Nova versão do documento está disponível apenas no formato digital
O Portal da Regionalização do Ministério do Turismo acaba de disponibilizar a versão atualizada da cartilha institucional que aborda a sensibilização e da mobilização entre parceiros e interlocutores do Programa de Regionalização do Turismo (PRT). Os materiais foram condensados em um documento único que aborda a temática do PRT de forma mais clara e enxuta. Os usuários poderão baixar, gravar ou imprimir o documento de 41 páginas. O PRT faz parte do atual Plano Nacional de Turismo 2018-2022 - Mais emprego e renda para o Brasil.
Link: http://regionalizacao.turismo.gov.br/images/mtur-cartilha-promocional-final.pdf
Link: http://regionalizacao.turismo.gov.br/images/mtur-cartilha-promocional-final.pdf
Rogério Cóser, diretor do Departamento de Ordenamento do Turismo (Deotur) ressaltou a praticidade e a economicidade da cartilha digital, acessível aos usuários e demais interessados na temática da regionalização do turismo. “É importante destacar toda a colaboração e parceria da equipe técnica da Pasta neste documento que recebeu contribuições externas dos órgãos oficiais de turismo dos estados e dos interlocutores regionais do Programa de Regionalização do Turismo”, disse. A descentralização das decisões e ações nas esferas estadual, regional e municipal é um dos princípios do PRT.
Para a coordenadora-geral de Mapeamento e Gestão Territorial do Turismo, Ana Carla Fernandes Moura, o documento fundamenta o princípio da sustentabilidade da regionalização do turismo com o objetivo de gerar ganhos através da atividade para quem vive nos destinos. “Nem sempre a comunidade percebe o potencial do turismo em sua volta. É necessário formar lideranças, interlocutores e envolver o poder público, setor privado e sociedade civil para fortalecer o turismo”, comentou.
Nesse contexto, a regionalização apresenta-se como política pública de turismo parceira dos municípios que integram o Mapa do Turismo e que formam as regiões turísticas. A regionalização ajuda no planejamento, gestão, promoção e comercialização integrada e compartilhada dos destinos. O programa olha a região turística, e não apenas o município de forma isolada. Essa visão busca o maior aproveitamento dos recursos financeiros, técnicos e humanos. A integração cria condições e oportunidades para revelar e estruturar novos destinos turísticos mais qualificados e competitivos. O PRT orienta o desenvolvimento turístico contemplando as regiões e o crescimento dos municípios.
Por Geraldo Gurgel
Fonte: turismo.gov.br
0 comentários:
Postar um comentário