Alagoas é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Está situado no leste da região Nordeste e tem como limites Pernambuco (N e NO), Sergipe (S), Bahia (SO) e o Oceano Atlântico (L). Ocupa uma área de 27.778,506 km², sendo ligeiramente maior que o Haiti. Sua capital é a cidade de Maceió e a sede administrativa é o Palácio República dos Palmares. O atual governador é Renan Filho (PMDB).
Penúltimo estado brasileiro em área (mais extenso apenas que Sergipe) e 16º em população, é um dos maiores produtores de cana-de-açúcar e coco-da-baía do país e tem na agropecuária a base de sua economia. Terra do sururu, marisco das lagoas que serve de alimento à população do litoral, e da água de coco, Alagoas possui também um dos folclores mais ricos do país.
História
A costa do atual Estado de Alagoas, reconhecida desde as primeiras expedições portuguesas, desde cedo também foi visitada por embarcações de outras nacionalidades para o escambo de pau-brasil (Caesalpinia echinata).
Quando da instituição do sistema de Capitanias Hereditárias (1534), integrava a Capitania de Pernambuco, e a sua ocupação remonta à fundação da vila do Penedo (1545), às margens do rio São Francisco, pelo donatário Duarte Coelho Pereira, que incentivou a fundação de engenhos na região. Palco do naufrágio da nau Nossa Senhora da Ajuda e do subsequente massacre dos sobreviventes, entre os quais o bispo dom Pero Fernandes Sardinha, pelos caetés (1556), o episódio serviu de justificativa para a guerra de extermínio movida contra esse grupo indígena pela Coroa portuguesa. Saiba Mais Link
Geografia
Cerca de 86% do território alagoano se encontra abaixo de 300m de altitude, e 61% abaixo de 200m. Apenas um por cento fica acima de 600m. Cinco unidades compõem o quadro morfológico:
Campanha
A campanha Alagoas te faz feliz foi lançada com a proposta de divulgar os atrativos do Estado dentro e fora do País. Anúncios publicados em veículos especializados e vídeos divulgados nas redes sociais apresentaram o que Alagoas tem a oferecer ao público.
Outra ação da campanha foi o aplicativo Turismo Alagoas. Através dele, é possível acessar os horários de funcionamento de bares e restaurantes, as localizações de hotéis e pousadas e descobrir como chegar até os pontos turísticos alagoanos, além de informações sobre o artesanato local. Com design intuitivo, a ferramenta já está disponível para iOS e Android.
Pontos Turísticos de Alagoas AL >> #alagoas: Link
Turismo sustentável cresce em AL e atrai visitantes de todas as partes do mundo
Não se pode pensar nas belezas naturais apenas como um atrativo para os visitantes, também é fundamental que o destino apresente as condições adequadas e atenda a todos os requisitos necessários de preservação ambiental.
Nesse contexto, a Organização Mundial do Turismo (OMT) designou 2017 como o Ano Internacional do Turismo Sustentável e visa ampliar a compreensão e a conscientização da importância do turismo no compartilhamento do patrimônio natural e cultural, assim como na geração de emprego e renda.
O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) e do Instituto do Meio Ambiente (IMA), promove e apoia atividades que incentivam o turismo sustentável.
“Não basta apenas apresentarmos atrativos de beleza única, é preciso que capacitemos o destino para que se torne autossustentável e que preserve tudo o que a natureza oferece. A conscientização de todos os atores envolvidos no turismo é de grande relevância. Trabalhamos para que o segmento em Alagoas cresça não apenas economicamente, mas também no que diz respeito à preservação ambiental”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Helder Lima.
0 comentários:
Postar um comentário