terça-feira, 27 de outubro de 2020

São Paulo se destaca, por ser um dos maiores centros de saúde do mundo



Ao longo das últimas décadas o mundo passou por diversas transformações, dentre as quais se destacaram as de cunho social, econômico e tecnológico. O fenômeno de globalização, que se consolidou como modelo predominante, a partir dos anos noventa do século passado, contribuiu para o rompimento de fronteiras entre os países, respaldando as mudanças nas estruturas sociais subjacentes à constituição da maioria dos países. A dicotomia de formas sociais foi acompanhada por níveis diferenciados de desenvolvimento econômico e tecnológico, decorrentes de fatores políticos e demográficos, entre outros, que contribuíram para o surgimento de oportunidades para os agentes econômicos, em nível global (Ortiz, 2003).

O Brasil recebe em torno de 1 milhão de turistas de saúde por ano e pretende dobrar essa meta até 2030. Por isso, falar outras línguas é muito importante! Embora o turismo de bem-estar seja um segmento relativamente novo dentro indústria global de turismo e viagens, a prática de viagens com foco em bem-estar não é nova.

Este mercado explora um formato ancestral de utilização de distintos tipos de serviços de bem-estar em um só lugar, mas que tende ser confundido e descaracterizado, devido às inúmeras variações tipológicas que vão brotando à medida que vai ficando mais em voga no mercado.

“Mens sana in corpore sano” é o que de mais preciso existe para definir o termo bem-estar.

Não existe bem-estar se não houver um todo harmônico; uma integração dos corpos que nos constituem. Desta integração resulta um estado emocional de serenidade e tranquilidade e uma sensação de conforto e disposição física que nos permite executar atividades cotidianas de maneira equilibrada e, principalmente, prazerosa.

São Paulo é o que mais se destaca, por ser um dos maiores centros de saúde do mundo

A cidade de São Paulo é, disparadamente, a mais procurada por ser um dos maiores centros de saúde do mundo. Conforme informações do Ministério do Turismo, o número de pessoas que procuram a capital paulista para realizar algum tratamento de saúde ou de estética tem mais do que dobrado nos últimos anos.


A capital paulista também é referência em várias áreas médicas, desde os tratamentos cardíacos até as cirurgias plásticas, possui mais de cem hospitais, entre públicos e privados, além de inúmeras clínicas com diferentes especialidades, centenas de laboratórios e SPAs sofisticados.

Ter esse reconhecimento e capacidade traz benefícios para a população que prioriza uma vida saudável e para a economia do país, já que aqui no Brasil as pessoas encontram o que precisam, gera empregos e incentivo aos novos profissionais na área da saúde e estética e, assim como todo trabalho, é necessário valorizar para que gere mais.

Conheça o Guia turístico médico, bem-estar E QUALIDADE DE VIDA - LINK PDF

O turista da saúde movimenta a cadeia produtiva

Tudo indica que nosso país tem grande potencial para atuar nesse nicho tão próspero e abrangente. Segundo a Associação Brasileira de Turismo de Saúde – Abratus, o Brasil ocupa atualmente a 28ª posição no ranking mundial Medical Tourism Index da Global Healthcare Resources – autoridade internacional mais abrangente do mundo no ramo da saúde, alcançando mais de 2,6 milhões de profissionais –, com crescimento de 20% ao ano.

O turismo de saúde e bem-estar é relativamente novo, mas que se expande de forma exponencial. Consiste em viagens que permitam se engajar em atividades saudáveis para quem está atrás do equilíbrio pessoal. Isto pode ocorrer em destinos exóticos, resorts, ou retiros, entre outros ambientes propícios.

Os tratamentos mais frequentes são dentários, cirurgias eletivas (não emergenciais), fertilidade, e cosméticas. Psiquiatria, medicina alternativa, ou convalescênça também andam em plena ascensão.

Como todo o negócio com potencial de crescimento, o Turismo de Saúde requer cuidadosa análise e acompanhamento, especialmente no ambiente acadêmico. 



Ortiz, R. (2003). Mundialização e cultura. São Paulo: Editora Brasiliense.

0 comentários:

Postar um comentário

Viajar é trocar a roupa da alma. (Mário Quintana)

Ciência do Turismo

. Resultado de imagem para viagens

. Resultado de imagem para turismo rio grande do sul

.

. Resultado de imagem para turismo fotos

Visitantes por País

História do Turismo: Conscientização Turismo

Páginas + Visitadas - Última semana

Compartilhe essa ideia!

O Ciência do Turismo Blog é um espaço para promover discussões, disseminar conhecimento e compartilhar um pouco mais da experiência dos nossos colaboradores, também é uma forma de atualizar os nossos visitantes sobre as novidades do Turismo.

Compartilhe essa ideia!
Para entrar em contato comigo, mande e-mail para cienciadoturismo@gmail.com ou deixe recado aqui no blog. Estamos sempre abertos a novas parcerias e dispostos a ajudar nossos leitores.