sábado, 14 de janeiro de 2017
Marketing turístico aplicado ao Turismo
O termo marketing pode ser definido como o conjunto de atividades que visam ao incremento dos fatores geradores de satisfação junto ao mercado. Através do marketing são realizados estudos e medidas que determinam a estratégia de lançamento e a sustentação de um produto ou serviço no mercado consumidor, garantindo seu êxito comercial.
Segundo Krippendorf (1980) o marketing turístico é a adaptação sistemática e coordenada da política das empresas de turismo, tanto privadas como do Estado; no plano local, regional, nacional e internacional, visando à plena satisfação das necessidades de determinados grupos de consumidores, obtendo com isso, um lucro apropriado.
Para Beni (2003) o marketing turístico é um processo administrativo através do qual as empresas e outras organizações de turismo identificam seus clientes (turistas), reais e potenciais, e com eles se comunicam para conhecerem e influenciarem suas necessidades, desejos e motivações nos planos local, regional, nacional e internacional em que atuam, com o objetivo de formular e adaptar seus produtos para alcançar a satisfação ótima da demanda.
A EMBRATUR (1992) define o marketing turístico como um conjunto de técnicas estatísticas, econômicas, sociológicas e psicológicas, utilizadas para estudar e conquistar o mercado, mediante lançamento planejado de produtos, consistindo numa estratégia dos produtos para adequar seus recursos às novas oportunidades que o mercado oferece.
Como pode-se observar em todas as definições apresentadas fica claro que o que se busca no marketing turístico é conhecer bem os seus clientes para que a partir disso sejam desenvolvidos produtos que venham a satisfazer suas necessidades reais e potenciais.
Beni (2003) descreve as etapas que compreendem o marketing do produto turístico:
1. Descoberta daquilo que os turistas desejam (pesquisa de mercado);
2. Desenvolvimento de serviços turísticos adequados (planejamento do produto);
3. Informação aos turistas sobre o que está disponível (publicidade e promoção);
4. Orientação sobre os locais onde podem comprar serviços (canais de distribuição: operadoras turísticas e agências de viagens);
5. Definição do preço
Atualmente os destinos e as empresas turísticas tem utilizado o marketing como forma de assegurar seu diferencial, garantir o fluxo turístico, ou seja, se destacar no mercado.
A tabela (para ter acesso clique em arquivo relacionado), retirada do Livro Análise Estrutural do Turismo de autoria de Mario Carlos Beni, ilustra as estratégias de marketing que devem ser utilizadas durante as fases do ciclo de vida de um produto turístico.
Lembrando que o conceito de ciclo de vida aplica-se para a análise do crescimento e do declínio dos equipamentos/serviços turísticos e das regiões nas quais esses se localizam. O modelo de análise compreende as seguintes fases: pesquisa e desenvolvimento, introdução pioneira, expansão e desenvolvimento, maturação e saturação e declínio.
Turismo: conceito e funções
A Organização Mundial de Turismo (OMT), organismo das Nações Unidas para promover o desenvolvimento do turismo nos países subdesenvolvidos, define Turismo como a soma de relações e de serviços derivados de uma mudança temporária e voluntária de residência, motivada por razões que não podem ser profissionais ou de negócios. Para Melgar (2001, p. 13), a definição é mais abrangente, sendo que propõe, num conceito recente, que:
Turismo é o conjunto de atividades realizadas por uma pessoa em um lugar diferente daquele onde possui sua residência habitual, quando motivado por razões surgidas livremente e quando não sejam exercidas ações profissionais remuneradas diretamente por setores econômicos do lugar visitado.
O turismo, então, se apresenta como uma atividade social e econômica importante para o desenvolvimento de todos os segmentos da sociedade.
De forma mais direta, marketing pode ser definido como o conjunto de atividades orientadas a identificar e satisfazer as necessidades e desejos dos clientes de uma forma geral. (...) Um processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros.(Kotler,2000, p. 30). Considerando que sempre haverá necessidade de algum esforço de vendas, mas o objetivo do marketing é tornar a venda supérflua. A meta é conhecer e compreender tão bem o cliente que o produto ou serviço se adapte a ele e se venda por si só. O ideal é que o marketing deixe o cliente pronto para comprar. A partir daí, basta tornar o produto ou o serviço disponível.
arquivo: www.portaleducacao.com.br
Postagens Relacionadas:
Viajar é trocar a roupa da alma. (Mário Quintana)
Ciência do Turismo |
Visitantes por País
História do Turismo: Conscientização | Turismo |
Páginas + Visitadas - Última semana
-
Você tem dúvidas sobre o significado de algum termo da área da Hotelaria? Então consulte o nosso glossário! Escolha abaixo a letra desejada....
-
Alagoinhas é um município brasileiro do estado da Bahia, localizado no Agreste deste estado. Sua área é de 718,089 quilômetros quadrados e s...
-
O Parque Nacional da Furna Feia é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral da natureza localizada no Rio Grande do Norte, ...
-
Você tem dúvidas sobre o significado de algum termo da área da Hotelaria? Então consulte o nosso glossário! Escolha abaixo a letra desejada....
-
Esta é uma lista de companhias aéreas em atividade, incluindo seu código IATA. Os indicativos são códigos usados pelas companhias aéreas p...
Compartilhe essa ideia!
O Ciência do Turismo Blog é um espaço para promover discussões, disseminar conhecimento e compartilhar um pouco mais da experiência dos nossos colaboradores, também é uma forma de atualizar os nossos visitantes sobre as novidades do Turismo.
Compartilhe essa ideia!
Para entrar em contato comigo, mande e-mail para cienciadoturismo@gmail.com ou deixe recado aqui no blog. Estamos sempre abertos a novas parcerias e dispostos a ajudar nossos leitores.
Para entrar em contato comigo, mande e-mail para cienciadoturismo@gmail.com ou deixe recado aqui no blog. Estamos sempre abertos a novas parcerias e dispostos a ajudar nossos leitores.
Grupos para whatsapp de viagens e turismo - Turismólogo, Guia de Turismo e Mochileiros. link 2020 / 2021
Bem-vindo ao Blog Ciência do Turismo!O Ciência do Turismo Blog é um espaço para promover discussões, disseminar conhecimento e compartilhar um pouco mais da experiência dos nossos colaboradores,...Turismo e Gestão Ambiental - Ações "socialmente justas, economicamente viáveis e ecologicamente corretas".
A proteção do meio ambiente tornou-se um dos grandes desafios atualmente para todos os setores, e a atividade turística por ser uma prestadora de serviços, geradora de impactos positivos quanto...A potencialidade do Brasil em turismo de natureza - “Nenhum país do mundo tem o potencial que o Brasil tem de crescimento”
“Nenhum país do mundo tem o potencial que o Brasil tem de crescimento”, reforça ministro do Turismo. Em entrevista à jornalista Leda Nagle, Gilson Machado destacou a abundância de destinos de...Segmentação do Turismo Náutico - Subsegmentação por Tipo - Turismo Fluvial, Turismo em Represas, Turismo Lacustre, Turismo Marítimo
O mistério das águas oceânicas (motivação de muitos turistas na escolha desse tipo de viagem), a complexidade do mercado, a qualidade no atendimento visando sempre a excelência, a ludicidade a bordo...VII Jornada de Estudos Turísticos UERN - Conectando saberes e realidades do turismo em tempos da Covid-19
Entre os dias 18, 19 e 20 de novembro de 2020 será realizada a VII Jornada de Estudos Turísticos, com o tema: "Conectando saberes e realidades do turismo em tempos da Covid-19” organizada pelo...Grupos para whatsapp de viagens e turismo - Turismólogo, Guia de Turismo e Mochileiros. link 2020 / 2021
Bem-vindo ao Blog Ciência do Turismo!O Ciência do Turismo Blog é um espaço para promover discussões, disseminar conhecimento e compartilhar um pouco mais da experiência dos nossos colaboradores,...
0 comentários:
Postar um comentário