de gente hospitaleira, cheio de cachoeiras de águas frias, que tem atraído a cada dia mais pessoas: o distrito de Taquaruçu. O nome indígena significa Taboca Grande e foi dado originalmente ao rio que banha a região. É um dos povoados mais antigos do Tocantins, onde havia grande quantidade de propriedades rurais e surgiu a partir de um ponto de parada de tropeiros que faziam o trajeto entre Porto Nacional (cidade a 60 km de Palmas, tida como o berço histórico do Tocantins) e outros municípios.
Para muitos moradores de Palmas, Taquaruçu é uma espécie de refúgio, para onde vão em busca de recarregar as energias. Mas o lugar também é perfeito para quem quer adrenalina. São 82 cachoeiras catalogadas, paredões, grutas, córregos e mirantes, num local onde o turista pode praticar atividades como rapel, tirolesa, trilhas - tanto a pé quanto de bicicleta - e se refrescar nas águas.
Atrativo turístico
Entre os principais atrativos, estão a Cachoeira da Roncadeira - com 70 metros de altura; a Cachoeira Escorrega Macaco, a Cachoeira do Evilson, Cachoeira do Vale do Vai Quem Quer, Cachoeira de Taquaruçu, Cachoeira do Sambaiba, Cachoeira Raizana, Cachoeira Pequena, Cachoeira Rappel, Cachoeira Caverna, Corredeira Rio São João e o Balneário Natureza.
Cachoeira da Roncadeira
Com 70 metros de altura, a queda forma um pequeno lago de água fria e revigorante. A Cachoeira da Roncadeira juntamente com a Cachoeira do Escorrega Macaco recebem cerca de 400 visitantes por dia em alta temporada.
Elas ficam em uma propriedade privada, que se encontra dentro de uma APA, por isso a visitação é controlada e é cobrada entrada.
Para chegar à cachoeira é preciso percorrer uma trilha, em meio à mata, de 1500 metros.
O visitante pode ainda aventurar-se e fazer rapel. O local possui estrutura simples, mas adequada, e sinalização.
Cachoeira do Escorrega Macaco
A Cachoeira do Escorrega Macaco juntamente com a Cachoeira da Roncadeira recebem cerca de 400 visitantes por dia em alta temporada.
A cachoeira fica em uma propriedade privada, que se encontra dentro de uma APA, por isso a visitação é controlada e é cobrada entrada.
Para chegar à cachoeira é preciso percorrer uma trilha, em meio à mata, de 1500 metros. O local possui estrutura simples, mas adequada, e sinalização.
A visita a cachoeira permite um banho refrescante e contato com a natureza.
Cachoeira do Vai quem Quer (volta quem pode)
Pedra do Pedro Paulo
A Pedra do Pedro Paulo permite que Taquaruçu seja vista do alto, a 800 metros. O local lembra um altar de pedra, no topo da Serra de Taquaruçu, a 600 m de altitude. Do mirante é possível ter uma visão panorâmica de todo o Vale.
O nome do atrativo homenageia um missionário evangélico, que na década de 1950 escalava a serra e aproveitava o altar natural de pedra para tocar saxofone.
O som da música ecoava por todo o vale e conquistou os moradores. A subida até ao topo exige preparo físico e dura cerca de 25 minutos.
Rapel na cachoeira do roncador
Rapel é uma actividade vertical praticada com uso de cordas e equipamentos adequados para a descida de paredões e vãos livres bem como outras edificações.
Pura adrenalina. É feito o trenamento antes da decida. que é monitorada por dois instrutores.
Preço; 70,00 R$ por Pessoa
Festival Gastronômico
O Festival Gastronômico de Taquaruçu vem se consolidando como um dos principais eventos gastronômicos da Região Norte.
Tem como foco a valorização dos ingredientes culinários locais e leva em conta a criatividade na elaboração dos pratos.
Os sabores da culinária tocantinense aliados às atrações musicais do circuito nacional atraem ao distrito milhares de pessoas que buscam, a cada edição, experimentar as iguarias concorrentes, além de prestigiar a música e o artesanato.
Feirinha de Artesanato da Serra
Criada com o propósito de expandir a economia solidária, a agricultura familiar e a arte-educação no distrito de Taquaruçu, a Feirinha da Serra é realizada nos finais de semana, a partir das 17 horas, na Praça Tarciso Machado. Além de barracas de artesanato, alimentação e produtos oriundos da agricultura familiar, a feira contempla apresentações de artistas locais e representa um espaço de resgate histórico da cultura, da arte e da culinária regionais.
Tirolesa Voo do Pontal
Emoção e adrenalina é o que você vai encontrar quando estiver descendo a tirolesa Voo do Pontal, um dos esportes de aventura oferecidos no distrito de Taquaruçu. É só voar pelo Vale do Sumidouro para experimentar uma sensação maravilhosa e emocionante, sem qualquer esforço físico e contemplar a natureza com uma visão única da paisagem serrana.
Inaugurada em 9 de abril de 2009, a tirolesa Voo do Pontal, localizada na Pousada Rural Pontal do Meio, a 2 km do centro de Taquaruçu, está entre as mais altas do país na categoria esporte vertical. A tirolesa é a maior da região norte, com 1.300 metros de extensão, a uma altitude de 380 metros.
O ponto de descida - plataforma de lançamento - fica no topo do Morro Pontal do Meio, na serra, e o acesso até esta plataforma é feito de carro, num percurso de 9 km, em estrada de chão e fica a cargo da equipe de apoio. Os equipamentos utilizados para a segurança dos turistas é capacete, cadeirinha, roldanas, mosquetões e cordeletes e todos equipamentos certificados pela UIAA – União Internacional dos Alpinistas Associados.
Casa do Artesão - Taquaruçu
A casa do artesão, foi inaugurada em 2002, pelo Instituto Ecológica em parceria com a prefeitura de Palmas, e é administrada pela associação dos artesão de Taquaruçu.
Foi construída com o intuito de promover à comunidade local o fortalecimento de seu desenvolvimento social e econômico, viabilizando oportunidades de capacitações, integrações, geração de renda, bem como atividades culturais, educacionais, e sociais.
Taquaruçu - TO
Taquaruçu é um dos principais santuários ecológicos do estado, o local possui mais de 80 cachoeiras para serem visitadas, além de feiras e eventos que acontecem todo ano no local como o festival gastronômico.
Para quem gosta de curtir a natureza e o meio ambiente, as trilhas que dão acesso as cachoeiras de Taquaruçu são lugares perfeitos que remetem a paz e a tranquilidade. Em Taquaruçu existem muitas opções de lazer, mais quem não curte muito aventura pode simplesmente sentar e apreciar as cachoeiras.
Lembrando também, que taquaruçu é rota de passagem e turismo para quem pretende conhecer o Jalapão.
Fonte:
http://taquarucutocantins.blogspot.com/
https://turismo.to.gov.br/regioes-turisticas/serras-e-lago-/principais-atrativos/taquarucu/festival-gastronomico/
0 comentários:
Postar um comentário