segunda-feira, 16 de novembro de 2020

Segmentação do Turismo Náutico - Subsegmentação por Tipo - Turismo Fluvial, Turismo em Represas, Turismo Lacustre, Turismo Marítimo



O mistério das águas oceânicas (motivação de muitos turistas na escolha desse tipo de viagem), a complexidade do mercado, a qualidade no atendimento visando sempre a excelência, a ludicidade a bordo e o fato do transporte não ser para o turismo, mas o turismo em si

Entende-se como náutica toda atividade de navegação desenvolvida em embarcações sob ou sobre águas, paradas ou com correntes, sejam fluviais, lacustres, marítimas, sejam oceânicas. A navegação, quando considerada como uma prática turística, caracteriza o segmento denominado Turismo Náutico (BRASIL. MINISTÉRIO DO TURISMO, 2008, p. 15). 

O Brasil possui um enorme potencial para o mercado de cruzeiros marítimos, devido aos seus recursos naturais, como clima, extensa área costeira (7.367 quilômetro de extensão segundo o Ministério do Turismo, 2008), exuberantes paisagens, o fator “sol e mar”, entre outros, além dos recursos culturais graças à sua diversidade étnica

Ao retratar o turismo náutico, é preciso levar em consideração a concepção de segmentação de mercado. Para Cobra (2001, p. 160) esta é “uma técnica utilizada para agrupar consumidores com comportamentos de compra semelhantes para, e a partir daí, realizar esforços concentrados e especializados em marketing sobre esse segmento”.

Voltada para a atividade turística, o Ministério a define como “uma forma de organizar o turismo para fins de planejamento, gestão e mercado” (BRASIL. MINISTÉRIO DO TURISMO, 2008, p. 9). 

O turismo náutico apresenta um “subsegmentação” com características muito particulares, como o turismo fluvial, lacustre, em represas e o turismo marítimo. Este último está sob maior influência dos cruzeiros marítimos, que se caracteriza como de longo curso, ou seja, realizados entre portos brasileiros e portos estrangeiros, de cabotagem, entendidos como aqueles realizados com origem e destino em portos brasileiros.

Segundo o Ministério do Turismo, em seu documento apresentado pela Secretaria Nacional de Políticas de Turismo (2008), o perfil dos turistas náuticos variam de acordo com o tipo de viagem e embarcação utilizada.

Cruzeiros: Geralmente operam em rotas marítimas procuradas pelos viajantes e turistas em seus períodos de férias. Os navios de cruzeiros oferecem entretenimento através de inúmeros atrativos, como cassinos, cinema, e teatro a bordo. Outro foco é na experiência gastronômica, abrangendo cardápios variados e de diferentes culturas, para abranger os passageiros de diferentes nacionalidades. Se diferencia do navio transatlântico pelo fato de que as rotas não são necessariamente fixas e tem como principal atração o entretenimento/turismo e não o transporte de passageiros, além de outros aspectos de engenharia naval.

Os maiores navios de cruzeiro atualmente podem transportar mais de 5000 passageiros em cabines/suites. Recém lançado em 2016 o navio Harmony of the Seas[5] é atualmente o maior navio cruzeiro do mundo com a capacidade de 5.479 passageiros e 2.394 tripulantes, pertencendo a Royal Caribbean International.

Além das estrelas e pontuação, os navios e, conseqüentemente suas companhias, são classificados ainda, de acordo com seus estilos e mercados a que se destinam, ou seja, Standard, Premium, Luxury e Exclusive. Os primeiros são os navios de companhias com preços mais acessíveis, considerados menos caros; os segundos são navios mais caros, mas que geralmente oferecem melhor culinária, melhores serviços e facilidades. O terceiro grupo, Premium, inclui os considerados navios de luxo, mais caros de todos e que oferecem as melhores facilidades, serviços e culinária, além de proporcionar a melhor experiência possível de viagem em um cruzeiro. No último grupo, Exclusive, estão os navios luxuosos, com os melhores serviços a bordo.


Segmentação do turismo náutico - subsegmentação por Tipos - Cruzeiros que de repente combine com seu perfil:

Segmento Resort:

São verdadeiros parques de diversões. Recomendados para famílias com crianças. Tem estrutura com muitas atrações como cinema, parede de escalada, simuladores de diversos tipos, tirolesa, parque aquático e muito mais. Os maiores navios do mundo da companhia Royal Caribbean tem esse estilo nos seus navios.

Atendem um grande número de hóspedes, acima de 4.000 passageiros. Os serviços são específicos para o entretenimento familiar.  As empresas em destaque desse segmento são Royal Caribbean, Norwegian Cruise Line e Disney Cruise Line.


Segmento Premium:

São cruzeiros menores do que dos resorts. Tem serviços mais exclusivos, eles recebem bem família, tem restaurantes mais requintados e atracam em portos que os grandes navios não podem ir. Companhias como Costa Cruzeiros e MSC Cruzeiros tem navios dessa categoria.

Esses navios comportam até no máximo 2000 hóspedes.  As companhias marítimas Premium são Costa Cruzeiros,  Carnival,  Celebrity Cruises, Azamara Cruise, entre outras.


Segmento Luxo: 

São navios menores e super exclusivos. O foco dessas companhias são serviços especiais. Os restaurantes e gastronomia desses navios são assinados por grandes chefes internacionais. Os destinos também são diferentes. Lugares exóticos e roteiros exclusivos são as características fundamentais. A estrutura do navio contém requinte como obras de arte originais, lustres de cristais, mármore, acima de 90% do navio com cabines com varanda, são navios boutiques, tem closets nas cabines, kit de amenidades de grandes marcas internacionais de luxo, entre outros detalhes. As empresas marítimas de Luxo são Paul Gauguin Cruises, Silversea, Oceania Cruise, Regent – Seven Seas Cruise, entre outras.

Como mesmo nome do segmento diz muito luxo. A estrutura é totalmente extravagante com lustres de cristal, obras de arte, roupas de cama de primeira linha, restaurantes com assinatura de chefs com estrela Michelin e etc. Geralmente tem uma grande quantidade de cabines com varanda. Companhias como a Seaborn, Oceania Cruise e Seabourn trabalham para esse público específico.

Seu serviço é diferenciado e exclusivo, o entretenimento a bordo é focado em conhecimento e bem estar, alta gastronomia com chefs renomados, acomodações amplas e decoração luxuosa.


Segmento Fluvial:

Este é um segmento que tem ganhado maior visibilidade no Brasil e os clientes estão buscando mais. Tem muitos navios dessa categoria nos rios da Europa. Não balança e tem cabines enormes com varandas. Os navios geralmente tem escalas bem no centro das principais capitais européias e disponibilizam excursões exclusivas. Alguns cruzeiros oferecem até bicicletas para seus hóspedes para explorar a cidade. Companhias como Uniworld e Avalon WaterWays são destaque desse segmento.

As cabines são bem maiores do que nos Cruzeiros Marítimos. Você conta roteiros mais personalizados e tem possibilidades de passeios incluído nos seus roteiros. Geralmente as bebidas também estão inclusas. As empresas fluviais que trabalham com esse segmento são: Uniworld, Avalon Waterways, European Waterways, Velle, entre outros.


Segmento de Expedição:

São navios que levam os hóspedes para lugares mais remotos do mundo e de muito difícil acesso. Lugares que nem mesmo de avião iria chegar. Conhecer a Patagônia, Alaska, Fiordes ou ir a Amazonia. É realmente ter uma imersão de conhecimento e aprendizagem. Não são recomendados para crianças por não ter área de entretenimento infantil e locais de trilhas e esforços para andar.

O segmento com destinos mais exóticos e diferentes é sem dúvida de Expedição. São roteiros exclusivos e voltados a conhecimento. O destaque são cruzeiros para Alasca, os Pólos, Patagônia, Fiordes, Amazônia, Ilhas Galápagos, entre outros destinos e regiões. São navios pequenos com conforto, geralmente inclui bebidas. As empresas marítimas que tem esse segmento são: Skorpios Cruise, Silversea, Autralis, Hurtigruten, Grand Amazon, entre outras.

Os hóspedes que buscam esse segmento são pessoas que já viajaram o mundo e buscam conhecimento. São para desbravadores e destinos que as pessoas não tem fácil acesso, somente de embarcação.

(pequeno porte) – o foco desses roteiros é aventura, com serviço de qualidade e sem formalidades. O barco é apenas um apoio e a aventura acontece em meio a natureza. Ideal para se conhecer melhor o destino. O luxo esta presente em todo serviço desde a experiência até ao acesso a lugares remotos.


Segmento Veleiros: 

Quem ama velejar e quer conhecer um navio super diferente e lindo. São Veleiros enormes que navegam pelo mundo com diversos roteiros. Mas o destino principal é o próprio veleiro que tem serviço de bordo, cabines e estrutura de entretenimento. 

São muitas categorias de embarcações estilosas e chamativas. Embarcações com mastro e velas. Tem experiências de velejadores e algo mais exclusivo. O foco desse segmento é serviços e possibilidade de velejar no mundo. A estrutura das embarcações tem piscina, marina para prática de esportes aquáticos, não tem SPA mas há o serviço a bordo, restaurante com cardápio mediterrâneo.  As empresas marítimas desse segmento é a Star Clippers. Essa empresa é possuidora do maior veleiro do mundo e está construindo um maior.


Segmento de Yacht:

Quer exclusividade e muito luxo, veja que o Yacht tem uma equipe pronta para atender os hóspedes com serviços exclusivos. E o melhor o roteiro é escolhido pelo hóspede. Muito luxo e exclusividade. Sea Dream é a companhia marítima dessa categoria.

O segmento mais exclusivo e segmentado para um público bem exigente é do Yacht. São embarcações de pequeno porte com estrutura de luxo para atender seus clientes. Eles atendem de uma maneira diferente dos Cruzeiros. Eles fretam o Yacht com roteiros que o cliente quer, claro que tem alguns já montado previamente. Na tarifa inclui bebidas e alimentação. A empresa que atua no segmento é SeaDream Yacht Club, Hapag-Lloyd Cruises, entre outras.



A depender do local onde ocorre, o Turismo Náutico pode ser caracterizado como:

A partir das articulações e ações do EMBRATUR iniciaram-se discussões sobre as questões conceituais, de estruturação, de legislação, de fomento e promoção pelo Grupo Técnico Temático de Turismo Náutico da Câmara Temática de Segmentação, no âmbito do Conselho Nacional de Turismo.

Turismo Fluvial

Abrange todas as atividades ligadas aos rios, lagos e lagoas. As atividades relacionadas com o meio fluvial, é também a promoção do contacto com o meio envolvente, seja a natureza ou as povoações ribeirinhas, que poderão ser simples aldeias ou grandes cidades.

O turismo fluvial é uma atividade reconhecida há pouco tempo pelo Ministério do Turismo, onde o Amazonas foi escolhido pelo Mtur para servir de exemplo na elaboração de uma matriz de ordenamento da atividade já que a região norte possui uma malha hidrográfica extensa.

Turismo em Represas

No Brasil, de acordo com o Ministério do Meio Ambiente, o turismo associado aos recursos hídricos pode ser agrupado em três segmentos principais: o turismo e lazer no litoral; o turismo ecológico e a pesca e o turismo e lazer nos lagos e reservatórios interiores. 

Turismo Lacustre

O Transporte Lacustre é uma das modalidades de meios de transporte aquático ou hidroviário que ocorre através das hidrovias (vias de água). É realizado pelo transporte denominado de “Cabotagem”, ou seja, não apresenta um curso longo, sendo esse transporte geralmente efetivado, em lagos, lagos e lagunas dentro do país.

Turismo Marítimo

É a designação dada às atividades náuticas de aspecto turístico, as quais se dividem em dois grupos ou categorias principais: cruzeiros, atividade executada com recurso a paquetes/navios de passageiros de maior porte, com percursos e rotas internacionais escalando diversos portos e as atividades turísticas com embarcações de menor porte, tais como a operação de embarcações que transportam passageiros com intuito meramente lúdico (passeio, estadia a bordo, pesca, etc.), e o aluguer de embarcações com ou sem tripulação.


Tipo de Embarcação:

catamarã: - balsa; - bote; - escuna; - flutuante; - hovercraft; - jangada; - lancha; navio: -- saveiro; - traineira; - veleira; - iate; - moto aquática e similares; - barcaça; - chato e - outras embarcações


Os tipos de cruzeiros e valores

Para viajar de cruzeiro, você precisa escolher um dos tipos disponíveis. Cada uma das opções tem características diferentes e valores mais ou menos caros. Veja:

minicruzeiro: dura de 1 a 4 noites e pode ser adquirido a partir de R$ 400, em média;

cruzeiros com voo incluído: permitem ir para mais lugares para aproveitar as férias ao máximo. Pode ser encontrado a partir de R$ 5.700;

cruzeiros de Natal e Ano Novo: são específicos para esse período do ano e podem ser encontrados a partir de R$ 4.00;

cruzeiros Réveillon: são voltados apenas para as viradas do ano. Por isso, são mais baratos, cerca de R$ 2.300;

cruzeiros Carnaval: ocorrem durante o período de folia. O valor inicia em R$ 1.200;

cruzeiros last minute: são aqueles que vão sair nos próximos dias. Há destinos variados e você encontra opções a partir de R$ 2.500;

cruzeiros all-inclusive: oferecem vários serviços incluídos, como refeições, bebidas, transfers e mais. Custam a partir de R$ 1.000;

cruzeiros de luxo: oferecem conforto e mordomias. O valor começa em R$ 5.400;

cruzeiros com crianças: são ideais para famílias, pois contam com várias atividades e entretenimento. Começam em R$ 1.100;

cruzeiros Dia dos Namorados: têm um clima romântico para passar essa data comemorativa. Iniciam em R$ 3.000;

especiais Disney: contam com um dia inteiro com personagens da Disney. Há o Marvel’s Day e o Star Wars Day. O preço começa em R$ 3.300;

cruzeiros LGBT: são específicos para esse público e contam com programações diferenciadas. Custam a partir de R$ 4.100;

cruzeiros fluviais: ocorrem nos grandes rios do Brasil, onde é possível conhecer a natureza. Começam em R$ 3.000.

Para cada tipo de viagem é recomendado uma companhia que oferece serviços bem avaliados. Portanto, é essencial considerar o que pretende com a viagem, para definir o melhor navio. Veja quais as companhias relacionadas, com os estilos de viagem.

Viagem com amigos e família: Royal Caribbean, MSC, Pullmantur, Norwegian Cruise line e Carnival.

Viagem sozinho: Royal Caribbean e Norwegian Cruise line.

Cruzeiro de luxo: Azamara Club , Regent Seven Seas, Seabourn, Crystal Cruises, Windstar Cruises e Seadream Yacht Club.

Viagem com as crianças: Royal Caribbean, carnival e Disney Cruise Line. 

Viagem entre jovens: MSC, Royal Caribbean, Costa, Norwegian Cruise line, Carnival e Pullmantur.

Melhor idade: Holland America Line e Cunard.

Cruzeiros fluviais: Uniworld, Iberostar e AmaWaterways.

Cruzeiros LGBT: Cruzeiro Atlantis.

Cruzeiro de expedição: Silversea, celebrity Cruises e Australis.

Cruzeiro de classe média alta: Oceania, Celebrity Cruises, Silversea e Australis.


Curiosidade: O maior cruzeiro do Brasil é o transatlântico MSC Seaview. Ele tem 323 metros de comprimento, 72 metros de altura e capacidade para cerca de 5,3 mil passageiros.

Já o maior cruzeiro do mundo é o Symphony of The Seas. O gigante dos mares tem 72 metros de altura, 65 metros de largura, 362 metros de comprimento e capacidade para 6.680 hóspedes e 2.200 tripulantes. Um imponente e encantador navio que surpreende a todos que o ver.


Documentos necessários

A viagem de cruzeiro internacional requer documentos para apresentar no navio e também fora dele, caso opte por aproveitar as escalas. Por isso, é necessário:

RG — a carteira de motorista não é válida;

passaporte, apenas para cruzeiros internacionais, com validade de seis meses, pelo menos;

visto de entrada nos países de embarque e desembarque, e também nos destinos das escalas;

certificado de vacinação, conforme a exigência dos países visitados, por exemplo, as Bahamas e as ilhas do Caribe exigem a emissão do documento contra a febre amarela, emitido pela Agência Nacional da Vigilância Sanitária (Anvisa);

autorização para menores desacompanhados dos pais ou com apenas um genitor.



TURISMO NÁUTICO: Orientações Básicas - LINK

ESTUDO DE PERFIL E IMPACTOS ECONÔMICOS NO BRASIL CRUZEIROS MARÍTIMOS TEMPORADA 2019-2020 - LINK

ESTUDO DE PERFIL E IMPACTOS ECONÔMICOS NO BRASIL Temporada 2017 - 2018 - LINK

Ordenamento Turístico Coordenação Geral de Segmentação - LINK

Turismo Náutico Busca da regulamentação dos cruzeiros marítimos no País - LINK


BRASIL. Ministério do Turismo. Secretaria Nacional de Políticas de Turismo. Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico, Coordenação Geral de Segmentação. Turismo Náutico: orientações básicas. 2. ed. Brasília: Ministério do Turismo, 2008. 40 p. 


0 comentários:

Postar um comentário

Viajar é trocar a roupa da alma. (Mário Quintana)

Ciência do Turismo

. Resultado de imagem para viagens

. Resultado de imagem para turismo rio grande do sul

.

. Resultado de imagem para turismo fotos

Visitantes por País

História do Turismo: Conscientização Turismo

Páginas + Visitadas - Última semana

Compartilhe essa ideia!

O Ciência do Turismo Blog é um espaço para promover discussões, disseminar conhecimento e compartilhar um pouco mais da experiência dos nossos colaboradores, também é uma forma de atualizar os nossos visitantes sobre as novidades do Turismo.

Compartilhe essa ideia!
Para entrar em contato comigo, mande e-mail para cienciadoturismo@gmail.com ou deixe recado aqui no blog. Estamos sempre abertos a novas parcerias e dispostos a ajudar nossos leitores.