quarta-feira, 30 de novembro de 2022

Estação Ecológica da Serra das Araras | Parques do Brasil



Na borda norte do Pantanal matogrossense existe um corredor de montanhas de topos planos formado há milhões de anos: a Província Serrana. Num pequeno trecho desta serra, entre os municípios de Porto Estrela e Cáceres, no Mato Grosso, fica a Estação Ecológica da Serra das Araras. Criada em 1982, a estação protege uma área de quase 29 mil hectares.

O primeiro bloco apresenta a parte baixa da estação: um vale cercado por morros dos dois lados, por onde passa o Córrego Salobra, um afluente do Rio Paraguai. Nesta primeira parte conheceremos diferentes fisionomias do Cerrado e plantas como o babaçu, o berici, a marmelada-de-bola e a mangaba. Além de histórias de vários animais como: o macaco-prego, o queixada, o gato-mourisco, a paca, a onça-pintada e a onça-parda.

No segundo bloco, subiremos a serra para conhecer um imenso planalto com uma vegetação mais baixa do que no vale. Ali encontramos o urubu-rei e jaguatiricas. Em um dos lados da serra, uma enorme cachoeira, quase

seca nesta época. No outro lado da montanha, um ambiente único, composto por uma floresta densa e verde. Descendo mais um trecho do vale, foi possível fazer registros do cachorro-do-mato-vinagre. O bloco fecha com a chegada das chuvas. 

A série Parques do Brasil é realizada através de uma parceira entre a EBC, a Casa de Oswaldo Cruz/FIOCRUZ e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio.


Direção: Carlos Sanches

Roteiro: Carlos Sanches e Stephania de Azevedo

Imagens: Carlos Sanches e Luciana Alvarenga

Imagens aéreas: Luciana Alvarenga

Narração: Sidney Ferreira

Trilha Musical: Flavia Tygel

Edição e Finalização: Mauro Fernandes

Sonorização: Maurício Azevedo

Color Grading: Glauco Guigon (Yellow Bunker)

Coordenação do Projeto: Carlos Sanches (EBC), Luciana Alvarenga (COC-Fiocruz) e Marcia Muchagata (ICMBio)

Coordenação de Produção: João Borsani

A Unidade

O Parque Estadual da Serra das Araras é uma Unidade de Conservação criada pelo Decreto de número 39.400 de 21 de janeiro de 1998, com uma área de 11.136 hectares. Destaca-se pelos seus paredões, seus diversos ecossistemas considerados como de preservação permanente (veredas, matas ciliares, nascentes e topos de morros) e seus sítios geomorfológicos que funcionam como habitat e criadouro natural de espécies de araras ameaçadas de extinção (arara-vermelha e arara-canindé), que dão nome a serra

Missão e visão de futuro

Missão: Ser modelo em preservação e conservação da fauna e a flora, bem como os ecossistemas naturais.

Visão de Futuro: Proteger a Biodiversidade e os Recursos Naturais valorizando a Cultura local.


0 comentários:

Postar um comentário

Viajar é trocar a roupa da alma. (Mário Quintana)

Ciência do Turismo

. Resultado de imagem para viagens

. Resultado de imagem para turismo rio grande do sul

.

. Resultado de imagem para turismo fotos

Visitantes por País

História do Turismo: Conscientização Turismo

Páginas + Visitadas - Última semana

Compartilhe essa ideia!

O Ciência do Turismo Blog é um espaço para promover discussões, disseminar conhecimento e compartilhar um pouco mais da experiência dos nossos colaboradores, também é uma forma de atualizar os nossos visitantes sobre as novidades do Turismo.

Compartilhe essa ideia!
Para entrar em contato comigo, mande e-mail para cienciadoturismo@gmail.com ou deixe recado aqui no blog. Estamos sempre abertos a novas parcerias e dispostos a ajudar nossos leitores.