• A história do turismo no Brasil começa com seu próprio descobrimento. As primeiras expedições marítimas que chegaram com Américo Vespúcio, Gaspar Lemos, Fernando de Noronha e outros não deixavam de estar fazendo turismo de aventura. Nota-se que essas viagens exploratórias não se restringiam aos portugueses. Documentos históricos mostram que navegadores espanhóis, franceses, holandeses e ingleses exploraram as costas brasileiras (IGNARRA, 2003).
• No início do Século XIX, a Corte Portuguesa transfere-se para o Brasil e com isso há um grande desenvolvimento urbano, notadamente no Rio de Janeiro. Cresce a demanda por hospedagem na cidade em razão da visita de diplomatas e de comerciantes, iniciando-se, assim a hotelaria brasileira. Nesse período , Petrópolis revela-se como a primeira estância climática brasileira, local escolhido pela realeza para fugir do calor do Rio de Janeiro (IGNARRA, 2003).
Na segunda metade do Século XIX, principalmente pela ação do Visconde de Mauá, desenvolveram-se os transportes movidos a vapor. Em 1852, é fundada a Companhia de Navegação do Amazonas e, em 1858 inaugurado o primeiro trecho ferroviário do Rio de Janeiro (IGANARRA, 2003)
- Turismo como fenômeno social começou depois de 1920.
- Vínculo ao lazer (não de aventura ou educativo como na Europa)
1927: Inaugurada a VARIG (Viação Aérea Riograndense).
Apenas em 1968 o governo brasileiro criou os primeiros instrumentos de regulamentação da atividade com formação do Conselho Nacional de Turismo (CNTUR); do Fundo Geral do Turismo (Fungetur) e do Instituto Brasileiro do Turismo (EMBRATUR).
2003 – Ministério do Turismo
Objetivo: “desenvolver o turismo como atividade econômica auto-sustentável em geração de emprego e divisas, proporcionando inclusão social.
Passados cinco séculos desde o desembarque dos primeiros estrangeiros nas terras brasileiras, o Turismo representa hoje o terceiro produto de exportação na balança comercial brasileira, abaixo apenas da soja em grão e do minério de ferro, com uma arrecadação em torno de US$ 4 bilhões somente com a entrada de turistas estrangeiros.
Hoje, a cadeia produtiva do turismo continua a fazer história e a promover o desenvolvimento do Brasil. E, atenta a novas demandas e exigências da atividade turística brasileira, a Confederação Nacional do Comércio, mais uma vez, inova ao criar, em 2004, a Câmara Empresarial do Turismo, que integra os diversos segmentos empresariais da cadeia produtiva do setor, na busca da modernização e competitividade de produtos e serviços turísticos nacionais.
Essa cadeia produtiva do turismo composta por hotéis, restaurantes, bares, empresas de transportes, agências e operadores de viagem, entre outros, gera empregos, renda e riquezas em todo o País, construindo dia após dia a história do turismo no Brasil.
Dados Turismo:
Países que mais recebem países no mundo:
1° França – 84,7 milhões turistas/ano
2º EUA - 69,8 milhões turistas/ano
3º Espanha - 60,7 milhões turistas/ano
4° China - 55,7 milhões turistas/ano
5º Itália – 47,7 milhões turistas/ano
44° BRASIL – 6, 429 milhões turistas/ano
• DIAS, R.; AGUIAR, M.R. Fundamentos do Turismo: conceitos, normas e definições. Campinas,SP. Editora Alínea, 2002.
• IGNARRA, L.R. Fundamentos do Turismo. 2.ed São Paulo, Thomson, 2003.
0 comentários:
Postar um comentário