O turismo costuma ser analisado através de uma série de métodos. Entretanto, existe pouco ou nenhum consenso sobre como o estudo deste campo deverá ser desenvolvido. A seguir alguns métodos que têm sido usados segundo Goeldener et al( 2002).
Conceitos gerais e específicos: A idéia de segmentar o mercado turístico, em qualquer destino, tem o mesmo significado semântico, qual seja: identificar pessoas com afinidades e desejos semelhantes que estejam dispostas a consumir um mesmo produto. As empresas turísticas fazem isso, pois podem desta forma conhecer melhor o seu consumidor e assim oferecer melhores produtos, cativando-os. Apesar de a idéia ser a mesma, há várias definições do termo. É isso o que discutimos a seguir.
Visão Internacional
Este item tem por objetivo apresentar pesquisadores que estudaram e ainda estudam a
classificação da segmentação turística, notadamente os pesquisadores estrangeiros, referência quando se trata do tema, além de destacar alguns pesquisadores que se interessam sobre o tema no Brasil
Abordagem institucional
Essa abordagem leva em conta os vários intermediários e as instituições que desenvolvem atividades turísticas. Enfatiza instituições como a agencia de viagem. Essa abordagem requer uma investigação da organização, dos métodos operacionais, dos problemas, dos custos e da posição econômica dos agentes de viagem que atuam em nome do cliente, adquirindo serviços de companhias aéreas, locadoras de veículos e assim por diante. Uma vantagem dessa abordagem é que se desenvolve uma pesquisa a cada cinco anos sobre determinados serviços, que inclui agentes de viagem e locais de hospedagem, proporcionando, assim, um banco de dados para estudos mais profundos.
Abordagem do produto
Envolve o estudo de vários produtos turísticos e de como eles são produzidos, colocados no mercado e consumidos. Por exemplo, pode-se estudar um lugar em um avião, como ele é criado, a pessoa envolvida em sua comercialização e no seu consumo, como é financiada, como é feita sua publicidade e assim por diante. A repetição desse processo para locadoras de veículos, apartamentos de hotel, alimentação e outros serviços turísticos criam o quadro geral dessa área. Infelizmente, a abordagem de produto tende há consumir muito tempo,não permitindo ao estudante compreender rapidamente os fundamentos do turismo.
Abordagem histórica
Essa abordagem é pouco utilizada, consiste em uma análise das atividades e instituições turísticas a partir de uma perspectiva evolucionista. Ela busca a causa das inovações, do seu crescimento e declínio, e das mudanças de interesse. Como o turismo de massas é um fenômeno recente, essa abordagem tem utilidade limitada.
Abordagem gerencial
É orientada para as empresas e também para instituições públicas que tem por objetivos fomentar o desenvolvimento no turismo. Nas empresas essa abordagem concentra-se nas atividades de gerenciamento necessárias para a operação de uma empresa turística, como planejamento, pesquisa, política de preços, publicidade, controle e similares. É muito utilizada e aproveita ideias de outras abordagens. Quanto às instituições publicas essa abordagem é bastante interessante, pois determina de que forma será feito o monitoramento das políticas públicas delineadas para fomentar o turismo em uma cidade, estado ou país.
Abordagem econômica
Em função de sua importância para as economias doméstica e mundial, o turismo tem sido examinado de perto por economistas, que concentram sua atenção na oferta, na demanda, na balança de pagamentos, no cambio, no emprego, nas despesas, no desenvolvimento, nos multiplicadores e em outros fatores econômicos. É útil proporcionar uma estrutura para a análise do turismo e suas contribuições para a economia e o desenvolvimento econômico de um país. A desvantagem dessa abordagem é que, ao mesmo tempo em que é um importante fenômeno econômico, o turismo gera impactos não econômicos. A abordagem econômica não costuma prestar a devida atenção aos enfoques ambiental, cultural, psicológico, sociológico e antropológico.
Abordagem sociológica
O turismo tende a ser uma atividade social. Consequentemente atraiu a atenção dos sociólogos, que estudaram o comportamento turístico de indivíduos e grupos e o impacto da atividade na sociedade. Essa abordagem examina as classes sócias, os hábitos e os costumes de anfitriões e visitantes. A sociologia do lazer é um campo pouco desenvolvido, mas promete progredir rapidamente e tornar-se mais utilizado. À medida que o turismo começar a ter um impacto maior na sociedade, mais ele será estudado do ponto de vista social.
Abordagem geográfica
Trata da localização de áreas turísticas, dos deslocamentos de pessoas em função das localidades turísticas,das mudanças que a atividade traz para a paisagem por causa das estruturas turísticas, da dispersão do planejamento físico do desenvolvimento turístico e dos problemas econômicos,sociais e culturais.
Abordagens interdisciplinares
O turismo aborda praticamente todos os aspectos de nossa sociedade. Há o turismo cultural, em geral tratado em uma abordagem antropológica. Como as pessoas se comportam de formas diferentes e viajam por razões diferentes, é necessário utilizar a abordagem psicológica para determinar a melhor maneira de promover os produtos turísticos e coloca-los no mercado. Como os turistas cruzam fronteiras e solicitam passaportes e vistos de órgãos governamentais, e como a maioria dos países tem departamentos de desenvolvimento do turismo operados pelo governo, consideramos que as instituições públicas estão envolvidas. Sendo assim é necessária uma abordagem de ciência política. Qualquer setor que se torne um gigante econômico,afetando as vidas de muitas pessoas,atrai a ação de organismos legislativos,os quais criam as leis,as regulamentações e o ambiente legal no qual o setor turístico deve operar. Assim sendo temos também uma abordagem jurídica. O fato é que o turismo é tão amplo, tão complexo e tão multifacetado que são necessárias diferentes abordagens para estudar esse campo, cada uma delas adaptada a uma tarefa ou objetivo diferente.
Abordagem de sistemas
O que realmente é necessário para estudar o turismo é uma abordagem de sistemas. Essa abordagem integra as outras abordagens em um método abrangente, lidando tanto com as questões macro como com as micro. Pode-se examinar o ambiente competitivo de uma empresa turística, seu mercado, seus resultados, seus vínculos com outras instituições, o consumidor e a interação da empresa com ele. Além disso,um sistema pode assumir o ponto de vista macro ao examinar toda a estrutura turística de um país,estado ou área e como ela opera internamente,relacionando-se com outros sistema,como o legal,o político,o econômico e os social.
arquivo: Portal Educação
FACULDADE DE TURISMO - CURIOSIDADES
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