Extravio de bagagem: Caso sua bagagem seja extraviada, procure a empresa aérea
preferencialmente ainda na sala de desembarque ou em
até 15 dias após a data do desembarque e relate o fato em
documento fornecido pela empresa ou em qualquer outro
comunicado por escrito.
Para fazer sua reclamação, é necessário apresentar o
comprovante de despacho da bagagem.
Caso seja localizada pela empresa aérea, a bagagem deverá
ser devolvida para o endereço informado pelo passageiro.
A bagagem poderá permanecer na condição de extraviada
por, no máximo 30 dias (voos nacionais) e 21 dias (voos
internacionais). Caso não seja localizada e entregue nesse
prazo, a empresa deverá indenizar o passageiro.
Bagagem danificada
Procure a empresa aérea para relatar o fato logo que
constatar o problema, preferencialmente ainda na sala
de desembarque. Esse comunicado por escrito poderá
ser registrado na empresa em até 7 dias após a data
de desembarque.
Furto de bagagem
Procure a empresa aérea e comunique o fato, por escrito. A
empresa é responsável pela bagagem desde o momento em
que ela é despachada até o seu recebimento pelo passageiro.
Além disso, registre uma ocorrência na Polícia, autoridade
competente para averiguar o fato.
Cinco causas mais frequentes do extravio de bagagem:
Conexões: numa troca de aeronaves você embarca no próximo voo e sua mala não – é disparada a ocorrência mais frequente. A chance aumenta se houver pouco tempo de conexão, pois as companhias aéreas fazem de tudo para não atrasar os voos, o que inclui deixar bagagens dos passageiros para trás, se preciso;
Falha: da empresa aérea ou da terceirizada responsável, em alguma fase entre o check-in e a colocação da bagagem na esteira;
Perda: A etiqueta se desprende e sua mala fica perdida e sem identificação;
Furto: na área interna, externa ou na esteira do aeroporto;
Engano: A mala vai para a esteira e outro passageiro pega, achando que é a dele.
Como se proteger?
A resposta para esta pergunta é difícil, já que não existe uma forma totalmente segura de evitar os furtos e extravios. Algumas dicas, contudo, pelo menos dificultam a ação de criminosos e funcionários mal preparados:
Identificação – Identifique bem sua mala, com etiquetas ou até adesivos, inclusive no interior da mesma. Isso ajuda bastante caso ela seja extraviada. Além disso, caso a segurança decida abri-la para vistoria, em alguns países eles chamam o proprietário pelo sistema de som do aeroporto, evitando danos;
Proteção – Já são famosos os vídeos na internet mostrando como é fácil abrir uma mala trancada com cadeado. O ideal é que sejam fixados em algum ponto da mala ou que se opte por malas rígidas sem zíper. Os plásticos do tipo “protect bag” também são uma opção interessante, mas são destruídos em caso de vistorias;
Objetos de valor – A regra é repetida por todas as companhias mundo a fora: dinheiro, cartões, cheques de viagem e documentos devem ser transportados nas malas de mão, nunca despachados. O mesmo vale para celulares, máquinas fotográficas e outros eletrônicos, que são alvos primários dos ladrões de bagagem;
Cuidados essenciais – A Anac recomenda que se faça a declaração dos bens de valor despachados junto à companhia aérea, medida que facilita indenizações em casos de furto ou extravio. Além disso, é essencial manter consigo o comprovante de despacho das bagagens e fazer uma verificação ao retirá-las no desembarque, checando danos e objetos.
Recomendação – Nos voos de ida, mantenha sempre pelo menos uma muda de roupa em sua bagagem de mão. Isso será muito útil caso sua bagagem seja extraviada. Remédios, vouchers, agendas e contatos também devem ir sempre com você – a regra é imaginar o que pode acontecer e se preparar para isso.
Delegacias Especializadas em Atendimento ao Turista
FALE COM A ANAC
Internet: www.anac.gov.br/faleanac
Central de atendimento: 163
(atendimento 24 horas por dia em português,
inglês e espanhol)
0 comentários:
Postar um comentário