Teatro Amazonas é um teatro brasileiro localizado no largo de São Sebastião, no centro de Manaus, capital do Amazonas, inaugurado em 1896 é a expressão mais significativa da riqueza de Manaus durante o ciclo da borracha. De estilo renascentista entorno de sua estrutura externa com os detalhes únicos na sua cúpula, tornou-se um dos mais conhecidos monumentos do Brasil e consequentemente, um símbolo dos mais proeminentes de Manaus. A Orquestra Filarmônica do Amazonas regularmente ensaia e apresenta dentro do teatro.
Histórico
A história do teatro inicia em 1881, quando o deputado provincial Antônio José Fernandes Junior, apresentou o projeto para a construção de uma casa de opera em alvenaria, na cidade de Manaus. A proposta foi aprovada pela Assembleia Provincial do Amazonas que iniciou as discussões sobre a construção do edifício. Manaus estava no auge do ciclo da borracha e era embalada pela riqueza provida da extração do látex amazônico, altamente valorizado pelas indústrias europeias e americanas. O projeto arquitetônico foi escolhido pelo Instituto Português de Engenharia e Arquitetura de Lisboa em 1883. No entanto, devido as discussões sobre o terreno para a construção e os custos do trabalho, foi iniciado em 1884 com a pedra fundamental.
Estilos arquitetônicos
Estilo arquitetônico do teatro é considerado tipicamente renascentista com detalhes ecléticos, suas telhas foram importadas da Alsácia, as paredes de aço de Glasgow, na Escócia e o mármore de Carrara nas escadas, estátuas e colunas, da Itália. A cúpula é coberta com 36.000 azulejos decorados, pintados nas cores da bandeira nacional do Brasil. A decoração interior veio da França no estilo Louis XV. Os 198 lustres do teatro foram importados da Itália, incluindo 32 com vidro de Murano.
Saiba Mais Link: wikipedia
O primeiro passo dos turistas que visitam o teatro é conhecê-lo por completo. A visita pode ser feita por conta própria, começando a partir da praça São Sebastião, local que descortina uma visão panorâmica do prédio centenário. As visitas guiadas são excelentes opções para aqueles que procuram mais informações. Os detalhes são esmiuciados em um passeio que dura cerca de 30 minutos. Os guias contam a história e contextualizam os objetos e a construção do prédio com o ciclo da borracha. Eles também relembram os principais espetáculos encenados nos palcos e os fatos curiosos sobre a história do teatro.
Observar a arquitetura interna do prédio é outro passatempo imperdível. A imponência da cúpula interna é impressionante. São 36 mil peças de cerâmica esmaltada, importadas da Europa para serem cravadas na redoma que concretizam a beleza do projeto do italiano Domenico de Angelis, responsável pela decoração interna. Após uma reforma na década de 1990, o Teatro Amazonas recebe espetáculos quase todos os dias, entre exibições gratuitas e obras de maior porte. Entre os nomes que já passaram por lá estão desde aa bailarina britânica Margot Fonteyn ao ex-Pink Floyd Roger Waters, passando pelo White Stripes, dupla de rock de Detroit.
Não deixe de observar a cúpula externa do teatro, com mais de 19 mil pequenos ladrilhos que fazem em seu desenho uma homenagem à República do Brasil, e o salão principal, com um teto exuberante.
O Teatro Amazonas foi um dos vencedores do prêmio Travelers’ Choice Atrações, sendo assim considerado um dos pontos turísticos mais bem avaliados do Brasil pelo TripAdvisor, o mais importante site de viagens do mundo.
( 92 3232-1768 ou 3622-1880 )
Calendario Manaus AM: Link
Secretaria cultural Amazonas AM : Facebook Link
Prefeitura Manaus AM: Link
Governo Amazonas AM: Link
Fontur: Link
Oferece serviço de City Tour: Amazonas Manaus 4 horas City Tour
Destaques da Atividade
Confortavelmente visitar Manaus com um guia experiência em um carro com ar condicionado
Visitar as atrações mais famosas de Manaus com explicações interessant sobre eles
Visite o Teatro Amazonas, Museu do Índio, Palácio Rio Negro e outros
Manaus Historic City Center Half-Day Walking Tour
Destaques da Atividade
Visite o Teatro Amazonas, principal atração de Manaus
Passeie pelo Peres Parque Jefferson
Folhear as barracas no Mercado Adolpho Lisboa
Este teatro fantástico é um símbolo extraordinário da riqueza e grandeza da era do ouro da produção de borracha.
Nomes alternativos Casa de Opera de Manaus
Teatro de Manaus; Tipo Teatro,Arquiteto Celestial Sacardim, Engenheiro Gabinete Português de Engenharia e Arquitetura. Construção 1882 (135 anos) Início da construção 1884 (133 anos) Fim da construção 1896 (121 anos), Inauguração 31 de dezembro de 1896 (120 anos) Restauro 1974 (43 anos)
Função inicial Teatro de ópera
Proprietário atual Secretaria de Estado da Cultura do Amazonas
Função atual Teatro de ópera / Atração turística
Centro de eventos, Monumento Histórico, Museu, Capacidade 701, Estilos arquitetónicos Exterior, Renascentista, Eclético, Interiores, Style Louis XV, Art nouveau
Dimensões; Altura 92 m, Número de andares 3
Património, Classificação nacional Patrimônio Histórico Nacional
Geografia, País Brasil, Cidade Manaus, AM
Localidade Avenida Eduardo Ribeiro, Centro, Coordenadas 3° 7' 49.1" S 60° 1' 24.3" O
Largo de São Sebastião
O Largo de São Sebastião com vista para o Teatro Amazonas e o Monumento à Abertura dos Portos à esquerda.
Praça de São Sebastião e o Teatro Amazonas, ao fundo. Manaus (AM). Crédito: Divulgação/MTur.
O Monumento à Abertura dos Portos às Nações Amigas[1] é um memorial brasileiro localizado no Largo de São Sebastião, diante do Teatro Amazonas, na cidade de Manaus.
Em 1867 foi inaugurado o primeiro memorial, mais simples e em formato de obelisco. O monumento atual foi erguido em 1899 e inaugurado em 1900, em comemoração pela liberação dos portos e rios da Amazônia às nações estrangeiras, em 1866.
0 comentários:
Postar um comentário