segunda-feira, 13 de abril de 2020

Cristo Redentor "Veni, vidi, vici" - 7 maravilhas do mundo. Turismo no Brasil



No alto do morro do Corcovado está instalado o Cristo Redentor, um dos pontos turísticos mais procurados do Rio de Janeiro. Maior e mais famosa escultura Art Déco do mundo, a estátua do Cristo Redentor começou a ser planejada em 1921 e foi desenvolvida pelo engenheiro Heitor da Silva Costa ao longo de cinco anos de trabalho, de 1926 à 1931, o ano de inauguração do monumento.

Está situado no Parque Nacional da Tijuca, a 710 metros do nível do mar, de onde se pode apreciar uma das mais belas vistas da cidade. Ao todo são 220 degraus que levam até os pés da famosa estátua, eleita uma das Sete Maravilhas do Mundo em votação organizada em 2007 pela instituição Suíça New 7 Wonders Foundation. O monumento é acessível via trem, van ou carro.

Turismo : A incrível Estátua do Cristo Redentor, conhecida como símbolo do Brasil no exterior, tem 30 metros de altura e 8 metros de pedestal. O Cristo Redentor é a segunda maior representação em escultura de Jesus Cristo do mundo, só ultrapassada pela escultura "Estátua de Cristo Rei" que se encontra na Polônia.

Uma curiosidade interessante é que, para proporcionar uma maior comodidade e para que os visitantes possam contemplar a vista, a escada foi posta em mão inglesa.

A subida é do lado esquerdo, o que permite ao visitante ver a paisagem da cidade, mesmo antes de chegar à parte superior. Para descer, as escadas de acesso são pela direita, o mais próximo da parede de pedra, o que reduz a vertigem dos turistas que descem olhando para baixo.


Cristo Redentor
Cristo Redentor é uma estátua art déco que retrata Jesus Cristo, localizada no topo do morro do Corcovado, a 709 metros acima do nível do mar, no Parque Nacional da Tijuca, com vista para a maior parte da cidade do Rio de Janeiro, Brasil. Em 2007 foi eleito informalmente como uma das sete maravilhas do mundo moderno. Em 2012 a UNESCO considerou o Cristo Redentor como parte da paisagem do Rio de Janeiro incluída na lista de Patrimônios da Humanidade.

O monumento foi concebido pelo engenheiro brasileiro Heitor da Silva Costa e construído em colaboração com o escultor francês Paul Landowski e com o engenheiro compatriota Albert Caquot, entre 1922 e 1931. Foi inaugurada no dia 12 de outubro de 1931, dia de Nossa Senhora Aparecida e fica no bairro de Santa Teresa.

Símbolo do cristianismo brasileiro, a estátua se tornou um ícone do Rio de Janeiro e do Brasil. Em 2011, em uma pesquisa de opinião pela internet, o Cristo Redentor foi considerado por 23,5 % de 1 734 executivos de todos os países da região como o maior símbolo da América Latina.

O Cristo Redentor é feito de concreto armado e pedra-sabão. Tem trinta metros de altura, sem contar os oito metros do pedestal, e seus braços se esticam por 28 metros de largura.[9] A estátua pesa 1145 toneladas e é a terceira maior escultura de Cristo no mundo, menor apenas que a Estátua de Cristo Rei de Świebodzi na Polônia (a maior escultura de Cristo no mundo) e a de Cristo de la Concordia na Bolívia (a segunda maior escultura de Cristo no mundo).


Infraestrutura e Acesso
O Cristo Redentor pode ser acessado de duas formas: pelo Trem do Corcovado, que tem estação inicial no bairro do Cosme Velho, ou pelas vans Paineiras Corcovado, que conta com pontos de embarque fixos no Largo do Machado (Praça do Largo do Machado), Copacabana (Praça do Lido, na altura do posto 2), Barra da Tijuca (Shopping Cittá América) ou Paineiras (Centro de Visitantes Paineiras). O acesso de carro pode ser feito apenas até o Centro de Visitantes, onde o turista pode deixar o veículo ao longo da via, já que não há estacionamento no local.


Passeio virtual 3D ao Cristo Redentor
A plataforma Braços Abertos instalou na atração câmeras que transmitem ao vivo imagens em 360 graus do local, basta acessar o site bracosabertos.com.

Santuário católico
Em 12 de outubro de 2006 a estátua foi transformada num santuário católico nas comemorações de seus 75 anos. Há também, na base do monumento, uma capela católica devotada a Nossa Senhora Aparecida, onde há celebrações católicas como casamentos e batizados.

Em 21 de novembro de 2007, o superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, Rogério Rocco, afirmou que, a partir daquela data, os católicos poderiam entrar gratuitamente no Cristo Redentor, mas apenas em datas agendadas pela Arquidiocese do Rio de Janeiro.[38] A decisão causou desgosto nos admiradores da imagem que seguem outras religiões e naqueles que advocam pelo secularismo do estado.



História
A ideia de construir uma grande estátua no alto do Corcovado foi sugerida pela primeira vez em meados da década de 1850, quando o padre Pedro Maria Boss sugeriu a colocação de um monumento cristão no Monte do Corcovado para homenagear a Princesa Isabel, regente do Brasil e filha do Imperador Dom Pedro II. A princesa gostou da ideia e chegou a dar apoio à construção da obra.

(O morro do Corcovado antes da construção do Cristo Redentor, século XIX.d) 

Na época da assinatura da Lei Áurea, diante da possibilidade de homenagem com uma estátua que a representaria como “A redentora”, a Princesa Isabel não aceitou o pedido, conforme o aviso de 2 de agosto de 1888, destacando que a homenagem deveria ser feita ao verdadeiro “Redentor dos homens”, com uma imagem ao Sagrado Coração de Jesus. Em 1889, o país se tornou uma república e, com a oficialização da separação entre Igreja e Estado, a proposta foi descartada.

(O Chapéu de Sol do Corcovado (que existia onde se ergue hoje a estátua do Cristo Redentor) ca. 1908.)

A segunda proposta de uma estátua no topo da montanha foi feita em 1920, pelo Círculo Católico do Rio de Janeiro. O grupo organizou um evento chamado "Semana do Monumento" para atrair doações e recolher assinaturas para apoiar a construção da estátua. As doações vieram principalmente de católicos brasileiros. Os projetos considerados para a "Estátua do Cristo" incluíam uma representação da cruz cristã, uma estátua de Jesus com um globo nas mãos e um pedestal que simbolizaria o mundo.

A estátua do Cristo Redentor de braços abertos, um símbolo de paz, foi a escolhida. O engenheiro local Heitor da Silva Costa projetou a estátua, que foi esculpida por Paul Landowski, um escultor franco-polonês.

(O primeiro projeto do Cristo Redentor, desenhado por Heitor da Silva Costa.)

Apesar de, atualmente, protestantes de todo o mundo visitarem o Cristo, inicialmente os líderes da Igreja Batista eram contrários à construção dele, chegando a propor que o dinheiro arrecadado fosse usado na construção de uma obra beneficente.

Em 23 de março de 1923, os seguidores da Igreja Batista publicaram uma nota no O Jornal Batista, órgão oficial da Convenção Batista Brasileira em que afirmavam que a construção "será, a um tempo, um atestado eloquente de idolatria da Igreja de Roma" e sugeriram que o dinheiro arrecadado para a construção deveria ser utilizado em obras assistenciais.

Construção e inauguração
O rosto da estátua foi criado pelo escultor Gheorghe Leonida, que nasceu em Galati, na Romênia, em 1893. Estudou escultura no Conservatório Belas Artes de Bucareste, em seguida, após estudos de mais três anos na Itália, ele ganhou um prêmio de escultura Reveil ("Despertar"). Depois ele se mudou para Paris, onde sua obra Le Diable ("O Diabo") foi premiada com o Grand Prix. Tornando-se famoso na França como retratista, ele foi incluído por Paul Landowski na equipe que começou a trabalhar no Cristo Redentor em 1922. Gheorghe Leonida contribuiu retratando o rosto de Jesus Cristo na estátua, fato que o tornou famoso.

Um grupo de engenheiros e técnicos estudou as apresentações de Landowski e tomou a decisão de construir a estrutura em concreto armado (projetado por Albert Caquot) em vez de aço, mais adequado para uma estátua em forma de cruz. As camadas exteriores são feitas de pedra-sabão, escolhida por suas qualidades duradouras e facilidade de uso. A construção durou nove anos (entre 1922 e 1931) e custou o equivalente a 250 mil dólares (ou 3,3 milhões de dólares em valores de 2014). O monumento foi inaugurado em 12 de outubro de 1931.

Durante a cerimônia de inauguração, a estátua foi iluminada por uma bateria de holofotes que acionada remotamente pelo pioneiro da rádio de ondas curtas, Guglielmo Marconi, que estava a 9.200 quilômetros de distância, em Roma, na Itália. A sua missa de inauguração aconteceu no Estádio de Laranjeiras, igualmente ocorrida no dia 12 de outubro de 1931.

Em outubro de 2006, no 75 º aniversário da conclusão da estátua, o Arcebispo do Rio de Janeiro, o cardeal Eusébio Oscar Scheid, consagrou uma capela em homenagem a Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil, sob a estátua. Isso permite que os católicos possam realizar batismos e casamentos no local. No dia 7 de julho de 2007, em uma festa realizada em Portugal, o Cristo Redentor foi incluído entre as novas sete maravilhas do mundo. A decisão, após um concurso informal, foi baseada em votos populares (internet e telefone), votação que ultrapassou a casa dos cem milhões de votos. Todavia, o concurso não foi apoiado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), que apontou a falta de critérios científicos para a escolha das maravilhas. Documentário Construção da Estátua do Cristo Redentor Rio de Janeiro LINK



Danos e restaurações
Em 1990, um trabalho de restauração foi realizada por meio de um acordo entre várias organizações, incluindo a Arquidiocese do Rio de Janeiro, empresa de mídia Rede Globo, a companhia petrolífera Shell do Brasil, o regulador ambiental Ibama, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e o governo do município do Rio de Janeiro.

Em 2003, mais transformações na estátua e em seus arredores foram realizadas, quando um conjunto de escadas rolantes, passarelas e elevadores foram instalados para facilitar o acesso à plataforma em torno da estátua. Em 2010, uma restauração maciça da estátua foi realizada. O monumento foi lavado, a argamassa e pedra-sabão que cobrem a estátua foram substituídos, a estrutura interna de ferro foi restaurada e a estátua tornou-se à prova d'água. Um incidente ocorreu durante a restauração quando picharam um dos braços em um ato de vandalismo. O prefeito Eduardo Paes chamou o ato "um crime contra a nação". Os culpados mais tarde pediram desculpas e se apresentaram à polícia.

A restauração de 2010 envolveu cem pessoas e usou mais de 60 mil pedaços de pedra retirados da mesma pedreira que a estátua original. Durante a inauguração da restauração, a estátua foi iluminada em verde-e-amarelo em apoio a Seleção Brasileira de Futebol, que estava jogando na Copa do Mundo FIFA de 2010.

A estátua foi atingida por um raio durante uma violenta tempestade em 10 de fevereiro de 2008 e sofreu alguns danos nos dedos, cabeça e sobrancelhas. Um esforço de restauração foi posto em prática pelo governo do estado do Rio de Janeiro para substituir algumas das camadas de pedra-sabão exteriores e reparar os para-raios instalados na estátua. O monumento foi danificado novamente por um raio em 17 janeiro de 2014, quando um dedo na mão direita foi destruído.

Além dos relâmpagos, a estátua está exposta a fortes ventos e a erosão, por isso os trabalhos de manutenção do monumento devem ser realizados periodicamente. A pedra original pálida não está mais disponível em quantidades suficientes e pedras de substitutas são cada vez de tons mais escuros.

Características do Novo Sistema de Iluminação
Ao comemorar 80 anos em 2011, o monumento do Cristo Redentor ganhou uma nova ilumanação com tecnologia LED. O projeto de iluminação permite a utilizar milhares de cores, tendo controle preciso e individual de cada projetor quanto à intensidade, velocidade e direcionamento da luz. Certamente é uma iluminação high-tech que coloca o monumento simbolo da cidade em evidência no Brasil e no mundo. Ao todo, foram utilizados 300 projetores de LED de última geração.

Em 2020 o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, recebeu projeções e foi iluminado com frases de fé e otimismo. Além disso, em certo momento, foi apresentada a bandeira des 150 países.

Impacto cultural
Canções - O monumento aparece em diversas canções, como tema ou citada:

"Vietnã do Brasil", de Pavilhão 9 (Cidade bela vislumbrada pelo mundo inteiro/Quem não conhece o famoso Rio de Janeiro/Bonde, Corcovado, Cristo Redentor/Praia de Copacabana e Circo Voador...)
"Alagados", d'Paralamas do Sucesso ("E a cidade que tem braços abertos/No cartão-postal")
"Bananas", dos Titãs ("… O arco de Oxóssi nas mãos do Cristo Redentor…")
"Corcovado", de Tom Jobim ("Da janela vê-se o Corcovado/O Redentor, que lindo")
"É Fim de Mês", de Raul Seixas ("Que eu comprei pra domingar com o meu amor/Lá no cristo redentor, ela gostou (oh!) e mergulhou (oh!)")
"Sou carioca, sou do Rio de Janeiro", de Gabriel o Pensador ("Cristo Redentor/Braços abertos.../Jesus Cristo é carioca xará")
"Expresso 2222", de Gilberto Gil ("O Cristo é como quem foi visto subindo ao céu")
"Las Muchachas de Copacabana", de Chico Buarque ("Corcovado em Mar del Plata/Tem")
"Os Passistas", de Caetano Veloso ("O Corcovado e o Redentor daqui")
"Paralelas", de Belchior ("No Corcovado/Quem abre os braços sou eu")
"Percorrendo o meu País", de Teixeirinha ("Lá na Guanabara fiquei encantado/Fui no Corcovado, Cristo Redentor")
"Samba do Avião", de Tom Jobim ("Cristo Redentor/Braços abertos sobre a Guanabara")
"Samba do Grande Amor", de Chico Buarque ("Fiz promessa até/Pra Oxumaré/De subir a pé o Redentor")
"Subúrbio", de Chico Buarque ("Lá tem Jesus/E está de costas")
"Um Trem para as Estrelas", de Cazuza ("São sete horas da manhã/Vejo Cristo da janela [...] Estranho o teu Cristo, Rio/Que olha tão longe, além/Com os braços sempre abertos/Mas sem proteger ninguém")
"O País do Futuro", Camisa de Vênus ("…mas muita fé em Jesus Cristo/Quem sabe ele se zanga, desce lá do Corcovado/Passa o cajado nessa corja, Deus também fica retado")
"Realidade Virtual", Engenheiros do Hawaii ("A neblina encobre o Cristo e a Lagoa se ilumina")
"Redentor", Zélia Duncan ("Você sabia, meu amor, que da minha janela/ eu vejo o Cristo Redentor, ele tá sempre lá em cima")
"Braços cruzados", Zélia Duncan ("Cristo Redentor, eu vi seus braços cruzados")
"O Cristo Redentor", Capital Inicial (..."Vendeu o Cristo Redentor")
Álbum With Hearts as One, a foto do Cristo Redentor aparece no centro da capa do álbum da banda cristã Hillsong United.
No álbum debutante do rapper e ator norte-americano Ja Rule, Venni Vetti Vecci. O título do álbum é uma alusão a frase em latin "Veni, vidi, vici", que significa "vim, vi, venci." Há uma imagem do Cristo em segundo plano.

Cinema
O Cristo Redentor também é referência em obras cinematográficas.

A mais recente é o pôster do filme 2012. A cidade e o monumento carioca são os únicos a aparecerem nos cartazes fora dos Estados Unidos (as cidades estadunidenses representadas são Washington e Los Angeles). Na série de tevê Life After People, o episódio Wrath of God mostra o Cristo Redentor, após 250 anos sem pessoas para fazerem sua manutenção, desabando sobre o Corcovado. No filme "Redentor" (2004) do diretor Cláudio Torres, o Cristo aparece "conversando" com o personagem Célio Rocha (Pedro Cardoso), numa representação direta a Deus. Em 2009 o artista luminógrafo Gaspare Di Caro o Cristo Redentor, dando pela primeira vez uma face ao monumento.

Televisão
Em 1991, o humorista Renato Aragão escalou o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, com o intuito de agradecer o sucesso de sua carreira, principalmente como o personagem Didi, de Os Trapalhões. Em julho daquele ano, o humorista saiu de dentro do monumento e foi até a mão direita do Cristo para beijá-la. Um dos momentos mais tensos foi quando precisou voltar da mão, de costas, para o corpo da estátua.

Curiosidade:
Nem todo o monumento foi construído no nosso país. As mãos e a cabeça foram esculpidas em Paris e divididas em várias partes, que foram montadas no Brasil. A cabeça foi dividida em 50 peças e as mãos em 8 peças. O coração no Cristo Redentor, que mede 1,30. Nesse coração, na parte de dentro da escultura, existe um frasco de vidro com um pergaminho que contém a árvore genealógica do engenheiro fiscal Pedro Fernandes e do mestre de obras Heitor Levy.

Por ser o pico do Morro do Corcovado, foi necessário instalar uma série de para-raios no monumento, mais especificamente situados na cabeça e nos braços da escultura.

A estátua foi atingida por um raio durante uma violenta tempestade em 10 de fevereiro de 2008 e sofreu alguns danos nos dedos, cabeça e sobrancelhas. Um esforço de restauração foi posto em prática pelo governo do estado do Rio de Janeiro para substituir algumas das camadas de pedra-sabão exteriores e reparar os para-raios instalados na estátua. O monumento foi danificado novamente por um raio em 17 janeiro de 2014, quando um dedo na mão direita foi destruído.

Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) o Cristo Redentor é atingido, em média, por cerca de seis raios ao ano.  Além dos relâmpagos, a estátua está exposta a fortes ventos e a erosão, por isso os trabalhos de manutenção do monumento devem ser realizados periodicamente. A pedra original pálida não está mais disponível em quantidades suficientes e pedras de substitutas são cada vez de tons mais escuros.

Como chegar
De trem: Ingressos disponíveis para compra pelo site tremdocorcovado.rio

A partir de 01/07/2016, todos os ingressos do Trem do Corcovado têm hora marcada. A bilheteria do Trem do Corcovado não vende bilhetes para o mesmo dia. A bilheteria funcionará somente para troca de vouchers dos clientes que comprarem os bilhetes com antecedência pela internet, APP ou nos pontos de vendas credenciados.

Preços:
Ingresso inteiro – Alta Temporada*: R$ 82,00
Ingresso inteiro – Baixa Temporada*: R$ 67,00
Idoso (acima de 60 anos residente no Brasil) R$ 26,00
Criança (5 a 11 anos) R$ 52,00

Crianças até 4 anos não pagam, desde que estejam no colo do seu responsável.
Necessária comprovação da idade por documento.

* Inclui transporte de ida e volta e acesso ao monumento do Cristo Redentor.
* Todos sábados e domingos e feriados são considerados alta.

O ingresso para o serviço de vans autorizadas deve ser adquirido no Largo do Machado, na Praça do Lido, em Copacabana, na Barra da Tijuca ou nas Paineiras, de onde partem os veículos com destino ao Corcovado.

De van Largo do Machado e Praça do Lido:
Preço:
R$ 84,60 (alta temporada/ finais de semana e feriados) e R$ 69,60 (baixa temporada / dias de semana)
R$ 54,60 para crianças entre 5 e 11 anos. Grátis para crianças até 5 anos.
Brasileiros ou estrangeiros residentes a partir de 60 anos: R$ 46,10. Inclui van e acesso ao Cristo.
Horário de embarque: De segunda a sexta, de 8h às 16h. Sábado, domingo e feriado, de 8h às 17h.
Forma de pagamento: Dinheiro, cartões de débito e crédito das bandeiras Visa e Mastercard.
www.paineirascorcovado.com.br

De Van Paineiras
Preço:
Adultos R$ 51,60 (alta temporada)
R$ 36,60 (baixa temporada)
Crianças de 5 a 11 anos R$ 21,60.
Idosos acima de 60 anos, brasileiros e estrangeiros residentes no Brasil R$ 13,10
Horário de embarque: Diariamente, 8h-18h

De Van Barra da Tijuca
Preço:
Adultos R$ 113,60 (alta temporada)
R$ 98,60 (baixa temporada)
Crianças de 5 a 11 anos R$ 83,60.
Idosos acima de 60 anos, brasileiros e estrangeiros residentes no Brasil R$ 75,15.
Horário de embarque: Diariamente, 9h-15h

De carro: Via Cosme Velho pela Ladeira dos Guararapes, seguindo pela ladeira íngreme. À direita, entrar na rua Conselheiro Lampreia até a interseção com a placa indicativa “Corcovado-Mirante”. Vire à esquerda, já na Estrada das Paineiras, e adiante uma nova placa indica “Paineiras-Corcovado”. Os carros de passeio devem seguir somente até às Paineiras. De lá, o visitante segue de van credenciada até o monumento.
Preço: R$ 46 (alta temporada) e R$ 31 (baixa temporada), crianças de 5 a 11 anos R$ 16. e idosos acima de 60 anos, brasileiros e estrangeiros residentes no Brasil R$ 8.

Horário de embarque: Diariamente, 8h às 18h.
Forma de pagamento: Dinheiro, cartões de débito e crédito das bandeiras Visa e Mastercard.

 Atenção! Antes de visitar o local, acesse o site oficial para conferir se não há alteração na programação/funcionamento.




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