sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Segurança em eventos, fator fundamental a ser considerado.




Conceito de evento. O termo evento provém do latim eventus e admite diferentes acepções. Pode tratar-se de um acontecimento de relevo que está programado. Esse acontecimento pode ser social, artístico ou desportivo. Hoje na globalização, o termo evento contempla várias variáveis, a se pensar. Uma delas é, segurança em eventos, fator fundamental a ser considerado, na hora de organizar qualquer evento tanto para uma única empresa como para um grupo inteiro de organizações, é preciso tomar certos cuidados em relação à segurança. Pensamos em inúmeros detalhes: espaço, comida, bebida, músicas, decoração. Porem segurança, é um ponto importante para garantir a qualidade do evento, a integridade física e o conforto dos convidados e muitos outros incômodos que podem vir acontecer. Tanto em reuniões pequenas como em grandes eventos.

Para a utilização de bens de uso comum, apenas se admitem regulamentações gerais de ordem pública, preservadoras da segurança, da higiene, da saúde, sem particularizações de pessoas ou categorias sociais (artigo 99, inciso I, do Código Civil).

É importante vistoriar qualquer que seja o local antes da realização do evento. Veja se tudo está de acordo com as normas de segurança exigidas, além de confirmar a presença de extintores de incêndio (funcionando bem) em pontos estratégicos. Informe-se ainda sobre as saídas de emergência: se estão devidamente sinalizadas e prontas para o caso de precisarem ser usadas por qualquer convidado, inclusive se for portador de alguma necessidade especial. Verifique também se a documentação do lugar está atualizada e se as certificações emitidas pela prefeitura e pelo corpo de bombeiros estão visíveis ao público.

Gerenciar os riscos consiste em fazer o levantamento de todas as possíveis adversidades que possam surgir durante o evento, preparando-se preferencialmente para evitá-las ou, se for necessário, para tomar as medidas necessárias caso efetivamente aconteçam. Esses riscos tendem a depender do perfil do evento, do local e dos próprios participantes. Vão desde fenômenos naturais, como tempestades e queda de raios, a falhas técnicas, como o uso inadequado das instalações elétricas, passando aí no meio do caminho por furtos, agressões, incêndios, falta de acessibilidade e contaminações pela ingestão de alimentos pouco cozidos ou vencidos, por exemplo.


PRÉ-EVENTO 
Conceito do Evento 
Quando os organizadores de eventos recebem a demanda para preparar e executar um evento, deverão envolver no grupo de trabalho o Gestor de Segurança. Variações do perfil do público afetam todos os tipos de eventos – congressos, feiras, festas, competições esportivas, convenções, lançamento de produtos, casamentos, shows, entre outros, determinando as estratégias de segurança. É importante conhecer as características do público, como: faixa etária, classe social e perfil de comportamento.

Política de Segurança
A Política de Segurança é um conjunto de diretrizes que influenciam diretamente o modo como os recursos humanos, técnicos e organizacionais serão utilizados. As providências e recursos que serão adotados para garantir que o evento transcorra com um mínimo de incidentes dependem diretamente da Política de Segurança.

Análise de Risco 
Inicie a análise tendo uma visão de toda área no entorno do evento, já que muitos riscos podem estar associados ao local em que será realizado. Essa análise visa identificar qual é a estrutura que o espaço oferece e que vulnerabilidades precisam ser cobertas para que o evento esteja protegido – riscos sob controle Ambiente Externo 

Ambiente Interno 
Faça um completo levantamento das condições de funcionamento do evento e do espaço em que ele ocorrerá. Essa análise visa identificar qual é a estrutura que o espaço oferece e que vulnerabilidades precisam ser cobertas para que o evento esteja protegido – riscos sob controle.

Identificação dos Riscos 
Feito o levantamento das condições dos ambientes externo e interno, passamos à identificação dos riscos, classificando em humanos, técnicos, naturais e biológicos. Para que a organização tenha uma clara visão em termos de impacto, caso os riscos existentes se concretizem.

Equipe de Informação e Inteligência
Geralmente esse papel é feito por toda a equipe de produção em eventos pequenos, mas nos grandes eventos é importante ter uma equipe dedicada em obter informações do reflexo do evento na cidade e quais são os movimentos que podem causar interferência nele.

Planejamento 
No planejamento, deve-se considerar, em termos de segurança em eventos:

Autorizações e Licenças 
É preciso obter licenças especiais concedidas por autoridades e órgãos públicos para poder fazer eventos em geral e principalmente de grande porte. Deve inclusive ser preservada também a figura do patrocinador do evento que terá forçosamente seu nome vinculado ao evento e a todos os acontecimentos derivados deste.

Legislação 
Procure conhecer a legislação específica do estado e cidade onde será realizado o evento. Geralmente há diferenças e muitas vezes não há uma regulamentação específica para o tema. Tome como regra documentar o evento nos órgãos competentes e guarde os protocolos e ofícios de resposta.

Credenciamento 
Tipos de Crachás: os crachás deverão ser divididos por áreas de atuação no evento, para o devido controle de acesso, exemplos de categorização: Direção – profissionais da direção do evento; Staff – prestadores de serviços ligados ao evento. Os tipos de crachá utilizados dependem do perfil do evento.

Brigada Contra Incêndio 
Da mesma forma que se contrata uma empresa de vigilância patrimonial para fazer a segurança, deve-se contratar os Bombeiros Civis.
Certifique-se que o local onde será realizado seu evento possui as licenças do Corpo de Bombeiros, as saídas de emergência, sinalização e extintores. Teste os equipamentos e realize treinamentos com o pessoal.

Plano de Contingências 
Este plano tem por finalidade prover os meios de atuação que serão utilizados para evitar que os riscos identificados e classificados, caso ocorram, venham a se configurar em perdas de vida e danos ao patrimônio das empresas e entidades envolvidas no evento.

Plano de Abandono 
Este plano tem por finalidade prover a ação ordenada de desocupação (ou evacuação) da área do evento em caso de sinistro (incêndios, ameaças de bomba, desabamentos, entre outros), objetivando minimizar e prevenir, o máximo possível, acidentes que possam provocar perdas de vidas. 

Orçamento 
Para definir um orçamento, primeiramente identificamos os riscos aos quais o evento está exposto; calculamos a probabilidade deles ocorrerem e que montante de perdas poderiam acarretar; definimos as ações necessárias para evitá-los ou mitigá-los e qual o investimento necessário para implantar as ações.

Contratação de Equipamentos e Serviços 
A escolha da empresa de segurança privada é um passo decisivo para o sucesso de fazer acontecer o planejamento. Lembre-se de contratar uma empresa legalmente constituída, que tenha o certificado expedido pela Polícia Federal e com experiência consolidada em eventos.

Treinamento das Equipes de Segurança 
É preciso treinar o segurança para exercer a função que se espera dele. Informe ao profissional como funcionará o evento em que ele irá atuar, qual é a programação, qual é seu horário de trabalho, onde ele irá ficar, o que irá fazer, quem é seu supervisor, como proceder em determinadas situações e outras tantas recomendações

Alinhamento – Clientes Internos 
Os clientes internos de um projeto precisam ter suas expectativas atingidas e para tanto a equipe de segurança precisará entender suas demandas e buscar as melhores soluções que não interfiram no resultado do evento, mas que garantam a segurança do evento.


EVENTO 
Durante o Evento: Há surpresas de segurança mesmo quando tudo foi milimetricamente calculado. Portanto, é preciso estar preparado para ajustes durante o evento.  A recomendação é que antes da abertura do evento o efetivo esteja devidamente posicionado no seu respectivo posto de trabalho e já tenha recebido as orientações básicas de procedimentos. É preciso estar atento a:

Monitoramento dos Riscos 
A vistoria pode ser feita por empresas privadas ou solicitada ao poder público (Unidade de Forças Especiais das Polícias Militares, Esquadrão Antibomba da Polícia Civil e demais unidades especializadas). A bilheteria é uma área sensível, principalmente no dia da realização do evento.

Distribuição das Equipes 
A administração e logística das equipes de segurança e brigadistas é extremamente importante, de acordo com a quantidade de efetivo, principalmente em eventos de grande porte, a escala de chegada deve ser elaborada com horários intercalados para que o evento seja coberto antes, durante e depois.

Comunicação 
Durante o evento o sistema de comunicação via rádio tem por objetivo atender as necessidades de contato imediato entre todos os integrantes da equipe de segurança e a brigada de incêndio. Um canal entre a organização do evento e a Central de Comando e Controle é de suma importância, a fim de atender os ajustes de última hora, comuns em grandes eventos.

Controle de Acesso 
O controle da entrada de pessoas no local do evento é uma das partes mais delicadas da segurança e normalmente demanda a maior parte dos investimentos. O acesso ao estacionamento também deverá ser controlado: veículos de participantes, convidados, a serviço da organização do evento, viaturas de Polícia, do Corpo de Bombeiros e socorro médico.

Evento 
A abertura do evento só deve ocorrer após o checklist da segurança e a certificação de que todo o efetivo está devidamente posicionado, incluindo as equipes de recepção e coordenação do evento. Possibilitando a ação da segurança de modo sincronizado, bem como executar a implantação da equipe de segurança de forma organizada e cronológica de acordo com os acontecimentos do evento.  O palco e dependências do evento precisará de uma atenção extra para evitar o excesso de pessoas e/ou riscos de natureza técnica relacionados às estruturas do palco.

Central de Comando e Controle 
A Central de Comando e Controle tem como finalidade a concentração de todas as informações do evento para agilizar a tomada de decisão em conjunto

Brigada Contra Incêndio 
A equipe de brigada tem uma forte atuação durante os eventos. Seu foco é preventivo e reativo. Um princípio de incêndio, mal súbito, entre outros, deverão estar no radar dos brigadistas para o pronto atendimento.

Término do Evento 
Toda a equipe deverá aguardar instruções para desativar os respectivos postos de trabalho e fazer o encerramento. Se necessário, será realizado um cordão de varredura para liberação da área. O evento só terminará para equipe de segurança, mediante comando.

 PÓS-EVENTO 
A segurança em eventos do pós já começa na saída do público e continua ao se desmontar as instalações e desmobilizar o local, finalizando o trabalho na entrega do espaço. É fundamental, nessa fase:


Saída do Público 
Tão importante quanto a chegada do público é a saída. Neste momento todas as equipes deverão estar posicionadas e preparadas para acompanhar essa atividade. A segurança deverá checar cada local, antes de encerrar suas atividades.

Saída de Convidado ou Contratado
O assédio aos artistas, convidados VIP e autoridades são previsíveis na maioria dos eventos. Para evitar tumultos, sempre que possível ou necessário, solicite o apoio dos agentes de trânsito, policiais militares ou reforce a equipe de segurança para atender esse item.

Controle de Patrimônio 
A segurança só poderá ser responsável pelos equipamentos que foram confiados a ela, mediante um inventário e clara definição do seu papel de guarda e/ou proteção.

Desmontagem da Infraestrutura 
Não se restringe ao dia do evento, mas começa bem antes e termina depois da desmontagem da infraestrutura que foi utilizada. Também vai muito além da vigilância tradicional, relacionando-se com o trabalho de todos os envolvidos na organização.

Relatório de Ocorrências 
Utilizado para relatar ocorrências inerentes à execução dos serviços de segurança e às alterações encontradas durante o evento, esse relatório deve ser consolidado ao término do evento e colocado à disposição.

Avaliação de Melhorias
A avaliação final com propostas de melhorias tem como objetivo, após a identificação de situações inesperadas, problemas e falhas, apontar modelos que poderão ser seguidos a partir das informações coletadas.

Política de Segurança em Eventos
Os patrocinadores e organizadores são responsáveis pela definição das diretrizes de política de segurança em eventos. Cada evento tem suas prioridades em termos de segurança, que variam de acordo com seu público, local e natureza. Mas algumas medidas podem ser destacadas para grande parte deles:

Alterações de segurança em eventos para boates e casas de show visando evitar acidentes com vítimas. Uma delas consiste em divulgar aos clientes, já no ingresso e materiais de divulgação, o número e a data de validade do alvará de funcionamento e da proteção conta incêndios. A capacidade máxima de pessoas que a casa comporta deve ser informada na porta de entrada.

Concluísse que, a fim de simplificar todo o contexto para o organizador do evento, as medidas de segurança em eventos envolvem planejamento antes, durante e depois. Embora existam peculiaridades de segurança em eventos para cada caso, há leis e normas comuns no intuito de garantir a ordem e evitar acidentes, instalações e os equipamentos necessários para a integridade dos participantes. Eminentemente, perante qualquer indicação, circunstância ou evento com potencial de causar danos ou perda.


Riscos de Segurança em Eventos
RISCOS HUMANOS: 
Ações diretas ou indiretas, intencional ou noa, antes, durantes e depois do evento. Furtos ou roubos, assedio a celebridades, atos de vandalismo ou sabotagem, ameaça de bomba, mal súbito, manifestações políticas, uso de substâncias potencializadoras de risco  e suas consequências.
RISCOS TÉCNICOS: 
Ocorrem por instalações e equipamentos deficitário em manutenção ou pelo mau uso deles, ainda que em boas condições. Envolvem equipamento de luz e som, instalações elétricas e hídricas em palcos, coxias, camarins, salas de reunião, banheiros, cozinha, espaços de alimentação e recepção.
RISCOS NATURAIS: 
Acontecem por conta de intempéries climáticas, como raios, tempestades, enchentes, deslizamento ou qualquer elemento natural.
RISCOS BIOLÓGICOS: 
Qualquer situação que envolva intoxicação ou contaminação por micro-organismo. Devem ser checados alimentos, bebidas, aguas, ar condicionados, cozinhas, lixeiras, sanitários e banheiros.

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