domingo, 30 de dezembro de 2018

CINE TUR E SUA INFLUÊNCIA - Roteiro turístico do filme Diários de Motocicleta. Trabalho de Pesquisa



CINE TUR E SUA INFLUÊNCIA
Roteiro turístico do filme Diários de motocicleta
Trabalho de Pesquisa. Objetivo: Identificar os pontos turísticos do filme ( Diários de Motocicleta )

    Os filmes sempre nos inspiram e nos influenciam, até porque a vida imita a arte. Quando se trata de viagem, a vontade de fazer as malas e sair correndo é ainda maior, porque além de um bom roteiro, os filmes nos mostram tudo aquilo que estamos perdendo pelo mundo afora. O roteiro é baseado principalmente no livro de mesmo nome de Guevara de literatura de viagem, com um contexto adicional fornecido pelo Traveling with Che Guevara: The Making of a Revolutionary por Alberto Granado.

Filme Diários de Motocicleta é baseado no livro de memórias homônimo escrito por Ernesto Guevara. O futuro "Che" Guevara, então um estudante de medicina de 23 anos de idade, e seu amigo Alberto Granado, bioquímico de 29 anos de idade, deixaram Buenos Aires, Argentina, em janeiro de 1952 em uma moto apelidada de "La Poderosa". Eles desejavam explorar a América do Sul que conheciam apenas por livros.

Ernesto Guevara (à direita) com Alberto Granado  (esquerda) a bordo de sua
 jangada "Mambo-Tango"  no rio Amazonas, em junho de 1952.

Antes do nascimento do revolucionário, antes de toda a luta que o tornaria uma. O livro é nada mais que o relato de um jovem descobrindo o mundo, em uma jornada de auto-descoberta. Algumas edições trazem fotos da jornada.

Confira a introdução do livro:

Ernesto Guevara (esquerda) segurando o guidão de sua
motocicleta de 500cc monocilíndrico Norton que usou
no início da  sua viagem pela América do Sul.

Este não é um conto de aventuras nem tampouco alguma espécie de “relato cínico”; pelo menos, não foi escrito para ser assim. É apenas um pedaço de duas vidas que correram paralelas por algum tempo, com aspirações em comum e com sonhos parecidos. Durante o transcorrer de nove meses, um homem pode pensar em muitas coisas, desde o mais alto conceito filosófico até o desejo mais abjeto por um prato de sopa – tudo de acordo com o estado de seu estômago. E se, ao mesmo tempo, esse homem for do tipo aventureiro, ele poderá viver experiências que talvez interessem às demais pessoas e seu relato casual se parecerá com este diário.


Alberto Granado e a motocicleta da jornada (2011). Ele serviu de consultor
para o longa de Walter Sales.
Veja a rota de Guevara e Granado:

Mapa da primeira viagem de Ernesto Guevara e Alberto Granado. 1952. Do ponto 26 à 27 correspondem à viagens de avião. 





Sinopse: O filme narra a expedição de 1952, inicialmente por moto, em toda a América do Sul por Che Guevara (Gael García Bernal) era um jovem estudante de Medicina que, em 1952, decide viajar pela América do Sul com seu amigo Alberto Granado (Rodrigo de la Serna). A viagem é realizada em uma moto. após 8 meses quando a moto quebra. Eles então passam a seguir viagem através de caronas e caminhadas, sempre conhecendo novos lugares.
Durante a viagem Ernesto Guevara e Alberto Granado percorrem:
Buenos Aires - Argentina,  Miramar - Argentina , Piedra del Águila - Argentina, San Martin de los Andes - Argentina, Lago Frías (Río Negro) - Argentina.
Temuco - Chile, Los Ángeles - Chile, Valparaíso - Chile, Deserto do Atacama - Chile.
Cuzco - Peru, Lima - Peru, Pucallpa - Peru, San Pablo - Peru.
Colômbia e Caracas - Venezuela.
A viagem vai de 4 de janeiro de 1952 a 26 de julho de 1952 e eles percorrem mais 12.425 km

Descritores: Baseado em Diários de Motocicleta de Che Guevara - Gênero: Drama biográfico Direção: Walter Salles - Tipologia turística: Turismo de aventura, Turismo cultural e Ecoturismo.



ROTEIRO TURÍSTICO DO FILME DIÁRIO DE MOTOCICLETA
O cinema é considerado uma importante ferramenta na promoção de destinos turísticos, influenciando na escolha dos destinos. Um exemplo é a Nova Zelândia, onde foi investido pesado na produção cinematográfica. Como por exemplo o mais bem-sucedido investimento audiovisual da história: a trilogia "O Senhor dos Anéis", que foi um "salto" para o turismo da região. Cada vez mais operadoras de turismo criam pacotes temáticos para um dos destinos mais belos do mundo. A partir daí, os filmes neozelandeses vão criando cada vez mais espaço, o que mantém e progride o turismo do local.
"A produção é sobre a viagem e livro de memórias escrito por Ernesto Guevara de 23 anos de idade, que mais tarde se tornaria conhecido internacionalmente como o icônico comandante guerrilheiro marxista e revolucionário Che Guevara." < fonte: Wikipédia >


ROTEIRO TURÍSTICO MACHU PICCHU - PERU
No filme “Diários de Motocicleta”, na cena em que é mostrado Machu Picchu, em quíshua significa “velha montanha”, também chamada “cidade perdida dos incas” é uma cidade pré-colombiana, localizada no topo de uma montanha, a 2400 metros de altitude, redescoberta em 1911. Patrimônio mundial da (UNESCO) Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura. Em 1865, no curso de suas viagens de exploração pelo Peru, o naturalista italiano Antonio Raimondi passou ao pé das ruínas sem sabê-lo e menciona o quão escassamente povoada era a região na época. Porém, tudo indica que foi por esses anos que a região começou a receber visitas por interesses distintos dos meramente científicos.

 


ROTEIRO TURÍSTICO CUZCO - PERU
Os muros da cidade de Cuzco são que atraem uma boa parte dos turistas, uma das suas atrações são as pedras de 12 ângulos, criadas pelos incas e cortadas dos mais diversos ângulos para encaixes perfeitos, vários estudos foram feitos para identificar as maneiras de como foram cortadas, estudiosos afirmam que eles usavam substâncias químicas para amolecer as pedras.
A igreja que possui bastantes visitações é a “Igreja da Companhia de Jesus”, uma das primeiras fundações feitas em 1571, pelo vice-rei Francisco Toleto, em sua construção participaram vários mestres, arquitetos, incluindo, o padre construtor e arquiteto Juan Ruiz.
Assim como as igrejas destacam-se pela civilização, as paredes de granito do palácio inca ainda resistem aos intempéries do tempo, bem como monumentos como o Korikancha, ou Templo do Sol. Para cultuar o Deus do sol foram feitas do mesmo molde, com a diferença que suas pedras foram polidas para que refletissem a luz durante o dia.



ROTEIRO TURÍSTICO MIRAMAR, PIEDRA DEL ÁGUILA, LAGO FRÍAS E VALPARAISO - ARGENTINA & CHILE
Miramar é uma cidade marítima turística situada no sudeste província de Buenos Aires Argentina. é conhecida como a Ciudad de los Niños y de las Bicicletas pois originalmente foi pensada para dar um espaço de veraneio às crianças e as famílias. No filme: Miramar era na verdade um resort só de branco muito exclusivo na década de 50.
Piedra del Águila está localizada na província do sudeste do território Neuquén, na Patagonia Argentina
Lago Frías (Río Negro) é um espelho de água de origem glacial localizado no Parque Nacional Nahuel Huapi, na província de Rio Negro, Argentina, No departamento Bariloche. Existe um serviço de barco que permite atravessar o lago. O serviço é o único meio de ligação entre Puerto Alegre e Porto Frias.
Valparaiso é uma grande cidade Chilena, porto e centro educacional. Sede do Congresso Nacional do Chile desde 1990. Conhecida pelos marinheiros internacionais como "Little San Francisco" e "A Joia do Pacífico". Em 2003, o bairro histórico de Valparaíso, foi declarado Patrimônio Histórico da Humanidade pela (UNESCO) Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura.



ROTEIRO TURÍSTICO BUENOS AIRES - ARGENTINA
      Buenos Aires é a capital e a maior cidade da Argentina. O centro histórico da cidade, formado principalmente pelos Bairros Montserrat e San Telmo é um dos principais ponto turístico. Na capital temos a Casa Rosada sede do Governo. Casa Rosada, assim chamada pela cor rosa. Abriga também o Museu da Casa do Governo, com material relacionado aos presidentes do país.

É importante acrescentar outro ponto relevante, A Avenida Corrientes, eixo da vida noturna e boêmia da cidade, Os 8 pontos mais prestigiados, Teatro Colon, Puerto Madero, Recoleta, Passeios particulares, Paseo del Rosedal, Praça Onze, Bosques de Palermo, Museu de Arte Latino Americana de Buenos Aires. No filme: Avenida Roque Sáenz Peña.



OBJETIVO
Este trabalho objetiva identificamos a Tipologia turística. No caso:
1. Turismo cultural: É a forma de conhecimento sobre a história e costumes de uma cidade ou um país.
2. Turismo de Aventura: É um dos segmentos de mercado turístico que promove a prática de atividades de aventura recreacionais em ambientes naturais ou até mesmo em espaços urbanos. Geralmente, quem adere a esse segmento, são pessoas que buscam emoções, riscos controlados e desafios como forma de lazer.
3. Ecoturismo: O turismo ecológico, também chamado de ecoturismo é voltado para apreciação da natureza, tanto a fauna quanto a flora, e, em especial, os locais onde ainda não existam sinais de intervenção urbana. Nesse caso, os visitantes têm como principal foco a observação local e uma grande preocupação de não deixar rastros ou prejudicar o meio ambiente. 


MATERIAL E MÉTODO

PRODUÇÃO AUDIOVISUAL 
Pesquisa realizado na observação do filme detalhando cenas presente referente o percurso realizado por Che Guevara (Gael García Bernal) Rodrigo De la Serna (Alberto Granado) no enfoque dos roteiros turísticos apresentados.
LIVRO DE MEMÓRIAS
Embasado no artigo do Wikipédia, a enciclopédia livre. referente a pesquisa escrita com narrativas e documentada de Diários de Motocicleta de Che Guevara

CONCLUSÕES - EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS 
Pode-se concluir que:
As experiências vivenciadas em viagens vão além de belas paisagens e boas recordações, elas são capazes de transformar pessoas e suas vidas. No filme, o sonho de Ernesto Guevara era promover a igualdade social e a “União dos Povos” na América Latina.

Por: Luis Falcão


Diários de Motocicleta (Filme completo, Português-LEG) HD - YouTube



0 comentários:

Postar um comentário

Viajar é trocar a roupa da alma. (Mário Quintana)

Ciência do Turismo

. Resultado de imagem para viagens

. Resultado de imagem para turismo rio grande do sul

.

. Resultado de imagem para turismo fotos

Visitantes por País

História do Turismo: Conscientização Turismo

Páginas + Visitadas - Última semana

Compartilhe essa ideia!

O Ciência do Turismo Blog é um espaço para promover discussões, disseminar conhecimento e compartilhar um pouco mais da experiência dos nossos colaboradores, também é uma forma de atualizar os nossos visitantes sobre as novidades do Turismo.

Compartilhe essa ideia!
Para entrar em contato comigo, mande e-mail para cienciadoturismo@gmail.com ou deixe recado aqui no blog. Estamos sempre abertos a novas parcerias e dispostos a ajudar nossos leitores.