segunda-feira, 23 de setembro de 2019

Parque Estadual Chandless - Turismo Acre



O Parque Estadual Chandless é uma área de proteção integral, criada pelo decreto 10.670 de de 02 de setembro de 2004. Possui 695.303 hectares, os quais representam cerca de 4 % da área do Estado. Seu nome faz referência ao rio Chandless, que drena a Unidade no sentido sudoeste nordeste e nasce no Peru. Por sua vez o rio faz homenagem ao explorador William Chandless, que esteve na Amazônia em 1864-66, percorrendo o rio Purus. Seu objetivo era mapear todo o rio Purus até a nascente, entretanto, este feito não foi realizado, por conta da dificuldade de acesso e logística. Sua viagem produziu alguns artigos científicos e um mapeamento quase completo do rio Purus, o que lhe rendeu um reconhecimento mundial, como pesquisador e explorador, recebendo a medalha de Ouro Vitória por seus feitos e um rio em seu nome (que antes chamava-se Aracá).

Caracterização

A precipitação média anual da região do Alto Chandless varia de 1773 mm a 2086 mm e a temperatura média anual oscila entre 24.3o C a 25.1o C. Ocorrência de solos tipo plintossolo, argissolo, vertissolo, luvissolo, neossolo, com predominância do cambissolo e possui relevo ondulado e suave ondulado. Os rios são de água branca e apresentam uma dinâmica forte de enchente e vazante. O período de cheia ocorre entre os meses de outubro a maio e o de seca entre os meses de junho a setembro. Vegetação caracterizada por floresta aberta de palmeiras e floresta aberta de bambus

Objetivos específicos da unidade
Proteção efetiva do Ecossistema de Floresta de Bambu, sendo considerado o centro da dispersão do bambu no sudoeste da Amazônia. Compor efetivamente o corredor ecológico do sudoeste da Amazônia e proteger as bacias hidrográficas do rio Chandless e Purus.



Histórico

O Parque Estadual Chandless é uma área de proteção integral e fica num dos locais menos conhecidos da Amazônia. É uma Unidade de Conservação de Proteção Integral, criada pelo Decreto 10.670, de 2 de setembro de 2004.

Possui área de 670.135, representa 4,23% do território do Acre e abrange os municípios de Santa Rosa do Purus (161.630 ha – 24,12%), Manoel Urbano (445.208 ha – 66,44%) e Sena Madureira (63.296 ha – 9,45%). Tem como limites: começam no marco internacional da fronteira Brasil/Peru, localizado próximo à nascente do Rio Santa Rosa, limita-se também com os Municípios de Feijó e Manoel Urbano O acesso à área é considerado extremamente difícil e feito inicialmente por via terrestre saindo de Rio Branco até Manuel Urbano e deste até a sede da UC por via fluvial.

O parque ganhou esse nome por conta do seu principal curso d`água, o rio Chandless. Por sua vez o rio foi batizado com um nome que veio de muito mais longe. Sir Wiliam Chandless era um famoso explorador britânico que veio parar por estas bandas por causa de uma dúvida que tirava o sono dos barões da borracha. Era chamado de “o problema do Purus”.

Atrações

Aspectos naturais
Além de sua inegável importância para a conservação da biodiversidade, o PEC se insere em uma área estratégica também do ponto de vista socioambiental, que é o Alto Purus, especialmente por se localizar no centro de um mosaico de unidades de conservação, terras indígenas e áreas de comunidades tradicionais, em um contexto de fronteira geográfica e geopolítica com o Peru.

Outros aspectos naturais devem ser considerados como o Bioma Amazônico que é composta de Floresta Tropical Caducifólia com bambu no sub-bosque, Floresta Tropical Caducifólia com palmeiras no sub-bosque, Floresta Ombrófila Aberta de Influência Aluvial, Formações pioneiras de influência fluvial, Vegetação sobre lagoas de igarapés denominadas localmente como “queimadas”.

Geografia
A região do PE Chandless está inserida na planície amazônica, nas bacias dos rios Purus e Iaco, com extensas áreas de inundações e com a formação de paranás, furos, lagos e igarapés.

Relevo e clima
Relevo plano, suave ondulado a ondulado; planícies e terraços fluviais alagados periodicamente ou não; ocorrência de muitos lagos.

Fauna e flora
Em relação à fauna, existem pelo menos cerca de 800 espécies de aves (incluindo espécies migratórias), pelo menos 200 espécies de mamíferos, 80 espécies de répteis e 120 espécies de anfíbios. Foram identificadas cerca de 100 espécies de lepdopteros. A ictiofauna em torno de 200 espécies.


A Bacia do Alto Purus é uma das regiões menos conhecida da Amazônia. O Alto Purus constitui o centro da distribuição dos chamados tabocais no sudoeste da Amazônia. Trata-se de um tipo de vegetação extremamente importante, mas muito pouco conhecido. Apesar do pouco conhecimento da flora regional, alguns fatos indicam que a área apresenta características típicas de área de transição entre a parte leste e oeste do Estado do Acre - o que a torna ainda mais importante para conservação.



Localização
O Parque Estadual Chandless (PEC), localiza-se nos municípios de Sena Madureira (9%), Santa Rosa do Purus (24%) e Manuel Urbano (67%), no Estado do Acre. Situa-se nas bacias hidrográficas do rio Chandless e de afluentes do rio Purus.

Local
Possui estrada somente até Manoel Urbano, para chegar até o Chandless somente de barco. A viagem dura 2 dias e meio,s/n,Centro.

Como chegar
Deslocamento do município de Rio Branco, Acre, para o município de Manuel Urbano, Acre, utilizando a Br - 364. Deslocamento fluvial na direção a montante do rio Purus, até a desembocadura do rio Chandless (voadeira motor 40, pouco peso, dura cerca de 3,5 a 4 horas de viagem). Deslocamento dentro do rio Chandless, na direção a montante, cerca de 2 horas até a base no interior do Parque. Deslocamento aéreo, vôos do Município de Sena Madureira com pouso na fazenda Jussara interior do Parque.

Ingressos
O Parque encontra-se temporariamente fechado.

Onde ficar
O Parque dispõe de acampamento base, com alojamentos.

Contato
Telefone:(68) 3224-8786 (Ramal 218 - Departamento de Áreas Protegidas) / 3224-3812 (Secretaria de Estado de Meio Ambiente), (68) 3224-3990 Gestor do Parque

Email:chandlesje@gmail.com



Fonte:
https://www.wikiparques.org/wiki/Parque_Estadual_Chandless

0 comentários:

Postar um comentário

Viajar é trocar a roupa da alma. (Mário Quintana)

Ciência do Turismo

. Resultado de imagem para viagens

. Resultado de imagem para turismo rio grande do sul

.

. Resultado de imagem para turismo fotos

Visitantes por País

História do Turismo: Conscientização Turismo

Páginas + Visitadas - Última semana

Compartilhe essa ideia!

O Ciência do Turismo Blog é um espaço para promover discussões, disseminar conhecimento e compartilhar um pouco mais da experiência dos nossos colaboradores, também é uma forma de atualizar os nossos visitantes sobre as novidades do Turismo.

Compartilhe essa ideia!
Para entrar em contato comigo, mande e-mail para cienciadoturismo@gmail.com ou deixe recado aqui no blog. Estamos sempre abertos a novas parcerias e dispostos a ajudar nossos leitores.