A pirataria é sim um grande problema para os Guias de Turismo no Brasil, mas, DE QUE FORMA? Seria a "PIRATARIA" um termo utilizado mais como DESVIO DE FOCO do que um termo adequado para o entendimento de um REAL PROBLEMA que seria o da SUBMISSÃO dos profissionais Guias de Turismo aos MERCADOS OLIGOPOLIZADOS?
Desejo lançar agora, aos nobres colegas Guias de Turismo, mais um "polêmico debate". Desta vez versando sobre o tema da PIRATARIA.
Desejo lançar agora, aos nobres colegas Guias de Turismo, mais um "polêmico debate". Desta vez versando sobre o tema da PIRATARIA.
QUEM É O PIRATA??? O QUE É A PIRATARIA???
QUE PROCESSOS PRECARIZADORES AOS PROFISSIONAIS GUIAS DE TURISMO PODE CAUSAR UM MERCADO OLIGOPOLIZADO ? QUAIS AS SUAS IMPLICAÇÕES NAS RELAÇÕES DE TRABALHO ?
* QUEM É O "MERCADO" ? que a terminologia do Turismo chama de "TRADE" ? ( - Quando eu vou ao mercado eu vejo pessoas e mercadorias).
* QUAL É A DIMENSÃO DA OLIGOPOLIZAÇÃO DO TRADE NO PAÍS ?
* DE QUE FORMA as entidades de classe dos Guias, SINDICATOS DE CADA UNIDADE DA FEDERAÇÃO e ATÉ MESMO A FENAGTUR, SÃO ATINGIDAS PELA OLIGOPOLIZAÇÃO ?
* COMO A OLIGOPOLIZAÇÃO PREJUDICA TAMBÉM OS PRÓPRIOS AGENTES OLIGOPOLIZANTES ?
* "VAMOS COMBATER A PIRATARIA", MAS COMO ????
Se:
Os Agentes de Viagens, eles mesmos fazem o próprio serviço, mesmo quando não têm CADASTUR como guia, a hora que querem, mesmo no receptivo ou como TCs nas excursões, e ninguém faz nada !? Ninguém diz nada !? POR QUÊ ?
Colocam estudantes de turismo para fazerem o serviço de Guia, sobretudo nos traslados de eventos do receptivo do chamado "Turismo de Negócios" (controverso conceito), mas não só aí, aonde querem, DE GRAÇA, como "estagiário", EXERCENDO FUNÇÃO DE GUIA a hora que bem entendem ou mesmo apenas um motorista, não apenas nos traslados dos receptivos, mas, mesmo em passeios, mesmo em Vans e Micro-ônibus, no receptivo ou nas excursões a hora que querem e nenhum guia não diz nada !? POR QUÊ ?
A PROFISSÃO DE TURISMÓLOGO JÁ FOI REGULAMENTADA COMO PROFISSÃO MUITOS ANOS DEPOIS DA REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO DE GUIA, MAS MESMO UM TURISMÓLOGO FORMADO É CAPACITADO PARA EXERCER A PROFISSÃO DE GUIA? SABEMOS QUE NÃO, ENTÃO, PORQUE UM ESTUDANTE SERIA?
Também se utilizam da figura do "MOTOGUIA" que mesmo a EMBRATUR há anos quer acabar (segundo informalmente se propaga), porque uma pessoa não consegue dirigir bem, com segurança, um veículo, e ao mesmo tempo prestar um bom atendimento ao turista. DE QUE FORMA ISSO INFRINGE A LEGISLAÇÃO DO TRÂNSITO E A DO TURISMO E COMPROMETE A QUALIDADE E A SEGURANÇA DO SERVIÇO PRESTADO ????? POR QUÊ E EM QUE TERMOS SE DÁ A PERMISSIVIDADE DAS AUTORIDADES COMPETENTES ???? QUAL O PAPEL DOS AGENTES HEGEMÔNICOS E POR QUE NÃO HÁ MOBILIZAÇÃO DAS ENTIDADES DE CLASSE DOS GUIAS PARA A MUDANÇA DESTA REALIDADE, DISPONIBILIZANDO MAIS POSTOS DE TRABALHO QUE POR DIREITO, JÁ SÃO DOS GUIAS, melhorando também A QUALIDADE DO SERVIÇO PRESTADO, afinal, o cliente é recorrentemente citado, pelos mesmos agentes precarizadores da profissão, como pretexto para justificar aviltamentos, mas que só se consubstanciam no melhoramento da relação custo x benefício para eles, agentes precarizadores. De que forma isso compromete a qualidade e a segurança do serviço prestado?
POR QUE NENHUM GUIA, NENHUM SINDICATO, NEM A FENAGTUR, NÃO DIZ NADA? QUAIS AS CONSEQUÊNCIA SE DISSER ? O QUE É A "GELADEIRA" ?
TRANSPORTAR SIMPLESMENTE PASSAGEIROS DE UM PONTO A OUTRO É TURISMO OU TRANSPORTE? SEM GUIA, É TRANSPORTE, NÃO TURISMO! SE É TRANSPORTE, PORQUE NÃO FAZER A DISTINÇÃO VISUAL E DEIXAR BEM CLARO PARA TODOS, para o "pax", QUE ELE ESTÁ SENDO É TRANSPORTADO, NÃO FAZENDO TURISMO !? ex: Não só as Vans que transportam passageiros SEM GUIA do Largo do Machado para o Cristo, no Rio de Janeiro, mas também os passeios que saem de Recife para Porto de Galinhas também SEM GUIA, em Pernambuco! DEVERIAM OS VEÍCULOS DE TRANSPORTE PORTAREM VISUALMENTE PARA TODOS A DISTINÇÃO COMO VEÍCULO DE TRANSPORTE E NÃO OSTENTAREM POR ESCRITO NOS VEÍCULOS O TERMO "TURISMO", JÁ QUE O QUE ESTÃO FAZENDO É TRANSPORTE !?
E O PERCURSO DE DESLOCAMENTO?
Não vou nem entrar no demérito da questão da degradação ambiental dos destinos, vistos como mercadorias, que se tornam simplesmente ALVOS, mas, QUAL A IMPORTÂNCIA DA CONDIÇÃO DE FLUTUABILIDADE DE UM TOURING AMBIENTAL E PAISAGÍSTICO E O PAPEL E O PREPARO DO GUIA E A IMPORTÂNCIA DA MANUTENÇÃO E RESGATE DESTA CONDIÇÃO, A DA FLUTUABILIDADE DO TOURING, PARA O TURISMO?
COMO É QUE AS ENTIDADES DE CLASSE DOS TRABALHADORES GUIAS DE TURISMO, QUE DEVERIAM DEFENDER OS INTERESSES DE SEUS SUPOSTOS REPRESENTADOS, SÃO COOPTADAS, CAPITANEADAS, EM CADA UNIDADE DA FEDERAÇÃO E NO PAÍS INTEIRO, POR OSMOSE, DE FORMA QUE TERMINAM POR SE CONSUBSTANCIAREM EM ENTIDADES CERCEADORAS DO LIVRE EXERCÍCIO DA PROFISSÃO, AVILTANDO E PRECARIZANDO AINDA MAIS AQUELES QUE SE AFIGURAM SER A RAZÃO DE SUA EXISTÊNCIA, ENQUANTO CONCOMITANTEMENTE AGEM EM FAVOR DO AGENTE PRECARIZADOR, CONTRIBUINDO PARA O INCREMENTO DA CONDIÇÃO PRECARIZANTE DO GUIA ?
EU critico as entidades de classe dos trabalhadores Guias de Turismo, MAS NÃO APOIO O EXTERMÍNIO DOS SINDICATOS, ASSOCIAÇÕES, NEM O FIM DA FENAGTUR, EU ESTOU FALANDO É DE MELHORA, NÃO DE "EXTERMÍNIO", ATÉ REFUTO VEEMENTEMENTE O TERMO.
Por que é que o Estado não ASSUME DE UMA VEZ POR TODAS A FISCALIZAÇÃO, E NÃO REMUNERA OS GUIAS DE TURISMO PARA FAZÊ-LA !?
COMO É QUE O TRABALHADOR É CONDICIONADO A ACEITAR E A ATÉ MESMO A DEFENDER COM UNHAS E DENTES OS PROCESSOS QUE O PREJUDICAM COLETIVAMENTE, E, POR CONSEQUÊNCIA, PESSOALMENTE? QUE BENEFÍCIOS O INDIVIDUALISTA ACREDITA CONSEGUIR COM SEUS MANDATÁRIOS AGINDO CONTRA SUA PRÓPRIA CLASSE, CONTRA SI MESMO, TAMBÉM DE FORMA "INORGÂNICA" (desligado a sua classe social originária) QUANDO ALÇA GRAUS DE INSTRUÇÃO MAIS ELEVADOS OU ASCENSÃO NA CARREIRA PROFISSIONAL? O conhecimento que não cumpre a sua função social é a maior das inutilidades.
COMO É QUE O PENSAMENTO IMEDIATISTA, IGNORANTE E ARROGANTE DO AGENTE PRECARIZADOR, E DO INDIVIDUALISTA, NÃO PERCEBE QUE TAMBÉM ELE PERDE EM MÉDIO E EM LONGO PRAZOS NESSES PROCESSOS?
A perseguição promovida pelos representantes das entidades de classe dos trabalhadores e dos próprios colegas Guias de Turismo a seus semelhantes, sob a égide do "combate à pirataria", que é APARENTEMENTE interessante para o empresariado, porque precariza e submete ainda mais os profissionais disponíveis no mercado, que, por vezes, não renovam suas licenças no tempo estipulado, têm esse pretexto, no fim das contas, usado para mais submissão de seus próprios representados. Os guias acabam é agindo contra si mesmos, porque uma vez que o guia já esteja registrado nos devidos órgãos, cumpre a exigência para o exercício da profissão e o atraso na renovação da licença não pode constituir impedimento ao livre exercício da profissão assegurada pela Carta Magna. Viola a garantia do livre exercício profissional e os princípios norteadores da atividade econômica, não podendo valer-se de meios coercitivos diretos ou indiretos, sobretudo quando isso implica restrição ao exercício profissional.
O atraso da renovação do CADASTUR, do Guia de Turismo, não pode servir de pretexto para, por via transversa, inabilitar o guia. O mandamento contido no art. 5º , XIII , da Constituição Federal , assegura que é livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer.
* QUEM É O "MERCADO" ? que a terminologia do Turismo chama de "TRADE" ? ( - Quando eu vou ao mercado eu vejo pessoas e mercadorias).
* QUAL É A DIMENSÃO DA OLIGOPOLIZAÇÃO DO TRADE NO PAÍS ?
* DE QUE FORMA as entidades de classe dos Guias, SINDICATOS DE CADA UNIDADE DA FEDERAÇÃO e ATÉ MESMO A FENAGTUR, SÃO ATINGIDAS PELA OLIGOPOLIZAÇÃO ?
* COMO A OLIGOPOLIZAÇÃO PREJUDICA TAMBÉM OS PRÓPRIOS AGENTES OLIGOPOLIZANTES ?
* "VAMOS COMBATER A PIRATARIA", MAS COMO ????
Se:
Os Agentes de Viagens, eles mesmos fazem o próprio serviço, mesmo quando não têm CADASTUR como guia, a hora que querem, mesmo no receptivo ou como TCs nas excursões, e ninguém faz nada !? Ninguém diz nada !? POR QUÊ ?
Colocam estudantes de turismo para fazerem o serviço de Guia, sobretudo nos traslados de eventos do receptivo do chamado "Turismo de Negócios" (controverso conceito), mas não só aí, aonde querem, DE GRAÇA, como "estagiário", EXERCENDO FUNÇÃO DE GUIA a hora que bem entendem ou mesmo apenas um motorista, não apenas nos traslados dos receptivos, mas, mesmo em passeios, mesmo em Vans e Micro-ônibus, no receptivo ou nas excursões a hora que querem e nenhum guia não diz nada !? POR QUÊ ?
A PROFISSÃO DE TURISMÓLOGO JÁ FOI REGULAMENTADA COMO PROFISSÃO MUITOS ANOS DEPOIS DA REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO DE GUIA, MAS MESMO UM TURISMÓLOGO FORMADO É CAPACITADO PARA EXERCER A PROFISSÃO DE GUIA? SABEMOS QUE NÃO, ENTÃO, PORQUE UM ESTUDANTE SERIA?
Também se utilizam da figura do "MOTOGUIA" que mesmo a EMBRATUR há anos quer acabar (segundo informalmente se propaga), porque uma pessoa não consegue dirigir bem, com segurança, um veículo, e ao mesmo tempo prestar um bom atendimento ao turista. DE QUE FORMA ISSO INFRINGE A LEGISLAÇÃO DO TRÂNSITO E A DO TURISMO E COMPROMETE A QUALIDADE E A SEGURANÇA DO SERVIÇO PRESTADO ????? POR QUÊ E EM QUE TERMOS SE DÁ A PERMISSIVIDADE DAS AUTORIDADES COMPETENTES ???? QUAL O PAPEL DOS AGENTES HEGEMÔNICOS E POR QUE NÃO HÁ MOBILIZAÇÃO DAS ENTIDADES DE CLASSE DOS GUIAS PARA A MUDANÇA DESTA REALIDADE, DISPONIBILIZANDO MAIS POSTOS DE TRABALHO QUE POR DIREITO, JÁ SÃO DOS GUIAS, melhorando também A QUALIDADE DO SERVIÇO PRESTADO, afinal, o cliente é recorrentemente citado, pelos mesmos agentes precarizadores da profissão, como pretexto para justificar aviltamentos, mas que só se consubstanciam no melhoramento da relação custo x benefício para eles, agentes precarizadores. De que forma isso compromete a qualidade e a segurança do serviço prestado?
POR QUE NENHUM GUIA, NENHUM SINDICATO, NEM A FENAGTUR, NÃO DIZ NADA? QUAIS AS CONSEQUÊNCIA SE DISSER ? O QUE É A "GELADEIRA" ?
TRANSPORTAR SIMPLESMENTE PASSAGEIROS DE UM PONTO A OUTRO É TURISMO OU TRANSPORTE? SEM GUIA, É TRANSPORTE, NÃO TURISMO! SE É TRANSPORTE, PORQUE NÃO FAZER A DISTINÇÃO VISUAL E DEIXAR BEM CLARO PARA TODOS, para o "pax", QUE ELE ESTÁ SENDO É TRANSPORTADO, NÃO FAZENDO TURISMO !? ex: Não só as Vans que transportam passageiros SEM GUIA do Largo do Machado para o Cristo, no Rio de Janeiro, mas também os passeios que saem de Recife para Porto de Galinhas também SEM GUIA, em Pernambuco! DEVERIAM OS VEÍCULOS DE TRANSPORTE PORTAREM VISUALMENTE PARA TODOS A DISTINÇÃO COMO VEÍCULO DE TRANSPORTE E NÃO OSTENTAREM POR ESCRITO NOS VEÍCULOS O TERMO "TURISMO", JÁ QUE O QUE ESTÃO FAZENDO É TRANSPORTE !?
E O PERCURSO DE DESLOCAMENTO?
Não vou nem entrar no demérito da questão da degradação ambiental dos destinos, vistos como mercadorias, que se tornam simplesmente ALVOS, mas, QUAL A IMPORTÂNCIA DA CONDIÇÃO DE FLUTUABILIDADE DE UM TOURING AMBIENTAL E PAISAGÍSTICO E O PAPEL E O PREPARO DO GUIA E A IMPORTÂNCIA DA MANUTENÇÃO E RESGATE DESTA CONDIÇÃO, A DA FLUTUABILIDADE DO TOURING, PARA O TURISMO?
COMO É QUE AS ENTIDADES DE CLASSE DOS TRABALHADORES GUIAS DE TURISMO, QUE DEVERIAM DEFENDER OS INTERESSES DE SEUS SUPOSTOS REPRESENTADOS, SÃO COOPTADAS, CAPITANEADAS, EM CADA UNIDADE DA FEDERAÇÃO E NO PAÍS INTEIRO, POR OSMOSE, DE FORMA QUE TERMINAM POR SE CONSUBSTANCIAREM EM ENTIDADES CERCEADORAS DO LIVRE EXERCÍCIO DA PROFISSÃO, AVILTANDO E PRECARIZANDO AINDA MAIS AQUELES QUE SE AFIGURAM SER A RAZÃO DE SUA EXISTÊNCIA, ENQUANTO CONCOMITANTEMENTE AGEM EM FAVOR DO AGENTE PRECARIZADOR, CONTRIBUINDO PARA O INCREMENTO DA CONDIÇÃO PRECARIZANTE DO GUIA ?
EU critico as entidades de classe dos trabalhadores Guias de Turismo, MAS NÃO APOIO O EXTERMÍNIO DOS SINDICATOS, ASSOCIAÇÕES, NEM O FIM DA FENAGTUR, EU ESTOU FALANDO É DE MELHORA, NÃO DE "EXTERMÍNIO", ATÉ REFUTO VEEMENTEMENTE O TERMO.
Por que é que o Estado não ASSUME DE UMA VEZ POR TODAS A FISCALIZAÇÃO, E NÃO REMUNERA OS GUIAS DE TURISMO PARA FAZÊ-LA !?
COMO É QUE O TRABALHADOR É CONDICIONADO A ACEITAR E A ATÉ MESMO A DEFENDER COM UNHAS E DENTES OS PROCESSOS QUE O PREJUDICAM COLETIVAMENTE, E, POR CONSEQUÊNCIA, PESSOALMENTE? QUE BENEFÍCIOS O INDIVIDUALISTA ACREDITA CONSEGUIR COM SEUS MANDATÁRIOS AGINDO CONTRA SUA PRÓPRIA CLASSE, CONTRA SI MESMO, TAMBÉM DE FORMA "INORGÂNICA" (desligado a sua classe social originária) QUANDO ALÇA GRAUS DE INSTRUÇÃO MAIS ELEVADOS OU ASCENSÃO NA CARREIRA PROFISSIONAL? O conhecimento que não cumpre a sua função social é a maior das inutilidades.
COMO É QUE O PENSAMENTO IMEDIATISTA, IGNORANTE E ARROGANTE DO AGENTE PRECARIZADOR, E DO INDIVIDUALISTA, NÃO PERCEBE QUE TAMBÉM ELE PERDE EM MÉDIO E EM LONGO PRAZOS NESSES PROCESSOS?
A perseguição promovida pelos representantes das entidades de classe dos trabalhadores e dos próprios colegas Guias de Turismo a seus semelhantes, sob a égide do "combate à pirataria", que é APARENTEMENTE interessante para o empresariado, porque precariza e submete ainda mais os profissionais disponíveis no mercado, que, por vezes, não renovam suas licenças no tempo estipulado, têm esse pretexto, no fim das contas, usado para mais submissão de seus próprios representados. Os guias acabam é agindo contra si mesmos, porque uma vez que o guia já esteja registrado nos devidos órgãos, cumpre a exigência para o exercício da profissão e o atraso na renovação da licença não pode constituir impedimento ao livre exercício da profissão assegurada pela Carta Magna. Viola a garantia do livre exercício profissional e os princípios norteadores da atividade econômica, não podendo valer-se de meios coercitivos diretos ou indiretos, sobretudo quando isso implica restrição ao exercício profissional.
O atraso da renovação do CADASTUR, do Guia de Turismo, não pode servir de pretexto para, por via transversa, inabilitar o guia. O mandamento contido no art. 5º , XIII , da Constituição Federal , assegura que é livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer.
Por: Vlad Queiroz
Guia de Turismo, Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente, UFPE - Universidade Federal de Pernambuco, Geógrafo, UFPE - Universidade Federal de Pernambuco.
0 comentários:
Postar um comentário