segunda-feira, 5 de agosto de 2019

Glossário de Termos Acadêmicos



Glossário de Termos Acadêmicos

Utilizados em redações, teses, dissertações e trabalhos acadêmicos



Glossário de (Termos Acadêmicos) 
-- ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ



ABSTRACT: (Termos Acadêmicos) É a tradução do resumo na língua vernácula para a língua inglesa, sendo, também, um elemento obrigatório. Sua configuração é a mesma do resumo em língua vernácula. É um breve resumo de um artigo de pesquisa, tese, revisão, conferência, proceeding ou qualquer análise aprofundada sobre um determinado assunto ou disciplina, e é frequentemente usado para ajudar o leitor a tomar conhecimento rapidamente do propósito do artigo. Quando utilizado, um abstract sempre aparece no início de um manuscrito, que actua como o ponto de entrada para qualquer artigo científico ou pedido de patente dado. Abstracção e serviços de indexação estão disponíveis para um número de disciplinas acadêmicas, visando a elaboração de um corpo de literatura para esse assunto particular.

AGRADECIMENTO: (Termos Acadêmicos) (opcional) Elemento opcional, destinado àqueles cujo auxílio foi fundamental para a concretização do trabalho. (apresenta-se sob a mesma configuração da dedicatória). manifestação de gratidão do autor da pesquisa às pessoas que colaboraram no seu trabalho. Deve ter a característica de ser curto e objetivo.

AMOSTRA: (Termos Acadêmicos) Parcela significativa do universo pesquisado ou de coleta de dados.

ANÁLISE: (Termos Acadêmicos) Trabalho de avaliação dos dados recolhidos. Sem ela não há relatório de pesquisa.

ANEXO: (Termos Acadêmicos) (opcional) Anexos são textos ou documentos não elaborados pelo autor. A identificação é feita por letras maiúsculas consecutivas, travessão e pelos respectivos títulos. Material de fontes diversas, que contribui para melhor esclarecer o texto do relatório de pesquisa.

APÊNDICE: (Termos Acadêmicos) (opcional) Apêndices são textos ou documentos elaborados pelo autor. A identificação é feita por letras maiúsculas consecutivas, travessão e pelos respectivos títulos (centralizados). A Apêndice é o mesmo que anexo, entretanto os materiais foram feitos pelo autor do trabalho.

APUD: (Termos Acadêmicos) É uma palavra latina que significa junto a, perto de, em. É empregada em referências bibliográficas para fazer uma citação indireta, ou seja, citar um trecho que não foi lido diretamente na obra original, mas citado por outro autor. A expressão latina “apud” significa “citado por”. Então, quando você fizer citação de um texto que não leu, mas que outro(a) autor(a) leu e citou, diz-se que a citação que você faz é intermediada por esse(a) outro(a) autor(a), ou seja, por quem você efetivamente leu.

ARTIGO: (Termos Acadêmicos) É um trabalho que apresenta os resultados obtidos a partir do estudo de um tema.

BIBLIOGRAFIA: (Termos Acadêmicos) Lista de obras utilizadas ou sugeridas pelo autor do trabalho de pesquisa. É um termo generalizado para designar a listagem das fontes de consulta utilizadas na pesquisa de determinado tema para elaboração de um trabalho escrito.

CAPA: (Termos Acadêmicos) Protege o trabalho e deve constar o nome do autor, o título do trabalho e a instituição onde a pesquisa foi realizada.

CAPA DURA: (Termos Acadêmicos) (obrigatório) Conceito: a capa dura é um elemento obrigatório para os trabalhos de conclusão de curso das FIO. Ela é a parte que protege o trabalho e também deve trazer algumas informações, como as seguintes: Fundamentação: ABNT NBR 14724:2011 - item 3.6 e item 4.1.1 Conteúdo: a) « nome da instituição; » b) « nome do curso; » c) « nome do aluno; » d) « título; » e) « subtítulo (se houver); » f) « cidade da instituição, juntamente com o ano da entrega. ».

CAPÍTULO: (Termos Acadêmicos) Uma das partes da divisão do relatório de pesquisa. Lembrando que o primeiro capítulo será a Introdução e o último as Conclusões do autor. Entre eles o texto da pesquisa.

CIÊNCIA: (Termos Acadêmicos) Conjunto organizado de conhecimentos relativos a um determinado objeto conquistados através de métodos próprios de coleta de informação.

CITAÇÃO: (Termos Acadêmicos) Quando se transcreve ou se refere o que um outro autor escreveu.

CITAÇÕES: (Termos Acadêmicos) As citações são referências às informações extraídas de livros, filmes, periódicos, sites e outras fontes. Elas servem para esclarecer ou sustentar o assunto do texto.

COLETA DE DADOS: (Termos Acadêmicos) Fase da pesquisa em que se reúnem dados através de técnicas específicas.

CONSIDERAÇÕES FINAIS: (Termos Acadêmicos) Esta é a parte final da pesquisa, nesta seção, o autor deverá realizar uma síntese dos elementos constantes no texto do trabalho, unindo ideias e fechando as questões apresentadas na introdução do trabalho.

CONCLUSÃO: (Termos Acadêmicos) Parte final do trabalho onde o autor se coloca com liberdade científica, avaliando os resultados obtidos, propondo soluções e aplicações práticas.

CONHECIMENTO CIENTÍFICO: (Termos Acadêmicos) Conhecimento racional, sistemático, exato e verificável da realidade. Sua origem está nos procedimentos de verificação baseados na metodologia científica.

CONHECIMENTO EMPÍRICO (ou conhecimento vulgar): (Termos Acadêmicos) Conhecimento obtido ao acaso, após inúmeras tentativas, ou seja, o conhecimento adquirido por meio de ações não planejadas.

CONHECIMENTO FILOSÓFICO: (Termos Acadêmicos) Fruto do raciocínio e da reflexão humana. É o conhecimento especulativo sobre fenômenos, gerando conceitos subjetivos. Busca dar sentido aos fenômenos gerais do universo, ultrapassando os limites formais da ciência.

CONHECIMENTO TEOLÓGICO: (Termos Acadêmicos) Conhecimento revelado pela fé divina ou crença religiosa. Não pode, por sua origem, ser confirmado ou negado. Depende da formação moral e das crenças de cada indivíduo.

CORPO DO TEXTO: (Termos Acadêmicos) Desenvolvimento do tema pesquisado, dividido em partes, capítulos ou itens, excluindo-se a Introdução e a Conclusão.

CRONOGRAMA: (Termos Acadêmicos) Planejamento das atividades da pesquisa, descrito na Metodologia, dentro de um espaço pré-determinado de tempo. Normalmente é demonstrado através de um gráfico.

DEDICATÓRIA: (Termos Acadêmicos) (opcional) É um elemento opcional, no qual o autor presta homenagem ou dedica seu trabalho a outras pessoas, como amigos, parentes etc. parte opcional que abre o trabalho homenageando afetivamente algum indivíduo, grupos de pessoas ou outras instâncias.

DEDUÇÃO: (Termos Acadêmicos) Conclusão baseada em algumas proposições ou resultados de experiências.

DISSERTAÇÃO: (Termos Acadêmicos) Após conduzir uma investigação a respeito de um tema, o autor deve fazer sua própria reflexão. É exigida como requisito para a conclusão do Mestrado.

ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS: (Termos Acadêmicos) Chama-se de pré-textuais aqueles que precedem o texto dos trabalhos acadêmicos, auxiliando sua apresentação, de acordo com padrões pré-estabelecidos. A preparação de um trabalho acadêmico, seja ele uma lição de casa, uma pesquisa encomendada por um professor, um artigo, uma monografia, uma dissertação ou uma tese, não pode prescindir de sua apresentação gráfica. O aspecto visual dos trabalhos apresentados, a estética e a correta utilização de capas, papel, impressão, margens, diagramação, espaçamento e numerações constituem elementos importantes para a avaliação do trabalho tanto quanto o conteúdo propriamente dito.

ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS: (Termos Acadêmicos) São elementos complementares ao trabalho que devem estar, como o próprio nome diz, após o texto. São elementos pós-textuais: referências, glossário, apêndices, anexos e índice.

ELEMENTOS TEXTUAIS: (Termos Acadêmicos) Parte inicial do texto, onde devem constar a delimitação do assunto tratado, objetivos da pesquisa e outros elementos necessários para situar o tema do trabalho. Parte principal do texto, que contém a exposição ordenada e pormenorizada do assunto. Introdução (Obrigatório); Desenvolvimento (Obrigatório); Conclusão (Obrigatório)

ENTREVISTA: (Termos Acadêmicos) Instrumento de pesquisa utilizado na fase de coleta de dados.

EPÍGRAFE: (Termos Acadêmicos) (opcional) Citação relacionada ao tema tratado, seguida da identificação do autor da citação. As epígrafes também podem constar nas folhas de abertura das sessões primárias.

ERRATA: (Termos Acadêmicos) (opcional) Este elemento é utilizado caso seja necessário corrigir algo errado no texto.

EXPERIMENTO: (Termos Acadêmicos) Situação provocada com o objetivo de observar a reação de determinado fenômeno.

FICHA CATALOGRÁFICA: (Termos Acadêmicos) (obrigatório) A ficha catalográfica deve vir impressa no verso da página de rosto do trabalho. Basta substituir os dados da ficha pelas informações de seu trabalho, respeitando as pontuações.

FICHAMENTO: (Termos Acadêmicos) Anotações de coletas de dados registradas em fichas para posterior consulta. É um método de registro e armazenamento de informações que, por meio de fichas, facilita o acesso a diversos conteúdos sobre o assunto a ser pesquisado. No fichamento, deve-se registrar a identificação completa da obra (nome, autor, editora, ano de publicação, local de publicação, edição), além de uma síntese (resumo) com os principais conteúdos ou temas do texto.

FOLHA DE APROVAÇÃO: (Termos Acadêmicos) (obrigatório) Elemento obrigatório, que deverá ser incluída na versão final, após a aprovação do trabalho pela banca examinadora.

FOLHA DE ROSTO: (Termos Acadêmicos) (obrigatório) Folha seguinte à capa e deve conter as mesmas informações contidas na Capa e as informações essenciais da origem do trabalho.

GÊNEROS ACADÊMICOS: (Termos Acadêmicos) São produzidos no ambiente das universidades e visam facilitar a comunicação entre alunos, professores e pesquisadores. Possuem diferentes propósitos: pesquisa científica, relatório de atividades de aula, resumo de obras e outros gêneros textuais.

GLOSSÁRIO: (Termos Acadêmicos) (opcional) Elemento opcional no qual são listados em ordem alfabética os termos e expressões específicas utilizadas no texto para facilitar a compreensão do leitor. Palavras de uso restrito ao trabalho de pesquisa ou pouco conhecidas pelo virtual leitor, acompanhadas de definição.

GRÁFICO: (Termos Acadêmicos) Representação gráfica das escalas quantitativas recolhidas durante o trabalho de pesquisa.

HIPÓTESE: (Termos Acadêmicos) Suposição de uma resposta para o problema formulado em realção ao tema. A Hipótese pode ser confirmada ou negada.

ÍNDICE: (Termos Acadêmicos) (opcional) Elemento opcional, no qual são listadas palavras ou frases segundo determinado critério, que remetem para informações contidas no texto, como identificação e localização de figuras, tabelas gráficos e quadros. lista de palavras ou frases que são ordenadas segundo um determinado critério, com indicação de sua localização no texto. É um elemento pós-textual, portanto, situa-se no final do trabalho (não confundir com sumário).

INDUÇÃO: (Termos Acadêmicos) Processo mental por intermédio do qual, partindo de dados particulares, suficientemente constatados, infere-se uma verdade geral ou universal, não contida nas partes examinadas. Instrumento de Pesquisa: material utilizado pelo pesquisador para colher dados para a pesquisa.

INTRODUÇÃO: (Termos Acadêmicos) (este tópico deve ser numerado por 1) Primeiro capítulo de um relatório de pesquisa, onde o pesquisador irá apresentar, em linhas gerais, o que o leitor encontrará no corpo do texto. Por isso, apesar do nome Introdução, é a última parte a ser escrita pelo autor. Para a monografia, é recomendável a inclusão da estrutura do trabalho.

JUSTIFICATIVA: (Termos Acadêmicos) Convencimento de que o trabalho de pesquisa é fundamental de ser efetivado. A justificativa consiste na apresentação, de forma clara e objetiva, das razões de ordem teórica ou prática que justificam a realização da pesquisa ou o tema proposto.

LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS: (Termos Acadêmicos) (opcional) Elemento opcional que apresenta, em ordem alfabética, as abreviaturas e siglas utilizadas no trabalho, seguidas das correspondentes palavras ou expressões, por extenso.

LISTA DE ILUSTRAÇÕES: (Termos Acadêmicos) (opcional) Elemento opcional, que apresenta uma lista de ilustrações, elaborada conforme a ordem que cada item é apresentado no texto. Cada ilustração deve ser designada por seu nome específico, travessão, título e respectivo número da folha ou página. Quando necessário, recomenda-se a elaboração de uma lista própria para cada tipo de ilustração (figuras, quadros, organogramas, plantas, fotografias, gráficos, fluxogramas e outros). Veja, a seguir, um exemplo de uma lista própria para figuras.

LISTA DE SÍMBOLOS: (Termos Acadêmicos) (opcional) Elemento opcional, no qual, os símbolos e seus respectivos significados são apresentados, de acordo com a ordem em que aparecem no texto.

LISTA DE TABELAS: (Termos Acadêmicos) (opcional) Elemento opcional que exibe a lista de tabelas, de acordo com a ordem apresentada no texto, seguidas dos números de suas respectivas páginas.

LOMBADA: (Termos Acadêmicos) (obrigatório) Conceito: consiste na parte da capa do trabalho que reúne as margens internas das folhas, sejam elas costuradas, grampeadas, coladas ou mantidas juntas de outra maneira. Fundamentação: ABNT NBR 15287:2004

MARGENS: (Termos Acadêmicos) As margens das páginas devem ser apresentadas, da seguinte maneira: a) « anverso: esquerda e superior de 3 cm, direita e inferior de 2 cm; » b) « verso: direita e superior de 3 cm, esquerda e inferior de 2 cm;

MATERIAL E MÉTODOS OU METODOLOGIA: (Termos Acadêmicos) (este tópico deve ser numerado por 3) A Metodologia é o tópico do projeto de pesquisa que abrange maior número de itens, pois responde às seguintes questões: Como? Com quê? Onde? Quanto?

MATERIAL PERMANENTE: (Termos Acadêmicos) Descrição de todo capital necessário para aquisição de materiais que têm duração contínua. São aqueles materiais que se deterioram com mais dificuldade como automóveis, materiais áudio-visuais (projetores, retroprojetores, máquinas fotográficas, filmadoras etc.), mesas, cadeiras, armários, geladeiras, computadores etc.

MATERIAL DE CONSUMO: (Termos Acadêmicos) Descrição de todo capital necessário para aquisição de materiais que têm duração limitada. São aqueles materiais que se deterioram como giz, filmes fotográficos, fitas de vídeo, gasolina, material de limpeza (sabão, detergentes, vassouras etc)

MÉTODO: (Termos Acadêmicos) A palavra método deriva do grego e quer dizer caminho. Método então, no nosso caso, é a ordenação de um conjunto de etapas a serem cumprias no estudo de uma ciência, na busca de uma verdade ou para se chegar a um determinado conhecimento.

METODOLOGIA: (Termos Acadêmicos) “methodo” Significa caminho; “logia” significa estudo. É o estudo dos caminhos a serem seguidos para se fazer ciência.

MONOGRAFIA: (Termos Acadêmicos) “mono” Significa um, “grafia” significa escrita, ou seja, escrito por um. É um estudo científico, com tratamento escrito individual, de um tema bem determinado e limitado, que venha contribuir com relevância à ciência. É a recapitulação de uma base bibliográfica estabelecida. Normalmente é exigida como trabalho de conclusão de cursos de graduação.

NOTAS DE RODAPÉ: (Termos Acadêmicos) As notas de rodapé são utilizadas quando é preciso explicar algo sem quebrar a ideia principal do parágrafo. As notas devem ser digitadas dentro das margens, utilizando fonte “Arial”, tamanho 10, espaço entrelinhas simples (1cm) e separadas por um traço. A numeração será crescente para todo o trabalho, não sendo reiniciada em cada capítulo.

OBJETIVOS: (Termos Acadêmicos) Determina o que o pesquisador quer atingir com a realização do trabalho de pesquisa. Objetivo é sinônimo de meta, fim. Os objetivos podem ser separados em Objetivos Gerais e Objetivos Específicos.

PAGINAÇÃO: (Termos Acadêmicos) A paginação do trabalho deve seguir as seguintes regras: a) « as páginas pré-textuais, a partir da folha de rosto, são contadas, mas não numeradas. Ou seja, os números destas páginas não devem ser impressos nas mesmas; » b) « a numeração deve ser impressa a partir da primeira folha da parte textual (Introdução), em algarismos arábicos; » c) « se o trabalho for digitado apenas no anverso da folha, a numeração deve vir no canto superior direito da página, a 2 cm da borda superior, ficando o último algarismo a 2 cm da borda direita da folha; »

PARÁFRASE: (Termos Acadêmicos) Citação de um texto, escrito por um outro autor, sem alterar as idéias originais. Ou, eu reproduzo, com minhas próprias palavras, as idéias desenvolvidas por um outro autor.

PESQUISA: (Termos Acadêmicos) Ação metódica para se buscar uma resposta; busca; investigação.

PÔSTER CIENTÍFICO: (Termos Acadêmicos) Reúne elementos verbais e não-verbais (texto e design). Muito utilizado em congressos científicos.

PREMISSAS: (Termos Acadêmicos) Proposições que vão servir de base para uma conclusão.

PROBLEMA: (Termos Acadêmicos) Marco referencial inicial de uma pesquisa. É a dúvida inicial que lança o pesquisador ao seu trabalho de pesquisa.

RECURSOS FINANCEIROS: (Termos Acadêmicos) Descrição minuciosa de todo o dinheiro necessário para a realização da pesquisa. Costuma ser dividido em Material Permanente, de Consumo e Pessoal.

REFERENCIAL TEÓRICO: (Termos Acadêmicos) (este tópico deve ser numerado por 2) Este item consiste em realizar uma revisão dos trabalhos já existentes sobre o tema abordado, que pode ser em livros, artigos, enciclopédias, monografias, teses, filmes, mídias eletrônicas e outros materiais cientificamente confiáveis. O referencial teórico permite verificar o estado do problema a ser pesquisado, sob o aspecto teórico e de outros estudos e pesquisas já realizados.

REFERÊNCIA: (Termos Acadêmicos) É o conjunto padronizado de elementos que identificam os documentos citados no trabalho. Deve-se indicar o(s) autor(es), pelo último sobrenome, em maiúsculas, seguido do(s) prenome(s) e outros sobrenomes, abreviado(s) ou não. Recomenda-se, tanto quanto possível, o mesmo padrão para abreviação de nomes e sobrenomes, usados na mesma lista de referências. Os nomes devem ser separados por ponto-e-vírgula, seguido de espaço. A monografia é finalizada com as referências utilizadas para a execução do mesmo, listando-as em ordem alfabética.

RELATÓRIO: (Termos Acadêmicos) É um documento técnico com o objetivo de auferir a produção científica do autor.

RESENHA: (Termos Acadêmicos) É uma descrição minuciosa de um livro, de um capítulo de um livro ou de parte deste livro, de um artigo, de uma apostila ou qualquer outro documento. Resenhar significa destacar as propriedades de um objeto, mencionar seus aspectos mais importantes, descrever as circunstâncias que o envolvem, sempre de acordo com uma intenção/finalidade previamente definida pelo resenhador.

RESENHA CRÍTICA: (Termos Acadêmicos) É um resumo comentado, uma apreciação crítica sobre determinada obra/fato, ou seja, além de fazer o resumo, acrescenta-se uma avaliação, julgamento(s) de valor, apreciação, crítica. Quanto à extensão, as resenhas, por suas características especiais, não estão sujeitas a limite de palavras: você deverá verificar a finalidade do trabalho e o espaço em que ela será utilizada, pois se for, por exemplo, publicada em jornais/revistas, o periódico orienta sobre o número máximo de linhas.

RESENHA RESUMO: (Termos Acadêmicos) É um texto que sintetiza o objeto a ser resenhado, sem julgamento de valor, sem crítica ou apreciação do resenhador; trata-se de um texto informativo, descritivo, que apenas resume as informações básicas para conhecimento do leitor/ouvinte/assistente.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: (Termos Acadêmicos) (este tópico deve ser numerado por 4) Nesta parte, deverão ser apresentados, em forma de gráficos ou tabelas, os dados obtidos na pesquisa, demonstrando a importância dos mesmos e comparando-os com outros estudos já realizados.

RESUMO EM LÍNGUA ESTRANGEIRA - ABSTRACT: (Termos Acadêmicos) (obrigatório) É a tradução do resumo na língua vernácula para a língua inglesa, sendo, também, um elemento obrigatório. Sua configuração é a mesma do resumo em língua vernácula.

RESUMO NA LÍNGUA VERNÁCULA: (Termos Acadêmicos) (obrigatório) Elemento obrigatório que traz as informações essenciais acerca da monografia.

REVISÃO DE LITERATURA: (Termos Acadêmicos) Estudo crítico sobre o estado da arte no conhecimento em determinado tema de interesse, mostrando e discutindo as obras e autores essenciais sobre esse tema.

SUMÁRIO: (Termos Acadêmicos) (obrigatório) Conceito: o sumário é a enumeração das divisões, seções, capítulos e outras partes do trabalho, seguindo a mesma ordem e grafia em que a matéria nele se sucede. A construção do sumário é uma das últimas tarefas a serem feitas no trabalho. Enumeração das principais divisões, seções e demais partes do trabalho, na mesma ordem e grafia em que aparecem no texto. Normalmente é constituído pelo título do capítulo e a página a ele referente (não confundir com índice).

TÉCNICA: (Termos Acadêmicos) Forma mais segura e ágil para se cumprir algum tipo de atividade, utilizando-se de um instrumental apropriado.

TEORIA: (Termos Acadêmicos) Conjunto de princípios e definições que servem para dar organização lógica a aspectos selecionados da realidade empírica. As proposições de uma teoria são consideradas leis se já foram suficientemente comprovadas e hipóteses se constituem ainda problema de investigação.

TESE: (Termos Acadêmicos) É a apresentação de um avanço ou inovação em uma área do conhecimento científico. É necessária para a obtenção do Doutorado.

TÓPICO: (Termos Acadêmicos) Subdivisão do assunto ou do tema. É um esquema conceptual ou formal com certas fórmulas que se repetem praticamente sem variações. Pode-se falar de constantes temáticas ou temas universais que atravessam várias obras.

TÓPICO FRASAL: (Termos Acadêmicos) É a ideia central ou nuclear do parágrafo, ou seja, uma espécie de resumo do ponto a ser explorado no parágrafo que segue. Cada parágrafo tem um tópico frasal próprio, o que equivale a dizer que não se deve escrever parágrafos com mais de uma ideia nuclear.

TÓPICO GLOBAL: (Termos Acadêmicos) É um conjunto de páginas relacionadas entre si por um tema destacado no qual existem muitos constituintes dentro do âmbito do assunto a considerar.

UNIVERSO: (Termos Acadêmicos) Conjunto de fenômenos a serem trabalhados, definido como critério global da pesquisa.

APUD: (Termos Acadêmicos) Significa “citado por”. Nas citações é utilizada para informar que o que foi transcrito de uma obra de um determinado autor na verdade pertence a um outro. Ex.: (Napoleão apud Loi) ou seja, Napoleão “citado por” Loi

ET AL. (ET ALII):  et al. (et alii) (Termos Acadêmicos) Significa “e outros“. Utilizado quando a obra foi executada por muitos autores. Ex.: na obra escrita por Helena Schirm, Maria Cecília Rubinger de Ottoni e Rosana Velloso Montanari escreve-se: SCHIRM, Helena et al.

IBID OU IBDEM: ibid ou ibdem (Termos Acadêmicos) significa “na mesma obra“.

IDEM OU ID: idem ou id (Termos Acadêmicos) Significa “igual a anterior“.

IN: In (Termos Acadêmicos) Significa “em“.

IPSIS LITTERIS: ipsis litteris (Termos Acadêmicos) Significa “pelas mesmas letras“, “literalmente“. Utiliza-se para expressar que o texto foi transcrito com fidelidade, mesmo que possa parecer estranho ou esteja reconhecidamente escrita com erros de linguagem.

IPSIS VERBIS: ipsis verbis (Termos Acadêmicos) Significa “pelas mesmas palavras“, “textualmente“. Utiliza-se da mesma forma que ipsis litteris ou sic.

OPUS CITATUM OU OP.CIT.: opus citatum ou op.cit. (Termos Acadêmicos) significa “obra citada“

PASSIM: PASSIM (Termos Acadêmicos) significa “aqui e ali“. É utilizada quando a citação se repete em mais de um trecho da obra.

SIC: sic (Termos Acadêmicos) Significa “assim“. Utiliza-se da mesma forma que ipsis litteris ou ipsis verbis.

SUPRA: supra (Termos Acadêmicos) Significa “acima“, referindo-se a nota imediatamente anterior.

Fonte:
Normatização de Trabalhos Acadêmicos
http://fio.edu.br/manualtcc/co/Principal_%20web.html



Saiba Mais

Dicionário de Turismo - Termos Técnicos do meio Turístico

Conheça o dicionário de turismólogia que reúne aproximadamente seis mil conceitos e explicações de verbetes, termos e expressões, inclusive alguns em língua estrangeira já incorporados ao nosso vocabulário, usados em atividades com elevado grau de inter-relacionamento e integração, como é o caso do turismo, atividades turísticas, gastronômicas e hoteleiras. Tem por objetivo auxiliar estudantes e pessoas que desempenham trabalhos profissionais ligados a elaboração, análise e acompanhamento de projetos relacionados com estas áreas de conhecimento.

Conceitos Definições Siglas & Tipologias.
Aplicações em Gestão de Turismo - 2018.
Autor: Luis Falcão.
Nº de páginas: 1050.
Área de concentração: Pesquisa.
Google Drive.

Cortesia: Divulgação de download Blog Dicionário de Turismo

 Baixe o PDF Google Drive & Mega Drive.
Download PDFAtualizado em 27/09/2021
URL direta do Arquivo - Link




0 comentários:

Postar um comentário

Viajar é trocar a roupa da alma. (Mário Quintana)

Ciência do Turismo

. Resultado de imagem para viagens

. Resultado de imagem para turismo rio grande do sul

.

. Resultado de imagem para turismo fotos

Visitantes por País

História do Turismo: Conscientização Turismo

Páginas + Visitadas - Última semana

Compartilhe essa ideia!

O Ciência do Turismo Blog é um espaço para promover discussões, disseminar conhecimento e compartilhar um pouco mais da experiência dos nossos colaboradores, também é uma forma de atualizar os nossos visitantes sobre as novidades do Turismo.

Compartilhe essa ideia!
Para entrar em contato comigo, mande e-mail para cienciadoturismo@gmail.com ou deixe recado aqui no blog. Estamos sempre abertos a novas parcerias e dispostos a ajudar nossos leitores.