terça-feira, 24 de setembro de 2019

Camboriú SC - Turismo Santa Catarina



Balneário Camboriú é um município brasileiro no litoral do estado de Santa Catarina, Região Sul do país. Pertence à Região Metropolitana da Foz do Rio Itajaí e encontra-se a cerca de 80 km da capital estadual, Florianópolis.

A cidade, com suas colinas íngremes que caem até o mar, é popular entre os sul-americanos. A principal avenida beira-mar é a Avenida Atlântica e seu famoso teleférico liga a praia central da cidade à praia de Laranjeiras. Sua população estimada em 2018 era de 138 732 habitantes, porém pode chegar a mais de um milhão durante o verão.

Em uma reportagem publicada no final de fevereiro de 2012 pela revista Forbes sobre a ascensão da música eletrônica no Brasil, Balneário Camboriú foi classificada como "a capital da música eletrônica" no país. A cidade também é conhecida pelo apelido de "Dubai Brasileira", devido ao alto número de arranha-céus e turistas. A cidade é servida pelo Aeroporto Internacional Ministro Victor Konder, localizado no município adjacente de Navegantes.

Em Balneário Camboriú estão 8 dos 10 maiores prédios do Brasil, e também as maiores torres gêmeas da América Latina, a cidade possui a maior densidade de prédios do país. Apesar de possuir pouco mais de 100.000 habitantes, sua estrutura de edifícios comporta mais de um milhão de pessoas.

A Ilha das Cabras é um importante ponto turístico e as travessias para a praia próxima de Laranjeiras ocorrem a bordo de navios semelhantes às embarcações piratas do século XVII, que dão uma volta à ilha antes de retornar novamente a Balneário Camboriú. A cidade também tem uma estátua semelhante ao Cristo Redentor no Rio de Janeiro, chamado "Cristo Luz", mas com algumas diferenças: é um pouco menor que o Redentor e retrata Jesus com uma com um círculo no ombro esquerdo, simbolizando o Sol, que abriga um holofote que brilha para toda a cidade.



Turismo

O turismo é a principal fonte de renda da cidade. O município conta com uma população fixa de 128 mil habitantes, mas na alta temporada cerca de 4 milhões de turistas se revezam entre os meses de dezembro, janeiro e fevereiro. Segundo a Secretaria Municipal de Turismo, Balneário Camboriú é considerada um dos principais polos turísticos do Sul do Brasil e recebe turistas de todas as regiões do país e do exterior. São 18 mil leitos divididos entre hotéis, pousadas e casas de veraneio. A cidade também é reconhecida pela sua vida noturna agitada. O setor representa cerca de 13% do PIB da cidade.

Entre os equipamentos turísticos, temos na Barra Sul do município, um teleférico que agrega o Complexo Turístico UNIPRAIAS e que liga a Praia Central à Praia das Laranjeiras e às demais praias da região sul de Balneário Camboriú: Taquaras, Taquarinhas, Pinho, Estaleiro e Estaleirinho. Pinho é a primeira praia de nudismo oficial do Brasil. Essas praias são interligadas por uma estrada denominada Linha de Acesso às Praias (LAP), mais conhecida como Interpraias, que se estende até os limites do município de Itapema.

Turismo - Sol e Mar, As praias de Camboriú

Praia Central
A Praia Central, também conhecida como Praia de Balneário Camboriú, é uma praia localizada na cidade de Balneário Camboriú, no estado brasileiro de Santa Catarina, sendo considerada a principal praia do município. A Praia Central se situa junto à Avenida Atlântica e compreende a principal parte da vida noturna e turística do município, sendo que compreende uma faixa de 6,8 km de extensão, com águas calmas e habitadas por banhistas durante todo o ano. Tem a maior concentração de comércio, hotéis, bares, restaurantes e casas noturnas. Esta praia é o cartão postal do sul do Brasil. Há 600 metros da praia está localizada a ilha das Cabras, um dos cartões postais da cidade.

A Praia Central é o principal local do Réveillon de Balneário Camboriú, inclusive com queima de fogos por 15 minutos.

Laranjeiras
Mais tranqüila do que a praia Central oferece além de bares e restaurantes, ancoradouro para as embarcações. Acesso pela Interpraias ou pelo bondinho do parque Unipraias, fica a 6 km do Centro.

A Praia de Laranjeiras é uma praia localizada na cidade de Balneário Camboriú, no estado brasileiro de Santa Catarina, sendo considerada a segunda principal praia do município. É uma praia de pequena extensão, com apenas 750 metros, rodeada pela Mata Atlântica e banhada pelo Oceano Atlântico. Ela é uma das mais movimentadas de Balneário Camboriú, principalmente por famílias, atraídas pelo seu calmo mar. A Praia de Laranjeiras possui uma estação do teleférico Unipraias.

Taquarinhas
Praia de Taquarinhas é uma praia localizada na cidade de Balneário Camboriú, no estado brasileiro de Santa Catarina. A praia tem uma extensão de 600 metros e fica ao lado da Praia de Taquaras. Possui areias grossas, águas límpidas, tipo tombo e totalmente agreste, sendo propícia para prática de pesca de arremesso. Localiza-se a 7 km ao sul do centro da cidade.

Características
Taquarinhas constitui-se em um dos últimos promontórios costeiros preservados no litoral catarinense. Mantém costa recortada com praia límpida e vegetação conservada, conjunto de elementos que expressa relevante biodiversidade de valor ecológico e beleza cênica de importância paisagística. Esta área apresenta potencial a pesquisa científica, a educação ambiental, a recreação em contato com a natureza e ao turismo ecológico, objetivos que podem ser alcançados com a implantação de um Parque Natural Municipal, categoria de Unidade de Conservação de domínio público e uso coletivo.

Taquaras
Habitada por pescadores, esta tranqüila praia possui também bares, restaurantes e algumas pousadas.

A Praia de Taquaras é uma praia localizada na cidade de Balneário Camboriú, no estado brasileiro de Santa Catarina. Possui 1.1 km de extensão, com areia grossa e águas tranquilas, porém profundas, sendo um ótimo local para a pesca de arremesso, fato que leva a mesma a possuir um pequeno núcleo urbanizado com colônia de pescadores. Localiza-se a 8 km ao sul do centro.

No canto sul da praia está localizado o Canto do Santinho, que é uma pequena faixa de areia que pode ser acessada por meio de trilhas.

Pinho
A Praia do Pinho é uma praia localizada na cidade de Balneário Camboriú no estado brasileiro de Santa Catarina. Ela é nacionalmente conhecida por ser destinada ao naturismo, sendo considerada uma das principais praias de nudismo do país. Seu acesso se dá por conta da Rodovia Interpraias, através de um trevo da BR-101, sendo que compreende uma faixa de aproximadamente 500 m de extensão. Praia de naturismo, famosa por ser a primeira dessa modalidade no Brasil. Fica aproximadamente a 10 quilômetros do Centro numa área cercada de costões de pedra que propicia a nudez com certas regras de conduta.

Nas areias da Praia do Pinho foi criada em 1988 a Federação Brasileira de Naturismo (FBrN), uma espécie de fusão da Associação Brasileira de Naturismo, feita por Celso Rossi. Em 2004, a praia passou a constar num guia das melhores praias naturistas do Mundo como a quinta praia mais bela do planeta neste quesito. Em novembro de 2005 a praia do Pinho passa a ser afiliada à Federação Brasileira de Naturismo e no ano de 2007 foi a sede do 6º Encontro Brasileiro de Naturismo. Para se hospedar na praia é necessário possuir o Passaporte Naturista, também chamado de Cartão INF.

Estaleiro
Bela praia de águas limpas e areia grossa, com muitos veranistas europeus que procuram tranqüilidade. Tem pousadas, bares e restaurantes.

A Praia do Estaleiro é uma praia localizada na cidade de Balneário Camboriú, no estado brasileiro de Santa Catarina.

Localizada a 11 km da parte sul do centro do município, é pouco habitada e recebe a maior parte das residências de níveis luxuosos, sendo que também são encontrados alto número de pescadores, já que o mar é impróprio para banho por ser agitado.

A Praia do Estaleiro possui uma extensão de 1.710 metros.

Estaleirinho
A praia do Estaleirinho é a primeira das seis praias da Interpraias, a Riviera Catarinense. Compreende uma faixa de 700 metros de extensão, com águas fortes e límpidas. Possui hotel e pousadas e uma gastronomia diversificada de frutos do mar. Praia com certificação internacional Bandeira Azul. Conserva sua vegetação natural e é bem tranquila. Canto Recanto de águas cristalinas com acesso por trilha com extensão de apenas 50 metros.

Há varias pousadas de luxo na região, com destaque para o Parador Estaleiro Hotel, que também funciona como um day-club, produzindo algumas das melhores festas do verão catarinense, com DJs internacionais e um público formado por muita gente bonita de todos os cantos do Brasil e do mundo. Outro club bem conhecido é o Sky Beach, que fica na beira da praia, de frente para o mar, com festas e muito agito durante todo o verão.

Buraco
Frequentada basicamente pelos hóspedes do hotel, tem mar agitado e conta com a infra-estrutura do mesmo.

Localizada a cerca de quatro quilômetros da Praia Central, faz divisa com a Praia do Canto e é frequentada em sua maioria por pescadores e por turistas que desejam fotografar, pois a mesma se torna imprópria para banho devido às ondas fortes. A faixa de areia é de 910 metros e o único estabelecimento localizado na praia é um resort.

Pela canto esquerdo da Praia do Buraco você também consegue acessar o Morro do Careca, onde é encontro dos praticantes de parapente. Não só isso, o morro possui uma das mais belas vistas da região: de um lado a Praia do Buraco e Balneário Camboriú, e do outro a Praia Brava. O acesso ao Morro do Careca é gratuito, mas se quiser se aventurar em um voo de parapente, o custo é de R$ 250,00 para um voo de 15 à 20 minutos 

Praia dos Amores 
Linda praia muito frequentada por surfistas. Fica na divisa de Balneário Camboriú e Itajaí e possui bares, restaurantes e pousadas. A paisagem é encantadora e bucólica. Para onde quer que se olhe, o verde está presente.

A Praia dos Amores é uma praia localizada em Itajaí, no estado brasileiro de Santa Catarina. Ela se situa em um espaço com mata fechada e é ocupada tanto por banhistas como por praticantes do surfe. O extremo esquerdo da praia dá-se o nome de Praia Brava. Andando em direção ao lado esquerdo da praia, ela muda de nome e se torna Praia Brava, onde faz divisa com Itajaí.


Turismo - Atracoes turísticas

Parque Unipraias

É um parque de aventuras que oferece várias modalidades de recreação. A mais concorrida é o bonde aéreo que liga a praia Central à de Laranjeiras. Os mais corajosos podem se aventurar nos dois circuitos de arvorismo e os mais conservadores desfrutar de boas caminhadas pelas trilhas ecológicas. O Parque possui praça de alimentação, mini shopping, anfiteatro, mirantes, auditório panorâmico e uma vasta área de preservação ambiental.

Pertence ao complexo do Parque Unipraias e liga as praias de Balneário Camboriú e Laranjeiras, sendo o único do mundo que liga duas praias. Inaugurado em agosto de 1999, o teleférico recebeu mais de quatro milhões de visitantes nos seus dez primeiros anos de existência. Possui três estações: Barra Sul, Morro da Aguada e Laranjeiras, esta localizada a cem metros do mar. Site Link

O símbolo do Parque Unipraias são os 47 bondinhos aéreos interligando três estações entre o lado sul da orla de Balneário Camboriú, subindo até o Morro da Aguada e descendo até a praia de Laranjeiras, sendo o único do mundo a ligar duas praias com privilegiada vista da Mata Atlântica e do mar em todo o trajeto.


ZipRider
Uma espécie de tirolesa, com tecnologia de ponta, que une o topo do Morro da Aguada à Estação de bondinho Laranjeiras... Uma distância de 750 metros com 240 metros de altura, descida em uma velocidade média de 60km/h... pura sensação de voar!

O ZipRider! é uma atração paga a parte dentro do Parque Uniprais, e para chegar até ela basta comprar o ingresso do bondinho, embarcar na Estação barra Sul em Balneário Camboriú, e descer no topo do Morro da Aguada, na estação Mata-Atlântica. O local possui várias atrações e o ZipRider é uma delas. Para curtir a atração é preciso ter no mínimo 34 kilos e 1,35m de altura. São 4 cadeirinhas suspensas pelos cabos, que descem juntas. Lá embaixo um moderno sistema de freios faz sua aterrissagem tranquilamente.

Cristo Luz
Localiza-se no Bairro das Nações e é uma das principais atrações de Balneário Camboriú. Fica no alto do Morro da Cruz e à noite o canhão de luz, que girando num ângulo de 180º, ilumina toda a cidade com uma grande diversidade de cores. O local possui restaurante panorâmico, lojas de souvenires e lanchonetes.

Além da vista panorâmica da cidade e do monumento em si, o complexo abrange atrativos como a gruta de Nossa Senhora Aparecida, restaurante, pavilhão de eventos, playground para as crianças e lojas.

Festival de cores
No domingo, o Cristo Luz está completamente branco, simbolizando fé. Já na segunda, ele ganha mais cor e permanece amarelo durante toda a noite, simbolizando a energia. Na terça, ele simboliza a natureza e permanece na cor verde. Já na quarta, ele se ilumina totalmente de azul para desejar mais saúde. Na quinta, a cor dominante é o lilás, que simboliza a reflexão. No dia seguinte, a cor predominante é o vermelho, que simboliza o amor. Já no sábado, o Cristo Luz fica completamente rosa durante a noite, simbolizando a felicidade.



Molhe da Barra Sul
Com extensão de 452 metros, e todo pavimentado, o Molhe da Barra Sul conta um moderno sistema de paisagismo, com iluminação baixa e bancos ao longo do percurso. Além de sua função principal de garantir a segurança no tráfego de embarcações turísticas e de pesca na Foz do Rio Camboriú, o molhe é um espaço para caminhadas e oferece uma excelente vista panorâmica da orla da cidade, vista do mar.

Entre suas particularidades, no lado esquerdo do início do molhe existe um deck de medidas circulares, sendo que no centro há uma espécie de navio naufragado na areia, que é utilizado pelas crianças para suas brincadeiras.

O que também chama a atenção de quem visita este lindo local da Barra Sul é o piso. Formas de animais da fauna marinha da região como siri, robalo e cavalo marinho estão desenhados na calçada de maneira magistral.

A obra deu uma opção a mais para os amantes da pesca do peixe espada, que são capturados à noite com iscas luminosas e que dão um verdadeiro espetáculo de luzes que vão e voltam em direção ao mar. Também aos praticantes de exercícios físicos, que tem uma boa extensão para o complemento de suas caminhadas.


Parque da Santur 
O Parque Cyro Gevaerd é um parque de preservação ambiental com mini-zoológico, mini-fazenda, aquários, museu arqueológico e oceanográfico e amostra do artesanato catarinense. O acesso se dá pela BR-101.

Zoo de Balneário Camboriú – Parque Cyro Gevaerd
Além da grande quantidade de animais, incluído até leões e tigres, o complexo conta com uma grande área de mata com belas espécies botânicas, áreas de pesquisa, e o Museu do Pescador, onde se encontra um grande cervo de animais empalhados, e até fósseis de crânios humanos.



Turismo - Rota Cultural

Memorial Ayrton Senna
Com mais de 1500 peças do ídolo, dentre elas quadros, macacão, camisetas, bonés, esculturas, moedas, medalhas e capacetes de Ayrton Senna, o memorial conta sua trajetória do kart até a Fórmula 1. Fica anexo ao complexo esportivo Kadiz, logo na entrada da cidade.

A paixão pelo automobilismo e pelo piloto Ayrton Senna fizeram com que o empresário e professor de Educação Física Altair Kadiz dos Santos montasse uma exposição permanente que conta e relembra toda a história do ídolo. São cerca de 1,5 mil itens, entre fotos, reportagens, miniaturas de carros, estatuetas, capacetes e até um macacão de corrida. Faz mais de 20 anos que Altair e a esposa juntam tudo o que podem sobre o corredor. Parte do material fotográfico e algumas peças foram doadas pela mãe de Senna. A entrada é gratuita. Uma visita obrigatória pra quem está na região!

Praça das Figueiras
A praça Flávio Vieira, conhecida popularmente por ‘’Praça das Figueiras’’ representa o símbolo da cidade. Localizada no centro histórico da cidade foi construída em 1942 pelo interventor Tenente Mario Fernandes Guedes e possui figueiras centenárias. Um local agradável e perfeito para prática de jogos como dominó e cartas, além de apreciar o canto dos pássaros.

Casarão Antônio Maria
Servindo hoje como casa paroquial, o Casarão Antônio Maria foi construído em 1892 e servia como referência social da época. Até hoje a construção tem grande importância para o município por sua arquitetura histórica, além de faz parte do roteiro do Caminhos de Santa Paulina.

Igreja Matriz Divino Espírito Santo
A paróquia Divino Espirito Santo de Camboriú, foi criada em 1849, é 11ª paróquia mais antiga em atividade dentro da Arquidiocese de Florianópolis. A Igreja destaca-se por sua bela arquitetura, em traços das construções religiosas Europeias, e por ser símbolo da festa do Divino Espírito Santo, tradição da cidade.

Fundação Cultural e Biblioteca Pública Municipal
A Fundação Cultural Camboriú conta com exposição fotográfica da cidade e artesanato local. Oferecendo oficinas artísticas e cursos, a Fundação é responsável também por eventos como a Virada Cultural e festas específicas do município, preservando a cultura local e incentivando as artes. Neste local, está localizada a Biblioteca Municipal, onde possui um espaço para leitura e pesquisa.

Feira de Produtos da Roça
A feira de produtos da roça fica localizada na Vila Conceição, um espaço destinado a venda de produtos como ovos, queijo, salames, pães caseiros, aipim, mel, e hortaliças colhidas na própria Vila.

Capela Imaculada Conceição – Igreja Vila Conceição
Uma bela capela, construída em 1905, no interior do município de Camboriú, predominando traços da arquitetura colonial portuguesa. A igreja localiza-se na Estrada Geral dos Caetés, na Vila Conceição (localidade dos Macacos), sendo, deste local, as primeiras propriedades de Camboriú.

Capela Nossa Senhora do Rosário
Uma pequena igreja construída em 1958 por familiares que ali moravam com objetivo de se unirem para transmitir os ensinamentos religiosos. Localizada num pequeno vilarejo onde são mantidos até hoje a tradição das festas religiosas e quermesses.

Igreja Presbiteriana
Fundada em 27 de Setembro de 1909, sendo a primeira Igreja Evangélica Protestante da região. A pedra fundamental da construção foi lançada em setembro de 1959, com um culto solene. A Igreja ainda está em pleno uso, se destacando por sua arquitetura diferenciada.

Turismo - Rota da Natureza

Pico da Pedra
É o ponto mais alto da cidade, a cerca de 18km do centro de Camboriú, encontra-se a 678 metros de altitude. Possibilita a vista do litoral catarinense, sendo possível observar as praias de Balneário Camboriú e Itapema, além de toda área rural. Apesar de dificuldade acentuada, a vista do alto é recompensadora! Leva-se aproximadamente 2hs para chegar ao topo, percorrendo-se 3,270 km. É recomendando o acompanhamento de guias para pegar a trilha.

Ao subir o Pico da Pedra, pode se ter uma visão privilegiada do litoral catarinense. Também conhecido como Pedra da Gurita ou Bico da Pedra, está situado no Morro da Congonha em Camboriú, com altitude de 680 metros. É um ponto de observação tão amplo, que foi estratégico durante a Segunda Guerra Mundial, quando foi utilizado pelo Exército Brasileiro. Em tempo aberto, como aconteceu conosco, é possível avistar até Florianópolis, Balneário Camboriú, Itapema, São Francisco do Sul, ilha do Arvoredo entre outras.

Paraíso da Pesca
Aqui você e sua família irão passar agradáveis momentos desfrutando da ampla infraestrutura deste complexo. Possibilitando um dia repleto de atividades de lazer e pescaria!

Cachoeira Seca
Com uma série de quedas d’agua, permite a visitação e banho na parte baixa da cachoeira. O local conta com infraestrutura para alimentação além de ser uma oportunidade para entrar em contato direto com a natureza.

Como chegar
- Do Centro de Camboriú, siga em direção ao Bairro Areias
- O caminho do Ecoturismo é sinalizado. Siga pela Estrada Geral de Macacos
- Quando avistar a ponte sobre o Rio Caetés, verá a igrejinha da localidade. Siga à esquerda, pelo lado oposto à igreja
- Passe por pesque-pagues e siga adiante. A Cachoeira Seca fica no final da estrada

Entrada
A propriedade é particular e os proprietários cobram R$ 5 por pessoa, para manutenção do local. O espaço abre diariamente, das 8h às 19h. Há uma lanchonete no local

Hípica & Haras Beija-Flor
Possibilitando um dia inteiro de aventuras, a Hípica Beija-Flor conta com estrutura para desfrutar da gastronomia do local, além de suas diversas opções de aula. Experiências em hipismo, com tambor e com a doma racional, o visitante tem a chance de conhecer e se aproximar dos animais da hípica.

Ecoturismo Panaceia
O espaço encontra-se em uma mancha verde, com uma altitude elevada, proporcionando uma excelente vista. Possui diversas nascentes da Bacia do Rio Camboriú. A propriedade tem 91% de área de preservação junto ao projeto Produtor de Água; Seu diferencial é no quesito aventura que possui cachoeiras próximas, além de um paredão para escalada e rapel de 40 metros, a qual possui uma caverna em sua base, que possibilita um dia inteiro de muitas atividades.

Morro do Careca
Localizado no Pontal Norte, na divisa de Itajaí, o Morro do Careca é ponto de decolagem de voos de asa-delta e parapente. Para aqueles que não possuem experiência ou equipamento, pode-se optar por um voo duplo em companhia de instrutores especializados. No Morro do Careca, também são praticados outros esportes radicais, como a escalada e o rapel.

Voo livre: Para os corajosos, que tal um voo livre? Por lá, você poderá escolher entre duas modalidades de voo: asa delta e parapente (salto solo ou duplo). Essas modalidades permitem a contemplação da paisagem. Os voos acontecem na parte da tarde e dependem diretamente das condições climáticas. O voo dura aproximadamente 15 minutos e custa R$250,00. Vale a pena o investimento!
Caminhada pelo morro: Quem prefere os pés no chão poderá fazer uma caminhada super agradável pelo complexo. Nossa dica é terminar a caminhada no Mirante do Morro do Careca. Lá, você verá toda a orla da cidade de Balneário Camboriú e algumas praias de Itajaí.


City tour

City tour BC ônibus Panorâmico
A empresa BC By Bus oferece um tradicional city tour com ônibus panorâmico. Com este passeio você poderá conhecer os principais pontos turísticos de Balneário Camboriú e Itajaí.

O trajeto oferece a oportunidade de conhecer de forma rápida estas duas cidades, incluindo as praias e principais atrações. O passeio que dura 3,5 horas custa R$59,90
Compre aqui
Passeio de Escuna
Muito procurado pelos turistas, inicia-se na foz do Rio Camboriú ao lado do parque Unipraias. Nesses passeios as escunas oferecem performances de “piratas”, músicas, serviço de bar e muita descontração.

Passeios de Escuna em Balneário Camboriú
Os passeios de Barco Pirata saem da Barra Sul e percorrem as águas da praia Central, contornando a ilha das Cabras e desembarcando na bela praia de Laranjeiras, depois retornam pela foz do rio.
Na alta temporada há passeios todos os dias, de hora m hora, no restante do ano, conforme agendamentos. O passeio custa R$45 e pode ser adquirido aqui mesmo no site. Acesse o botão abaixo para mais informações!
Compre aqui


Cultura
Balneário Camboriú tem sua origem cultural na base luso-açoriana. Entre as manifestações locais, estavam: Folguedo do Boi-de-Mamão, Cantorias de Terno-de-Reis, tecelagem em tear de pente-liço, cerâmica artesanal ou louçaria de barro, fabricação de farinha de mandioca em engenho, pesca artesanal de tainha, brincadeira do boi. Na gastronomia, estavam as derivações de pratos a base de frutos do mar e farinha de mandioca, como a sopa de siri, pirão com peixe, tainha escalada (tainha cortada pelo dorso, salgada e seca ao sol, assada na grelha), sopa e bolinho de peixe, sardinha frita, em conserva ou a jato. Essas manifestações ainda são percebidas no Bairro da Barra e nas praias do sul.

Devido à migração de pessoas motivadas pela vida no litoral, a partir da década de 1960, houve um significativo aumento demográfico, agregando outras apropriações culturais às manifestações locais, contribuindo para a formação da diversidade cultural da cidade, principalmente na região central.

Geografia
De acordo com a divisão regional vigente desde 2017, instituída pelo IBGE, o município pertence às Regiões Geográficas Intermediária de Blumenau e Imediata de Itajaí. Até então, com a vigência das divisões em microrregiões e mesorregiões, fazia parte da microrregião de Itajaí, que por sua vez estava incluída na mesorregião do Vale do Itajaí.



Clima
O clima é considerado ameno e, na classificação de Köppen, é do Tipo Cfa (mesotérmico úmido com verões quentes). No verão, embora quente, com uma sensação térmica podendo chegar até quarenta graus Celsius, porém sua temperatura dificilmente ultrapassa os 33 °C, sendo que a média da temperatura no verão na cidade é de 24 °C. Já no inverno, o clima muda completamente, grandes massas de ar polar chegam à cidade, deixando o clima nublado na maioria dos dias e a temperatura média não ultrapassando os 14 °C nas madrugadas mais frias, podendo ser observadas temperaturas entre 0 °C e 4 °C.

Topônimo
Há duas versões quanto à origem do topônimo Camboriú. Uma de origem popular, devido a uma acentuada curva no rio perto da foz, diz que, quando indagados por alguém à procura de uma pessoa, os moradores dali diziam: "camba o rio", vocábulo muito usado pelos pescadores da região. A segunda versão (e mais aceitável) é a do padre Raulino Reitz: mapas bem antigos assinalam o nome rio Camboriú antes da haver povoamento de origem europeia na área; o topônimo Camboriú viria, então, do tupi, formado pela aglutinação das palavras kamuri (robalo) e 'y (rio). Segundo essa versão, portanto, "Camboriú" significaria "rio dos robalos".

Do latim balneariu, o topônimo Balneário é um adjetivo relativo a banho. Conforme o Dicionário Michaelis, a palavra refere-se a locais de banho ou estâncias de água onde se empregam banhos medicinais. Já em Portugal, "balneário" pode significar um local devidamente equipado onde se pode tomar banho, trocar de roupa etc.

Economia
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística relativos a 2016, o Produto Interno Bruto (PIB) municipal era de 4 930 413,26 mil reais. O produto interno bruto per capita era de R$ 37 429,03.[6]

As principais atividades econômicas do município são a construção civil e o turismo. A atividade da construção civil é supervalorizada. A ocupação se dá por edificações comerciais e residenciais, contando com cerca de 1.035 edifícios de classes média e alta.


História

Primeiros povos
Os primeiros habitantes da região foram povos coletores, os quais foram derrotados, por volta do ano 1000, pelos índios carijós. Estes, por sua vez, foram escravizados a partir do século XVI pelos colonos vindos de São Vicente. A ocupação definitiva da região começou com a chegada do açoriano Baltasar Pinto Corrêa e o povoamento de origem europeia da região teve início em 1758, quando luso-açorianos e algumas famílias procedentes de Porto Belo se estabeleceram no local denominado Nossa Senhora do Bonsucesso, mais tarde chamado de Barra.

Consolidação
Em 1836, chegou ao local Thomaz Francisco Garcia, com sua família e alguns escravos. Vem daí a antiga denominação de Garcia, pela qual o lugarejo ficou conhecido. Em 1848 passou a ser distrito da cidade de Itajaí, chamado de Bairro da Barra, com a construção da Igreja de Nossa Senhora do Bom Sucesso. Em 1884 foi desmembrado de Itajaí, originando a cidade de Camboriú. Atraídas pela fertilidade do solo e pelo clima, vieram famílias de origem alemã, procedentes do vale do Itajaí.

Em 1930, pela situação geográfica privilegiada, iniciou-se a fase de ocupação da área preferida pelos banhistas e, dois anos depois, foi construído o primeiro hotel, na confluência das atuais avenidas Central e Atlântica.

Formação administrativa
O distrito criado com a denominação de Praia de Camboriú foi criado pela lei municipal número dezoito, de 20 de outubro de 1954, subordinado ao município de Camboriú. No quadro fixado para vigorar no período de 1954 a 1958, o distrito de Praia de Camboriú figura no município de Camboriú.

Elevado à categoria de município com a denominação de Balneário de Camboriú, pela lei estadual 960, de 8 de abril de 1964, desmembrado de Camboriú. Sede no antigo distrito de Praia do Camboriú. Constituído do distrito-sede. Instalado em 20 de julho de 1964. Pela lei estadual 5.630, de 20 de novembro de 1979, o município de Balneário de Camboriú passou a denominar-se Balneário Camboriú.

De acordo com o professor da Universidade do Vale do Itajaí, Marcus Polette, um momento importante para o crescimento ocorreu na década de 1960, com a implantação da rodovia BR-101.



Quando ir para Balneário Camboriú
Para aproveitar as praias, a melhor época é no verão, entre dezembro e março. De 20 de dezembro até o final de fevereiro (época de férias), Camboriú recebe movimento intenso de visitantes, já o mês de março, o movimento diminui um pouco e dá para aproveitar bem as praias.
No restante do ano as praias ficam com as águas mais frias, porém dá para aproveitar o restante das atrações, pontos turísticos da cidade e destinos próximos: Conhecer as praias de Itapema e Bombinhas, curtir o parque temático Beto Carrerro World e a cidade vizinha de Itajaí.


COMO CHEGAR

Carro
O acesso é pelo trecho duplicado da BR-101

Ônibus
Terminal Rodoviário – (47) 367-2901

Avião
O aeroporto internacional que serve a região fica a apenas 20 km, em Navegantes.
Florianópolis tem ligações aéreas com as principais cidades brasileiras



Fontes:
https://turismo.camboriu.sc.gov.br/roteiros/detalhe/codRoteiro/19
https://turismo.camboriu.sc.gov.br/roteiros/detalhe/codRoteiro/18
https://pt.wikipedia.org/wiki/Balne%C3%A1rio_Cambori%C3%BA


0 comentários:

Postar um comentário

Viajar é trocar a roupa da alma. (Mário Quintana)

Ciência do Turismo

. Resultado de imagem para viagens

. Resultado de imagem para turismo rio grande do sul

.

. Resultado de imagem para turismo fotos

Visitantes por País

História do Turismo: Conscientização Turismo

Páginas + Visitadas - Última semana

Compartilhe essa ideia!

O Ciência do Turismo Blog é um espaço para promover discussões, disseminar conhecimento e compartilhar um pouco mais da experiência dos nossos colaboradores, também é uma forma de atualizar os nossos visitantes sobre as novidades do Turismo.

Compartilhe essa ideia!
Para entrar em contato comigo, mande e-mail para cienciadoturismo@gmail.com ou deixe recado aqui no blog. Estamos sempre abertos a novas parcerias e dispostos a ajudar nossos leitores.