“Turismo de Estudos e Intercâmbio constitui-se da movimentação turística gerada por atividades e programas de aprendizagem e vivências para fins de qualificação, ampliação de conhecimento e de desenvolvimento pessoal e profissional” Mtur
Trata-se de uma atividade em que pessoas de nacionalidades diferentes se relacionam. Sua tipologia “cultural” se volta à reciprocidade de costumes e tradições resultante da convivência entre pessoas de diferenciados países e culturas. Gerando o conhecimento a posteriori: aquele que depende da experiência, a qual significa a obtenção de um patrimônio inigualável e para toda a vida.
O Brasil está cada vez mais atraente para os viajantes que procuram o País não só para conhecer, mas também para crescer profissionalmente e ganhar novas experiências.
O turismo de estudo e intercâmbio é um segmento diferenciado por se tratar de uma viagem com maior tempo de permanência motivado por qualificação pessoal ou profissional. Por suas características peculiares, este tipo de turismo apresenta conceituações diversas ao longo dos anos, que buscam definir a importância dessa prática tanto para o turista, quanto para ambos os países envolvidos.
Segundo o Ministério do Turismo (2010, p. 11), “deve-se também citar a importância do segmento para a formação de mercado, a promoção da cultura de paz e a promoção do país no exterior, já que os turistas desse segmento em geral disseminam as experiências vivenciadas em seu país de origem”.
O Brasil é um dos países que mais emite estudantes para fora do país. Esse segmento vem crescendo com o objetivo de impulsionar diversos negócios e dar o suporte em todas as necessidades dos seus clientes que estão à procura de seu desenvolvimento profissional e pessoal. O intercâmbio não só apenas beneficia aquele que está indo para outro país à procura de novos conhecimentos, mas também
quem recebe essa pessoa. A atividade proporciona o crescimento pessoal e o desafio de manter o seu próprio bem estar em um destino fora da sua zona de conforto.
Hoje, principalmente pelo fato de a educação ser vista tanto como atrativo turístico quanto como um serviço que pode ser comercializado, e com a grande discussão gerada sobre a sua inclusão no Acordo Geral sobre o Comércio de Serviços (GATS) da Organização Mundial do Comércio, esse segmento turístico vem sendo priorizado pelos governos dos mais diversos países.
Turismo de intercâmbio e suas personificações
O turismo de intercâmbio é muito amplo e oferta vários tipos de cursos e atividades com intuitos distintos, podendo assim atender a diferentes demandas. Dentre os diversos tipos de cursos e atividades oferecidos pelo segmento, os programas mais procurados são:
- Colegial: onde os estudantes devem ter idade entre 15 e 18 anos e conhecimento intermediário da língua. Esse programa corresponde ao ensino médio nas escolas brasileiras, podendo ter duração de um semestre ou um ano.
- Estágios não remunerados: ofertados para pessoas que estão saindo da universidade ou que estão no início de carreira, que possuem a vontade de aprender um novo idioma e vivenciar uma autêntica experiência de trabalho, sendo que pelo menos um mês é de estudos para melhorar o nível de conhecimento do idioma com o período de estágio não remunerado.
- Estágios remunerados: são oferecidos para o mesmo público do estágio não remunerado, porém são programas direcionados para áreas específicas de interesse ou atividades gerais, para esse programa é preciso ter um visto específico, por isso a regulamentação é feita pela legislação de cada país. Ele tem duração de 3 a 18 meses.
- Cursos de graduação: correspondem ao ensino superior em diferentes áreas (exatas, humanas e biológicas). O curso possui duração de três a cinco anos e é preciso comprovar conhecimento do idioma através de exames como o de Cambridge(Inglaterra) e o Toefl (Estados Unidos).
- Idioma combinado com interesses específicos: destinado para pessoas que querem conciliar o aprendizado de um novo idioma com o esporte e a cultura local. Ultimamente, são ofertadas bolsas de estudo pelas universidades estrangeiras, que oferecem vagas para alunos que se destacam em áreas de conhecimento ou esportivas.
- Idioma geral: para pessoas que desejam aprimorar o idioma por qualquer razão, obtendo aspectos como conversação, gramática, vocabulário e prática. A carga horária pode ser semiintensiva, ou seja, com 15 ou 20 horas semanais ou intensiva, com 30 horas semanais.
- MBA (Master in Business Administration), que é o aperfeiçoamento acadêmico, de pós-graduação para interessados nas áreas de gestão acadêmica e de projetos em alguns países e um tipo de mestrado para outros países.
- Intercâmbio para negócios: indicado para profissionais e estudantes que precisam melhorar o idioma, com termos específicos, temas e artigos específicos para diversas áreas.
- Programas para terceira idade: une o estudo do idioma junto com programações culturais e sociais.
- Cursos preparatórios para exames com Toefel, Cambridge, Toeic, Ielts, entre outros.
- Programa de férias para adolescentes e adultos, junta o aprendizado do idioma com, atividades socioculturais e excursões.
- Work Experience USA: intercâmbio de trabalho voltado para estudantes que almejam ter uma experiência internacional de trabalho e aprender o inglês. Esse programa da oportunidade do estudante trabalhar nos Estados Unidos legalmente durante suas férias da faculdade no Brasil, ele pode trabalhar em estações de esqui, hotéis e resorts.
Mas para atuar com sucesso neste mercado, é preciso conhecer as motivações, os fatores que influenciam a decisão do intercâmbio, o gasto médio, a forma de aquisição, a escolha do programa entre outros aspectos. E, por ser considerado um mercado promissor e com bastante concorrência, é preciso se diferenciar.
DIFERENCIAIS NO MERCADO
Certificações: essas certificações são concedidas por instituições do segmento e são vantajosas, pois atestam o conhecimento dos esforços das empresas que oferecem este tipo de serviço, aumentando a credibilidade e transmitindo segurança aos clientes na hora do contrato.
Parcerias com organizações: firmar parcerias com organizações reconhecidas no mercado como universidades renomadas, por exemplo, é uma ótima oportunidade para conseguir ofertas e programas de educação.
Parceiras com empresas: firmar parcerias com outras empresas para reduzir custos e tornar o negócio mais competitivo. Podemos utilizar como exemplo o Grupo de Intercâmbio Global, que oferece o serviço de realizar toda a operação de um programa de intercâmbio contratado via agências.
Assim como outro segmento turístico, dentre as modalidades deste tipo de turismo, destacam-se:
a) intercâmbio estudantil: designada para estudantes que desejam uma experiência mais profunda e um melhor entendimento da cultura do país. Pode ser dividido em três categorias: colegial, graduação e pós-graduação. O intercâmbio colegial é o programa de estudos regulares equivalente ao Ensino Médio brasileiro. O Ministério da Educação (MEC) reconhece o intercâmbio colegial tanto de um semestre quanto de um ano; entretanto, algumas escolas no Brasil estipulam quais disciplinas e qual a carga horária o aluno deverá cumprir nesse período;
b) intercâmbio universitário: o intercâmbio universitário busca a cooperação entre instituições de Ensino Superior. Assim, grande parte das universidades pauta seus acordos e convênios acadêmicos [...]. Para que o intercâmbio seja possível, é necessário que a universidade desenvolva um programa de mobilidade acadêmica com o aproveitamento de créditos, para que o estudante não perca o semestre ou o ano letivo. Cada universidade possui exigências específicas e a maioria exige do estudante a matrícula em disciplinas equivalentes às que seriam cursadas na sua universidade de origem;
c) intercâmbio esportivo: visa, primordialmente, aprimorar as habilidades técnicas, táticas e o preparo físico dos praticantes de esportes, proporcionando a eles um treinamento especializado em clubes e centros esportivos comprovadamente reconhecidos nacional ou internacionalmente. Entre os diversos programas desenvolvidos no País, destacam-se convênios firmados pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), as parcerias entre clubes brasileiros e estrangeiros e as parcerias entre clubes brasileiros e escolas estrangeiras;
d) cursos de idiomas: os cursos de idioma consistem em viagens, em grande parte das vezes conjugadas com atividades de lazer, em que o turista busca uma maior participação na cultura do país estrangeiro e um aprendizado mais fácil do idioma;
e) cursos técnicos e estágios profissionalizantes: são aqueles com duração menor que os de graduação e que abordam uma área específica do conhecimento. São procurados por pessoas que buscam valorizar o currículo e atualizar seus conhecimentos profissionais. Também se destinam àqueles que querem ser professores de um idioma estrangeiro ou aos profissionais que trabalham na área e buscam uma reciclagem. Os estágios profissionalizantes são aqueles em que os estudantes colocam em prática os conhecimentos teóricos aprendidos, por meio de estágios ou programas de treinamento em empresas no exterior. Geralmente são feitos por meio de parceiras entre associações, universidades e empresas de grande e médio porte, sendo que o trabalho pode ser ou não remunerado e se divide em: programas de treinamento, programas de voluntariado e programas de serviços comunitários. Os programas de treinamento são oferecidos a estudantes universitários maiores de 18 anos e buscam aumentar a experiência profissional do estudante por meio de programas de trainees em empresas brasileiras, de acordo com o campo de estudo do turista. São programas remunerados de duração máxima de 12 meses;
f) cursos de artes: compreendem o aprendizado de danças, música, culinária, artes marciais e outros tipos de artes tidas como referência da cultura de um local específico. Geralmente, são oferecidos em conjunto com cursos de idioma;
g) visitas técnicas e pesquisas científicas: tem como finalidade a troca de conhecimento entre técnicos e estudiosos de áreas de atuação similares. Consistem em observações in loco, seja para o aprendizado, treinamento, seja para aperfeiçoamento de conhecimentos utilizados para uma pesquisa ou trabalho realizado em local diverso. Em grande parte das vezes, são feitas por meio de convênios e parcerias firmados entre empresas, organizações e outras instituições que buscam o aperfeiçoamento de seus funcionários.
Depreende-se, assim, que o segmento de intercâmbio – cada vez mais profissionalizado e destacado no Brasil – possui ampla gama de opções de acordo com as necessidades do turista, o que facilita a escolha do programa.
A Study in Brazil, programa do Departamento de Inbound da BELTA (Associação Brasileira de Organizadores de Viagens Educacionais e Culturais), criado para promover e incentivar a educação brasileira entre estudantes estrangeiros e empresas de intercâmbio internacional.
Clique aqui para acessar Study in Brazil
Com o apoio do Embratur, desenvolve diversas atividades que promovem o País no exterior, com o objetivo de consolidá-lo como um dos principais destinos educacionais do mundo.
QS World University Rankings
A QS World University Rankings é especializada em pesquisas no âmbito universitário, organiza grandes eventos de educação de negócios pelo mundo e reune empreendedores da pós-graduação, MBA e comunidades executivas com principais escolas de negócios, departamentos de pós-graduação em universidades e empregadores, por meio de sites, eventos, e-guias e soluções técnicas.
Clique aqui para acessar o ranking completo da América do Sul.
Assim, quanto maior o número de pessoas internacionalizadas e preparadas para lidar com a diversidade cultural, mais chances estes indivíduos e, consequentemente, os seus países, têm de se projetar e se manter competitivo. Portanto, a mobilidade estudantil e acadêmica desempenha um importante papel, proporcionando aos cidadãos novas experiências e competências interculturais e gerando, aos países, uma forte fonte de geração de receitas.
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