O turismo é uma atividade que pode ser uma alternativa para diversificar economias, gerar empregos e renda, promover a preservação ambiental e melhorar a qualidade de vida de localidades que têm potencial para tal. Entretanto, é fundamental que a comunidade receptora participe do processo de desenvolvimento turístico para que os seus benefícios não se limitem à poucos.
Na atividade turística é vital que se acompanhe constantemente a opinião dos consumidores e como eles estão percebendo os serviços turísticos. A formação de um produto não pode se basear em suposições. Investigar, analisar e por em prática o que os clientes percebem sobre o serviço/produto e avaliar se o que se quer oferecer está realmente sendo assimilado como conceito de valor agregado, é uma maneira de mantê-lo atual e alinhado com as necessidades destes consumidores.
Sob todos os setores da economia há, neste século, uma força que busca interação, dinamicidade e evolução tecnológica. O setor turístico é um dos que segue esta tendência.
O cenário atual é de um Estado menos dependente do setor agropecuário e que se volta
para a produção de bens e serviços com maior valor agregado. "Dentro de um meio tão rico em modificações, tão refratário a
velhas idéias preconcebidas, tanto no nível político como no social, o turismo vem tornando- se um dos meios de comunicar idéias e atitudes diferentes" Para Trigo (1995)
Atualmente 60 milhões de brasileiros consomem turismo e, segundo estudos oficiais, outros 70 milhões de pessoas podem ser inseridos no mercado.
“O Brasil é considerado o número um em atrativos naturais pelo Fórum Econômico Mundial. Temos um litoral de 8 mil quilômetros de extensão, uma cultura diversa e um mercado interno com potencial incrível”, Henrique Eduardo Alves.
0 comentários:
Postar um comentário