sexta-feira, 11 de outubro de 2019

Parque Nacional de São Joaquim - Turismo em Urubici, Bom Jardim da Serra SC



O Parque Nacional de São Joaquim está situado no sul do país, mais precisamente na região serrana do estado de Santa Catarina. O acesso para a parte alta se faz pelos municípios de Urubici e Bom Jardim da Serra. O Parque Nacional também possui áreas nos municípios de Orleans, Grão Pará e Lauro Müller, estes localizados na parte baixa da Serra do Mar.

A criação do Parque, em julho de 1961, está ligada à necessidade de proteção dos remanescentes de Matas de Araucárias, encontradas em abundância dentro de seus 49.800 hectares. O Parque está inserido no bioma Mata Atlântica.

Além de conservar ecossistemas existentes na Unidade de Conservação, ela foi criada com o objetivo de promover a educação ambiental, a pesquisa e a visitação pública.

A região oferece uma paisagem magnífica. Os cartões-postais são a Pedra Furada e o Morro da Igreja.

Na região nordeste do Parque encontram-se as maiores altitudes, sendo o ponto culminante o Morro da Igreja, com 1.822 metros. No centro do Parque também há áreas bastante elevadas, com altitudes acima de 1.650 metros. Essa região do parque é denominada Campos de Santa Bárbara.

Outro aspecto importante da Unidade é a sua formação geológica, composta por rochas vulcânicas, denominadas Basalto, que formam, conjuntamente com as formações de Arenito, um local propício à recarga e descarga do Aquífero Guarani. Estudos datam estas formações em aproximadamente 133 milhões de anos.



Atrações
Entre os atrativos estão a Pedra Furada e Morro da Igreja em Urubici que podem ser acessados por carro; e o Cânion Laranjeiras em Bom Jardim da Serra.

Este atrativos tem acesso ruim e é possível alcançar apenas com carros grandes. É preciso ainda fazer um trecho a pé de 3 km.

Para fazer as trilhas dentro da Unidade é preciso ter guias credenciados. Na região nordeste do Parque encontra-se as maiores altitudes, sendo o ponto máximo o Morro da Igreja, com 1.822 metros. No centro do Parque também há áreas bastante elevadas, com altitudes acima de 1.650 metros. Essa região do parque é denominada Campos de Santa Bárbara.

Visitação
O parque é aberto à visitação pública e não são cobradas taxas. É exigido o acompanhamento por guias credenciados para se fazer trilhas dentro da Unidade. Apesar do nome do parque remeter ao município de São Joaquim, o acesso às principais atrações se dá a partir dos municípios de Bom Jardim da Serra e Urubici. A distância de Urubici até o Morro da Igreja, por estrada pavimentada, é de 27 km. Já a partir de Bom Jardim da Serra, a 12 km do centro, pode-se visitar o Cânion Laranjeiras, na localidade de Santa Bárbara,. Porém, além do acesso ser ruim, somente para veículos fora de estrada, o mesmo se dá através de área particular e são cobrados ingressos.

Mais atrações
Cânion Espraiado - Cenário pouco explorado da serra catarinense, está localizado na imensa área do Campo dos Padres. Nesse local há trilhas que variam entre 1.150 a 1.600 metros de altitude, onde, durante o inverno, há possibilidades de nevascas e congelamentos.

Cânion das laranjeiras - Local de beleza singular que recebe as águas do Rio Laranjeiras. Está localizado a 25 km, por estrada de terra, a partir de Bom Jardim da Serra. Apesar de difícil acesso, vale a pena ser visitado.

Cascata Véu de Noiva - Possui águas geladas numa queda de 45 metros de altura. Está nos limites do Parque a 05 km antes do Morro da Igreja.

Cachoeira do Avencal - Uma das mais belas quedas d’água da região, com 88 metros de altura. Está fora dos limites do Parque e pode ser atingida por estrada asfaltada em direção à cidade de São Joaquim, mais caminhada por uma trilha com 800 metros, em meio às avencas e xaxins.

Morro do Campestre - Também conhecido como Morro da Cruz, possui um mirante com vista parcial do Vale do Rio Canoas. Está localizado a 08 km do centro de Urubici e o melhor horário para visitação é no pôr-do-sol.

Inscrições rupestres - Localizadas no morro do Avencal, as inscrições rupestres datam de mais de 3.000 anos e se destacam pela beleza do grafismo, com quatro estilos de desenhos diferentes, o que indica quatro estágios de realização distintos. Suas características em baixo e alto relevo, segundo os pesquisadores, representam uma sinalização única no mundo.

Serra do Rio do Rastro - Possui a estrada asfaltada mais sinuosa do Brasil (SC-438), indo em direção a Lauro Miller. Suas curvas margeiam um cânion com 1.450 metros de altura e possui vários mirantes para observação da paisagem.

Campo dos Padres no Parque Nacional de São Joaquim.

Aspectos naturais
Esta Unidade destaca-se na preservação das Matas de Araucárias, Campos de Altitude e Matinhas Nebulares, além é claro da Mata Atlântica. A UC representa uma importante área de recarga e descarga do Aquífero Guarani e suas formações geológicas são destaque no turismo regional.

Geografia
O parque tem 49 300 ha e está ligado na porção oeste ao parque estadual da Serra Furada. Juntos, ambos os parques somam 50 630 ha de área protegida.

O embasamento do parque é de Arenito, resultante da divisão dos continentes e de Basalto, rochas vulcânicas que datam do período Hauteriviano, com aproximadamente 133 milhões de anos. As nascentes dos rios que formam as bacias do Canoas, Tubarão e Pelotas ficam no interior do parque. Além disso, nele encontram-se importantes áreas de carga e descarga do Aquífero Guarani.


Relevo e clima
As temperaturas no Parque podem chegar a -13°c. As rochas que formam o Parque são vulcânicas de basalto que datam de 133 milhões de anos.

De relevo bastante irregular, com altitude variando entre 300 e 1 822 m, São Joaquim encampa desde paisagens campestres a grandes furnas e encostas recobertas de mata nativa, com desfiladeiros. As maiores altitudes ficam na região nordeste do parque, sendo que o ápice está no Morro da Igreja, com 1 822 m. Os Campos de Santa Bárbara ficam na parte central do parque e tem altitudes de até 1 650 m. O solo é predominantemente pedregoso.

Fauna e flora
Imagem; Saíra-dourada ou douradinha (Tangara cyanoventris)

Seu clima de frio intenso não permite o desenvolvimento de uma grande quantidade de fauna, mas há várias espécies ameaçadas de extinção na área e entorno do Parque

A fauna apresenta mamíferos como pacas, cachorros-do-mato, bugios e jaguatiricas. Entre as aves, encontram-se a gralha-azul, a curiaca, o caxinguelê e o surucuá-de-barriga-vermelha.


Imagem; Cachorro-do-mato - Cerdocyon thous

O Cerdocyon thous (mais conhecido como cachorro-do-mato), é mamífero da família dos canídeos (incluindo espécies como o Lobo-guará, Raposa-do-campo e o Cachorro-do-mato-vinagre), e se encontra dividido pela América do Sul. É também conhecido como: lobinho, graxaim-do-mato, graxaim, raposa, lobete crab-eating fox, crab-eating zorro, common zorro, zorro de patas negras, perro de monte, lobo, zorro de monte, zorro perro, zorro común, zorro perruno; sendo esses nomes para diferentes regiões, sendo as últimas em espanhol. Três, das suas cinco subespécies , podem ser encontradas no Brasil, sendo elas: C.t. entrerianus, encontrada no sul e sudeste do Brasil; C. t. azarae, no sudeste, centro-oeste, assim como a C.t. thous, ambas podem ser localizadas no nordeste e norte do Brasil.



Histórico

A criação do parque, em julho de 1961, está ligada à necessidade de proteção dos remanescentes de Matas de Araucárias, que se encontram dentro de seus limites.


Infraestrutura
Para visitação é necessária autorização prévia do IBAMA em Santa Catarina.O parque possui apenas uma sede administrativa.

A cidade de Urubici, a 24 km do parque, oferece hotéis, pousadas e restaurantes simples. São Joaquim, a 88 km, e Lajes, a 126 km, oferecem mais opções

Localização
O Parna está situado na região serrana de Santa Catarina e abrange os municípios de Urubici, Bom Jardim da Serra, Orleans e Grão Pará.

Como chegar
Pela via rodoviária: um dos acessos sai da capital (Florianópolis/SC) seguindo pela BR-282, sentido Lages/SC, na localidade de Santa Clara, município de Bom Retiro/SC. Vira-se à esquerda pela rodovia SC-438 (Serra do Panelão), e após 24 km chega-se ao município de Urubici/SC. Desse ponto até o parque são mais 27 km em estrada rural (sem pavimento), estrada geral do Morro da Igreja.

O segundo acesso segue pela BR-101, sentido Tubarão/SC. Quando chegar neste município, virar à direita sentido Orleans e de lá pela SC-438, conhecida como Estrada da Serra do Rio do Rastro. Passando a serra o visitante chega a Bom Jardim da Serra e de lá é possível conhecer o Cânion Laranjeiras ou seguir mais 80 km pela mesma estrada e chegar a Urubici.

Pela via aérea: há aeroporto na capital Florianópolis que recebe vôos regulares.

Onde ficar
Em Urubici, a 27 km do Parque, conta com uma rede de hospedagem, especialmente, de pousadas rurais. Jardim da Serra também conta com opções de acomodação

Ingressos
Não há cobrança de ingresso nos dois principais pontos de visitação.

O Parque pode ser visitado a ano todo, mas o melhor período para conhecer a parte alta é durante o inverno. Enquanto que a parte baixa pode ser desfrutada durante todo ano, mesmo no verão, porém é época de grande incidência de chuva.

Horário de funcionamento da Parte Baixa: Inicia-se às 08h00, com permanência até às 17h00.

Horário Parte Alta: Das 07h00 às 14h30. A permanência estende-se até às 18h00

São recomendados condutores credenciados pelo Parque para fazer trilhas dentro da Unidade.

Fora do parque existem inúmeras atrações com cobrança de ingresso, onde se destacam o Snow Valley (Parque de Esportes de Aventura) e a Villa Francione (vinícola).

ATENÇÃO !!

NÃO É PERMITIDO O ACESSO DE MICRO-ÔNIBUS, ÔNIBUS, CAMINHÕES OU REBOQUES, apenas veículos de passeio, vans, motocicletas e bicicletas.

 O ACESSO COM ANIMAIS DOMÉSTICOS (cães, gatos e outros) NÃO É PERMITIDO.

 AS AUTORIZAÇÕES SÃO POR VEÍCULO (não por pessoa) e GRATUITAS. Sua venda, transferência ou permuta é terminantemente proibida.

Contato:
O parque nacional de São Joaquim é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral da natureza, localizado nas regiões Serrana e Sul do estado de Santa Catarina, com território distribuído pelos municípios de Bom Jardim da Serra, Grão-Pará, Lauro Müller, Orleans e Urubici.

Telefone: (49) 3278-4002
88650-000 - Urubici-SC
E-mail: pnsj@iscc.com.br

Fontes:
http://www.icmbio.gov.br/parnasaojoaquim/guia-do-visitante.html
https://www.wikiparques.org/wiki/Parque_Nacional_de_S%C3%A3o_Joaquim


0 comentários:

Postar um comentário

Viajar é trocar a roupa da alma. (Mário Quintana)

Ciência do Turismo

. Resultado de imagem para viagens

. Resultado de imagem para turismo rio grande do sul

.

. Resultado de imagem para turismo fotos

Visitantes por País

História do Turismo: Conscientização Turismo

Páginas + Visitadas - Última semana

Compartilhe essa ideia!

O Ciência do Turismo Blog é um espaço para promover discussões, disseminar conhecimento e compartilhar um pouco mais da experiência dos nossos colaboradores, também é uma forma de atualizar os nossos visitantes sobre as novidades do Turismo.

Compartilhe essa ideia!
Para entrar em contato comigo, mande e-mail para cienciadoturismo@gmail.com ou deixe recado aqui no blog. Estamos sempre abertos a novas parcerias e dispostos a ajudar nossos leitores.